• Avaliação na e da Educação Infantil. Avaliação de Contexto DOSSIÊ: “Desafios para a avaliação de contexto na educação infantil: Itália e Brasil”.

    Martins, Altino José; Castro, Joselma Salazar de
  • Detectar e promover uma perspectiva de 0-6 nos provedores de serviços educacionais para crianças: o desenvolvimento de um instrumento DOSSIÊ: “Desafios para a avaliação de contexto na educação infantil: Itália e Brasil”.

    Gobbetto, Barbara

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A pesquisa apresentada neste artigo faz parte dos inquéritos de pesquisasobre a avaliação formativa de contexto e representa um dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa pedagógica da Universidade de Pavia, Itália. O objetivo principal do trabalho foi desenvolver uma série de indicadores capazes de apoiar formas de autoavaliação reflexiva em grupos de educadores de creches e professores de escola infantil, a fim de construir uma perspectiva educacional 0-6 e, então, promover uma proposta pedagógica “contínua” entre estes dois contextos. O instrumento elaborado foi concebido com o objetivo de proporcionar caminhos de formação em pesquisa, mesmo que os efeitos reais em termos de mudança ainda não tenham sido verificados. Em sequência, as referências teóricas, a metodologia e as etapas que levaram ao processamento da ferramenta serão apresentadas. Por fim, os primeiros resultados da pesquisa in progress são propostos.

    Abstract in Italian:

    Riassunto La ricerca, presentata in questo articolo, si colloca nell’alveo delle indagini riguardanti la valutazione formativa di contesto e rappresenta uno degli studi realizzati dal gruppo di ricerca di pedagogia dell’Università di Pavia, Italia. Lo scopo principale del lavoro è stato quello di elaborare una serie di indicatori in grado di sostenere forme di autovalutazione riflessiva in gruppi di educatori di nido e di insegnanti di scuola dell’infanzia finalizzate alla costruzione di una prospettiva educativa 0-6, e quindi alla promozione di una proposta pedagogica “continua” tra questi due contesti. Lo strumento elaborato è stato concepito con la finalità di attivare percorsi di ricerca-formazione, anche se le effettive ricadute in termini di cambiamento non sono ancora state verificate. Pertanto, in tale sede vengono illustrati i riferimenti teorici, la metodologia e le fasi che hanno portato all’elaborazione del dispositivo. Infine, si propongono i primi risultati della ricerca in progress.

    Abstract in English:

    Abstract This article is focused on a research project part of large survey concerning contextual formative evaluation, and it is one of the studies carried out by the pedagogical research group of the University of Pavia (Italy). The research concerns the elaboration of indicators able to support forms of reflexive self-assesment for preschool educators, considered from a continuity perspective (0-6) in order to promote an integration between early childhood services. The main result is methodological: the developing of the tool described in this article. The future steps of the study will evaluate how this tool can affect the professional development of early childhood teachers. Therefore, the theoretical references, the methodology, and the steps that led to the processing of the tool are presented. Finally, the first results of a research in progress are proposed.
  • Construindo a avaliação em conjunto: a experimentação de uma abordagem participativa para avaliação na região italiana da Emília Romanha1 DOSSIÊ: “Desafios para a avaliação de contexto na educação infantil: Itália e Brasil”.

    Gariboldi, Antonio; Maselli, Marina

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A partir de 2010, na região de Emília Romanha, foi promovido um plano de ação negociado em nível institucional, seguido pela experimentação de uma abordagem participativa para a avaliação dos serviços educativos para a primeira infância. A experimentação, que envolveu serviços públicos e privados, visa à construção de um sistema regional de regulamentação de qualidade educacional na governança pública. As principais características da abordagem de avaliação são a sua natureza social e a sua função formativa, a criação de uma relação de colaboração entre os serviços dentro do processo de autoavaliação, a possibilidade de uma contextualização parcial de ferramentas e procedimentos e o caráter recursivo do processo.

    Abstract in Italian:

    Riassunto Dal 2010 in Regione Emilia Romagna (Italia) è stato promosso, a livello istituzionale, un percorso di elaborazione negoziata e successiva sperimentazione di un approccio partecipato alla valutazione dei servizi educativi per la prima infanzia. La sperimentazione, che ha coinvolto i servizi pubblici e privati, è finalizzata alla costruzione di un sistema regionale di regolazione della qualità educativa a governance pubblica. Caratteristiche fondamentali dell’approccio valutativo sono la sua natura sociale e la sua funzione formativa, la creazione di un rapporto di collaborazione tra i servizi nell’ambito del processo di auto-eterovalutazione, la possibilità di una parziale contestualizzazione di strumenti e procedure e il carattere ricorsivo del processo.

    Abstract in English:

    Abstract From 2010 in Emilia Romagna Region (Italy) the institutional authority promoted a negotiation process of elaboration and subsequent experimentation of a participative approach to evaluation of educational services for early childhood. The experimentation, that involved public and private services, is aimed at the implementation of a regional system of quality regulation in public governance. Key features of the evaluation approach are its formative function and social characterization, the creation of a collaborative relationship beetween educational services within the process of self-evaluation and external evaluation, the possibility of a partial contextualization of evaluation tools and procedures and the recursive nature of the process.
  • “Promover a partir de dentro”: uma abordagem reflexiva e participativa da avaliação de contextos educativos11 DOSSIÊ: “Desafios para a avaliação de contexto na educação infantil: Itália e Brasil”.

    Savio, Donatella

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Avaliação de contextos educativos como “promoção a partir de dentro” foi desenvolvida por inúmeras pesquisas de campo (Bondioli, 2015a; Savio, 2013). A abordagem se baseia nos princípios da reflexividade e da participação (Guba & Lincoln,1989, 2001); inclui o envolvimento de um grupo de trabalho (os operadores de determinado contexto educacional) e de um facilitador de processos participativo-reflexivos. O referencial teórico, os objetivos, os processos e as estratégias que definem a abordagem serão discutidos, examinando-se especialmente o papel do facilitador e as fases do percurso de avaliação à luz de pesquisas recentes (Bondioli, 2015a, 2015b; Bondioli & Savio, 2009; Bondioli & Savio, 2014a; Savio, 2011; Savio, 2013).

    Abstract in English:

    Abstract The evaluation of educational settings such as “promotion from within” has been developed through extensive research in the field (Bondioli, 2015a; Savio, 2013). The approach is founded on the principles of reflexivity and participation (Guba & Lincoln, 1989, 2001); it requires the involvement of a working group (the operators of a certain educational context) and of a facilitator of reflexive-participatory processes. We will discuss the theoretical references, the specific objectives, processes, strategies that characterize the approach, deepening in particular the facilitator role and the stages of the evaluation process in the light of recent researches (Bondioli, 2015a, 2015b; Bondioli & Savio, 2009; Bondioli & Savio, 2014a; Savio, 2011; Savio, 2013).
  • Avaliação e cultura de qualidade nos serviços italianos para a infância: orientações e experiências dos anos 1990 aos dias de hoje1 2 DOSSIÊ: “Desafios para a avaliação de contexto na educação infantil: Itália e Brasil”.

    Bondioli, Anna Maria

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo apresenta o debate sobre a qualidade dos serviços para a infância na Itália a partir dos anos 90 do século passado, no contexto das reflexões e das propostas que surgiram na Europa. Passando a limpo as experiências mais significativas de avaliação de tais contextos no decorrer de 30 anos, serão expostas as orientações prevalentes, seja no nível das políticas educativas, sobretudo regionais, seja no nível do debate pedagógico. A apresentação se concluirá, mostrando quais seriam, atualmente, os desafios surgidos pela necessidade de difundir uma cultura de avaliação que se coloque em prol de promover processos efetivos de melhoria.

