ANTEC' 99: annual technical conference

NOTÍCIAS DE EVENTOS

ANTEC' 99 - annual technical conference

A 57ª ANTEC ¾ Congresso Técnico Anual da SPE ¾ ocorreu neste ano entre 3 e 7 de maio em New York sobre o tema "PLASTICS BRIDGING THE MILLENIUM" uma referencia às inúmeras pontes da cidade de New York.

A participação neste ano não foi diferente dos anos anteriores com mais de 4.200 pessoas ligadas à área de plásticos, como engenheiros, químicos, pesquisadores das universidades, economistas e um grande numero de estudantes.

Em 790 sessões de 30 minutos cada uma, houve informações sobre os avanços, as novidades e as pesquisas nos processos de transformação, controle de processos, propriedades, métodos de teste, desenho de peças, CAD, aditivos, compostos, reciclagem, em suma sobre praticamente tudo que acontece no mundo dos polímeros.

A abertura de cada dia foi uma sessão plenária onde se tratava de questões de atualidade como tendências na indústria automobilística, os caminhos da educação em plásticos, agitações dos ambientalistas e uma palestra do professor C.W. Macosco, premiado pela SPE, sobre morfologia de blendas poliméricas.

Em "Technology Forums" discutiu-se sobre nano-compósitos, novas maneiras de modificar polímeros, produção rápida de protótipos, catalizadores, além dos metalocenos e educação no século 21.

Além destas sessões foram oferecidos 24 seminários com duração de um ou dois dias, também cobrindo todo espectro de polímeros e processos.

Tradicionalmente, em paralelo, há uma feira das indústrias ligadas ao ramo de plásticos, com mais de 150 stands e também com a presença significativa de universidades envolvidas em pesquisas sobre polímeros.

Na parte social deve-se mencionar o passeio a pé por Manhattan, o coquetel de abertura do Congresso, os convites dos expositores para o coquetel de abertura, para o sorteio de lembranças e para o lanche de encerramento. Além disso houve os "business luncheons" do presidente da SPE com distribuição de placas de reconhecimentos para pessoas e seções da SPE ¾ inclusive para a seção Brasil. Na última noite houve a recepção do presidente da SPE para celebrar mais um Congresso bem sucedido.

Fora do programa oficial existia a possibilidade de ir aos famosos teatros da Broadway ou participar de passeios conhecendo os pontos famosos da cidade como a estátua da liberdade na Ellis Island, a Tower Trump, o MOMA (Museu de Arte Moderna), entre outros.

Tudo isso mostra que a ANTEC continua sendo o maior evento técnico mundial sobre polímeros, onde se trocam informações, iniciam-se relações de negócios, fazem-se novos amigos, enfim uma verdadeira bolsa de valores em plásticos.

Devido à situação econômica do Brasil houve somente uma pequena participação de brasileiros neste ano, mesmo considerando que os valores da taxa de inscrição de US$ 530 para os associados da SPE e US$ 35 para estudantes para 4 dias de congresso, possam ser considerados baixos. O custo de inscrição para pessoas apresentando "papers" estava menor ainda, e estudantes que oferecessem o serviço de "usher" não pagariam o valor de inscrição. Mesmo assim, houve somente duas apresentações do pessoal da USP.

Prevista para 7 a 11 de maio de 2000, a próxima Antec está sendo direcionada para as pessoas da América Latina, levando a SPE a contar com um número maior de participantes brasileiros e também de papers de toda região. Informações sobre este assunto consta na parte de "conferences" do site da SPE (www.4spe.org).

Notícia elaborada pelo Sr. Ernst Spith, Diretor de Marketing e Produto da ABPol.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Jun 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 1999
Associação Brasileira de Polímeros Rua São Paulo, 994, Caixa postal 490, São Carlos-SP, Tel./Fax: +55 16 3374-3949 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: revista@abpol.org.br