Caracterização sucinta do estudante |
- Criança alegre, tranquila, que precisa de muitos estímulos e adaptações para seu desenvolvimento. Não faz uso de quaisquer recursos como, por exemplo: óculos, órtese, aparelhos auditivos, etc. |
Capacidade visual |
- Não apresenta déficit visual diagnosticado; |
- consegue acompanhar um objeto com os olhos e fixar o olhar em um objeto parado; |
- não consegue olhar para a direita e para a esquerda sem movimentar a cabeça; |
- consegue olhar para cima e para baixo sem movimentar a cabeça. |
Capacidade auditiva |
- Não apresenta déficit auditivo diagnosticado; |
- consegue reagir quando chamado, ou se assusta com um som alto; |
- entende o que lhe é falado (entende que é com ele). |
Interação, comportamento social, cognição |
- Não se mantém alerta em todo o período escolar (ele quer olhar tudo ao mesmo tempo, mas se você está falando com ele e acontece algo, o menino já se dispersa); |
- mantém-se interessado em uma atividade que lhe é proposta, por volta de uns 15 minutos aproximadamente. A repetição das atividades é sempre realizada. No momento que percebemos que a criança dispersou, paramos, oferecemos água, conversamos um pouquinho e depois retomarmos a atividade novamente; |
- não há clareza se o aluno compreende e segue conceitos de direção, porém se oferecido algum estímulo, como um chocalho, por exemplo o aluno direciona seu olhar; |
- não escolhe entre duas opções que lhe são dadas; |
- gosta de músicas; software de jogos, computador, atividades em frente ao espelho, atividades com água, pinturas com guache, fantoches, brinquedos com luzes/sonoros; |
- é alegre, sorridente, bem calma e tranquila. |
Capacidade motora e posicionamento |
- Apresenta controle motor das seguintes partes do corpo: olhos, pescoço, mão esquerda, mão direita; |
- em muitas atividades utiliza as duas mãos, para alcançar um objeto, às vezes leva a direita e às vezes troca levando a esquerda; |
- em algumas atividades faz uso da calça de posicionamento, já em outras, brinca no chão com os brinquedos por exemplo, senta-se com perninha de índio, mas precisa de um auxílio para controlar o seu tronco; |
- apresenta movimentos realizados de forma intencional; |
- não permanece sentado sem apoio. Usualmente precisa de: calça de posicionamento; perninha de índio com apoio de alguém para controlar o tronco; |
- permanece sentada em cadeira de rodas, para a realização das atividades em sala e de acesso ao computador; |
- levanta com muita frequência o bumbum do lado direito. Quando a criança sai da cadeira de rodas as pernas se cruzam, as mãos ficam fechadas e bem firmes, a língua permanece constantemente para fora da boca. |
Habilidades comunicativas |
- Emite sons para comunicar-se. Somente pessoas conhecidas compreendem; |
- é usuário de formas de comunicação alternativa. Iniciado este ano o trabalho com o aluno, com cartões de sim e não para o aluno, mas ainda não compreende os significados, pois até o momento nenhuma resposta foi obtida. |