MÓDULO 1 Significado do termo motivação na psicologia A motivação intrínseca e suas características: o desafio como estratégia pedagógica A motivação extrínseca e suas características |
– Proporcionar aos participantes uma reflexão sobre sua motivação e como ela poderá interferir nas atividades a serem propostas no curso. – Analisar as relações estabelecidas pelos participantes dos conteúdos apresentados com o seu potencial de aplicação à prática docente. |
Pré-teste. Atividade autorreflexiva 1. (como estudante) Responder questão norteadora: “O que o motiva a continuar estudando?”. – Atividade autorreflexiva 2 (prática docente): elaborar uma atividade escolar sobre qualquer área de conhecimento, utilizando o desafio como característica. |
– Atividade autorreflexiva 1. (como estudante). Assistir a um vídeo sobre motivação e responder uma questão sobre sua motivação para estudar. – Atividade autorreflexiva 2 (prática docente): responder uma questão sobre aplicação do conteúdo à prática. |
MÓDULO 2 Motivação intrínseca e motivação extrínseca A motivação de acordo com a teoria da autodeterminação |
– Estimular os participantes a refletirem sobre as razões que os levam, como estudantes, a se engajarem em atividades acadêmicas. – Analisar a compreensão dos participantes a respeito dos benefícios e as desvantagens do uso de recompensas externas à motivação dos alunos. |
Atividade autorreflexiva 1. (como estudante) Responder questão e participar de atividade prática sobre as razões para o engajamento em uma tarefa. – Atividade autorreflexiva 2 (prática docente): Atividade prática sobre a motivação intrínseca e extrínseca. |
Atividade autorreflexiva 1. (como estudante). Pesquisar modelos de jogos educativos on-line que são motivadores a si e descrever a experiência. – Atividade autorreflexiva 2 (prática docente): analisar charge sobre avaliação escolar e propor modelos de avaliação baseados na teoria da autodeterminação. |
MÓDULO 3 A motivação de acordo com a teoria das metas |
- Estabelecer e avaliar as metas para o desenvolvimento das atividades ao longo do curso. – Refletir sobre a meta que se quer atingir com uma tarefa e exercitar a capacidade de avaliação do cumprimento dela. |
Atividade autorreflexiva 1. (como estudante) Elaborar as metas pessoais como alunos para o curso em andamento. -Atividade autorreflexiva 2 (prática docente): elaborar um exemplo de quadro de metas para uma atividade em sala de aula. |
Atividade autorreflexiva 1. (como estudante). Responder questão acerca de seu planejamento para atividades de estudos, de acordo com a teoria de metas. – Atividade autorreflexiva 2 (prática docente): Aplicar o conteúdo aprendido a uma atividade em sala de aula. |
MÓDULO 4 A motivação de acordo com a teoria da atribuição de causalidade |
Demonstrar que sentimentos como injustiça, incompetência e fracasso favorecem a desistência em atividades. Promover a reflexão sobre o quão competentes os participantes se sentem em relação à tarefa de aprender algo. |
Atividade autorreflexiva 1. (como estudante) Participação em jogo de conhecimentos gerais com 2 grupos; reflexão sobre sentimentos e emoções que surgiram durante a atividade. – Atividade autorreflexiva 2 (prática docente): questão sobre eficácia pessoal em uma atividade, sentimento de incompetência/ competência, sucesso/ fracasso nas atividades propostas para os alunos. |
Atividade autorreflexiva 1. (como estudante). Responder questão sobre a teoria da atribuição de causalidade. -Atividade autorreflexiva 2 (prática docente): Aplicar o conteúdo aprendido a uma atividade em sala de aula. |
MÓDULO 5 Impacto dos fatores contextuais na motivação para aprender |
– Estimular os participantes a refletir sobre as causas do desinteresse e da desmotivação em situações de aprendizado. – Promover a reflexão sobre a prática docente e o uso de estratégias para o aumento da motivação. |
Atividade autorreflexiva 1. (como estudante) Refletir sobre quais os problemas, as pessoas, as situações, que o atrapalham ou que diminuem sua motivação para continuar a estudar. – Atividade autorreflexiva 2 (prática docente): Análise da prática docente, tendo como norteadora a questão: “Você acha que tem adotado alguma das estratégias apresentadas no curso?”. |
Atividade autorreflexiva 1. (como estudante). Responder questão sobre como o feedback do professor pode ser importante para o seu aprendizado. – Atividade autorreflexiva 2 (prática docente): Aplicar o conteúdo apreendido a uma atividade em sala de aula. |
MÓDULO 6 Encerramento do Curso |
Promover um momento de autorreflexão sobre a participação no curso e os possíveis benefícios obtidos. |
Atividade autorreflexiva 1. (como estudante) Análise da aprendizagem alcançada no curso como estudante – Atividade autorreflexiva 2 (prática docente): Análise da prática docente, tendo como eixo norteador a questão das teorias apresentadas no curso. Pós-teste. |
Atividade autorreflexiva 1. (como estudante). Autoavaliação como estudante. – Atividade autorreflexiva 2 (prática docente): Autoavaliação como docente. |