Pro-Posições, Volume: 20, Issue: 1, Published: 2009
  • Editorial

    Banks-Leite, Luci
  • Apresentação Dossiê Ensino Superior E Circulação Internacional De Estudantes: Os Palop No Brasil E Em Portugal

    Gusmão, Neusa Maria Mendes de
  • The triple perspective for Angolan students in Brazil: arriving, returning and staying Dossiê Ensino Superior E Circulação Internacional De Estudantes: Os Palop No Brasil E Em Portugal

    Fonseca, Dagoberto José

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo é uma reflexão sobre o papel que as universidades paulistas e paranaenses desempenham no processo de formação acadêmica dos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), em particular os angolanos. Essa formação na instituição de ensino superior propicia novos diálogos e novas sínteses identitárias possibilitadas por outras práticas culturais apreendidas no contato com alunos, docentes, funcionários, instituições acadêmicas e de pesquisa que ignoram a realidade vivenciada por eles em Angola. Constituiremos, assim, o cenário histórico-cultural; o percurso acadêmico e identitário do estudante angolano; o contexto estudantil angolano; a história recente desse país; o lugar do intelectual e do professor universitário; o papel e o uso da língua portuguesa no Brasil e em Angola no ambiente estudantil, familiar e na rua. Buscamos entender o imaginário do jovem estudante intercambista angolano que convive com os conflitos do estigma do migrante temporário e do estereótipo do refugiado de guerra.

    Abstract in English:

    This article is a reflection about the role that the São Paulo and Paraná State Universities play in developing the academic educational process of Portuguese-speaking African or PALOP students, especially Angolan students. Working on a degree at a higher education institution fosters new dialogues and new identity syntheses made possible by different cultural practices learned in the contact with students, professors, employees, academic institutions and research institutions that ignore people's daily life conditions in Angola. This text includes views on the Angolan historical-cultural scene, the Angolan students' academic route and identity, the present student environment in Angola, the recent history of this country; the intellectuals and university professors' social positions, and the role and use of the Portuguese language in Brazil and in Angola in scholar, familiar and colloquial situations. The study has been an attempt to understand the imaginary world of young Angolan exchange students who have to face the conflicts of the temporary migrant and the war refugee stereotypes.
  • Cooperative policies in higher learning: being an Angolan student at Portuguese universities Dossiê Ensino Superior E Circulação Internacional De Estudantes: Os Palop No Brasil E Em Portugal

    Faria, Margarida Lima de

    Abstract in Portuguese:

    No presente artigo desenvolver-se-á uma análise sobre o lugar desempenhado por Portugal na formação escolar superior de estudantes angolanos, procurando dar conta dos aspectos simbólicos, afectivos, culturais e económicos subjacentes a essa escolha. A análise incidirá, ainda, sobre uma caracterização sociológica das trajectórias educacionais e socioeconómicas das suas famílias, e destas por relação com a estrutura social angolana em situação de mudança. Procurará ainda cruzar a trajectória dessas famílias e o valor atribuído ao capital escolar com a trajectória de Angola e o investimento no ensino, desde o período da independência. Esta caracterização, quer dos estudantes quer das famílias, far-se-á igualmente por relação com outras situações sociais, por esses grupos entendidas como "outras". Nesta última abordagem, procurar-se-á analisar a forma como esses estudantes representam as "elites no poder" e, ainda, como essa representação interfere nas suas expectativas em relação ao futuro, nomeadamente no que se refere ao retorno ao seu país.

    Abstract in English:

    The author analyses Angolan students' higher education while studying in Portugal, by taking into account the symbolic, affective, cultural and economic aspects influencing the choice of studying that country. The analysis will also characterize educational and socio-economic routes defined by the students' families, as well as their relations to the current social changes taking place in Angola. One of these changes is the increased value given to higher education, specifically after independence. The national intervention in this area is related to the families' investment in a dialectic discussion between short-term individual actions and long-term structural changes. It is hypothesized that the value given to education depends on individual socio-economic and political positions. This idea is reinforced by the analysis of the way students interviewed conceive other groups of students who chose other countries for higher education, as well as the way they see themselves in relation to the current Angolan elite. Finally we discuss how they see their future and their expectations concerning their return to Angola, after obtaining their diploma.
  • We look like chameleons: identity (re)constructions in a group of Cape Verdean students in RJ Dossiê Ensino Superior E Circulação Internacional De Estudantes: Os Palop No Brasil E Em Portugal

