• EDITORIAL Editorial

    Almeida, Ana Maria Fonseca de
  • Apresentação do dossiê: o olhar da pesquisa em educação sobre o lugar e o papel dos saberes escolares disciplinares nas práticas docentes de professores e futuros professores: consequências para o ensino e para a formação docente Dossiê " Entre Saberes e Práticas Docentes"

    Araújo-Oliveira, Anderson
  • As representações quanto ao lugar dos saberes na educação histórica, manifestadas durante o debate em torno do novo currículo de História no Quebec (2006-2010) Dossiê " Entre Saberes e Práticas Docentes"

    Boutonnet, Vincent; Cardin, Jean-François; Éthier, Marc-André

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo analisa o discurso de diferentes atores no momento do debate sobre o novo currículo de História nacional no Quebec de 2006 a 2010. Duas posições opostas quanto ao lugar do saber histórico e sua construção são identificadas: uma visa ao desenvolvimento de habilidades intelectuais associadas ao pensamento histórico; a outra enfatiza a transmissão e a memorização de uma trama narrativa rígida.

    Abstract in French:

    Cet article analyse le discours de différents intervenants lors du débat concernant le nouveau programme d'histoire nationale au Québec de 2006 à 2010. Deux positions opposées quant à la place du savoir historique et sa construction sont identifiées : l'une vise le développement d'habiletés intellectuelles associées à la pensée historique; l'autre met l'accent sur la transmission et la mémorisation d'une trame narrative fixe.

    Abstract in English:

    This article analyzes different actors' discourses during the debate on the new national History curriculum in Quebec, held from 2006 to 2010. Two opposite positions regarding the place of history instruction and its construction were identified: one that aims to develop intellectual skills associated with historical thinking and one that focuses on the transmission and storage of a fixed narrative.
  • O papel secundário dos saberes disciplinares no discurso dos futuros professores do primário: reflexo da relação estabelecida com as finalidades da escola? Dossiê " Entre Saberes e Práticas Docentes"

    Lebrun, Johanne; Lenoir, Yves

    Abstract in Portuguese:

    O artigo apresenta os resultados de duas pesquisas realizadas com futuros professores do primário na província de Quebec (Canadá), em relação às finalidades educacionais associadas a diferentes disciplinas escolares. A análise dos dados revela que a contribuição das disciplinas escolares é definida, principalmente, em função da capacidade que elas possuem de instrumentalizar os alunos para a vida cotidiana em microcosmos sociais, e sua utilidade se traduz mais no plano da satisfação das necessidades individuais que nos planos social e científico. Nesse sentido, os alunos são levados a adquirir e a manipular conhecimentos disciplinares, sem necessariamente conhecer as problemáticas e as premissas fundamentais subjacentes ao processo pelo qual tais conhecimentos são produzidos. Os saberes disciplinares tornar-se-iam, assim, instrumentos neutros ao serviço da subjetividade do aluno. O foco na instrumentalização do indivíduo sugere, portanto, uma atitude de solicitude que visa proteger os alunos das armadilhas da vida.

    Abstract in French:

    Le texte présente les résultats de deux enquêtes par questionnaires menées auprès de futurs enseignants québécois du primaire en regard des finalités éducatives associées aux disciplines scolaires. L'analyse des résultats montre que l'utilité des disciplines scolaires se décline sur le plan de la satisfaction des besoins individuels plutôt que sur les plans social et scientifique. La centration sur l'instrumentalisation de l'individu laisse entrevoir une attitude de sollicitude qui viserait à protéger les élèves des écueils de la vie.

    Abstract in English:

    This text presents the results of two questionnaire-based surveys conducted with future primary school teachers in Quebec, concerning the overall educational aims associated with different school subjects. Analysis of the results shows that the contributions from school subjects are primarily defined according to their ability to equip students for everyday life in social microcosms. Indeed, school subjects are considered useful in meeting individual needs rather than at social and scientific levels. In this sense, students would be led to acquire and manipulate disciplinary knowledge without being aware of the underlying problems and premises from the process through which such knowledge is produced. Disciplinary knowledge would thus become a neutral tool serving the subjectivity of the student. Focusing on the instrumentalization of the individuals suggests an attitude of concern seeking to protect students from the risks of life.
  • Teachers' interlocution and knowledge in online interactions: a case study with mathematics teachers Dossiê " Entre Saberes e Práticas Docentes"

    Bairral, Marcelo A.; Powell, Arthur B.

