Open-access Adolescências, escola e saúde mental: o acolhimento na perspectiva de estudantes de uma escola pública

Adolescencias, escuela y salud mental: la acogida desde la perspectiva de estudiantes de una escuela pública

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar a perspectiva de adolescentes sobre acolhimento, bem como planejar e implementar estratégias de acolhimento no contexto escolar junto a adolescentes. Realizou-se uma pesquisa de abordagem participativa com 22 adolescentes, matriculados no sexto, sétimo e oitavo anos do segundo ciclo do ensino fundamental de uma escola estadual do interior do estado de São Paulo. Para a produção e análise de dados participativos, foram adotados métodos criativos tais como: produção de fotos e vídeos, colagens e dinâmicas grupais. Os resultados indicaram que o acolhimento se relaciona à possibilidade de vivenciar relações positivas, a sentir-se respeitado e realizar atividades prazerosas em ambientes apropriados na escola. O estudo revela elementos que podem contribuir com ações mais efetivas de promoção à saúde mental na escola.

Palavras-chave
Saúde Mental; Adolescência; Acolhimento; Metodologias criativas

location_on
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro