Acessibilidade / Reportar erro
Pro-Posições, Volume: 23, Número: 3, Publicado: 2012
  • Editorial Editorial

    Banks-Leite, Luci
  • Apresentação do dossiê Manuais escolares: múltiplas facetas de um objeto cultural Dossiê "manuais Escolares: Múltiplas Facetas De Um Objeto Cultural"

    Rocha, Heloísa Helena Pimenta; Somoza, Miguel
  • El manual como texto

    Benito, Agustín Escolano

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo aborda la cuestión de la identidad del libro escolar como un género textual específico en el contexto de la manualística clásica y moderna, contextualizando los análisis en el marco de la cultura de la escuela tradicional y en la era de la revolución digital y bajo una perspectiva historiográfica y teórica. También plantea el nacimiento y primeros desarrollos de la manualística como campo intelectual y académico y sus contribuciones a la definición de la identidad del libro escolar.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the question of identifying a coursebook as a specific text genre in the context of the classical and modern manualistics, situating the analysis within the traditional school culture and the digital revolution era, under a historical and theoretical perspective. It also covers the birth and initial development of manualistics as an intelectual and academic field and its contributions to the definition of the schoolbook identity.
  • O livro didático como mercadoria Dossiê "manuais Escolares: Múltiplas Facetas De Um Objeto Cultural"

    Munakata, Kazumi

    Resumo em Português:

    Para Marx, a mercadoria é a principal categoria para o entendimento do capitalismo. Mediadora das relações sociais, ela é, antes, uma coisa que serve para realizar as necessidades do ser humano. Num regime baseado na troca, o valor de uso da mercadoria, que se refere à sua utilidade para satisfazer essas necessidades, aparece também como suporte material do valor de troca, pelo qual as mercadorias são trocadas no mercado. Com o livro didático não é diferente. Como valor de uso, satisfaz as necessidades de certa expectativa dita educacional, mas, para realizar a satisfação dessas necessidades, subordina-se ao valor de troca e às suas determinações. O presente artigo busca traçar historicamente essa duplicidade do livro didático, com ênfase na sua configuração no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    For Marx, commodity is the main category for understanding capitalism. Mediator of social relations, it is rather a thing that serves to satisfy some human needs. In a system based on the exchange, the use-value of the commodity, which refers to its usefulness to satisfy those needs, also appears as a material support for the exchange value whereby commodities are exchanged in the market. The textbook is not different. As use-value, it satisfies the needs of some educational expectations, but in order to meet those needs it is subordinated to the exchange-value and its determinations. This article examines historically the twofold character of the textbook, with emphasis on its configuration in Brazil.
  • Os manuais escolares, mídia de massa e suporte de representações sociais: o exemplo da Guerra Fria nos manuais franceses de História Dossiê "manuais Escolares: Múltiplas Facetas De Um Objeto Cultural"

    Morand, Brigitte

    Resumo em Português:

    O manual escolar se constitui em um objeto cultural complexo e é, de fato, um significativo suporte de representações sociais. Sua elaboração se dá no cruzamento de lógicas institucionais, científicas, didáticas e editoriais. Este artigo tem como tema central as representações da Guerra Fria nos manuais escolares franceses de história e geografia, utilizados no ensino secundário entre os anos de 1959 a 2006, e foi desenvolvido a partir de um método que mescla abordagens quantitativas e qualitativas. Em nosso estudo, pudemos constatar que os manuais são cada vez mais ilustrados, e as imagens, assim como o texto que estrutura a lição, propõem uma narrativa articulada em torno da noção central de "partilha do mundo", na qual se encarnam os personagens, os acontecimentos, mas também as noções e os conceitos históricos. Essas imagens, fartamente divulgadas, funcionam igualmente em rede, uma vez que, na imprensa escrita quotidiana, veiculam muito mais uma memória coletiva do que um saber histórico.

