Resumo
Esta pesquisa investigou como a perspectiva de continuidade dos estudos é percebida por alunos concluintes do ensino médio, professores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas do município de Campinas, onde está localizado o maior campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O propósito foi analisar em que medida os programas de ação afirmativa desta universidade fazem parte da cultura escolar e da perspectiva de futuro desses jovens do ensino médio de escolas públicas e em que medida demonstram um processo de apropriação desses direitos. A pesquisa foi realizada por meio de questionários com estudantes e professores e entrevistas com os coordenadores pedagógicos de uma amostra representativa de dez escolas públicas. Observou-se que entre os estudantes há uma diferença significativa entre os planos abstratos e a concretude de se inscrever nos processos seletivos; os professores representam um relevante papel como fonte de informações que abrem o leque de escolhas para os estudantes. No caso da universidade, sugere-se a possível ampliação de vagas na modalidade ENEM e a atenção às estratégias de comunicação, como relevantes a fim de tornar suas políticas de inclusão mais efetivas.
Palavras-chave
acesso à Educação Superior; ação afirmativa concluintes (Ensino Médio); pandemia de COVID-19
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Nota: EP - Escola Pública. PPI - Pretos Pardos e Indígenas. NPO - Nota Padronizada de Opção. NR - Nota da Redação. NF1- Nota Final da 1ª fase. NF2 - Nota Final da 2ª fase.
Nota: n=43.
Nota: n=43. Por um erro no questionário dos professores, não foi perguntado sobre o SISU. Partindo de uma listagem contendo 19 itens, foram calculadas as médias ponderadas das respostas, com a atribuição dos seguintes pesos: Não tenho nenhuma informação=0; Conheço parcialmente=3; e Conheço totalmente=5.
Nota: n=42.
Notas: Os valores entre parênteses indicam as frequências das palavras mais utilizadas ao longo de todas as respostas.