Open-access Políticas de Educação Especial e mediação escolar em municípios do Centro-Sul Fluminense: do direito à mediação à mediação do direito

Políticas de educación especial y mediación escolar en municipios de la región Centro-Sur de Río de Janeiro: del derecho a la mediación a la mediación del derecho

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar o perfil e a atuação do mediador escolar em municípios da Região Centro-Sul Fluminense. A pesquisa analisou o modo como as políticas de educação inclusiva se concretizam nas escolas por meio da Teoria de Atuação. Foram realizadas pesquisa qualitativa de cunho descritivo, entrevistas semiestruturadas e análise documental das normativas dos municípios. Os resultados apontaram distanciamento entre as leis e a realidade das escolas pesquisadas, como também uma atuação multifuncional dos mediadores limitada pela formação deficitária. A falta de normativas claras tem gerado equívocos. É necessária a inclusão do mediador no contexto escolar para além de sua presença, garantindo também sua permanência, participação e aprendizagem, de fato e de direito.

Palavras-chave
Educação Especial; Mediação Escolar; Inclusão

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