A presente pesquisa buscou soluções com materiais alternativos visando à construção de pavimentos urbanos para Manaus (AM) com maior vida útil e condizente com as suas condições de serviço, em particular, o seu desempenho mecânico frente às temperaturas regionais. Estudou-se o ligante regional, CAP 50/70, misturado com 4% do polímero EVA, e como partícipe em compósitos asfálticos. A incorporação do mencionado polímero teve como objetivo melhorar suas propriedades reológicas e, por conseguinte, o comportamento mecânico desse compósito - concreto asfáltico, empregado como revestimento nas vias urbanas da Capital do Estado do Amazonas. Os ligantes (virgem e modificado) foram caracterizados conforme a especificação da ANP e a metodologia Superpave. As misturas asfálticas foram avaliadas pelo ensaio de fluência por compressão axial, com carregamento dinâmico à temperatura de 40 ºC. O material asfáltico modificado com EVA (AMP EVA) demonstrou melhores propriedades reológicas ou equivalentes ao asfalto convencional (REMAN), ao longo de todos os ensaios de caracterização. As misturas alternativas compostas com o CAP modificado (SEVA) obtiveram desempenho mecânico superior ao de misturas com cimento asfáltico habitualmente comercializado na região (SMAN).
Ligante modificado; polímero EVA; mistura asfáltica; ensaio de compressão axial dinâmico