Open-access Ciências da Natureza na BNCC: uma análise com foco nos domínios do conhecimento científico

Ciencias Naturales en la BNCC: un análisis centrado en los dominios del conocimiento científico

Resumo

Embasados no ensino de ciências como prática social, analisamos como conceitos científicos são propostos nas aprendizagens essenciais expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Ciências da Natureza, partindo da caracterização destas e de suas relações com os domínios do conhecimento científico (conceitual, epistêmico, social e material). No currículo oficial para o Ensino Fundamental, identificamos prevalência do domínio conceitual do conhecimento científico, baixa ocorrência dos domínios material e epistêmico, ausência do social e raras associações entre eles. No Ensino Médio, há maior articulação, mas o domínio social está ausente do currículo proposto. Como implicações, indicamos desafios a serem enfrentados por estudantes e a necessidade de docentes tratarem práticas científicas não apenas como conteúdo, mas também como ações críticas a serem realizadas em sala de aula.

Palavras-chave
educação básica; ensino de ciências como prática social; base nacional comum curricular

location_on
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro