Logomarca do periódico: Pro-Posições

Open-access Pro-Posições

Publicação de: UNICAMP - Faculdade de Educação
Área: Ciências Humanas Versão on-line ISSN: 1980-6248

Nossa Missão

Pro-Posições é um fórum para a apresentação e discussão de novas pesquisas e abordagens teóricas que, independentemente da área de conhecimento, contribuam para a reflexão crítica sobre as várias dimensões da Educação. A revista acolhe a produção original do campo e publica artigos em diferentes formatos, gêneros e estilos.

Press-releases rss_feed

O fardo da aprendizagem e da reinvenção profissional ao longo da vida
2024-07-30 10:00
O fardo da aprendizagem e da reinvenção profissional ao longo da vida
Há neutralidade na burocracia educacional?
2023-11-30 14:00
Há neutralidade na burocracia educacional?
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e suas relações com educação, saúde e risco no sexo sem preservativo
2023-07-20 10:00
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e suas relações com educação, saúde e risco no sexo sem preservativo

Artigos mais recentes

Volume: 35 - Publicado em: 2024-12-02
Pensando cinema e educação em um contexto decolonial: regras do jogo e pedagogias
Volume: 35 - Publicado em: 2024-12-02
Escolas de formação de juízes: antecedentes históricos da formação profissional de magistrados no brasil
Volume: 35 - Publicado em: 2024-12-02
Redes de colaboração autoral no ensino de sociologia: identificando microrredes e agentes sociais
Volume: 35 - Publicado em: 2024-12-02
Quem é você, professor que ensina matemática? biografização e identidade docente a partir de memoriais de formação
Volume: 35 - Publicado em: 2024-12-02
Uma criança vigotskiana? considerações sobre a concepção de criança no trabalho pedagógico escolar
Volume: 35 - Publicado em: 2024-12-02
Interação universidade-setor público e a percepção dos docentes da unicamp: um estudo exploratório
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-11
Juros no contexto da educação financeira crítica e aprendizagem matemática: um estudo sob aspectos dos registros de representação semiótica
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-11
Xenofobia racializada: desigualdade na acolhida a estudantes imigrantes como desafio à educação em direitos humanos
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-11
Plano estadual de educação de são paulo (2016-2026): debates e embates
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-11
É proibido cantar e dançar! o currículo-sonho em pelo malo (2013)
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-22
Pedagogia da democracia: a educação da classe trabalhadora nos primeiros escritos de paulo freire
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-22
O trote como crise sacrificial na universidade: a violência fora de controle
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-22
Tornar-se sujeito de uma profissão: contornos de si gestados entre os fragmentos de um currículo de formação em educação física
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-22
Formação continuada de professores de educação física em manaus/am: problematizando a relação entre inovação e desinvestimento da docência
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-22
Plebeyización y caridad en el opus dei: un estudio sobre los eventos de recaudación de fondos
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-28
Adolescência, experiências adversas e competências socioemocionais: diferenças de gênero
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-28
Percepção de riscos de desastres entre alunos de escola pública: contribuições à ciência cidadã e à aprendizagem social
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-28
Da historiografia do espaço escolar à história do lugar-escola
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-28
Corpo, perigo, doença e morte: representações de crianças maranhenses sobre o coronavírus
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-28
Trajetórias escolares de estudantes do ensino médio do colégio pedro ii: um estudo exploratório sobre repetência
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-07
O marco curricular nacional uruguaio: ensino por competências e educação física
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-07
O desafio de ensinar educação física na perspectiva da educação republicana e democrática
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-07
Dança na formação inicial em educação física: o percurso formativo de docentes universitárias em cena
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-07
Gesto motor: uma lacuna entre habilidades motoras e avaliação do movimento
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-07
Programa promove-pais adaptado para responsáveis de crianças e adolescentes com tdah
Volume: 35 - Publicado em: 2024-09-09
Mobilidade estudantil internacional como promotora de laços educacionais e institucionais: o caso dos institutos confúcio no brasil
