• Tabus sexuais entre professores e alunos Artigos

    Zuin, Antônio

    Abstract in Portuguese:

    O poder da sexualidade nas relações entre professores e alunos é tão intenso quanto o esforço feito pelos agentes educacionais em negá-lo. O termo tabu representa a exata designação do que tal terminologia suscita: algo misterioso e, principalmente, proibido. De fato, a questão sexual entre professores e alunos concerne a uma esfera tão proibitiva que sequer é mencionada, haja vista a escassez de pesquisas que versam a esse respeito. Daí o objetivo deste artigo, ou seja, analisar a ambivalência dos sentimentos de amor e de ódio que se objetivam na sexualidade existente entre professores e alunos.

    Abstract in English:

    The power of sexuality in teacher-student relationships is as intense as the effort made by educational institutions to deny it. The term "taboo"represents the exact designation of what such terminology means: something mysterious and mainly forbidden. In fact, the sexual issue among teachers and students concerns such a forbidding sphere that it is hardly mentioned, which explains the little research that has been carried out in this field. Thus, this paper is aimed at analyzing the ambivalence of feelings of love and hate found in the teacher-student sexuality.
  • Desemprego, informalidade e precariedade: a situação do mercado de trabalho no Brasil pós-1990 Artigos

    Santos, Geórgia Patrícia Guimarães dos

    Abstract in Portuguese:

    Considerando o desemprego tanto um fenômeno inerente ao processo de acumulação capitalista como uma das conseqüências das opções políticas governamentais, este artigo pretende discorrer sobre o papel do desemprego na definição das atuais estratégias de avanço do capitalismo, bem como refletir sobre o processo de desestruturação do mercado de trabalho e sua pequena inflexão nos anos mais recentes.

    Abstract in English:

    Considering unemployment as both an intrinsic phenomenon in the process of capitalist accumulation and one of the consequences of governments' political options, this article brings a discussion about the role of unemployment in the definition of the recent strategies of capitalist development, as well as a reflection about the process of structuring the labor market and its slight inflection in the latest years.
  • Centralidade ontológica do trabalho ou centralidade da informação e do conhecimento nos processos de formação humana? Artigos

    Souza Júnior, Hormindo Pereira de

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo procura realizar uma discussão com algumas das mais importantes e atuais concepções teóricas acerca da problemática que envolve a questão da centralidade do trabalho na formação humana. Procuramos contextualizar as recentes transformações ocorridas na base material da produção social no interior da ordem do capital e suas conseqüências para os diversos aspectos que envolvem desde a produção e reprodução social dos conhecimentos até os processos de formação dos sujeitos.

    Abstract in English:

    This article is an attempt to hold a discussion about some of the most important and current theoretical conceptions regarding the problem that involves the question of the centrality of work in human formation. We have tried to contextualize recent transformations that have taken place on the material basis of social production in the interior of the capital order and their consequences for the various aspects that they involve, from the social production and reproduction of knowledge to the formation processes of the subjects.
  • Sistema educacional e desigualdades sociais no Haiti: o caso das escolas católicas Artigos

    Joint, Louis Auguste

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo discute as relações entre o sistema educacional e as desigualdades sociais no Haiti a partir de um estudo de caso das escolas católicas. Na primeira parte discutirei como o sistema educacional do Haiti foi construído; em seguida, apresentarei algumas desigualdades sócio-educacionais que se manifestam no sistema; por fim, proporei uma reflexão sobre a questão: como a escola pode contribuir para uma mudança social no Haiti?

    Abstract in English:

    This article discusses the relations between the educational system and social inequalities in Haiti. A case study of catholic schools helps to understand how the Haitian educational system was built and how socio-educational inequalities can be produced and maintained by this system. At the end, is discussed also how schools can contribute to social change in Haiti.
  • Pedagogia de projetos e direitos humanos: caminhos para uma educação em valores Artigos

    Araújo, Ulisses Ferreira de

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta as discussões e os resultados parciais de uma pesquisa longitudinal desenvolvida durante quatro anos em uma escola de ensino fundamental. Seu objetivo era investigar se o trabalho com projetos, utilizando a Declaração Universal dos Direitos Humanos como referência, poderia se mostrar como um bom instrumento para a reorganização dos espaços, dos tempos e das relações escolares, auxiliando na formação ética dos estudantes. Como resultado do trabalho, além da descrição de estratégias de ação e da sistematização dos procedimentos que podem levar as escolas à implementação de tal proposta, conseguimos demonstrar como um trabalho sistematizado de educação em valores éticos e democráticos pode levar a uma maior consciência ética e sócio-política.

    Abstract in English:

    This article presents the discussions and partial results of a four-year longitudinal research, developed in a Brazilian elementary school. The main goal was to investigate if a project-based curriculum, using the Universal Declaration of Human Rights as a reference, could help the school to reorganize its spaces, times and relationships, contributing to students' ethical development. As a result, besides the description of strategies and the systematization of procedures that may lead schools to succeed in implementing such proposal, we have demonstrated how an educational process based on values can help students to develop greater ethical and sociopolitical consciousness.
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br