    Resumo em Inglês:

    A textbook is a complex object at crossroad of different approaches, institutional, scientific, didactical, editorial, which all take part in its conception. In fact, the texbook is genuine bedrock for social representations that can be scrutinized using quantitative and qualitative methods. This paper analyses the representations of the Cold war in French history and geography textbooks for secondary education, published from 1959 to 2006. We show that textbooks are more and more illustrated through years. The pictures, as well as the texts of the lesson, provide a narrative based on the central notion of "the division of the World" embodies in characters, events and historical concepts as well. These pictures act as a network, exactly as they do in the daily press, and therefore they convey a collective memory rather than a historical knowledge.
  • A retórica da infelicidade: laço social e leitura em livros escolares do cânone republicano Dossiê "manuais Escolares: Múltiplas Facetas De Um Objeto Cultural"

    Batista, Antônio Augusto Gomes

    Resumo em Português:

    Este artigo tem dois principais objetivos. Em primeiro lugar, ele é animado pelo interesse em chamar a atenção de pesquisadores para tópico pouco estudado pela pesquisa brasileira sobre o cânone republicano para a escola elementar: a presença de textos sobre a morte, a contingência, a tristeza, o que aqui designo "retórica da infelicidade". Em segundo lugar, o artigo é animado pelo objetivo de descrever os procedimentos retórico-discursivos que sustentam a abordagem dessa temática e para isso analisa um texto pertencente ao códice republicano. Essa análise permitirá, nas conclusões do trabalho, esboçar diretrizes teórico-metodológicas para o estudo do poder formativo dos textos escolares.

    Resumo em Inglês:

    This article has two main objectives. The first is to call researchers' attention to a subject that is very little studied in Brazil regarding the Republican canon in elementary schools: the presence of texts about death, contingency and sadness- what I call here "rhetoric of unhappiness." The second objective is to describe the rhetorical-discursive procedures used to support discussions of these themes through the analysis of a text from the Republican codex. In the conclusion of this paper this analysis allows for an outline of theoretical and methodological guidelines for studying the formative power of school textbooks.
  • Historia de las disciplinas, profesionalización docente y formación de profesores: el caso español

    Viñao, Antonio

    Resumo em Espanhol:

    Este texto pretende analizar, a partir del caso español, las relaciones existentes entre la historia de las disciplinas (y, dentro de ella, de los manuales escolares), el proceso de profesionalización docente y la formación de profesores. Primero se exponen las causas que explican la ausencia legal, en el caso español, de la historia de las disciplinas en la formación de profesores, así como algunas iniciativas aisladas en relación con este tema. Seguidamente se da cuenta de algunos aspectos o cuestiones en los que fundamentar la presencia de la historia de las disciplinas en la formación de profesores, en especial de la necesidad de insertar los estudios sobre la manualística escolar en el ámbito, más amplio, de dicha historia. Por último, se exponen algunos conceptos e ideas clave para estructurar la historia de las disciplinas.

    Resumo em Inglês:

    This text tries to analyze, through a Spanish case, the relationships existing among the history of school subjects (and, inside it, the history of textbooks), the process of the professionalization of teaching and teachers' training. First, the causes explaining the legal absence, in Spanish, of the history of school subjects in teachers' training, as well as some isolated initiatives on this theme are presented. Then, some aspects and issues are dealt with in order to justify the presence of the history of school subjects in teachers' training, especially the need to include the analysis of textbooks in the wider field of such history. Finally, some key concepts and ideas with the aim of shaping the history of the school subjects are also presented.
  • A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica Artigos