    Abstract in Portuguese:

    Integrando matemática, educação, comunicação, TIC e ciência cognitiva, este artigo é resultado de um projeto de pesquisa em Educação Matemática que, através de estudos empíricos, tem como objetivo analisar situações cognitivas e condições pedagógicas que favoreçam a aprendizagem em ambientes virtuais. O enquadramento teórico da investigação é baseado em estudos sobre aprendizagem matemática que combinam a comunicação e o pensamento, bem como as interações e as interlocuções. Aqui analisamos reflexões on-line entre os professores de Matemática dentro de um ambiente chamado Virtual Math Teams (VMT), colaborando para resolver um problema de geometria do táxi. Ilustramos diferentes tipos de interlocução (informativa, negociativa, avaliativa e interpretativa), bem como domínios de conhecimentos (epistemologia, didática e mediação) identificados com o conhecimento profissional dos professores. Nossos resultados indicam que interlocuções interpretativas e negociativas têm maior potencial para aprimorar o pensamento matemático dos interlocutores. O estudo também destaca que, por meio da identificação e da análise de propriedades de interlocução, os pesquisadores podem obter insights sobre o conhecimento profissional dos professores.

    Abstract in English:

    Integrating mathematics, education, communication, ICT, and cognitive science, this study is the result of a research program in mathematics education that aims to analyze cognitive situations and pedagogic conditions, through empirical studies, that favor learning in virtual environments. The theoretical framework of the investigation is based on studies of mathematics learning that combine communication and thought as well as interactions and interlocutions. In this article, we analyze interactions among mathematics teachers who interact online within an environment, called Virtual Math Teams (VMT), collaborating to solve a problem in taxicab geometry. We illustrate different types of interlocution (evaluative, informative, interpretative, negotiatory) as well as knowledge domains (epistemology, didactics, and mediation) identified by the teachers' professional knowledge. Our results indicate that interpretative and negotiatory interlocutions have greater potential to enhance interlocutors' mathematical thinking. Our study also highlights that by identifying and analyzing interlocution properties, researchers can obtain insights into the teachers' professional knowledge.
  • Professores de escolas primárias na França e ensino de geografia: saberes escolares disciplinares e práticas de ensino Dossiê " Entre Saberes e Práticas Docentes"

    Philippot, Thierry

    Abstract in Portuguese:

    A França, como outros Estados-nação, desencadeou, há cerca de 20 anos, uma profunda reforma no seu sistema de ensino, que se traduziu, particularmente, por uma redefinição dos objetivos da escola. Objetivos esses que visam à aquisição de conhecimentos básicos e de habilidades que oportunizem aos alunos sucesso na escola e sua inclusão na sociedade. A questão da transmissão e da apropriação dos conhecimentos das disciplinas escolares é, portanto, fundamental para os docentes generalistas da escola primária. Mas importa saber o que acontece no cotidiano da sala de aula, quais as relações que os docentes estabelecem com os saberes e as disciplinas a serem ensinados e se o processo de transmissão e apropriação organiza suas práticas de ensino. A análise da atividade didática dos docentes generalistas, a partir de gravações de vídeo de aulas de Geografia e de entrevistas de autoconfrontação demonstra uma forma de marginalização dos saberes escolares disciplinares nas práticas de ensino. O processo de transmissão e apropriação dos conhecimentos disciplinares parece, assim, não estruturar essas práticas.

    Abstract in French:

    La France, comme d'autres Etats, a engagé depuis une vingtaine d'année une profonde réforme de son système éducatif qui passe notamment par une redéfinition des objectifs fixés à l'Ecole. Il s'agit de faire acquérir à chaque élève les connaissances et compétences fondamentales qui lui permettront de réussir sa scolarité et au-delà son insertion dans la société. La question de la transmission-appropriation des savoirs scolaires disciplinaires, est donc centrale pour les enseignants généralistes de l'école primaire. Mais qu'en est-il dans le quotidien de la classe ? L'analyse de l'activité didactique d'enseignants à partir d'enregistrements vidéoscopiques de leçons de géographie et d'entretiens d'autoconfrontation met en évidence, dans les pratiques d'enseignement, une forme de marginalisation des savoirs scolaires disciplinaires. Le processus de transmission-appropriation de savoirs scolaires disciplinaires organise peu les pratiques d'enseignement.

    Abstract in English:

    Twenty years ago France, along with other countries, started to implement in-depth educational reforms which led to a redefinition of school objectives. Such objectives aim for the acquisition of a set of basic key knowledge and competencies which will enable students to succeed in school and be inserted in society. Therefore, the transmission-appropriation of subject knowledge has become a key issue for generalist primary school teachers. However, what is the situation like in the classroom? What kind of links tie teachers, knowledge and school subjects? Are their teaching practices organised by the transmission-appropriation process? Video recordings of geography lessons and interviews in crossed self-confrontation mode have been used to study the didactic activity of generalist teachers. The analyses show that there is some marginalisation of disciplinary school knowledge in teaching practice. The transmission-appropriation process plays a minor role in the organisation of teaching practices.
  • Práticas de ensino em projeto de educação patrimonial: a produção de saberes educacionais Dossiê " Entre Saberes e Práticas Docentes"

    Galzerani, Maria Carolina Bovério

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo fundamental deste artigo é revisitar analiticamente um projeto de pesquisa voltado para a questão da educação patrimonial, reconhecendo seu amplo potencial de produção de conhecimentos na área do ensino de História, tal o volume e a riqueza da documentação produzida pela equipe participante. Na presente pesquisa, focalizamos imagens dos saberes históricos educacionais, engendradas por professores e alunos, ao longo deste processo de educação dos sentidos, sobretudo no diálogo com as contribuições do filósofo Walter Benjamin.

    Abstract in English:

    The fundamental objective of this paper is to revisit - in an analytical way - a research project that dealt with the role of patrimonial education, recognizing its wide potential towards the production of knowledge in the area of history teaching, due to the huge and rich documentation accumulated by the team of participants. In this research, we focused on the images of educational history knowledge, produced by the teachers and the students in this process of senses education, especially in the dialog with the contributions from the philosopher Walter Benjamin.
  • Saberes docentes em formação: a pesquisa e a prática de ensino nas licenciaturas em Ciências Biológicas e História Dossiê " Entre Saberes e Práticas Docentes"

    Selles, Sandra Escovedo; Andrade, Everardo Paiva de

    Abstract in Portuguese:

    O artigo está estruturado em torno de três categorias - o conhecimento, as práticas docentes e as razões da escola - que orientam a exploração de relatórios de licenciandos de Ciências Biológicas e de História no contexto das Práticas de Ensino. As demandas dos licenciandos em torno da compreensão acerca das diferenças do conhecimento acadêmico, quando comparado ao conhecimento escolar, são discutidas. O artigo focaliza ainda as práticas docentes, na perspectiva dos licenciandos, evidenciando tanto suas tentativas de compreendê-las quanto sua rejeição aos motivos e aos métodos empregados pelos professores da escola. Por fim, trata das expectativas dos licenciandos sobre a escola, do esforço necessário para compreendê-la, a despeito de uma perspectiva detratora da realidade escolar.

    Abstract in English:

    The article is organized into three categories - knowledge, teaching practices and school reasons - which guide the analysis of the reports produced by future Biology and History teachers in the context of their pre-service education. The needs of the future teachers related to their understanding about the differences between academic knowledge and school knowledge are discussed. The article also focuses on teaching practices under the perceptions and efforts of the future teachers not only when they try to understand these practices but also when they reject teachers' motives and methods employed by them at school. At last, the article addresses future teachers' expectations related to the school and the necessary efforts to understand it, despite the negative perspective of the school context.
  • Uso del tiempo e interacciones en la sala de clases: un estudio de casos en Chile

    Martinic, Sergio; Vergara, Claudia; Huepe, David

    Abstract in Spanish:

    Este artículo analiza las interacciones en la sala de clases y el uso del tiempo de profesores de segundo ciclo de Enseñanza Básica y que han participado en el Sistema de Evaluación de Desempeño Profesional que ejecuta el Ministerio de Educación de Chile. Se demuestra que las clases son altamente estructuradas y se observa un claro patrón de interacción y uso del tiempo en las clases video grabadas de los profesores considerados. El discurso de los profesores ocupa el 51% del tiempo de la clase y su contenido está centrado en instrucciones o procedimientos de trabajo y exposición de la materia. Las intervenciones verbales de los alumnos ocupan muy poco tiempo y sus acciones responden y están claramente enmarcadas por los profesores.