Volume: 35 - Publicado em: 2024-08-26
Fundação itaú social, renaissance 2010, desigualdades e segregação: análise crítica da aplicação do modelo educacional estadunidense no brasil
Volume: 35 - Publicado em: 2024-08-26
Etnografia realista: uma proposta para vivenciar um objeto de estudo “na própria pele”
Volume: 35 - Publicado em: 2024-08-26
Circulação do livro escolar na imprensa local (1840-1940): o paiz, publicador maranhense e pacotilha
Volume: 35 - Publicado em: 2024-08-26
Educação física e saúde: a compreensão de professores e gestores escolares
Volume: 35 - Publicado em: 2024-08-26
O conceito de formagir na perspectiva de paulo freire
Volume: 35 - Publicado em: 2024-07-01
A aprendizagem ao longo da vida e a infinita reinvenção profissional
Volume: 35 - Publicado em: 2024-07-01
Evasão de curso e do sistema na graduação de saúde coletiva
Volume: 35 - Publicado em: 2024-07-01
Escrita e reescrita de narrativas ficcionais orientadas pelas propostas criativas de gianni rodari
Volume: 35 - Publicado em: 2024-07-01
A patrimonialização da escola: implementação de espaços de memória em instituições educacionais de sergipe (2005- 2018)
Volume: 35 - Publicado em: 2024-07-01
O uso do banco de dados de uma pesquisa longitudinal e etnográfica: discussões teórico-metodológicas
Volume: 35 - Publicado em: 2024-05-31
O direito à educação infantil do/no campo: um estudo sobre grupos de pesquisas no cnpq
Volume: 35 - Publicado em: 2024-05-31
Crítica e virtude como autoformação do sujeito: judith butler como leitora de michel foucault 1 2 3
Volume: 35 - Publicado em: 2024-05-31
Palhaceando pelo brasil: um panorama sobre o ensino de palhaças e palhaços brasileiros
Volume: 35 - Publicado em: 2024-05-31
Desenvolvimento profissional e preocupações docentes: uma análise com professores de educação física brasileiros
Volume: 35 - Publicado em: 2024-05-31
Paulo freire e bell hooks: um encontro nos estados unidos
Volume: 35 - Publicado em: 2024-04-22
Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de são paulo
Volume: 35 - Publicado em: 2024-02-26
As pessoas que passavam xingavam ela de “macaca”: as facetas do racismo em textos infantis
Volume: 35 - Publicado em: 2024-02-26
Os efeitos de maio de 68 na trajetória de jacques rancière: a dicotomia althusseriana entre ciência e ideologia colocada em xeque
Volume: 35 - Publicado em: 2024-02-26
Sínteses da apropriação do conceito de educação estética de vigotski no ensino de arte brasileiro (2006-2020)
Volume: 35 - Publicado em: 2024-02-26
A política educacional da nova base nacional comum curricular (bncc): um olhar a partir da biopolítica
Volume: 35 - Publicado em: 2024-02-26
Considerações sobre o ensino médio, a evasão escolar e a juventude no contexto da pandemia na argentina
Volume: 35 - Publicado em: 2024-02-26
Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de eduardo coutinho: proposta para a formação de professores de história

Notícias

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2
2024-11-14 13:45
Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2

O Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, tem...

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1
2024-11-08 13:00
Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1

O Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, tem...

Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica
2024-09-18 09:00
Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica

A ferramenta How Equitable Is It?, lançada na conferência OASPA...

Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença
2024-09-06 10:00
Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença

A Revista Brasileira de Estudos da Presença implementou mudanças...

Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX
2024-09-05 10:00
Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX

Dossiê sobre o encenador Jerzy Grotowski ressalta a relevância de...

Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein
2024-09-04 10:00
Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein

As obras da marionetista e dançarina Ilka Schönbein desafiam as...

A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas
2024-09-03 10:00
A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas

Ao longo de sua atuação, a Revista Brasileira de Estudos da...

A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva
2024-09-02 10:00
A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva

A Programação Especial da Revista Brasileira de Estudos da...

Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina
2024-08-15 10:00
Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina

Aqui é apresentada uma análise crítica dos fundamentos...

Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]
2024-07-31 15:45
Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]

A busca pela origem da frase “publish or perish” (publicar ou...