    Fasanello, Marina Tarnowski; Porto, Marcelo Firpo de Souza

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo discutir a relevância da arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte e expressão enquanto prática pedagógica desencadeadora de processos criativos e de autoconhecimento no âmbito da educação básica. O artigo está organizado em duas partes: a primeira aborda as bases conceituais da arte-educação e da arte de contar histórias; e a segunda relata experiências profissionais de um dos autores, desenvolvidas entre 1998 e 2006, no âmbito da chamada "Oficina Escola de Arte Granada", envolvendo atividades complementares à escola com alunos e professores de escolas públicas no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Tais experiências reforçam a importância de buscar alternativas pedagógicas para o desenvolvimento de escolas criativas e transformadoras da realidade, que estimulem alunos mais autônomos e futuros cidadãos.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the relevance of the art of storytelling integrated to other art languages and expressions As a teaching practice which can promote creative and self-knowledge processes in the context of basic education. The article is organized in two parts: firstly we approach the conceptual bases of art-education and the art of storytelling; secondly we explain some professional experiences developed by one of the authors between 1998 and 2006 related to the "Granada School of Art", an educational organization dedicated to art education and storytelling, involving complementary activities to formal education with students and teachers from public schools in the municipality of Nova Friburgo, Rio de Janeiro State. Such experiences reinforce the importance of looking for pedagogic alternatives to the development of creative and engaged schools that generate autonomy and citizenship among students.
  • Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno Artigos

    Pagni, Pedro Angelo

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda as relações entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor Adorno. A partir da reflexão elaborada pelo frankfurtiano acerca da relação entre teoria e práxis, procuramos compreender o papel político conferido às suas concepções de filosofia e de formação humana e discutir os seus limites e possibilidades no presente. Para tanto, elegemos como objeto de análise as conferências pronunciadas pelo autor e os artigos que escreveu sobre o assunto, entre 1959 e 1969, com o objetivo de recuperar os possíveis nexos teóricos entre filosofia e educação em sua obra e o significado que seu pensamento crítico e sua concepção de educação política assumiram nesse contexto; e de discutir sua eventual atualidade. Pretendemos, assim, reconstituir a reflexão de Adorno sobre o tema, compreendendo o seu significado em seu projeto filosófico, de modo a vislumbrar a face filosófica educacional de seu pensamento crítico.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the relationship between philosophy and education in Theodor Adorno's ideas. From the reflection about the relation between theory and praxis in his thoughts, we seek to understand the political role within his conceptions of philosophy and human formation and discuss limits and possibilities in the present. To this end, we selected for our object of analysis the conferences given by the author and articles he wrote on the subject, between 1959 and 1969, so as to recover the possible nexus between philosophy and theoretical education in his work, the meaning that his critical thinking and his conception of political education has taken in this context and to discuss how relevant this is nowadays. We therefore intend to reconstitute Adorno's reflection on the topicand understand its meaning in his philosophical project in order to see the educational philosophical aspect in his critical thinking.
  • Mapas, dança, desenhos: a cartografia como método de pesquisa em educação Artigos

    Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de; Paraíso, Marlucy Alves

    Resumo em Português:

    Escutar o universo filosófico de Gilles Deleuze e sua parceria com Félix Guattari e registrar possibilidades da cartografia como método de pesquisa em educação são os objetivos centrais deste artigo. É no trabalho sobre as linhas, no qual estão em jogo as metamorfoses da vida, que a cartografia se faz. A cartografia assume-se implicada na criação e na invenção, ao pensar uma pesquisa das multiplicidades que faz gerar multiplicidades. Traçar linhas, mapear territórios, acompanhar movimentos de desterritorialização, promover rotas de escape são alguns dos procedimentos que este estudo pretende registrar como possibilidades de pesquisar em educação. Discutindo a produtividade dessa coreografia do desassossego, esboçamos quatro movimentos que denominamos: olhares-ciganos, noite de núpcias, pintar um quadro, linhas bailarinas.