    Abstract in English:

    This article discusses the interactions in the classroom and the use of time of teachers from the second cycle of Basic Education who have participated in the Professional Performance Evaluation System conducted by the Ministry of Education in Chile. The video recordings reveal that the classes are highly structured and a clear pattern of interaction and use of time in class can be observed. The teachers' talking time occupies 51% of the lesson and the content of their discourse is focused on task instructions or procedures and presentation of the subject matter. The students' verbal interventions take very little time and their actions are clearly framed and guided by the teachers.
  • Relações de idade e geração na Educação Infantil: ou porque é bem mais melhor a gente ser grande Artigos

    Prado, Patrícia Dias

    Abstract in Portuguese:

    Ao investigar as relações de idade e geração entre crianças pequenas e delas com as professoras em contexto educativo e coletivo na esfera pública, este artigo busca traçar um percurso reflexivo de rupturas teóricas, no campo da Antropologia e da Sociologia, aliadas às produções brasileiras, italianas e portuguesas na área da educação da infância, na tentativa de compreender os grupos de idade a partir de uma perspectiva geracional. Confronta os saberes infantis e suas culturas inscritas na troca e na negociação, com a lógica dominante sem negociações que afirma que elas não podem e não conseguem. Dois pontos balizam este estudo: a herança social, sua natureza e garantia de reprodução do mundo da ordem numa sociedade capitalista excludente; e a transgressão das crianças pequenas, suas possibilidades de não somente reproduzir, como também de questionar as determinações cronológicas, etapistas e geracionais impostas.

    Abstract in English:

    By investigating the relationship between age and generation among small children and between them and their teachers in an educational and collective context in the public sphere, this article aims to draw a reflective journey of theoretical rupture in the field of Anthropology and Sociology, allied with the Brazilian, Italian and Portuguese productions in the area of education in early childhood, in an attempt to understand the age groups from a generational perspective, thus comparing the children's knowledge, their childhood cultures present in the exchange and negotiation, with the dominant logics, with no negotiations, that states that they cannot do and cannot manage to do. Two points guide this study: the social inheritance, its nature and guarantee of reproduction of the world of order within an excluding capitalist society, and the transgression of small children, their ability to not only reproduce, but also to challenge the chronological, stage and generational determinations imposed.
  • Que geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças Artigos

    Valente, Wagner Rodrigues

    Abstract in Portuguese:

    O artigo aborda a geometria para crianças, seu ensino para alunos das primeiras séries escolares. Leva em conta, inicialmente, a trajetória da Geometria para o nível elementar, desde, praticamente, a Independência do Brasil. Nessa análise, evidencia a permanência de conteúdos da geometria euclidiana até quase meados do século XX. Em seguida, analisa as propostas de alteração do ensino de Geometria elaboradas na década de 1960. Com isso, procura mostrar as intenções de modificar os conteúdos desse ramo matemático, em busca da redefinição de um novo elementar: um novo conhecimento elementar de geometria, vindo de processos de apropriação das contribuições trazidas pelos estudos da Psicologia cognitiva.

    Abstract in English:

    The article discusses geometry for children and its teaching for students from early grades. It takes into account, firstly, the geometry journey at the elementary level since practically the Independence of Brazil. This analysis highlights the presence of Euclidean geometry contents up to the mid-twentieth century. It then analyzes the proposed amendment to the teaching of geometry developed in the 1960s. Thus, this article attempts to show the intentions to modify the contents of this branch of mathematics in search of a redefinition of the 'new elementary': a new elementary knowledge of geometry, coming from the appropriation processes of the contributions made by studies of cognitive psychology.
  • O ensino contemporâneo da arte e a hipótese de Bergala: diálogos e convergências Artigos

    Cohn, Greice

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho pretende estabelecer um diálogo entre o ensino da arte na contemporaneidade e a Hipótese-cinema de Alain Bergala, que propõe a inclusão do cinema como arte no espaço escolar. Constatamos a existência de pontos de convergência entre as propostas de ensino-aprendizagem da arte desenvolvidas no Brasil na atualidade e o plano elaborado pelo professor e cineasta para as escolas públicas francesas em 2001; e este artigo tece uma reflexão sobre esses aspectos, sob a luz do pensamento do cineasta Jean-Luc Godard, com o objetivo de imaginar novas proposições de arte dentro da escola, a partir da interação das duas propostas.

