|
Competência I: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. |
0 |
Demonstrar desconhecimento da modalidade escrita formal. |
| 1 |
Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal, da forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha e de convenções da escrita. |
| 2 |
Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registros e de convenções da escrita. |
| 3 |
Demonstra domínio mediano da escrita formal e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. |
| 4 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| 5 |
Demonstra excelente domínio da escrita formal e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita são aceitos somente como excepcionalidade e quando não reincidem. |
|
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. |
0 |
Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. Nestes casos a redação recebe nota zero e é anulada. |
| 1 |
Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
| 2 |
Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo a estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
| 3 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| 4 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| 5 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
|
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. |
0 |
Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
| 1 |
Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
| 2 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| 3 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| 4 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| 5 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando a presença de um projeto de texto e o desenvolvimento de informações, em defesa de um ponto de vista. |
|
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. |
0 |
Não articula as informações. |
| 1 |
Articula as partes do texto de forma precária. |
| 2 |
Articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
| 3 |
Articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| 4 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| 5 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
|
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. |
0 |
Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
| 1 |
Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| 2 |
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| 3 |
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| 4 |
Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| 5 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |