Resumo
A universidade consegue manter relações de confiança com os professores que ela formou? Os pesquisadores denunciam regularmente as diferenças que separam a formação inicial e o ensino no meio escolar, em razão da falta de (re)conhecimento e de interesse mútuos. Ao contrário, este artigo analisa duas experiências positivas. A primeira delas revela o funcionamento de uma equipe de orientadores que acompanham os pares estagiários-supervisores de estágio, com ênfase na transmissão da paixão e no compartilhamento do prazer de ensinar e de aprender. A segunda, por sua vez, estuda a construção de uma relação positiva entre uma pesquisadora e os colegas envolvidos em uma pesquisa participativa. Esta última estuda a sensibilidade desses colegas durante o reinvestimento, em suas aulas, dos conhecimentos adquiridos em uma formação continuada ocorrida na universidade. Os resultados mostram a gratidão desses colegas em relação a essa pesquisadora quando ela constrói seu mapa de identidade profissional, decodifica seu aprendizado em condições reais de trabalho e valoriza suas artes do fazer.
Palavras clave
formação inicial de professores; equipe de supervisão de estágios; formação continuada; aprendizagem em situação de trabalho