    Hirsch, Olivia Nogueira

    Abstract in Portuguese:

    O artigo baseia-se em pesquisa realizada com estudantes provenientes do arquipélago de Cabo Verde, localizado na costa Ocidental da África, que se instalaram no Rio de Janeiro com o objetivo de obter uma formação de nível superior. A investigação, que resultou em uma dissertação de mestrado, busca compreender os processos de (re)construção identitária vividos por esses jovens, muitos dos quais identificados como negros e africanos pelos brasileiros. Com vistas a contextualizar o impacto desse olhar externo sobre esses estudantes, o artigo apresenta a forma como, ao longo da história, a elite intelectual do arquipélago construiu um discurso que atribui à mestiçagem a especificidade da identidade nacional. Ainda que influenciado pelas idéias de Gilberto Freyre, tal discurso, no entanto, visava a um distanciamento da herança negra estigmatizada, diferentemente da proposta de Freyre de valorização dos não-brancos. Levando em conta esse histórico, a investigação aponta como o contato com a sociedade brasileira atual, possibilitado pela experiência de estudo, favoreceu a construção de um olhar mais crítico em relação a esse discurso, ao mesmo tempo que houve uma ênfase na valorização de uma identidade afro-referenciada. Tal processo, entre outros motivos, aparentemente encontra relação com a implementação de políticas de identidade no Rio de Janeiro, estado que abriga a primeira universidade do país a adotar reserva de vagas para negros.

    Abstract in English:

    The paper is based on a research developed with students from the archipelago of Cape Verde, situated in the west coast of Africa. These students moved to Rio de Janeiro in order to get a college degree. The investigation, which resulted in a master's dissertation, focuses on the identity (re)construction processes experienced by those youngsters, most of whom identified by Brazilians as Blacks and Africans. In an attempt to contextualize the impact of this external categorization over these students, the paper shows how, historically, the Cape Verdean intellectual elite has constructed a speech that considers miscegenation as a national identity specificity. Even though being influenced by Gilberto Freyre's ideas, this speech was intended to dissociate the Cape Verdeans from a stigmatized Black heritage, in opposition to Freyre's intention to valorize non-whites. Considering this background, the research suggests that the contact with the current Brazilian society, made possible by the study experience, helped them to develop a more critical view regarding this speech, which occurred simultaneously to the valorization of an African identity. For this and other reasons, this process is apparently relatedto the implementation of identity policies in Rio de Janeiro, the first Brazilian state with a university establishing quotas for Black students.
  • Guinea Bissau and Cape Verde: identities and nationalities in construction Dossiê Ensino Superior E Circulação Internacional De Estudantes: Os Palop No Brasil E Em Portugal

    Mourão, Daniele Ellery

    Abstract in Portuguese:

    O artigo apresenta uma reflexão sobre os processos de ressignificação de identidades e nacionalidades a partir dos resultados da pesquisa (Ellery Mourão, 2006) realizada com estudantes guineenses e cabo-verdianos formados no Brasil. Aborda a construção das identidades em Cabo Verde e em Guiné-Bissau a partir das concepções dos sujeitos pesquisados. Na pesquisa foram constatados distintos processos de construção de identidades: cultural (étnica) e nacional nesses países, o que possibilitou a estes a adoção de diferentes estratégias de inserção no "modelo democrático" do Estado-Nação. O artigo versa sobre as identidades guineenses e cabo-verdianas e seus específicos processos de construção de nacionalidades, tendo como foco central a importância da formação dos estudantes no Brasil para a ressignificação de suas identidades nacionais. A pretensão é desconstruir idéias correntes sobre o continente africano - como um todo homogêneo -, bem como sobre nação e nacionalidade postas pelo Ocidente, considerando as intenções políticas e econômicas universalistas subjacentes a essas idéias.

