Acessibilidade / Reportar erro

Memórias de leitura, lugar de leitor e conhecimento na formação inicial de docentes

Reading memories, the reader's place and knowledge in the initial teacher education programs

Este trabalho tem por objetivo analisar, através da memória discursiva, as experiências de leitura de alunos do curso de Letras e o impacto dessas experiências no processo de formação inicial. As memórias são resgatadas através da técnica de grupo focal e analisadas à luz da Análise do Discurso. Propomos discutir a relação entre as experiências de leitura de alunos do curso de Letras durante sua formação escolar e o modo como se enunciam como sujeitos leitores no curso superior. Os dados coletados revelam vínculos com a escrita, ora muito densos e afetivos, geralmente associados à primeira infância e à família, ora de desencanto e aversão, relacionados à escola. Na universidade predomina uma postura de valorização e respeito para com a escrita, ligada a um comportamento crítico em relação a sua formação escolar e autocrítico enquanto leitor universitário.

leitura; memória; subjetividade; formação docente


UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br