• Editorial

    Banks-Leite, Luci
  • Apresentação Dossiê Interlocução possível: arte e ciência da pequena infância

    Gobbi, Marcia; Richter, Sandra
  • As di-versões visíveis das imagens infantis Dossiê Interlocução possível: arte e ciência da pequena infância

    Staccioli, Gianfranco

    Abstract in Portuguese:

    No presente artigo desenvolvem-se análises sobre a complexidade da representação gráfica pelas crianças, em especial as pequenas. Os desenhos de meninos e meninas são abordados em sua riqueza como metáforas visuais que propõem a curiosidade, a indagação, diferentes formas de compreensão e relação com os traçados, com suas cores e formas. Consideram-se diferentes elementos que, entrelaçados, dão a conhecer os meninos e meninas desenhistas e seus desenhos de modo abrangente. Propõe a todos que entrem em contato com os desenhos que não pr ocurem respostas apressadas, mas que diante deles, é preciso pensar, num tempo mais lento em que a reflexão e o estar junto sejam contemplados.

    Abstract in English:

    In the present article analyses are carried out regarding the complex graphic representations made by children, especially the small ones. The boys and girls' drawings are analysed in their richness as visual metaphors which propose curiosity, questioning, different ways of understanding and the relationship with the traces and their colors and shapes. Distinct elements are considered which, intertwinned, reveal the young designers and their drawings comprehensively. It proposes all the ones who are in contact with the drawings not to look for fast answers, but faced by them to think, more slowly, for the reflection and this closeness to be contemplated.
  • A arte na formação de professores de crianças de todas as idades: o teatro é um conto vivo Dossiê Interlocução possível: arte e ciência da pequena infância

    Frabbetti, Roberto

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo aborda a formação teatral de professores e professoras de crianças. A partir de experiências da companhia de teatro La Baracca para a Secretaria de Educação da Prefeitura de Bolonha, o texto apresenta as oportunidades que o teatro pode oferecer, para que adultos e crianças, mesmo aquelas muito pequenas, possam se encontrar. Trata ainda de aspectos da história do La Baracca, mostrando alguns dos desafios e procedimentos para pesquisar e formar docentes de educação infantil em creches e pré-escolas italianas. A atuação e as instigantes relações entre docentes e crianças tão pequenas têm se mostrado um espaço em fecunda discussão.

    Abstract in English:

    This article covers the female and male teachers' training in theatre. Based on experiences of the La Baracca theatre company, to the Department of Education of the City Council from Bologne, it presents opportunities that can be offered by theatre for adults and children, even the very young ones, to meet. It also deals with the history of the La Baracca company, and shows some of the challenges and procedures to carry out researches and train day care center and kindergarten teachers. The work and the thought-provoking relationships between teachers and very young boys and girls promote very fertile discussions.
  • Histórias são naus que cruzam fronteiras Dossiê Interlocução possível: arte e ciência da pequena infância

    Manferrari, Marina

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo é uma reflexão sobre a paixão pela literatura e a infancia. Apresenta a preocupação com a necessidade de ler, contar e escutar histórias que são abordadas aqui como experiências profundas e fundamentais para os seres humanos, experiencias quase únicas. Para as professoras e professores, entre tantas tarefas a serem realizadas com as crianças, encontra-se também aquela de propiciar um encontro feliz entre as crianças e os livros e, de forma mais geral, entre as crianças e o mundo das histórias; e sobre a responsabilidade e consciência de serem, para as crianças pequenas, narradores e narradoras, leitores e leitoras. A narrativa é mostrada como um espaço privilegiado de convívio, relação e experiências entre meninos e meninas, leitores ou não, e os adultos e adultas que com elas se encontram.

    Abstract in English:

    This article is a reflection on the passion for literature and childhood. It presents the concerns regarding the need to read, tell stories and listen to them, which are here mentioned as deep and essential experiences for the human beings -almost unique experiences. Among so many tasks to be accomplished by the female and male teachers with children, there is the one which is to create a happy encounter between children and books and, more generally, between the children and the world of stories; and also to be aware of the responsibility of always being, to the young children, female and male narrators and readers, being the narrative a privileged space for interaction, relationships and shared experiences between boys and girls, readers or not, and the adults who encounter with them.
  • Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas Dossiê Interlocução possível: arte e ciência da pequena infância

    Ambrogi, Ingrid Hötte

    Abstract in Portuguese:

    Pensar a ação docente requer analisar as condições objetivas nas quais elas ocorrem. O espaço das instituições escolares é um dos elementos de sustentação da práxis pedagógica e sua organização indica inúmeros elementos, tais como: coerência teórica e prática, condições objetivas para efetivar as propostas em relação ao número de crianças e o projeto pedagógico, entre outros. Portanto, quando se propõe a utilização de linguagens artísticas, os resultados das explorações infantis vinculam-se à organização dos espaços em relação ao projeto a ser efetivado. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May e Ana Mae Barbosa são alguns dos autores que dão sustentação teórica para nossas reflexões e indicam que a preparação do espaço vinculado à proposta para a ação das crianças potencializa seu processo de experimentação de troca e gera satisfação diante de suas criações.

    Abstract in English:

    Taking the teaching attitude into consideration requires an analysis of the objective conditions in which it occurs. The space is are one of the elements which sustain the pedagogical praxis and their organization indicates several elements, such as theoretical and practical coherence, objective conditions to foster the proposals as to the number of children and the pedagogical project, among others. Therefore, when we propose the use of artistic languages, the result of the children's projects is linked to the organization of the spaces in which these projects are performed. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May, Ana Mae Barbosa are some of the authors who give us the theoretical framework for our reflections and point out that the preparation of the places for the children's action enhances their process for experimenting exchanges and generates satisfaction to these children towards their creations.
  • Imaginação: arte e ciência na infância Dossiê Interlocução possível: arte e ciência da pequena infância

    Girardello, Gilka

    Abstract in Portuguese:

    O artigo faz uma breve discussão conceitual sobre a relação entre imaginação e infância, apontando alguns fatores considerados favoráveis à imaginação infantil: a arte, o tempo, a natureza, a mediação adulta e a narrativa. Investigam-se os processos infantis de criação de hipóteses diante dos fenômenos do mundo, destacando o papel que neles desempenham a curiosidade e a partilha narrativa. Examinam-se aspectos da vida imaginativa infantil, especialmente em contextos pedagógicos, explorando possibilidades de ação educativa - com ênfase para a narração oral - que integrem diferentes áreas do conhecimento de forma não dualista e que promovam a abertura de caminhos para a descoberta.

    Abstract in English:

    This article conducts a brief conceptual discussion about the relationship between imagination and childhood, indicating factors considered favourable to children's imagination: the arts, time, nature, adult mediation and narrative. Processes children use to create hypotheses concerning worldly phenomena are investigated, highlighting the role of curiosity and narrative sharing. Aspects of children's imaginative lives are examined, especially in pedagogical contexts, exploring opportunities for educational action - with an emphasis on oral narratives - which integrate different fields of knowledge in a non-dualist way and promote the opening of paths to discovery.
  • Poesia e infância: o corpo em viva voz Dossiê Interlocução possível: arte e ciência da pequena infância

    Fronckowiak, Ângela

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo busco problematizar a possibilidade desafiadora, colocada à escola da infância, de perceber o vínculo da leitura de poemas com sua potência enquanto experiência poética que pode ser conquistada em viva voz por um corpo que sente. No momento em que, no cenário educacional brasileiro, discute-se o currículo das escolas de Educação Infantil, o texto defende, a partir dos aportes teóricos da imaginação criadora em Gaston Bachelard; da pedagogia poética em Georges Jean; da performance vocal em Paul Zumthor; e da experiência em Walter Benjamin, a abordagem da literatura não como área do conhecimento ou campo disciplinar, mas como linguagem que emerge da corporeidade.