    Abstract in English:

    This article presents a reflection on the process of resignification of identities and nationalities from the results of Ellery Mourão's research (2006) done with students from Cape Verde and Guinea Bissau, graduated in Brazilian universities. It focuses on the construction of identities in those countries from the conceptions of the subjects interviewed. Different identitys construction processes were found: a cultural (ethnic) one in Caper Verde and a national one in Guinea Bissau. Such a difference allowed the adoption of different strategies in the insertion on the nation-State democratic model. The article is about Guinean and Cape-verdian identities and their specific nationality construction processes, focusing on the importance of studying in Brazil for students to resignify their national identities. The intention is to deconstruct current ideas about the African continent as a whole, as well as the notions of nation and nationality imposed by the Western world, considering the political and economical intentions underlying these ideas.
  • The sociocultural experience of Portuguese-speaking African university students in Brazil: weaving stories together Dossiê Ensino Superior E Circulação Internacional De Estudantes: Os Palop No Brasil E Em Portugal

    Subuhana, Carlos

    Abstract in Portuguese:

    O objeto de estudo deste trabalho é a presença de estudantes da África Lusófona em São Paulo, Brasil, com a proposta de investigar uma experiência de imigração temporária. Os dados e as evidências coletados para a elaboração do trabalho relacionam-se a: i) projetos de vida e a escolha do Brasil; ii) identidade e sistemas classificatórios; iii) sociabilidade e redes sociais; e, por último, iv) a expectativa do retorno, ou seja, a forma como esses acadêmicos pensam aplicar os conhecimentos adquiridos no Brasil à realidade dos países de origem. Este material foi coletado através de entrevistas, por meio de questões abertas e fechadas. Este grupo forma uma rede de relações ampliada, a qual acolhe também indivíduos de outras nacionalidades, possibilitando não apenas a vivência de contatos face a face, como também a interação através de redes virtuais. Cabe destacar, ainda, que a expectativa do retorno aos países de origem se faz presente entre os interlocutores.

    Abstract in English:

    The aim of this research is the presence of Portuguese-speaking African students in São Paulo, Brazil, focusing on their experience of temporary immigration. The data and instances collected for this research refer to: i) life projects and the choice of Brazil; ii) identity and classifying systems; iii) sociability and social networks and, finally, iv) the expectation of returning home or, in other words, how these students think of applying the newly-acquired knowledge in the reality of their home countries. This material has been gathered by means of interviews, with the use of open and closed questions. This group of students constitutes an amplified network of relationships receiving also individuals of other nationalities and enabling both face-to-face contacts and virtual interaction. It is interesting to emphasize that the expectation of returning home is always present among interlocutors.
  • Skilled migration, higher education and development: the Mozambique case Dossiê Ensino Superior E Circulação Internacional De Estudantes: Os Palop No Brasil E Em Portugal

    Costa, Ana Bénard da

    Abstract in Portuguese:

    A formação superior, a fuga de cérebros e o desenvolvimento constituem os temas centrais deste artigo centrado em Moçambique. Estes temas são abordados sob diferentes ângulos, de forma a captar quer as principais linhas teóricas que actualmente informam os estudos sobre essas temáticas, quer a complexidade da realidade social e das estratégias dos actores que a vivem. Desta forma apresenta-se, inicialmente, o estado da arte em relação à problemática da fuga de cérebros, relacionando-a com o aumento da mobilidade e da concorrência internacional de, e por, estudantes universitários. Conclui-se esta parte com um breve apontamento sobre aquilo que desta problemática se aferiu em relação a Moçambique. Seguidamente, e tendo por base histórias de vida de moçambicanos com formação superior que são agentes de desenvolvimento no seu país de origem, abordam-se questões que se prendem com as identidades familiares desses quadros e com os critérios de legitimação das elites em Moçambique, relacionando este último aspecto com as problemáticas do desenvolvimento e do ensino superior.

    Abstract in English:

    Higher education, brain drain and development are the main subjects of this article focused on Mozambique. They are addressed from different perspectives in order to capture the main lines that currently inform theoretical studies regarding these issues, as well as the complexity of social reality and social actors' strategies. First, the author presents the state of the art of the brain drain issue, relating it to increased mobility and international competition for university students and among them. This part of the text is concluded with some brief notes regarding information collected in Mozambique. Based on life stories of Mozambicans with university degrees and who are also development agents in their own country, the second part of this article addresses topics on these people's family identities and the criteria for the legitimacy of Mozambique's elites, relating this aspect to development and higher education.
  • Disciplinary practices in high school teaching inaugurated with the Republic in Paraná - Brazil Dossiê Ensino Superior E Circulação Internacional De Estudantes: Os Palop No Brasil E Em Portugal

