Acessibilidade / Reportar erro

Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana

The concept of the human being in nursing theories: establishing a relationship with the teaching of the human condition

Resumo

Este estudo relacionou os conceitos sobre o ser humano, propostos pelas teoristas de enfermagem, com o ensino da condição humana defendido por Edgar Morin. Isso é pertinente ao contexto educacional, já que as teoristas de enfermagem são parte do arcabouço teórico da profissão e Morin é influente no âmbito educacional. Para isso foi feita uma análise de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Nos resultados foram englobadas 21 teoristas expostas no livro Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional e Wanda Aguiar Horta, localizada no livro “Processo de enfermagem”. Concluiu-se que as teoristas estabeleceram conhecimentos que orientam a prática do enfermeiro para a formação da consciência da condição humana, necessária à diversidade e que permite o desenvolvimento do cuidado humano.

Palavras-chave
educação em enfermagem; formação de conceito; humanos; teoria de enfermagem

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br