Nossa Missão

Pro-Posições é um fórum para a apresentação e discussão de novas pesquisas e abordagens teóricas que, independentemente da área de conhecimento, contribuam para a reflexão crítica sobre as várias dimensões da Educação. A revista acolhe a produção original do campo e publica artigos em diferentes formatos, gêneros e estilos.

Press-releases rss_feed

O fardo da aprendizagem e da reinvenção profissional ao longo da vida
2024-07-30 10:00
O fardo da aprendizagem e da reinvenção profissional ao longo da vida
Há neutralidade na burocracia educacional?
2023-11-30 14:00
Há neutralidade na burocracia educacional?
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e suas relações com educação, saúde e risco no sexo sem preservativo
2023-07-20 10:00
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e suas relações com educação, saúde e risco no sexo sem preservativo

Artigos mais
recentes

Volume: 35 - Publicado em: 2024-12-02
Pensando cinema e educação em um contexto decolonial: regras do jogo e pedagogias
Volume: 35 - Publicado em: 2024-12-02
Escolas de formação de juízes: antecedentes históricos da formação profissional de magistrados no brasil
Volume: 35 - Publicado em: 2024-12-02
Redes de colaboração autoral no ensino de sociologia: identificando microrredes e agentes sociais
Volume: 35 - Publicado em: 2024-12-02
Quem é você, professor que ensina matemática? biografização e identidade docente a partir de memoriais de formação
Volume: 35 - Publicado em: 2024-12-02
Uma criança vigotskiana? considerações sobre a concepção de criança no trabalho pedagógico escolar
Volume: 35 - Publicado em: 2024-12-02
Interação universidade-setor público e a percepção dos docentes da unicamp: um estudo exploratório
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-11
Juros no contexto da educação financeira crítica e aprendizagem matemática: um estudo sob aspectos dos registros de representação semiótica
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-11
Xenofobia racializada: desigualdade na acolhida a estudantes imigrantes como desafio à educação em direitos humanos
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-11
Plano estadual de educação de são paulo (2016-2026): debates e embates
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-11
É proibido cantar e dançar! o currículo-sonho em pelo malo (2013)
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-22
Pedagogia da democracia: a educação da classe trabalhadora nos primeiros escritos de paulo freire
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-22
O trote como crise sacrificial na universidade: a violência fora de controle
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-22
Tornar-se sujeito de uma profissão: contornos de si gestados entre os fragmentos de um currículo de formação em educação física
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-22
Formação continuada de professores de educação física em manaus/am: problematizando a relação entre inovação e desinvestimento da docência
Volume: 35 - Publicado em: 2024-11-22
Plebeyización y caridad en el opus dei: un estudio sobre los eventos de recaudación de fondos
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-28
Adolescência, experiências adversas e competências socioemocionais: diferenças de gênero
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-28
Percepção de riscos de desastres entre alunos de escola pública: contribuições à ciência cidadã e à aprendizagem social
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-28
Da historiografia do espaço escolar à história do lugar-escola
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-28
Corpo, perigo, doença e morte: representações de crianças maranhenses sobre o coronavírus
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-28
Trajetórias escolares de estudantes do ensino médio do colégio pedro ii: um estudo exploratório sobre repetência
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-07
O marco curricular nacional uruguaio: ensino por competências e educação física
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-07
O desafio de ensinar educação física na perspectiva da educação republicana e democrática
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-07
Dança na formação inicial em educação física: o percurso formativo de docentes universitárias em cena
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-07
Gesto motor: uma lacuna entre habilidades motoras e avaliação do movimento
Volume: 35 - Publicado em: 2024-10-07
Programa promove-pais adaptado para responsáveis de crianças e adolescentes com tdah
Volume: 35 - Publicado em: 2024-09-09
Mobilidade estudantil internacional como promotora de laços educacionais e institucionais: o caso dos institutos confúcio no brasil
Volume: 35 - Publicado em: 2024-08-26
Fundação itaú social, renaissance 2010, desigualdades e segregação: análise crítica da aplicação do modelo educacional estadunidense no brasil
Volume: 35 - Publicado em: 2024-08-26
Etnografia realista: uma proposta para vivenciar um objeto de estudo “na própria pele”
Volume: 35 - Publicado em: 2024-08-26
Circulação do livro escolar na imprensa local (1840-1940): o paiz, publicador maranhense e pacotilha
Volume: 35 - Publicado em: 2024-08-26
Educação física e saúde: a compreensão de professores e gestores escolares
Volume: 35 - Publicado em: 2024-08-26
O conceito de formagir na perspectiva de paulo freire
Volume: 35 - Publicado em: 2024-07-01
A aprendizagem ao longo da vida e a infinita reinvenção profissional
Volume: 35 - Publicado em: 2024-07-01
Evasão de curso e do sistema na graduação de saúde coletiva
Volume: 35 - Publicado em: 2024-07-01
Escrita e reescrita de narrativas ficcionais orientadas pelas propostas criativas de gianni rodari
Volume: 35 - Publicado em: 2024-07-01
A patrimonialização da escola: implementação de espaços de memória em instituições educacionais de sergipe (2005- 2018)
Volume: 35 - Publicado em: 2024-07-01
O uso do banco de dados de uma pesquisa longitudinal e etnográfica: discussões teórico-metodológicas
Volume: 35 - Publicado em: 2024-05-31
O direito à educação infantil do/no campo: um estudo sobre grupos de pesquisas no cnpq
Volume: 35 - Publicado em: 2024-05-31
Crítica e virtude como autoformação do sujeito: judith butler como leitora de michel foucault 1 2 3
Volume: 35 - Publicado em: 2024-05-31
Palhaceando pelo brasil: um panorama sobre o ensino de palhaças e palhaços brasileiros
Volume: 35 - Publicado em: 2024-05-31
Desenvolvimento profissional e preocupações docentes: uma análise com professores de educação física brasileiros
Volume: 35 - Publicado em: 2024-05-31
Paulo freire e bell hooks: um encontro nos estados unidos
Volume: 35 - Publicado em: 2024-04-22
Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de são paulo
Volume: 35 - Publicado em: 2024-02-26
As pessoas que passavam xingavam ela de “macaca”: as facetas do racismo em textos infantis
Volume: 35 - Publicado em: 2024-02-26
Os efeitos de maio de 68 na trajetória de jacques rancière: a dicotomia althusseriana entre ciência e ideologia colocada em xeque
Volume: 35 - Publicado em: 2024-02-26
Sínteses da apropriação do conceito de educação estética de vigotski no ensino de arte brasileiro (2006-2020)
Volume: 35 - Publicado em: 2024-02-26
A política educacional da nova base nacional comum curricular (bncc): um olhar a partir da biopolítica
Volume: 35 - Publicado em: 2024-02-26
Considerações sobre o ensino médio, a evasão escolar e a juventude no contexto da pandemia na argentina
Volume: 35 - Publicado em: 2024-02-26
Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de eduardo coutinho: proposta para a formação de professores de história

Notícias

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2
2024-11-14 13:45
Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2

O Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, tem...

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1
2024-11-08 13:00
Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1

O Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, tem...

Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica
2024-09-18 09:00
Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica

A ferramenta How Equitable Is It?, lançada na conferência OASPA...

Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença
2024-09-06 10:00
Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença

A Revista Brasileira de Estudos da Presença implementou mudanças...

Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX
2024-09-05 10:00
Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX

Dossiê sobre o encenador Jerzy Grotowski ressalta a relevância de...

Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein
2024-09-04 10:00
Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein

As obras da marionetista e dançarina Ilka Schönbein desafiam as...

A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas
2024-09-03 10:00
A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas

Ao longo de sua atuação, a Revista Brasileira de Estudos da...

A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva
2024-09-02 10:00
A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva

A Programação Especial da Revista Brasileira de Estudos da...

Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina
2024-08-15 10:00
Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina

Aqui é apresentada uma análise crítica dos fundamentos...

Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]
2024-07-31 15:45
Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]

A busca pela origem da frase “publish or perish” (publicar ou...

location_on
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro