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Contribuições ao estudo do associativismo docente1 1 Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ,2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Aline Maya (Tikinet) – revisao@tikinet.com.br

Resumo

Apresentando referências que considera úteis para desenvolver o estudo do associativismo docente do ponto de vista sócio-histórico, este artigo aborda questões que se tornaram centrais no desenvolvimento de nossas pesquisas, sendo dividido em sete tópicos. O primeiro sublinha as contribuições da história social, e o segundo confere atenção à contribuição das teorias dos movimentos sociais e das tradições de pesquisa a estas associadas. O terceiro tópico focaliza as contribuições da ciência política, e o item seguinte aborda os estudos sociológicos sobre o movimento operário. O quinto tópico apresenta alguns resultados da pesquisa que embasa este artigo, enquanto o sexto comenta dois balanços que analisam a produção sobre o tema. O sétimo e último tópico atribui ênfase à questão das identidades docentes. Concluímos reafirmando a potencialidade do diálogo interdisciplinar para o estudo da temática.

Palavras-chave
associativismo docente; história da educação; pesquisa educacional

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