01 |
Escola, filosofia e cidadania no pensamento de Gramsci: exercícios de leitura |
Giorgio Baratta |
Presidente da International Gramsci Society-Itália |
- Ensino de filosofia; - Cidadania; - A. Gramsci |
61 – jan./abr.10. v.21, n.1 |
02 |
Filosofia e Educação: as mediações da política cultural |
Leandro Konder |
Depto. Educação/PUC-Rio |
- Tempo; - Realidade; - Subjetividade |
61 – jan./abr.10. v.21, n.1 |
03 |
Formação política do adolescente no Ensino Médio: a contribuição da filosofia |
Antonio Joaquim Severino |
Faculdade de Educação/USP |
- Ensino de filosofia; - Formação filosófica; - Cidadania |
61 – jan./abr.10. v.21, n.1 |
04 |
Limites e contradições da cidadania na sociedade capitalista |
Newton Duarte |
Depto. Psicologia da Educação / Unesp-Araraquara |
- Cidadania; - Ensino de filosofia; - Pedagogia das competências |
61 – jan./abr.10. v.21, n.1 |
05 |
Ensino de filosofia e cidadania nas "sociedades de controle": resistência e linhas de fuga |
Sílvio Gallo e Renata Lima Aspis |
Faculdade de Educação/Unicamp |
- Ensino de filosofia; - Sociedades de controle; - Hipermodernidade, cidadania e linhas de fuga |
61 – jan./abr.10. v.21, n.1 |
06 |
O cidadão Sócrates e o filosofar numa democracia |
Roberto Goto |
Faculdade de Educação/Unicamp |
- Filosofar; - Cidadania e democracia; - Sócrates |
61 – jan./abr.10. v.21, n.1 |
07 |
Espinosa e a liberdade de ensinar |
Fernando Bonadia de Oliveira |
|
- Liberdade de ensinar; - Tratado político e Filosofia da Educação; - B. Espinosa |
61 – jan./abr.10. v.21, n.1 |
08 |
(In)comunicabilidade e tolerância na educação. Notas a partir de Nietzsche e Merleau-Ponty |
Cleber Gibbon Ratto e Paula Corrêa Henning |
Universidade Federal do Rio Grande, RS |
- Linguagem; - Silêncio e tolerância; - Merleau-Ponty e Nietzsche |
64 – jan./abr.1.1 v.22, n.1 |
09 |
Mimesis e rememoração da natureza no sujeito em Theodor W. Adorno: para pensar a educação do corpo na escola |
Jaison José Bassani, Alexandre Fernandez Vaz |
Universidade Federal de Santa Catarina |
- Educação do corpo; - Rememoração da natureza: mimesis; - T.W. Adorno |
64 – jan./abr.11. v.22, n.1 |
10 |
Gramsci, os intelectuais e suas funções científico-filosófica, educativo-cultural e política |
Marcos Francisco Martins |
Universidade Federal de São Carlos |
- Educação; - Engajamento / intelectuais; - A. Gramsci |
66 – set./dez.11. v.22, n.3 |
11 |
Educação escolar e o multiculturalismo intercultural: crítica a partir de Simone de Beauvoir |
Sandra Soares Della Fonte e Robson Loureiro |
Universidade Federal do Espírito Santo |
- Educação escolar; - Multiculturalismo; - Simone de Beauvoir |
66 – set./dez.11. v.22, n.3 |
12 |
O limiar da experiência estética: contribuições para entender um percurso de subjetivação |
Marcos Villela Pereira |
PUC-RS |
- Arte; - Experiência estética; - Subjetivação |
67 – jan./abr.12. v.23, n.1 |
13 |
Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno |
Pedro Angelo Pagni |
Faculdade de Filosofia e Ciências/Unesp-Marília |
- Crise da formação humana; - Educação política; - T. W. Adorno |
69 – set./dez.12. v.23, n.3 |
14 |
Mapas, dança, desenhos: a cartografia com o método de pesquisa em educação |
Thiago Ranniery Moreira de Oliveira e Marlucy Alves Paraíso |
Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais |
- Cartografia; - Multiplicidade; - Gilles Deleuze |
69 – set./dez.12. v.23, n.3 |
