Open-access Da crítica à ascese: articulações no Currículo Cultural da Educação Física

De la crítica a la ascesis: articulaciones en el Currículo Cultural de la Educación Física

Resumo

O texto propõe a articulação entre as noções de crítica e ascese em Michel Foucault para elaborar uma possível leitura do Currículo Cultural da Educação Física. Relatos de experiências pedagógicas constituem o material da pesquisa desta investigação. Uma análise atenta e sensível deles mostrou como o estudo de práticas corporais pode operar tanto na invenção de si quanto na problematização das normas. Propõe-se aqui a crítica não como denúncia, mas como atitude ética de transformação dos sujeitos. O Currículo Cultural, nesse sentido, busca deslocar a prática escolar da reprodução para a criação e da técnica para a vivência, ativando modos outros de existir. A crítica ascética emerge, assim, como gesto pedagógico que implica o sujeito na reinvenção de si e do mundo.

Palavras-chave
Educação Física; Currículo; Prática Pedagógica; Crítica

location_on
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro