Notas sobre amizade e família: a vida como obra de arte no encontro com Antônia e as cinzas no jardim1 1 Dedico este texto aos meus amigos e amigas, em especial os participantes do Grupo de Incentivo à Vida e do Movimento Brasileiro de Luta contra AIDS.

Notes on friendship and family: life as a work of art in the meeting with Antonia and the ashes in the garden

Elizabete Franco Cruz Sobre o autor

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre amizade e família a partir do filme Excêntrica família de Antônia e do pedido feito por um participante de uma ONG AIDS antes de seu falecimento. Utilizando ferramentas conceituais de Michael Foucault e de autoras e autores que dialogam com a obra do autor, o texto interpela o lugar da diferença nas famílias e a centralidade da família como referência do contexto social. O debate sobre amizade remete à dimensão política do espaço público e à possibilidade de invenção de modos coletivos de vivência, levando a novas configurações da ética e da estética da existência dos indivíduos e da sociedade.

Palavras-chave:
amizade; família; AID

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br