    Abstract in English:

    Abstract This article addresses the debate on the quality of early childhood care and education services in Italy since the early 1990s, in the context of the reflections and the proposals arising in Europe. By reviewing the most significant experiences of evaluation of such services undertaken in over thirty years, the article exposes the prevailing guidelines, both at the level of educational policies, especially regional ones, and at the level of the pedagogical debate. The paper concludes by showing the current challenges posed by the need to spread a culture of evaluation that is able to effectively promote processes of quality improvement.
  • Avaliando a qualidade dos serviços para a infância: uma abordagem participativa1 DOSSIÊ: “Desafios para a avaliação de contexto na educação infantil: Itália e Brasil”.

    Giandomenico, Isabella Di; Picchio, Mariacristina; Musatti, Tullia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Serviços educacionais para a infância apresentam certas características específicas que têm consequências importantes para a escolha da abordagem teórica e dos procedimentos para avaliação da sua qualidade. Serão expostas nesta contribuição algumas dessas características e analisadas suas consequências. Apresenta-se aqui o sistema de avaliação da qualidade dos serviços educacionais para a infância desenvolvido e testado em várias cidades italianas, discutindo a abordagem teórica e descrevendo os procedimentos. O sistema inclui a participação das várias partes interessadas na avaliação e se baseia na documentação escrita da experiência de crianças e pais no serviço, produzida, analisada e discutida pelos operadores nas reuniões de colegiado. A avaliação está incluída na atual atividade profissional dos operadores e objetiva implementar suas habilidades de reflexão e introduzir intervenções de inovação nos serviços.

    Abstract in English:

    Abstract Early childhood education and care services present some specific features that have important implications on theoretical approach and procedures for evaluating their quality. We will present a system of evaluation of ECEC quality designed by our research group and implemented in some Italian municipalities, discussing its approach to evaluation and describing its procedures. In the evaluation process, the participation of different stakeholders (teachers, pedagogical coordinators, managers and parents) is promoted. The system is based on procedures of observations and written documentation of children’s and parents experience collected systematically by ECEC professionals analyzed and discussed during collegial meetings. Evaluation activities are inscribed within the current professional practices of ECEC professionals and are aimed at improving educational practices as well as professionals’ reflexivity.
  • Avaliação de Contexto na Educação Infantil: diferenciação e conflito na formação docente DOSSIÊ: “Desafios para a avaliação de contexto na educação infantil: Itália e Brasil”.

    Schlindwein, Luciane Maria; Dias, Julice

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo, a avaliação de contexto na Educação Infantil é problematizada considerando a formação docente. Os aspectos da diferenciação e do conflito são tomados na perspectiva ética, estética e política. Considera-se que há necessidade de se investir na especificidade da avaliação voltada para a Educação Infantil e na identidade institucional nas práticas avaliativas. Destarte, o presente estudo problematiza práticas e concepções de avaliação, com o objetivo de discutir por que e como ainda hoje a avaliação de contexto é um desafio, tomando como indicadores de referência dimensões relacionais, pedagógicas, políticas, estruturais. Ancorado nos aportes conceituais de Bakhtin e Vigotski1, o estudo traz à tona notadamente a categoria ética para discutir tais questões.

    Abstract in English:

    Abstract In this paper, context assessment in early childhood education is called into question considering the teacher training. Aspects of the differentiation by age and of the existence of conflicts between peers are taken at an ethical, aesthetical and political perspective. It is considered that there is a need to invest in the specificity of the assessment focused on early childhood education, and in the institutional identity of the assessment practices. Thus, this study discusses practices and evaluation concepts, aiming to argue why and how there is still so much difficulty, today, with context assessment, having as indicators relational, educational, political, and structural dimensions. Anchored in the contributions of Bakhtin and Vigotski, the study brings out especially the ethical category to discuss such issues.
  • Enquadramentos das vidas não hétero em livros escolares de Sociologia ARTIGOS

    Medeiros, Rosana de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo discute como as vidas não hétero são enquadradas nos livros de Sociologia de Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Tais livros tratam de questões LGBT, diferentemente do que ocorre em grande parte dos livros didáticos, em que essas questões são silenciadas. Analisando a totalidade de livros de Sociologia aprovados pelo edital de 2015, o artigo apresenta enquadramentos regulares, em que se reconhece um campo de continuidades em uma mesma ordem discursiva, e enquadramentos descontínuos, que apresentam rupturas a essa ordem. De forma geral, os modos de abordar as vidas LGBT se situam em uma lógica outrificante que separa e distancia quem lê das vidas em debate. Os enquadres descontínuos são breves, mas apresentam uma abertura, uma diferença nos modos de apresentar as questões LGBT no conjunto das obras, indicando direções possíveis.