15 |
Corporeidade: o legado de Marcel Mauss e Maurice Merleau-Ponty |
Jocimar Daolio, Ana Carolina Capellini Rigoni, Odilon José Roble |
Faculdade de Educação Física/Unicamp |
- Filosofia; contemporânea - Corporeidade; - M. Mauss e M. Merleau-Ponty |
|
16 |
Jean-Jacques Rousseau: uma dupla comemoração |
Sílvio Gallo |
Faculdade de Educação/Unicamp |
- Emilio e Filosofia da educação; - Psicologia da infância; - Jean-Jacques Rousseau |
69 – set./dez.12. v.23, n.3 |
17 |
Cartas de Rousseau |
Tradução de Dorothée de Bruchard |
N/C |
- Virtude; - Ação; - Jean-Jacques Rousseau |
69 – set./dez.12. v.23, n.3 |
18 |
Natalidade e educação: reflexões sobre o milagre do novo na obra de Hannah Arendt |
Vanessa Sievers de Almeida |
Universidade Federal da Bahia |
- Educação; -Natalidade; - Agostinho e Hannah Arendt |
71 – maio/ago.13. v.24, n.2 |
19 |
Francisco Ferrer Guardia: o mártir da Escola Moderna |
Sílvio Gallo |
Faculdade de Educação/Unicamp |
- Educação transformadora; - Escola; - Francisco Ferrer Guardia |
71 – maio/ago.13. v.24, n.2 |
20 |
Boletín de La Escuela Moderna |
Francisco Ferrer Guardia |
N/C |
- Educação libertadora; - Escola moderna; - Francisco Ferrer Guardia |
71 – maio/ago.13. v.24, n.2 |
21 |
Copiar, colar e deletar: a Internet e atualidade da seminformação |
Antônio Álvaro Soares Zuin |
Universidade Federal de São Carlos |
- Distração concentrada; - Semiformação, internet, indústria cultural; - Theodor W. Adorno |
72 – set./dez.13. v.24, n.3 |
22 |
Enfrentar o vazio na cultura da imagem - entre a clínica e a educação |
Cleber Gibbon Ratto |
Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Canoas, Rio Grande do Sul |
- Educação e vazio existencial; - Cultura da imagem e cuidado; - M. Heidegger e D. Winnicott |
73 – jan./abr.14. v.25, n.1 |
23 |
"Práticas do pensamento" e o debate curricular: contribuições a partir de Foucault-Cortázar |
Cintya Regina Ribeiro |
Faculdade de Educação/USP |
- Genealogia; - Práticas de pensamento; - M. Foucault e J. Cortázar |
73 – jan./abr.14. v.25, n.1 |
24 |
Editorial |
Sílvio Gallo |
Faculdade de Educação/Unicamp |
- Efeitos de Foucault na educação; - Diferentes campos de pesquisas; - M. Foucault |
74 – maio/ago.14. v.25, n.2 |
25 |
Foucault educador: uma arte da escrita e um modelo de autoformação |
Hubert Vincent |
Universidades das Ciências da Educação da Universidade de Rouen, Mont-Saint-Aignan Cedex, França |
- Autoformação, generosidade, virtude; - Aplicação, reflexão, postura; - Michel Foucault |
74 – maio/ago.14. v.25, n.2 |
26 |
O efeito educacional em Foucault. O governamento, uma questão pedagógica? |
Dora Lilia Marín-Díaz e Carlos Ernesto Noguera-Ramírez |
Instituto para la Investigación Educativa y el Desarrollo Pedagógico, Alcaldía Mayor de Bogotá, Colombia/Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá |
- Práticas pedagógicas; - Governamentalidade; - M. Foucault |
74 – maio/ago.14. v.25, n.2 |
27 |
Esquecer Foucault? |
Alfredo Veiga-Neto e Tatiana Luiza Rech |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
- Estudos foucaultianos; - Foucaultlatria, foucaultmania, foucaultfobia - Michel Foucault |
74 – maio/ago.14 v.25, n.2 |
28 |
O pensamento como desordem: repercussões do legado foucaultiano |
Julio Groppa Aquino |
Universidade de São Paulo |
- Ontologia do presente; - Educação; - Michel Foucault |
74 – maio/ago.14. v.25, n.2 |
29 |
