“Promover a partir de dentro”: uma abordagem reflexiva e participativa da avaliação de contextos educativos1 1 Submissão original em italiano (Promuovere dall’interno”: un approccio riflessivo e partecipato alla valutazione dei contesti educativi). Traduzido por Andressa Picosque (Tradutora; bacharela em Letras Português-Italiano pela Universidade de São Paulo; Tikinet, São Paulo, SP, Brasil.) 1

“Promote from within”: a thoughtful and participated approach in the evaluation of educational settings

Donatella Savio Sobre o autor

Resumo

Avaliação de contextos educativos como “promoção a partir de dentro” foi desenvolvida por inúmeras pesquisas de campo (Bondioli, 2015a; Savio, 2013). A abordagem se baseia nos princípios da reflexividade e da participação (Guba & Lincoln,1989, 2001); inclui o envolvimento de um grupo de trabalho (os operadores de determinado contexto educacional) e de um facilitador de processos participativo-reflexivos. O referencial teórico, os objetivos, os processos e as estratégias que definem a abordagem serão discutidos, examinando-se especialmente o papel do facilitador e as fases do percurso de avaliação à luz de pesquisas recentes (Bondioli, 2015a, 2015b; Bondioli & Savio, 2009; Bondioli & Savio, 2014a; Savio, 2011; Savio, 2013).

Palavras-chave
avaliação de quarta geração; educational evaluation; contextos educativos para a infância; participação; reflexão; promoção a partir de dentro

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br