    Abstract in English:

    Abstract This article discusses how non-heterosexual lives are framed in high school sociology books from the 2015 National Textbook Program. These books deal with LGBT issues, unlike what is found in most textbooks, where these issues are silenced. Analyzing all sociology books approved by the Program in 2015, the article presents regular frames, in which continuities in a discursive order are recognized, and discontinuous frames, which present ruptures in this order. Overall, the ways of framing the LGBT lives are situated in an othering logic which broadens the distance between the reader and the topic under discussion. The discontinuous framings are brief, but offer an opening, a difference in the ways of showing LGBT issues within the textbooks, giving rise to new possible directions.
  • Saberes locais sobre formação de jovens em vulnerabilidade social na região de M’Boi Mirim e proximidades ARTIGOS

    Matheus, Tiago Luis Corbisier; Oliveira, Letícia Daidone

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Esta pesquisa toma a educação como eixo privilegiado para o enfrentamento da vulnerabilidade social juvenil na região de M’Boi Mirim e proximidades. Por meio de entrevistas qualitativas, foram ouvidos educadores, diretores e gestores locais, de escolas (15 e um EJA) e equipamentos de formação complementar (3 centros de juventude). As escolas investigadas mostram dificuldade no enfrentamento dos desafios lá vividos: sobrecarregadas na função social assumida, vivem problemas de diversos tipos, desde restrições financeiras, inconstância do corpo docente, evasão escolar, violência dentro e fora do meio escolar, e dificuldade de tornar a escola um lugar inclusivo e plural. Há, porém, escolas, centros de juventude e educadores locais que têm desenvolvido estratégias fecundas para o enfrentamento da vulnerabilidade social juvenil, criando dispositivos de não discriminação, espaços de diálogo e de respeito compartilhado e abrindo seus portões para o convívio regular e cotidiano com o entorno, entre outras ações.

    Abstract in English:

    Abstract This survey takes education as the pivotal axis for dealing with the social vulnerability of the youth in the M’Boi Mirim region and its surroundings. Through qualitative interviews, teachers, school principals and local supervisors from schools (15 regular schools and one youth and adult education school) and complementary training institutions (three youth centers) were listened to. The schools that were examined show difficulty in dealing with their challenges. Overwhelmed by the social role they perform, they face diverse problems, such as financial restrictions, unstable teaching staff, school evasion, violence inside and outside the school environment, and the difficulty in transforming the school into a decisive and diverse place. However, there are schools, youth centers and local teachers developing effective strategies to deal with the social vulnerability of the youth, creating mechanisms of non-discrimination, making room for dialogue and shared respect, and opening the doors for a frequent and daily social interaction with the neighborhood, among other actions.
  • Professores (as) de enfermagem: gênero, trajetórias de trabalho e de formação1 ARTIGOS