Foucault e a crítica à institucionalização da Educação: implicações para as artes de governo |
Alexandre Filordi de Carvalho |
Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP |
- Instituição escolar; - Crítica e as artes de governo; - Michel Foucault |
74 – maio/ago.14. v.25, n.2 |
30 |
O cuidado de si e os perigos de uma ontologia ainda sem cabimento: o legado ético-espiritual de Foucault |
Alexandre Simão de Freitas |
Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE |
- Cuidado de si; - Ontologia do si mesmo e formação humana; - Michel Foucault |
74 – maio/ago.14. v.25, n.2 |
31 |
A aliança biopolítica educação-trabalho |
Karla Saraiva |
Universidade Luterana do Brasil |
- Biopolítica e educação; - Governamentalidade, capitalismo e trabalho; - Michel Foucault |
74. maio/ago.14. v.25, n.2 |
32 |
Cuidar de si, dizer a verdade: arte, pensamento e ética do sujeito |
Fabiana de Amorim Marcello e Rosa Maria Bueno Fischer |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
- Ética, sujeito e verdade; - Práticas de si; - Michel Foucault |
74 – maio/ago.14. v.25, n.2 |
33 |
Inclusão como matriz de experiência |
Maura Corcini Lopes e Juliane Marschall Morgenstern |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS |
- Inclusão e matriz de experiência; - Contraconduta; - Michel Foucault |
74 – maio/ago.14. v.25, n.2 |
34 |
Apresentação Paulo Freire e a produção de subjetividades democráticas: da recusa do dirigismo à promoção da autonomia |
Carlos Eduardo Valente Dullo |
Departamento de Antropologia, Universidade de São Paulo |
- Educação política; - Cidadania e autonomia; - Paulo Freire |
75 – set./dez.14. v.25, n.3 |
35 |
Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório |
Marilia Gabriela Menezes e Maria Eliete Santiago |
Universidade Federal de Pernambuco e Cátedra Paulo Freira/UFPE |
- Currículo crítico-emancipatório; - Proposta educacional libertadora; - Paulo Freire |
75 – set./dez.14. v.25, n.3 |
36 |
Dialética do progresso e do domínio da natureza: técnica em Theodor W. Adorno e José Ortega Y Gasset |
Jaison José Bassan, Alexandre Fernandez Vaz |
Universidade Federal de Santa Catarina |
- Formação; - Domínio da natureza e dialética do progresso; - Adorno e Ortega y Gasset |
75 – set./dez.-14. v.25, n.3 |
37 |
Editorial |
Sílvio Gallo |
Faculdade de Educação/Unicamp |
|
76 – jan./abr.15. v.26, n.1 |
38 |
Apresentação |
Alexandre Filordi de Carvalho |
Universidade Federal de São Paulo |
|
76 – jan./abr.15. v.26,n.1 |
39 |
La pronunciación de la diferencia entre lo filosófico, lo pedagógico y lo literario |
Carlos Skliar |
Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO, Buenos Aires, Argentina |
- Diferencia; - Pedagogía; - Literatura |
76 – jan./abr.15. v.26, n.1 |
40 |
La Diferencia (de los Idiotas) |
Fernando Bárcena |
Catedrático de Filosofía de la Educación, Departamento de Teoría e Historia de la Educación, Universidad Complutense Madrid, Madrid, España |
- Idiocia y diferencia; - Vulnerabilidad y discapacidad; - Deligny |
76 – jan./abr.15. v.26, n.1 |
41 |
Indivíduo, subjetivação e cultura |
Hubert Vincent |
Universidades das Ciências da Educação da Universidade de Rouen, Mont-Saint-Aignan Cedex, França |
- Educação; pós-moderno; - Diferença; cultura; - Montaigne, Emerson, Nietzsche, Dewey, Kant |
76 – jan./abr.15. v.26, n.1 |
42 |
Diferença, subjetivação e educação: um olhar outro sobre a inclusão escolar |
Pedro Angelo Pagni |
Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp-Marilia |
- Inclusão e Deficiência; - Diferença e acontecimento - M. Foucault |
76 – jan./abr.15. v.26, n.1 |
43 |
Didática da tradução, transcriação do currículo (uma escrileitura da diferença) |
Sandra Mara Corazza |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
- Filosofia da diferença; - Tradução e transcriação; - Didática |
76 – jan./abr.15. v.26, n.1 |
44 |
A didática como diferenciador das diferenças pelas potências dos possíveis |
Artur José Renda Vitorino |
PUC-Campinas |
-Didática e diferença; - Questão dos possíveis e dramatização; - Gilles Deleuze |
76 – jan./abr.-15. v.26, n.1 |
45 |
A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios |
Nyrluce Marília Alves da Silva, Alexandre Simão Freitas |
Universidade Federal de Pernambuco |
- Formação humana; - Cuidado de si e sujeito da educação; - Michel Foucault |
76 – jan./abr.15. v.26, n.1 |
46 |
Apresentação |
Sílvio Gallo |
Faculdade de Educação/Unicamp |
- Viver em comunidade; - Outsider da filosofia francesa; - Michel Serres |
76 – jan./abr.-15. v.26, n.1 |
47 |
Educação e Contemporaneidade em Michel Serres |
Maria Emanuela Esteves dos Santos |
Faculdade de Educação/Unicamp |
- Educação; - Filosofia mestiça; - Michel Serres |
76 – jan./abr.15. v.26, n.1 |
48 |
Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil |
Sandro Vinicius Sales dos Santos |
Universidade Federal de Minas Gerais |
- Crianças e educação infantil; - Experiência, infância; - Walter Benjamin |
77 – maio/ago.15. v.26, n.2 |
49 |
Educação dos sentidos na contemporaneidade e suas implicações pedagógicas |
Luiza Silva Rodrigues, Odilon José Roble |
Faculdade de Educação Física / Unicamp |
- Educação dos sentidos; - Estética e corpo; - M. Onfray e C. Türcke |
78 – set./dez.15. v.26, n.3 |
50 |
Paulo Freire: educador-pensador da libertação |
Bruno Botelho Costa |
Faculdade de Educação/Unicamp |
- Conscientização e cultura popular; - Humanização e libertação; - Paulo Freire |
79 – jan./abr.16. v.27, n.1 |
51 |
Encontros e desencontros de crianças e adultos na Educação Infantil: uma análise a partir de Martin Buber |
Sonia Kramer; Maria Fernanda Rezende Nunes; Alessandra Evelin Brandolim Pacheco; Andrea Ferreira Campos Oliveira e Aline Lopes Martins |
PUC-RJ |
- Interações entre crianças e adultos; - Práticas educativas; - Martin Buber |
80 – maio/ago.16. v.27, n.2 |
52 |
Paul Ricoeur: a ética da solicitude questiona a educação |
Rosa Maria Filippozzi Martini |
Centro Universitário La Salle - Unilasalle, Canoas, RS |
- Ética, moral e justiça; - Si mesmo e o outro; - Paul Ricoeur |
80 – maio/ago.16. v.27, n.2 |
53 |
O deslize do alternativo |
Gabriele Nigra Salgado e Wladimir Garcia |
Universidade Federal de Santa Catarina |
- Escolas alternativas; - Pedagogia da potência; - Acontecimento e linhas de fuga |
81 – set./dez.16. v.27, n.3 |
54 |
Educação e violência: uma reflexão a partir da ontologia do ser social |
Hormindo Pereira de Souza Júnior; Celeste Deográcias de Souza Bitencourt e Daniel Handan Triginelli |
FE/ Universidade Federal de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Educação de Betim |
- Educação e violência; - Ontologia do ser social; - Marx, Lukács e Mészáros |
82 – jan./abr.17. v.28, n.1 |
|
55 |
Filosofia e interdisciplinaridade |
Márcio José Silveira Lima |