    Abstract in English:

    This work tries to establish a dialogue between contemporary art teaching and Alain Bergala's "Hypotheses-cinema", which proposes the inclusion of cinema as art in the school scenario. We evidence that there are several converging points in the proposals of art teaching developed nowadays in Brazil and in the professor's plan for the French public schools in 2001, and this article presents a reflection on these aspects, illuminated by Jean-Luc Godard's thoughts, intending to conceive new proposals of art inside the school, based on the interaction of both practices.
  • A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma licenciatura em matemática Artigos

    Souto, Romélia Mara Alves; Paiva, Paulo Henrique Apipe Avelar de

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo relata uma pesquisa sobre o perfil do professor egresso do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei e aborda a questão da atratividade da carreira docente entre esses sujeitos, especialmente no magistério na educação básica pública. Professores de Matemática responderam a um questionário com perguntas objetivas e subjetivas e os dados obtidos foram analisados sob aspectos quantitativos e qualitativos. As análises revelaram preocupantes elementos sobre a atratividade e a permanência na docência e apontaram que quase a metade dos licenciados abandonou ou está prestes a abandonar o magistério. Confrontando os dados obtidos com os de outras pesquisas do gênero, chegamos à conclusão de que, até certo ponto, os entrevistados corroboram as estatísticas nacionais. Finalmente, alguns elementos sobre as raízes deste problema e alguns indícios sobre possíveis caminhos de superação são postos à reflexão.

    Abstract in English:

    This article describes a survey about the profile of the teacher graduated in Mathematics by Universidade Federal de São João del-Rei and studies the attractiveness of the teaching career among these people, especially in public basic education. The Mathematics teachers answered a questionnaire with objective and subjective questions and the answers were analyzed in their qualitative and quantitative aspects. The analysis shows worrying elements regarding attractiveness and permanence in the teaching career and shows that almost half of the teachers have quit or are about to quit teaching. By comparing the data collected in this study to other similar surveys, we have concluded that, up to a certain extent, the interviewees corroborate the national statistics. Finally, some elements about the reasons for this problem as well as some clues on overcoming it are presented for reflection.
  • Cotidiano de combate: imagens subvertidas em uma escola pública da cidade de Campinas Artigos

    Sgobin, Alexsandro Aparecido

    Abstract in Portuguese:

    Este texto procura descrever experiências realizadas em uma escola da periferia de Campinas, tendo como inspiração a pedagogia libertária, ou anarquista. Com a consciência de que a implantação da própria pedagogia libertária em escolas sob o comando do Estado e, portanto imersas em uma ideologia capitalista, é praticamente impossível sugerir práticas de aula que busquem "anarquismos": movimentos, pensares, amores, batalhas que movimentem o pensamento e abram linhas de fuga, tocando as pretensões libertárias. No caso das experiências descritas neste texto, utilizamos, como possíveis anarquismos, fotografias de pichações que sofreram manipulação digital, tornando-se uma "hiper-realidade".

    Abstract in English:

    This paper seeks to describe experiences in a school on the outskirts of Campinas, taking as inspiration the anarchist pedagogy. With the awareness that the implementation of anarchist pedagogy in public schools (immersed in a capitalist ideology) is virtually impossible, we suggest classroom practices that seek for "anarchisms": movements, thoughts, love affairs, battles that move thought and open escape routes, touching the libertarian claims. In the case of the experiments described in this paper we use as possible anarchism photographs of "graffiti", which have undergone digital manipulation, making it a "hyperreality."
  • Uma trajetória em meio às transformações do mundo contemporâneo: entrevista com Janette Friedrich Diverso e Prosa

    Banks-Leite, Luci; Ernica, Mauricio
  • Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer Leituras e Resenhas

    Barreiro, Alex
  • Barbie e sua história: gênero, infância e consumo Leituras e Resenhas

    Altmann, Helena
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br