    Abstract in English:

    This article seeks to discuss the challenging possibility, placed to the childhood school, of perceiving the bond of the poems reading with its strength as a poetic experience that can be conquered in live voice by a body that feels. At the moment in which, at the Brazilian educational scenario, the organization of the elementary schools curriculum has been discussed, the text defends, based onthe theoretical framework of Gaston Bachelard's creative imagination; on the poetic pedagogy in Georges Jean; on Paul Zumthor's vocal performance and on Walter Benjamin's experience, the approach to literature not as a knowledge area or a subject matter, but as language that emerges from corporeality.
  • Condições de emergência do sindicalismo docente: Conditions for the emergence of teachers' labor unions Artigos

    Rosso, Sadi Dal; Cruz, Hélvia Leite; Rêses, Erlando da Silva

    Abstract in Portuguese:

    O surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica.

    Abstract in English:

    This article deals with the emergence of elementary school teachers' labor unions. Two case studies are analyzed, São Paulo and Rio de Janeiro. The aim of this paper is to understand why teachers' unions were created decades after the emergence of working class unions. The creation of labor unions by the social group in question requires objective and subjective conditions. Our hypothesis is that, besides the objective conditions, rising worker's awareness is also essential for the emergence of any type of union organization, particularly teachers' labor unions.
  • Das escolhas que fiz: implicações etnográficas na pesquisa com crianças Artigos

    Wenetz, Ileana

    Abstract in Portuguese:

    A partir de pesquisar gênero e sexualidade nas brincadeiras do recreio escolar, procuro descrever o processo de inserção como pesquisadora numa escola pública, narrando as diferentes decisões tomadas que permitiram refletir sobre um olhar de uma estrangeira num contexto brasileiro. Realizei uma etnografia em duas turmas: uma segunda e uma terceira série do Ensino Fundamental. Nesses grupos, realizei observações em diferentes momentos do quotidiano escolar, particularmente o recreio, e entrevistas com crianças. Os resultados das escolhas metodológicas permitiram um maior aprofundamento dos significados que as crianças atribuem ao seu dia a dia e do fazer do etnógrafo, além da observação de que, no espaço do recreio, dentre outros momentos na escola, acontecem aprendizagens tidas como não oficiais e não intencionais, através das quais, crianças aprendem a ser meninos e a ser meninas.

    Abstract in English:

    From a survey on gender and sexuality in games played at the school playground during the break, I try to describe the process of inclusion as a researcher in a public school, narrating the various taken decisions that allowed reflection from the point of view of a foreigner in a Brazilian context. I carried out an ethnographic work in groups from the first to the fourth grade, focusing on a second and a third grade groups from the elementary school. In these groups, observations were made at different times of the daily school life, particularly during the school break at the playground and in interviews with the children. The results of the methodological choices permitted a further investigation on the meanings children give to their daily routine and on the ethnographer's task, besides allowing the observation that at the recreation area during the school break non-official and non-intentional learning occurs through which, among other moments in school, children learn how to behave as boys or girls.
  • Alfabetização, saneamento e regeneração nas iniciativas de difusão da escola primária em São Paulo Artigos

    Rocha, Heloísa Helena Pimenta

    Abstract in Portuguese:

    No âmbito das intervenções desenhadas, a partir da década de 1920, a educação e a saúde passaram a configurar-se como pilares da obra de redenção do povo da suposta ignorância e da doença e, na mesma medida, da obra de regeneração da nação. Este artigo analisa o projeto de educação higiênica por meio do qual se buscou incutir nas crianças um conjunto de hábitos articulados em torno do objetivo de formação de um ideal de homem forte, saudável, produtivo e ordeiro. Recortam-se iniciativas capitaneadas pelos grupos investidos nos altos cargos da instrução pública em São Paulo, atentando para as leituras que fazem dos problemas sociais, o lugar que conferem à educação e à saúde em seus diagnósticos e nas propostas que formulam. Tomam-se como fontes manuais escolares de higiene produzidos para a escola primária, procurando apreender as marcas desse projeto, por intermédio de uma interrogação que visa flagrar as prescrições higiênicas, em suas articulações com as imagens que esses impressos põem em circulação.