    Andrade, Cristiane Batista; Monteiro, Maria Inês

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este texto analisa as trajetórias de formação e de trabalho de professores(as) enfermeiros(as) do ensino técnico de enfermagem, na dimensão das relações de gênero. A pesquisa, com referencial teórico e metodológico relativo à divisão sexual do trabalho e à história oral, entrevistou quatro professoras e dois professores do ensino técnico em enfermagem. O estudo revelou diferenças na forma como os homens e as mulheres iniciaram suas carreiras e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais, em função da interferência de aspectos familiares, como casamento e filhos. Constatou, no entanto, similitudes no trabalho de profissionais de ambos os gêneros quanto ao ato educativo: homens e mulheres se preocupam com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e fazem da educação um espaço de cuidado do outro.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este texto analiza las trayectorias de formación, el trabajo de profesores(as) de enfermería de educación técnica y las relaciones de género. En la investigación, con el marco teórico y metodológico de la historia oral y de la división sexual del trabajo, se entrevistó cuatro profesoras y dos profesores. El estudio reveló diferencias en la manera como los hombres y las mujeres empezaron sus carreras y en el desarrollo de sus trayectorias profesionales, en función de la interferencia de aspectos familiares, como casamiento e hijos. Constató, sin embargo, similitudes en el trabajo de ambos géneros en la acción educativa: hombres y mujeres se preocupan con la calidad de la enseñanza y del aprendizaje, y hacen de la educación un espacio de cuidado con el otro.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this research is to analyse the formation and work trajectories of technical nursing education teacher nurses, in the dimension of gender relations. With a theoretical and methodological framework related to the sexual division of labor and to oral history, the researchers interviewed four female and two male teachers. The study revealed differences in the way the male and the female teacher nurses began their careers, as well as in the developments of their professional trajectories, due to the interference of familial matters, such as marriage and children. On the other hand, similarities were observed in relation to the educational act: the men and the women are both concerned with the quality of the teaching and learning process and made education an area of caring for others.
  • O silenciamento1 de professores da Educação Básica pela estratégia de fazê-los falar ARTIGOS

    Carvalho, Janete Magalhães; Lourenço, Suzany Goulart

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo objetiva questionar a proposição de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como um antiacontecimento, por sufocar a possibilidade de problematização dos professores da Educação Básica, assim como afirmar o currículo como espaço complexo, espaço de acontecimentos éticos, poéticos e políticos, que potencializam a aprendizagem inventiva. Utiliza a associação entre pesquisa bibliográfico-documental e pesquisa de campo em conversações com professores de duas escolas municipais, buscando verificar como eles problematizam os documentos oficiais em sua relação com os currículos dessas escolas como acontecimento ou antiacontecimento. Conclui que os experts silenciam as vozes dos professores, num jogo no qual ocorre um estímulo à participação dos professores com a finalidade de, ao fazê-los falar, legitimar o discurso dos experts e, sob uma aparente participação, mantê-los em consulta, sem efetivo poder de decisão. Conclui, porém, também, pela existência de uma problematização silenciada acerca do processo de sujeição social a modelos verticalmente impostos.

    Abstract in English:

    Abstract This article aims to question the proposal of a Base Nacional Comum Curricular (BNCC; National Curricular Common Basis) as an anti-happening which chokes the possibility of basic education teachers to problematize, while also affirming the curriculum as a complex space of ethical, poetic and political events that enhances inventive learning. This paper uses the association between bibliographic-documentary research and field research in conversations with teachers from two municipal schools, seeking to verify how teachers problematize official documents in their relationship with the curricula of these schools as happening or anti-happening. The article concludes that the experts silence teachers’ voices, in a process of stimulating the participation of teachers in a way through which, by making the teachers speak, the experts’ discourse is legitimized and, under an apparent participation, the teachers remain without any effective decision-making power. The paper concludes, however, that there is indeed a silenced problematization of the process of social subjection to vertically imposed models.
  • A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960)1 ARTIGOS

    Chaves, Elisângela; Moreno, Andrea

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em 1934, atendendo somente a meninas, foi criado o primeiro espaço privado e especializado no ensino da dança em Belo Horizonte – MG, o “Curso Natália Lessa”. O contexto histórico e cultural no qual viveram as alunas, a professora e a sociedade que acompanhou esse trabalho compõe cenas na cidade que, apesar das porosidades, suscita um rico conjunto de significados para a formação feminina no período em Belo Horizonte. A hipótese central do estudo é de que suas práticas no ensino da dança para meninas teriam proporcionado uma dada direção para educação da feminilidade em Belo Horizonte e se tornaram referência representativa nessa ambiência. A partir das análises de fontes diversificadas, foi possível identificar a intencionalidade pedagógica do Curso de educar, através da dança, a feminilidade, seguindo ideários em circulação. Desde o início de sua carreira, as declarações e as divulgações sobre o Curso o apresentavam como uma atividade educacional e feminina, com os objetivos de desenvolver qualidades e habilidades vinculadas a três eixos: a graça, a saúde e a beleza, que envolviam questões relativas à disciplina, ao ritmo e à eugenia. Percebe-se que a proposta de Natália Lessa gerava poucos estranhamentos e representava seguramente formas de educar, já legitimadas pela escola, reconhecidas e apreciadas pela sociedade local.

    Abstract in English:

    Abstract In 1934, serving only girls, the first private school specialized in dance in Belo Horizonte, MG, was established, the "Natalia Lessa Course ". The surrounding historical and cultural context of the lives of the students, the teacher and society compose certain scenes in the city which, despite being incomplete, elicit a rich assemblage of meanings for the female formation during this period. The central hypothesis of this research is that this school’s practices in dance education for girls led to a new direction for the education of femininity in Belo Horizonte, becoming a representative reference in this context. From the analysis of different sources, it was possible to identify, in the Course, the pedagogical intention to teach femininity through dance, following the ideologies in circulation. Since the beginning of her career, the statements and disclosures made by Lessa about the Course presented it as both an educational and a female activity, with the objective to develop qualities and skills related to three areas: grace, health and beauty, involving issues of discipline, rhythm and eugenics. It is observed that Natália Lessa’s proposal caused little strangeness and safely represented ways of educating, already legitimized by the school, which were recognized and appreciated by the local society.
  • O ensino de literatura e a negatividade do literário ARTIGOS

    Cechinel, André

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em contraste com os pressupostos teóricos “humanos” ou “pós-humanos” acerca da literatura e de seu lugar institucional, o presente ensaio propõe-se a estabelecer uma leitura “negativa” ou “improdutiva” do ensino literário. Para tanto, o texto divide-se em dois momentos fundamentais: primeiro, examina a temporalidade que a literatura exige, quando do contato efetivo com os objetos; a seguir, o ensaio volta-se para o processo de “saída de si” que a literatura inaugura, quando da entrega à especificidade dos artefatos. Em suma, defender uma leitura “negativa” da literatura não significa esvaziá-la de qualquer dimensão ética; pelo contrário, a “negatividade” do literário responde a uma tarefa política urgente para o tempo presente.

    Abstract in English:

    Abstract In contrast with the “human” or “post-human” theoretical assumptions concerning literature and its institutional place, this paper intends to establish a “negative” or “unproductive” reading of the teaching of literature. Therefore, the text is divided into two key moments: first, it examines the temporality that literature requires as a result of the effective contact with its objects; then, the essay approaches the process of “self-denial” that literature opens after the contact with the specificity of the artifacts. In short, defending a “negative” reading of literature does not mean emptying it of any ethical dimension; on the contrary, the “negativity” of the literary responds to an urgent political task for the present time.
  • Simón Rodríguez y la escucha al borde del vacío: lecturas en clave ontológica de la escuela ARTIGOS