Universidade Federal do Sul da Bahia |
- Filosofia e formação; -Especialização, interdisciplinaridade; - Ortega y Gasset, Nietzsche e Adorno |
82 – jan./abr.17. v.28, n.1 |
|
56 |
“Os ogros são como cebolas”: diferentes ofertas de subjetivação presentes na personagem Shrek |
Myrna Wolff Brachmann dos Santos e Antônio Carlos do Nascimento Osório |
FE/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
- Subjetivação; - Cuidado de si; - Constituição de si |
82 – jan./abr.17. v.28, n.1 |
|
57 |
Repensando o papel do professor como agente transformador: parresía, cuidado de si e ética na formação de professores |
Alexandre Alves |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
- Parresía, subjetividade; - Formação de professores; - Michel Foucault |
82 – jan./abr.17. v.28, n.1 |
|
58 |
O canto dos malditos: uma análise quantitativa da difusão do pensamento de Gilles Deleuze na pesquisa educacional brasileira (1990-2010) |
Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci |
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo |
- Filosofia e educação; - Produção científica; - Gilles Deleuze |
84 – set./dez.17. v.28, n.3 supl. 1 |
|
59 |
Identidade do eu em contextos plurais: desafios da formação |
Cledes Antonio Casagrande e Nadja Hermann |
Universidade La Salle, Grupo de pesquisa “Racionalidade e Formação” |
- Formação; identidade; - Interacionismo simbólico e agir comunicativo; - G. H. Mead e J. Habermas |
84 – set./dez.17. v.28, n.3 supl. 1 |
60 |
Conceito de ser humano nas teorias de enfermagem: aproximação com o ensino da condição humana |
Anaísa Cristina Pinto; Mara Lúcia Garanhani; Thiago Eduardo de França; Isadora Pierotti |
Grupo de pesquisa Enfermagem e Políticas da Saúde Mental, Universidade de São Paulo; Universidade Estadual de Londrina; Projeto Casa do Pequeno Cidadão – PCPC; Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina |
- Educação em enfermagem; - Formação de conceito e teoria de enfermagem; - Edgar Morin e Wanda Aguiar Horta |
84 – set./dez.17. v.28, n.3 supl. 1 |
61 |
As possibilidades de uma experiência compartilhada entre adultos e crianças na cidade |
Vania Carvalho de Araújo, José Sérgio Fonseca de Carvalho |
Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade de São Paulo |
- Crise na educação; - Relação criança-adulto e a cidade; - Hannah Arendt |
84 – set./dez.17. v.28, n.3 supl. 1 |
62 |
Criação poética e currículo da diferença |
Angélica Vier Munhoz, Máximo Daniel Lamela Adó |
Universidade do Vale do Taquari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
- Currículo; - Diferença; - G. Bachelard, S. Calle, G. Perec |
84 – set./dez.17. v.28, n.3 supl. 1 |
63 |
A analítica da finitude como uma semiologia dos saberes e das práticas sobre o homem: esboço de uma crítica ao pensamento antropológico na Educação |
Rodrigo Barbosa Lopes |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp |
- Antropologia filosófica; - Filosofia da Educação; - M. Foucault e G. Deleuze |
84 – set./dez.-17. v.28, n.3 supl. 1 |
64 |
Pátria educadora? Uma análise das propostas para o ensino público brasileiro |
Kamila Lockmann, Roseli Machado |
Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
- Políticas educacionais e ensino público; - Neoliberalismo; - Michel Foucault |
85 – jan./abr.18. v.29, n.1 |
65 |
Quem são os idiotas, afinal? |
Hamilton Viana Chaves, Osterne Nonato Maia Filho, Maria Susana Vasconcelos Jimenez, Betânea Moreira de Moraes |
Universidade de Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará |
- Idiota; - Teoria crítica; - Ontologia e formação humana |
85 – jan./abr.18. v.29, n.1 |
66 |
Ensaio sobre a ideia de tempo em Paulo Freire: a presença da duração bergsoniana |
Gil Sevalho |
Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca |
- Tempo e epistemologia; - Educação popular; - Henri Bergson, Paulo Freire |
85 – jan./abr.18. v.29, n.1 |
67 |
O silenciamento de professores da Educação Básica pela estratégia de fazê-los falar |
Janete Magalhães Carvalho e Suzany Goulart Lourenço |
Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes |
- Base nacional comum curricular; - Sujeição social e silenciamento; - Problematização e acontecimento |
86 – maio/ago.18. v.29, n.2 |
68 |
Simon Rodríguez e a escuta a beira do vazio: leitura em chave ontológica da escola |
Maximiliano Lionel Durán |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj |
- Filosofia e educação popular; - Vazio; - Simón Rodríguez |
86 – maio/ago.18. v.29, n.2 |
69 |
Uma introdução aos sete conceitos fundamentais da docência-pesquisa tradutória: arquivo EIS AICE |
Sandra Mara Corazza |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS |
- EIS AICE; - Arquivo e tradução; - Didática e currículo |
87 – set./dez.-18. v.29, n.3 |
70 |
A Produção do Sujeito de Altas Habilidades em Matemática e a Inclusão Escolar na Educação Contemporânea |
Karin Ritter Jelinek, Samuel Edmundo Lopez Bello |
Universidade Federal do Rio Grande - Furg, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS |
- Sujeito de altas habilidades; - Matemática e neoliberalismo educacional; - Inclusão escolar, jogos de poder e linguagem |
87 – set./dez.18. v.29, n.3 |
71 |
Conscientização e Educação: ação e reflexão que transformam o mundo |
Nilo Agostini |
Universidade São Francisco, Itatiba |
- Conscientização e práxis; - Educação e alfabetização; - Paulo Freire |
87 – set./dez.18. v.29, n.3 |
72 |
Individualidade, liberdade e educação (Bildung) em Max Stirner |
Alexandre Alves |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos |
- Anarquismo; - Ética, educação e Bildung; - Stirner, Feuerbach e Marx |
87 – set./dez.18. v.29, n.3 |
73 |
Infância e promessa: notas baseadas no pensamento de Theodor Adorno |
Patrícia da Silva Santos |
Universidade Federal do Pará – UFPA |
- Infância, educação e civilização; - Sociedade e natureza - Theodor Adorno |
87 – set./dez.18. v.29, n.3 |
74 |
Heterotopias das imagens: um combate aos clichês no filme Depois da chuva |
Juliana Soares Bom-Tempo e Humberto Aparecido de Oliveira Guido |
Universidade Federal de Uberlândia – UFU |
- Heterotopia das imagens e contraespaços; - Cinema, educação e filosofia; - M. Foucault e G. Deleuze |
87 – set./dez.18. v.29, n.3 |
75 |
Reflexões sobre a regulação e a heterotopia nas aulas de Educação Física |
Sérgio Setanni Giglio, Mário Luiz Ferrari Nunes |
Universidade Estadual de Campinas – Unicamp |
- Educação Física; - Heterotopia, diferença e resistência; - Michel Foucault |
87 – set./dez.18. v.29, n.3 |
76 |
Jacques Rancière - escola, produção, igualdade |
Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do Amaral |
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF |
- Educação e igualdade; - Produção; - Jacques Rancière |
87 – set./dez.18 .v.29, n.3 |