    Resumo em Inglês:

    Listening to Gilles Deleuze's philosophical universe and his partnership with Félix Guattari and recording cartography possibilities as a research method in education are the main aims of this article. It is in the work on the lines, where the metamorphosis of life is at stake, that cartography is done. Cartography is related to creation and invention when thinking of a research on the multiplicities that generate multiplicities. Drawing lines, mapping territories, monitoring movements of desterritorialization, and promoting escape routes are some of the procedures that this study intends to register as research opportunities in education. By discussing the productivity of the choreography of the unrest, we have outlined four movements which we called: gypsy looks, wedding night, paint a picture, lines dancers.
  • Corporeidade: o legado de Marcel Mauss e Maurice Merleau-Ponty Artigos

    Daolio, Jocimar; Rigoni, Ana Carolina Capellini; Roble, Odilon José

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é realizar um diálogo entre as contribuições de Marcel Mauss e Maurice Merleau-Ponty, no que diz respeito às reflexões elaboradas por ambos sobre o corpo e a corporeidade. Embora a base teórica do primeiro seja a antropologia e a do segundo, a fenomenologia, ambos se preocuparam em superar a famosa dicotomia inaugurada por Descartes entre pensamento e matéria. O texto busca, além de apontar as aproximações teóricas dos dois autores, mostrar a possibilidade de diálogo entre suas concepções. Procuramos demonstrar que o diálogo entre os autores é possível não só por suas diferenças, mas também por suas semelhanças. Para isso, trazemos algumas contribuições de estudiosos e pesquisadores que, baseados nos autores trabalhados ou em ideias semelhantes, objetivam ampliar a discussão sobre corpo e corporeidade na sociedade contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to make a dialogue between Marcel Mauss and Maurice Merleau-Ponty's contributions in respect to the reflections produced by both of them about body and corporeity. Although the theoretical basis for the first one is anthropology and for the second, phenomenology, both of them were concerned about overcoming the famous dichotomy inaugurated by Descartes between thinking and matter. The text seeks, while pointing out the theoretical approaches from both authors, to show the possibility of dialogue between their views. Our intention was to show that the dialogue between the authors is possible not only by their differences, but also by their similarities. To do so, we bring some contributions from scholars and researchers who, based on the studied authors or on similar ideas, seek to amplify the discussion about body and corporeity in contemporary society.
  • Repercussões satíricas dos processos de escolarização do social nas ondas do rádio (1930-1940) Artigos

    Salvadori, Maria Angela Borges

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa repercussões satíricas dos processos de escolarização do social no Brasil, presentes em antigos programas humorísticos de rádio, que, geralmente organizados pelo diálogo entre um professor e seus alunos, foram simultaneamente grandes sucessos em termos de audiência e alvos de uma crítica sistemática por parte daqueles que defendiam a radiodifusão como instrumento de divulgação da "verdadeira" cultura. Por meio do uso de fontes sonoras e impressas, objetiva compreender as razões do sucesso do gênero e, neste percurso, identificar as críticas à escola, à educação e seus sujeitos, que, jocosamente, veicularam, explicitadas em conflitos entre sonoras tradições populares e saberes escolares.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes satirical repercussions of the social schooling processes in Brazil found in old radio comedies which, usually built around the dialogue between a teacher and his or her students, were, on the one hand, huge audience successes and, on the other hand, subjected to systematic criticism from those who believed that radio broadcasting should be used as an instrument to disseminate the "true" culture. Through the use of sound and print records, the text seeks to understand the reasons behind the success of this genre and, in so doing, to identify the criticisms that these programs directed through humor at the school, at education and its agents, which were brought forward in conflicts between sonorous popular traditions and school knowledge.
  • Jean-Jacques Rousseau: uma dupla comemoração Diverso E Prosa

    Gallo, Sílvio
  • Carta CLXIV a um jovem Diverso E Prosa

  • Clássicos da educação brasileira Leituras E Resenhas

    Leon, Adriana Duarte
  • Os bebês entre eles: afinal, há interação? Leituras E Resenhas

    Lima, Anna Paula Rolim de
  • A educação permanente segundo Henri Desroche Nota De Leitura

    Thiollent, Michel
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br