    Ranzi, Serlei Maria Fischer; Silva, Maclovia Corrêa da

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, faz-se a análise do processo de criação e apropriação de práticas disciplinares no Ginásio Paranaense, no período de 1896 a 1930. A discussão tem como fundamento o poder disciplinar que se interpôs entre os sujeitos envolvidos, tanto na sala de aula quanto no recinto do estabelecimento responsável pela organização do curso secundário regular, no Estado do Paraná. Eram os membros da Congregação e o Diretor os responsáveis por interpretar e cumprir o regulamento escolar, de modo que as faltas correspondessem às penas, e estas fossem capazes de "adestrar" os "delinqüentes". As práticas disciplinares inauguradas juntamente com a República dependeram da constante regulação de sanções e competências. A contribuição desta análise foi acrescentar ferramentas à discussão existente, que explicam, no tempo, a mobilização de relações de poder instauradoras do espaço escolar como palco de vivências cotidianas.

    Abstract in English:

    This paper brings an analysis of the creation and application of disciplinary practices at an institution called Ginásio Paranaense from 1896 to 1930. The discussion has its bases on the disciplinary power interposed between the kinds of subjects involved, both in the classroom environment and and in the institution responsible for high school organization in Paraná. The members of the Congregation and the Principal were the people responsible for interpreting and accomplishing the school regiment in such a way that flaws would correspond to penalties, so that they would be able to "tame" the "delinquents". The disciplinary practices inaugurated with the Republican government depended on the constant regulation of penalties and competences. This analysis was useful in adding tools to the present discussion by explaining the mobilization of power relations which, along time, were disciplinary and characterized schools as stages for daily life experiences.
  • School Library National Program (PNBE): a diagnostic assessment Artigos

    Paiva, Jane; Berenblum, Andréa

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho apresenta, socializa e discute alguns resultados da pesquisa realizada em 2005/2006 em parceria com a Unesco, sobre o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa buscou conhecer, por meio de uma amostra estatística, as concepções de livro, leitura, escrita e biblioteca de docentes, de alunos, de diretores e de comunidades de escolas públicas brasileiras envolvidas com o recebimento de acervos individuais e coletivos, no âmbito do Programa. A investigação constituiu uma avaliação diagnóstica acerca do funcionamento do PNBE que se centra, desde 1998, principalmente, na distribuição de obras literárias às escolas públicas. O trabalho apresenta não apenas algumas conclusões relativas aos impactos produzidos nas práticas pedagógicas e educativas a partir da política oficial de distribuição de livros, mas também as diversas formas de apropriação e implementação dessa política por parte dos diversos atores da escola envolvidos.

    Abstract in English:

    This work presents, shares and discusses some of the outcomes of the research carried out in partnership with Unesco, in the years 2005/2006, focussing the School Library National Program (PNBE) developed by the Office of Basic Education (SEB), at the Brazilian Ministry of Education (MEC). By means of a statistical sample, the research attempted to reveal the teachers', the students', the school principals' and the Brazilian public school communities' representations of book, reading, writing and library. The Brazilian public schools participating in the research were those responsible for the reception of individual and group collections of books, within the scope of the Program. The investigation consisted of a diagnostic assessment focussed on the execution of the PNBE, which since 1998 has centered its activities mainly on the distribution of literary works to the public schools. The work offers a number of conclusions related to the impacts on the pedagogical and educational practices, which have been observed in connection with the official policies of book distribution, as well as the various ways in which such policies are assumed and implemented by several of the school agents involved in the process.
  • History of educational and history of philosophy: cultures put together from Hegel's conceptions of history and history writing Artigos

    Vieira, Carlos Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo visamos discutir possíveis impactos da escrita da História da Filosofia sobre a escrita da História da Educação, a partir da análise das concepções de história e de escrita da história presentes na obra de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Neste estudo Hegel é concebido como um autor que sintetizou e disseminou uma visão da história presente de forma dispersa e fragmentada na cultura historiográfica do século XIX. Ele reafirmou conceitualmente e metodologicamente as imemoriais crenças na virtuosidade e no papel edificante das idéias (Espírito), bem como produziu uma interpretação do passado, capaz de apaziguar o sentimento de dilaceramento da cultura, ao conciliar história, ontologia e lógica. Nos limites deste trabalho exploramos o potencial heurístico da tópica hegeliana, sem, contudo, pretendermos analisar empiricamente os seus efeitos na historiografia da educação brasileira.

    Abstract in English:

    This article is aimed at arguing about possible impacts of writings on the History of Philosophy on writing on the History of Education, from the analysis of Georg Wilhelm Friedrich Hegel's conceptions of history and its writing. In this study Hegel is conceived as an author who synthesized and spread a conception of history that can be seen as dispersed and fragmented in the historiographical culture of the nineteenth century. In a conceptual and methodological way, he reaffirmed the immemorial beliefs in virtuosity and the enlightening role of ideas (Spirit). He also produced an interpretation of the past which colud reduce the feeling of cultural laceration by conciliating history, ontology and logic. This paper explores the heuristic potential of the Hegelian view, though without empirically analyzing its effects on the Brazilian education historiography.
  • Education of poor families as a political trategy for assistance to children aged from 0 to 3: an analysis of the Brazilian Family Strengthening Program Artigos

    Campos, Rosânia; Campos, Roselane Fátima

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem como objetivo analisar o Programa Família Brasileira Fortalecida, patrocinado pelo Unicef e adotado pelo governo brasileiro como estratégia para ampliar a oferta de atendimento para crianças de 0 - 3 anos. Esse programa encontra-se fortemente vinculado às orientações produzidas por organismos multilaterais, tais como Unesco e Unicef, ratificadas nos diversos fóruns que reúnem governantes da América Latina e Caribe (OEA, OEI). O programa brasileiro sustenta-se em um conjunto de concepções e recomendações destinadas diretamente às famílias que passam a ser mediadoras na educação das crianças. Constatamos que, por meio desse programa, procura-se imprimir novas normas de conduta, administrando e disciplinando as práticas e as estratégias socializadoras das famílias pobres, transformando o espaço familiar em um espaço pedagogicamente orientado. O Programa visa ainda à administração da pobreza, diminuindo as disparidades sociais e à promoção de um ambiente de educabilidade familiar, considerado como essencial para o posterior sucesso escolar da criança.

    Abstract in English:

    This article aims to analyze the Brazilian Family Strengthening Program, sponsored by UNICEF and adopted by the Brazilian government as a strategy to increase assistance to children aged from 0 to 3. This program is tightly related to the guidelines provided by multilateral organizations such as UNESCO and UNICEF, ratified in the various forums that bring together leaders of Latin America and the Caribbean (OAS, OEI). The Brazilian program is based on a number of ideas and recommendations aimed directly at families who become mediators in children education. This program seeks to establish new standards of conduct, disseminating practices and socializing strategies to poor families, transforming the family environment into a pedagogically oriented space. Poverty reduction is also pursued, as well as the promotion of a favorable environment for family education, seen as essential for children's later educational success.
  • Teacher and researcher: contact in a classroom Artigos

    Chaluh, Laura Noemi

    Abstract in Portuguese:

    Estive inserida como pesquisadora em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Campinas-SP de 2003 a 2005. Opto, neste trabalho, por narrar o meu encontro em sala de aula com uma professora cujo trabalho acompanhei no ano letivo de 2004. Esta escolha está motivada por eu ter sido convidada por essa professora para participar semanalmente das suas aulas e pelas inquietações surgidas a partir do diálogo por nós estabelecido. Problematizo o lugar de uma pesquisadora quando entra na sala de aula, as expectativas da professora diante da presença da pesquisadora na sua sala e os sentidos produzidos pelos alunos com a presença de uma outra professora. A partir de uma pesquisa de orientação sócio-histórica, trago para reflexão a questão da alteridade e do diálogo, a fim de pensarmos na formação de professores e pesquisadores.

    Abstract in English:

    During the period from 2003 to 2005 I worked as a researcher in an elementary school from the Municipal Education Network of Campinas. This paper is about my contact with a teacher whose classes I attended during the school year of 2004. This choice was motivated by this teacher's invitation to participate in her classes on a weekly basis and by the doubts that arised from our dialogue. The condition of a researcher in a classroom, a teacher's expectations in the presence of a researcher in her classroom and the students' senses in the presence of another teacher are questioned. From a socio-historical research, the alterity and the dialogue issues are discussed to foster a reflection about teachers' and researchers' education.
  • Carta a Elisée Reclus Diverso E Prosa

    Bakunin,
  • Pesquisas sobre o corpo: ciências humanas e educação Leituras E Resenhas

    Fontana, Roseli Aparecida Cação
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