Open-access Como as crianças percebem a hierarquia social? Uma revisão bibliográfica de pesquisas de tradição bourdieusiana

¿Cómo perciben los niños la jerarquía social? Una revisión bibliográfica de la investigación en la tradición bourdieusiana

Resumo

Este artigo apresenta e analisa alguns trabalhos que têm tomado por referência o quadro teórico de Pierre Bourdieu para pensar a infância. Para esta revisão bibliográfica, tomamos como ponto de partida a obra de Chamboredon e Prévot para chegarmos aos recentes trabalhos de Lignier e Pagis. As pesquisas apresentadas contribuem com uma tarefa ainda inconclusa, qual seja, a produção de evidências empíricas que possam corroborar ou tensionar a formulação teórica da construção do habitus na infância. A recepção crítica desses trabalhos evidencia os desafios metodológicos apresentados aos pesquisadores que assumem como objetivo a compreensão das desigualdades na infância, chamando a atenção para a necessidade de se pensar a infância em um quadro teórico interseccional.

Palavras-chave
habitus; Bourdieu; socialização das crianças; classificação social

location_on
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro