Resumo
Este estudo analisou projetos escolares a partir da articulação de dois conceitos: os Parâmetros de Projeto (PPs) (configurações arquitetônicas) e as Modalidades de Aprendizagem (MAs) (estilos de ensino e aprendizagem). Foi desenvolvido um método de observação para avaliar tais aspectos, funcionando como uma ferramenta de avaliação pós-ocupação. A compreensão e a incorporação de PPs e MAs fomentam a comunicação, a colaboração, a inclusão e a criatividade, elementos essenciais para ambientes de aprendizagem inovadores do século XXI. O método elaborado foi utilizado como estrutura para analisar o suporte físico às atividades de ensino e aprendizagem em duas escolas secundárias brasileiras com distintos perfis arquitetônicos A investigação, com base nessa ferramenta, incluiu walkthroughs e coleta de dados in loco, contemplando as diferenças entre escolas tradicionais e não-tradicionais. Os resultados estabelecem uma correlação direta entre a presença de PPs e MAs, atuando como um direcionador na conexão de ambos os conceitos no contexto escolar. Em última instância, o emprego de tal estratégia de análise pós-ocupação para o design escolar pode contribuir para uma melhor compreensão do impacto de diferentes tipologias espaciais e abordagens na construção ou renovação de edifícios escolares. A consideração dos PPs e MAs pode fornecer subsídios a arquitetos, educadores e formuladores de políticas para a tomada de decisões baseadas em evidências no âmbito do projeto arquitetônico escolar, apoiando um conjunto de necessidades ambientais que potencializam os requisitos de aprendizagem.
Palavras-chave
arquitetura escolar; ambientes de aprendizagem; práticas educacionais; ferramenta de avaliação de edifícios escolares; avaliação pós-ocupação
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