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Um jogo para dar suporte ao processo de projeto de edificações escolares

Resumo

O processo de projeto em arquitetura é complexo, à medida que novos requisitos técnicos, sociais, ambientais e econômicos são introduzidos. Este cenário também está presente no projeto de edificações escolares. A qualidade da arquitetura escolar depende de critérios de projeto, conhecimento profissional e feedback de avaliações-pós-ocupação. Para projetar escolas de alto desempenho, uma equipe multidisciplinar deve atuar por meio de um processo de projeto integrado. Este artigo apresenta uma ferramenta de projeto para estruturar um processo de briefing para edifícios escolares. Um processo participativo é recomendado e testado através de grupos focais, apoiado por um jogo chamado “O Baralho da Escola” (Shuffle the School Building Design Deck - SSBDD). O conteúdo do SSBDD e as regras do jogo tem como base fatos, necessidades e conceitos para ambientes escolares no século XXI. O jogo considera o contexto específico do Brasil. Testes de validação mostram resultados positivos e produtivos para desenvolver um programa arquitetónico de edifícações escolares. O SSBDD tem potencial para contextos mais amplos e a estrutura do jogo também possibilita traduções para outros tipos de construções.

Palavras-chave
Jogos; Design Games; ferramentas de apoio ao projeto; programa de necessidades; arquitetura escolar; processo de projeto participativo; grupos focais

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