    Abstract in English:

    In the context of the interventions designed since the 1920s, education and health have been shaped up as pillars of the work of redeeming the Brazilian population from the supposed ignorance and disease, and thus regenerating the nation. This paper examines the hygienic education project, which sought to instill in children a set of habits articulated around the goal of forming an ideal of man who would be strong, healthy, productive and disciplined This study analyzes these initiatives led by the public education policy and decision makers from the state of Sao Paulo, considering their understanding of the social issues and the place assigned to education and health in their diagnoses, proposals and policies. For such, this study used the hygiene textbooks produced for the elementary school as references, seeking to grasp and question the hygienic prescriptions made by the policy makers in connection with the images these printed materials proposed.
  • O processo de significação da política de integração curricular em Niterói, RJ Artigos

    Matheus, Danielle dos Santos; Lopes, Alice Casimiro

    Abstract in Portuguese:

    Com base na abordagem do ciclo de políticas de Ball e na teoria do discurso de Laclau, analisamos a política curricular da rede municipal de Niterói (RJ) no triênio 2005 - 2008, focando o processo de significação da proposta de integração curricular e as articulações e as disputas travadas entre o contexto de produção de textos e o contexto da prática. Analisando os sentidos em jogo, destacamos duas concepções particulares de currículo integrado: uma que visa a fomentar o diálogo entre as disciplinas escolares e outra que se constitui como forma de superação da disciplinarização. Integração curricular e interdisciplinaridade são significantes flutuantes que, apesar de defendidos em ambos os contextos, assumem sentidos distintos e em consonância com as demandas apresentadas pelos grupos que, diante das articulações políticas, buscam hegemonizar o que vem sendo significado como integração curricular.

    Abstract in English:

    Based on the perspective of Ball's policies cycle and on Laclau's discourse theory, we analyzed the curriculum policy of the municipal school system of Niterói (RJ) in the three-year period 2005 - 2008, focusing on the meaning of the curricular integration proposal and the articulations and disputes between the context of text production and the context of practice. We noted two particular meanings of integrated curriculum in dispute: one that aims to foster dialogue among school subjects and another that is trying to prevail over the school subjects. In both, the senses of curricular integration and interdisciplinarity are fluctuating, according to the demands in play and in view of the political articulations. Accordingly, the social groups are trying to hegemonize a given meaning of curricular integration.
  • O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância Artigos

    Abreu-e-Lima, Denise Martins de; Alves, Mario Nunes

    Abstract in Portuguese:

    Considerando o crescimento da Educação a Distância no contexto brasileiro; o ingresso de um novo profissional da educação - o tutor - na equipe pedagógica; e a importância de sua interação com os alunos, este artigo tem como objetivos revisar algumas definições de feedback encontradas na literatura, descrever os modelos de feedback adotados nos cursos de EaD ministrados em uma universidade federal brasileira, apresentar as orientações dadas nos cursos de formação de tutores realizados pela instituição e discutir o papel da linguagem nos processos de feedback. De acordo com a discussão feita, são apontadas as principais diretrizes para a utilização de feedback em ambientes virtuais.

    Abstract in English:

    Taking into consideration the growth of Distance Education field in the Brazilian educational context, the new roles of teaching such as the tutor in the teaching team, this paper aims to review some definitions of feedback found in current literature as well as to point out the models of feedback adopted at Distance Education programs offered by a Brazilian Federal University. It also aims to present the guidelines given to online tutors engaged in the courses offered by these institutional programs and to discuss the role of language in the feedback process. According with the present discussion, some guidelines to the use of feedback in online environment are given.
  • Apresentação: cultura como meta John Dewey Diverso e Prosa

    Kishimoto, Tizuko Morchida
  • Família e vida privada nas carreiras de professoras do secundário na França Leituras e Resenhas

    Moschkovich, Marília Barbara Fernandes Garcia
  • Tom e Jack. as vidas entrelaçadas de Thomas Hart Benton e Jackson Pollock Leituras e Resenhas

    Magalhães, Roberto Carvalho de
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