Open-access Tipologias Institucionais e Análises Quantitativas sobre a Educação Superior

Tipologías Institucionales y Análisis Cuantitativas sobre la Educación Superior

Resumo

A produção de estudos científicos ou subsidiários à formulação e à implementação de políticas públicas em cada Educação Superior (ES) deve contar com informações da sua própria dinâmica interna. Usualmente, essas análises tomam como referência recortes definidos a partir das categorizações previstas na estrutura formal da ES, que não são capazes de direcionar de forma unívoca as decisões estratégicas e pedagógicas de mantenedores e gestores das Instituições de Educação Superior (IES). Nessa direção, aborda-se a aplicação de métodos estatísticos como outra forma de aproximação das dinâmicas da ES, permitindo um olhar que transponha a estrutura prevista na legislação vigente, ao desvelarem-se recortes de análise delimitados a partir dos dados representativos da realidade das IES.

Palavras-chave
Tipologia Institucional; Educação Superior; Análises Multivariadas; Análise Fatorial; Análise de Clusters

location_on
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro