• Editorial Editorial

    Banks-Leite, Luci
  • Apresentação Dossiê: Entrelugares do corpo e da arte

    Strazzacappa, Márcia; Albano, Ana Angélica; Ayoub, Eliana
  • La palabra corporizada

    Porter, Luis

    Abstract in Spanish:

    La capacidad creativa está íntimamente relacionada con las formas en que el cerebro procesa y archiva el lenguaje. Las metáforas y sus etimologías son nuestras huellas del pasado, el DNA de nuestro pensamiento. La neurociencia ha hecho descubrimientos relevantes acerca de cómo funciona nuestro cerebro lingüísticamente demostrando que toda persona utiliza un registro particular determinado por la oferta de metáforas que ha acumulado a lo largo de la vida orientando los caminos de su imaginación. La idea de que los conceptos están enraizados físicamente, contrasta con la idea del racionalismo que sostiene que los conceptos son abstracciones descorporizadas, completamente separadas del sistema motor sensorial. Esta nueva forma de ver el lenguaje, abre una nueva conceptualización del cuerpo humano. Integrando los hallazgos de la ciencia con la dimensión artística de las metáforas, damos un paso adelante para estimular un pensamiento y una visión poética en la educación.

    Abstract in English:

    Creative capacity is intimately related to the ways in which the brain processes and stores language. Metaphors and their etymologies are footprints of the past, the DNA of our thoughts. Recent findings in neuroscience concerning the way in which the brain works linguistically have shown that people make use of a particular register determined by the supply of metaphors that they have accumulated throughout their lives to guide their imaginative pathways. The idea that concepts are physically rooted contrasts with the idea of rationalism, which holds the statement that concepts are bodiless abstractions, completely separate from the sensory motor system. This new way of regarding language, therefore, gives rise to a new conceptualization of the human body. By putting the findings of science and the artistic dimensions of metaphors together, we take a step toward encouraging poetic seeing and thinking in education.
  • O corpo entre a ação e a contemplação na sociedadelaboratório Dossiê: Entrelugares do corpo e da arte

    Moura, Rogério

    Abstract in Portuguese:

    Os estudos do corpo prosseguem com grande relevância para a pesquisa contemporânea em educação e arte. Atravessado por uma miríade de referências teóricas e práticas, perfurado e transfigurado a partir de uma perturbadora combinação entre natureza, sociedade, ciência e tecnologia; mergulhado num campo de tensões no qual se aproximam, se distanciam ou se sobrepõem conceitos e categorias como o sujeito, o objeto e a imagem, o corpo, que é mente incorporada e compreende um "observador livre" ao mesmo tempo, precisa ocupar um entrelugar a partir do qual seja possível resistir à perda de unidade, organicidade e integridade.

    Abstract in English:

    Studies on the body have had continuous progress lately, with great relevance for the research in education and art. Crossed by a variety of theoretical and practical references, transformed by a disturbing combination of nature, society, science and technology, submerged in a field of tensions in which concepts and categories like subject, object and image keep close, take distance and overlap, the body, which is embodied mind and carries a 'free observer' at the same time, needs to occupy a between-place, from which it would be possible to resist to its lost of unity and integrity.
  • Educação somática: limites e abrangências Dossiê: Entrelugares do corpo e da arte

    Lima, José Antonio de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo faz considerações sobre as interfaces que o recente campo da educação somática mantém com as áreas da educação, da saúde e da arte e sobre a dificuldade de estabelecer seus limites, tanto pela atuação daqueles que se denominam seus "educadores", quanto pelos profissionais que a disputam como campo de trabalho. O artigo propõe, ainda, ampliação de seu conceito, em função das premissas que a sustentam.

    Abstract in English:

    This article is about the interfaces that the young field of somatic education keeps with the areas of education, health and art. It also considers the difficulty of setting their limits, both through the performance of the so-called "educators" in the field and professionals who are trying to work as educators. The article also proposes the extension of the somatic education concept from the assumptions that support it.
  • O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo Dossiê: Entrelugares do corpo e da arte

    Domenici, Eloisa

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, destaco a sinergia entre a educação somática e a dança, como um subespaço de produção de conhecimento qualificado sobre o corpo. Considero que as práticas de educação somática possibilitaram novos caminhos de investigação e criação, alterando profundamente os modos de fazer dança, para além da clássica epistemologia mecanicista em que se pauta o treinamento corporal tradicional. Minha hipótese é de que essa zona híbrida entre arte e ciência vem desestabilizando concepções importantes, tais como memória, cognição, movimento, hábito, natureza, cultura, entre outros, produzindo importantes subsídios na direção de novas epistemologias sobre o corpo.

    Abstract in English:

    This article focuses on the collaboration between somatic education and dance as a sub-space for production of qualified knowledge on the body. It is argued that the practices of somatic education have provided new kinds of investigation and creation, making significant changes in the ways of making dance and producing new aesthetic concepts that present other ideas than the ones from the classical mechanist epistemology. Our hypothesis is that this hybrid zone between art and science has been mobilizing important conceptions, such as memory, cognition, movement, habit, nature, and culture, among others, producing an important support for new epistemologies on the body.
  • Corpo, gestos e expressão: notas sobre uma ontologia sensível em Merleau-Ponty Dossiê: Entrelugares do corpo e da arte

    Nóbrega, Terezinha Petrucia da

    Abstract in Portuguese:

    Os gestos do pintor nos retiram da paisagem comum. A disposição dos objetos, dos lugares, das cores, os contornos que compõem o quadro nos dão a ver e a pensar. O olho é aquilo que foi sensibilizado por um certo impacto do mundo, assim como a visão e o ato de ver amplificam a metafísica da carne, convocam a filosofia de Merleau-Ponty de uma fenomenologia para uma ontologia do ser bruto. Esse texto contém uma reflexão sobre corpo e estética no pensamento de Merleau-Ponty, considerando-se, sobremaneira, o ensaio A dúvida de Cézanne. Na construção dos argumentos, outras obras do filósofo são consideradas, com citações de algumas passagens que examinam questões e possibilidades para pensar o conhecimento da arte, da filosofia e, em sentido mais geral, como possibilidade para pensar a existência, a contingência e a liberdade do corpo.

    Abstract in English:

    The gestures of a painter take us away from the common view. The arrangement of objects, places, the colors, and the contours that make up a picture lead us to see and think. An eye is something that has been touched by a certain impact in the world, just as vision and sight amplify the metaphysics of the flesh and call Merleau-Ponty's philosophy from a phenomenology to an ontology of the gross human being. This text contains a reflection on the body and aesthetics in Merleau-Ponty's thought, considering, particularly, the essay Le Doute de Cézanne. The construction of arguments includes other works of the philosopher, with quotes from some passages that examine issues and possibilities of thinking about the knowledge of art, philosophy, and in more general terms, as a possibility of reflecting over existence, the contingency and freedom the body.
  • Dança, corpo e desenho: arte como sensação Dossiê: Entrelugares do corpo e da arte

    Martins, Carlos José

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho busca refletir sobre o estatuto do corpo e do movimento nas artes a partir da noção de sensação, como empregada no pensamento do filósofo francês Gilles Deleuze. Tal propósito se fará a partir do singular encontro entre os trabalhos de um pintor/desenhista e um dos mais emblemáticos bailarinos clássicos. O corpo em movimento, quando atinge o estado de dança, não se reduz a uma forma, a uma representação, nem a uma mecânica. Antes, pelo contrário, sua leveza singular afeta-nos sobremaneira. Tal afecção será tomada como fio condutor de nossa análise, tendo em vista as diferentes sensações e expressões que pode suscitar. A sensação de um corpo que dança pode expressar-se na dança em si como também no desenho. Que relações esses diferentes meios de expressão do corpo dançarino podem estabelecer entre si? Que acontecimentos singulares podem emergir nesse encontro particular? Antes que forma, linhas de força e expressão. Corpo-vibração, torrente de afectos e perceptos, constituindo sensações que diferentes meios artísticos expressam diferentemente.

    Abstract in English:

    The main aim of this paper is a reflection about the body and movement statute in arts from the French philosopher Gilles Deleuze's sensation concept. This purpose is going to arise from the singular encounter of works of a painter/drawer and one of the most emblematic classical ballet dancers ever. The body's movement while someone is dancing is much more than just form, representation or mechanics. On the contrary, its particular delicacy affects us greatly. This condition will be taken as a conducting wire of our reflection, considering the different sensations and expressions it can evoke. The sensations of a dancing body can be expressed in drawing as well as in dancing. What relations could there be between these different ways of expressing for a ballet dancer's body? What singular events could emerge from this particular encounter? Rather than form, there are vigor lines and expression, corporal vibration, torrents of affection and perception constituting sensations expressed in different artistic ways.
  • Jung and the arts Dossiê: Entrelugares do corpo e da arte

    Gaillard, Christian
  • Com a cabeça nas nuvens Dossiê: Entrelugares do corpo e da arte

    Gambini, Roberto
  • Guerrilheiros ou sacerdotes? Professores de História, consciência histórica e construção de identidades Artigos

    Pacievitch, Caroline; Cerri, Luis Fernando

    Abstract in Portuguese:

    A preparação específica para trabalhar profissionalmente com a História tem quais efeitos sobre a consciência histórica do professor? Este artigo apresenta os resultados de pesquisa de Mestrado em Educação realizada entre 2005 e 2007. Investigou-se a constituição de identidades de professores de História a partir do eixo da formação de consciência histórica, tendo como pilares de análise a relação com o conhecimento histórico, com o posicionamento político e com a relação com o transcendental (religiosidade). A fundamentação teórica repousa principalmente nos trabalhos de Rüsen e Heller. A metodologia incluiu a coleta de depoimentos, visando a produção de narrativas específicas e questionários abertos e de múltipla escolha. Os resultados apontam, entre outros aspectos, que a formação em História conduz a um padrão de produção de sentido histórico concentrado nas formas genética e crítica, mas também que a trajetória de vida é o principal fator de variação individual nesses padrões.

    Abstract in English:

    What are the effects of a teacher's specific preparation for professionally working with history on his/her historical consciousness? This paper presents the results of research developed at the Pos-Graduation Program in Education, between 2005 and 2007. The constitution of history teachers' identities was investigated from the axle of historical consciousness building. The basis for investigation was the relationship with historical knowledge, with political stands and with religiousness. The theoretical foundations were drawn from the works of Rüsen and Heller. The methodology involved the collection of oral or written depositions aiming at the production of specific narratives destined to survey historical consciousness characteristics, as well as open and multiple-choice questionnaires. The results indicate that, among other data, education in history leads to historical meaning production patterns concentrated on the genetic and critical modes, but also that a subject's life story is the main individual variation factor for those patterns.
  • Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração Artigos

    Mantovani, Daielly Melina Nassif; Viana, Adriana Backx Noronha; Gouvêa, Maria Aparecida

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso.

    Abstract in English:

    This paper aims to analyze the use of forum discussion as a tool in the teaching of statistics applied to administration. In the study of a forum occurred in a hybrid discipline, the students were supposed to discuss a case study that they should solve (a new business viability research). Most students participated in the activity, probably due to its obligatory nature. Most messages posted were considered relevant, correct and adequate, characterizing the debates. There was, however, a lot of repetition, probably due to the great number of students interacting and to the high level of participation on the last day of the forum. There was little access to the forum after the last day of the interaction, which means that the content developed was not very much used as a research source. In general terms, this experience was successful, indicating that forums can really be used as a pedagogical strategy in the teaching of statistics if there is careful planning.
  • Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença Artigos

    Chaluh, Laura Noemi

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo trata da constituição de um grupo de formação composto por professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior do Estado de São Paulo. O grupo redefiniu a prática do reforço instituída na escola e assumiu a corresponsabilidade pela aprendizagem dos alunos dessas séries que precisavam de outros tempos para aprender. Esse fato potencializou o empenho conjunto das professoras ao promover um trabalho coletivo para acolher todas as crianças. A dimensão coletiva apareceu quando o grupo, perante os conflitos vividos a partir da prática escolar, tomou consciência deles e definiu objetivos e ações que possibilitaram aos seus alunos aprender. Explicita-se que desenvolver um trabalho coletivo não implica o apagamento das diferenças e considera-se que, com elas, é possível haver coincidência dos objetivos pelos quais os participantes de um grupo trabalham.

    Abstract in English:

    This article deals with the establishment of an educational group of teachers who work with early grades of primary education in a municipal school in the state of São Paulo. The group redefined the established practice of make-up classes established in the school and assumed the co-responsibility for the learning of those children who needed extra time for learning. This fact encouraged teachers to work together to promote a collective effort to help all children. The collective dimension appeared when teachers, aware of the conflicts experienced in school practice, defined objectives and actions that enabled students' learning. We explicit that the development of collective work does not imply the absence of differences and consider that it is possible to agree on the objectives that the group's participants work for, in spite of the differences.
  • Escola, Orkut e juventude conectados: falar, exibir, espionar e disciplinar Artigos

    Sales, Shirlei Rezende; Paraíso, Marlucy Alves

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo analisa as subjetividades juvenis demandadas pelo discurso de algumas comunidades do Orkut (site de relacionamentos) que tratam da escola. Trabalha com conceitos dos Estudos Culturais como cultura juvenil; dos estudos de Michel Foucault como poder disciplinar, subjetivação; e do pós-panoptismo e sinoptismo. A participação em comunidades do Orkut é aqui compreendida como uma estratégia que leva a juventude a escrever sobre si. Por um lado, a maquinaria do Orkut funciona como uma espécie de dispositivo panóptico, por meio do acionamento de técnicas de visibilização e disciplinamento da juventude. Por outro lado, lança mão das relações de poder pós-panópticas no processo de produção das subjetividades. O argumento desenvolvido é de que os discursos das comunidades são heterogêneos e as relações de poder estabelecidas demandam certas subjetividades e produzem efeitos de verdade que atuam no sentido de divulgar a escolarização como vinculada à garantia de um futuro de sucesso.

    Abstract in English:

    This article analyzes the youth subjectivities demanded for the discourse of some Orkut communities related to school. It brings an analysis of Cultural Studies concepts, such as youth culture, and concepts from Michel Foucault's studies, such as disciplinary power, subjectivation, pos-panopticon and sinoptism. The participation in Orkut communities here is understood as a strategy that leads youngsters to write about themselves. For one hand, the Orkut machinery works as a sort of panoptical device, through the activation of youth visualization and disciplinary techniques. On the other hand, Orkut uses the post-panoptical power relationships in the process of subjectivity production. The developed argument is that the communities' discourses are heterogeneous and the power relationships established take certain subjectivities and produce some truth effects that end up legitimizing education as related to the guarantee of successful future life.
  • Maxine Greene: apresentação Diverso e Prosa

    Dias, Marina Célia Moraes
  • A arte e a busca por justiça social Diverso e Prosa

    Greene, Maxine
  • Por uma Antropologia da Educação no Brasil Leituras e Resenhas

    Gusmão, Neusa Maria Mendes de
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