Open-access Redações nota 1000 do Enem: uma análise da estrutura textual à luz do capital cultural

Ensayos con calificación 1000 en el Enem: un análisis de la estructura textual desde el capital cultural

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi explicar como o barema e a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) expõem e acirram as desigualdades sociais. Os objetivos específicos buscaram demonstrar como a escrita é afetada pelas relações de classe; relacionar os critérios de correção da redação do Enem às desigualdades sociais; e discutir, a partir das teorias de Bourdieu e Bernstein, como as competências evidenciam as desigualdades. A hipótese da pesquisa propõe a redação enquanto promotora das desigualdades entre os candidatos do Enem. O objetivo analisado foi o Guia do Participante Enem 2023, que traz 10 redações que alcançaram a nota 1000 em 2022. Metodologicamente, utilizou-se a Análise de Conteúdo para esmiuçar os itens, e os resultados mostram uma média de 15 operadores e conectivos argumentativos por redação. Em relação ao repertório sociocultural, foi mais comum o uso de fontes científicas nos textos e 12 personalidades sustentaram a argumentação dos participantes.

Palavras-chave
redação; Enem; repertório sociocultural

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