    Durán, Maximiliano Lionel

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Simon Rodríguez cria em 1826 uma escola completamente original na cidade de Chuquisaca. Pela primeira vez na América, os meninos e as meninas que compõem as distintas castas são incluídos numa mesma sala de aula em qualidade de iguais. Ao longo de sua obra, Rodríguez faz referência a essa escola inédita no continente americano com o nome de educação popular. A escola criada por Rodríguez se caracteriza pelo desenvolvimento axiomático dum princípio igualitário. A diferença doutros projetos escolares latino-americanos da mesma época cujo propósito é, no melhor dos casos, gerar certas condições de igualdade entre a população escolar, a escola de Rodríguez parte da igualdade como sua condição de possibilidade. Neste trabalho, procura-se pensar um dos componentes dessa escola popular: o professor. Para alcançar o objetivo proposto, dividiu-se o artigo em três partes. Na primeira delas, desenvolveu-se uma análise das categorias ontológicas e metaontológicas do filósofo francês Alain Badiou. Nessa seção, apresentamse brevemente os conceitos de situação, estado da situação, vácuo e acontecimento. Na segunda parte do trabalho, mostra-se a reapropriação dessas categorias por parte de Alejandro Cerletti. O autor realiza uma leitura das categorias badiouanas em clave educativa. A última parte se propõe, a partir dessas categorias, fazer uma análise do conceito de professor implícito na escola de Rodríguez, com o propósito de mostrar que o professor popular é aquele que acompanha as crianças num processo de atenção centrado na escuta à borde do vácuo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Simón Rodríguez crea, en 1826, una escuela completamente novedosa en la ciudad de Chuquisaca. Por primera vez en América, los niños y las niñas de las distintas castas son incluidos en un mismo salón de clases en calidad de iguales. A lo largo de su obra, Rodríguez hace referencia a esa escuela inédita en el continente americano con el nombre de educación popular. Dicha escuela se caracterizó por el despliegue axiomático de un principio igualitario. A diferencia de otros proyectos escolares latinoamericanos, cuyo objetivo final era generar, en el mejor de los casos, ciertas condiciones de igualdad entre la población escolar, la escuela de Rodríguez parte de la igualdad como su condición de posibilidad. En este trabajo, se intentará pensar un componente particular de la escuela popular: el maestro. Para ello, se dividirá el artículo en tres partes. En la primera, se desarrollará un análisis de las categorías ontológicas y metaontológicas de Alain Badiou. En esa sección del trabajo, se presentarán brevemente las categorías de situación, estado de la situación, vacío y acontecimiento. En la segunda, se expondrá la reapropiación de esas categorías por Alejandro Cerletti. Dicho autor realiza una relectura de las categorías badiouanas en clave educativa. La última parte consistirá en el análisis del concepto de maestro implícito en la escuela popular de Simón Rodríguez, en función de las categorías trabajadas en las dos primeras secciones. Esa sección demostrará que el maestro popular es aquel que acompaña a los niños y a las niñas a través de un proceso de atención centrado en la escucha al borde del vacío.

    Abstract in English:

    Abstract Simon Rodriguez created in 1826 a completely new school in the city of Chuquisaca. For the first time in Latin América boys and girls of different castes were included in the same classroom as equals. Throughout his work, Rodríguez refers to this unprecedented school in America under the name of popular education. This school was marked by the deployment of an axiomatic egalitarian principle. Unlike other Latin American school projects whose ultimate goal was, at best, to create certain conditions for equality among the school population, Rodriguez’s school regards equality as its condition of possibility. This paper attempts to think of a particular component of the popular school: the teacher. To do this, the paper is divided in three parts. In the first part, an analysis of the ontological and metaontological categories of Alain Badiou is developed. In this section, the paper briefly discusses the categories of situation, state of affairs, void, and event. In the second part, the reappropriation of these categories by Alejandro Cerletti is presented. This author rereads of Badiou’s categories from an educational perspective. The last part of this paper presents the analysis of the concept of teacher implicit in Simon Rodriguez’s popular school in accordance with the categories discussed in the first two sections. The purpose of this section is to show that the popular teacher is the one who accompanies children in a process of attention focused on listening at the edge of the void.
  • Cerimônia na alfabetização de jovens e adultos: aparato performático ARTIGOS

    Carvalho, Rosângela Tenório de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A ação alfabetizadora pode ser analisada como um ritual de passagem da cultura oral para cultura escrita, na qual se atribui uma nova identidade – a do sujeito alfabetizado – e uma nova relação social a partir do enunciado sei ler. Neste artigo, a partir de uma análise de registro de cerimônias de abertura e de encerramento de Cursos de Alfabetização de Jovens e Adultos, sob a noção de cerimônia no campo da antropologia social de Stanley Tambiah, em convergência com o modo de problematizar os rituais de Michel Foucault, foi possível identificar como tais cerimônias, pelo seu efeito performático, constituem um aparato importante na produção do sujeito educado.

    Abstract in English:

    Abstract The literacy action can be analyzed as a ritual of passage from oral culture to written culture, in which a new identity is attributed, the literate subject, as is a new social relationship, from the statement "I can read". In this article, from an analysis of the registers of opening and closing ceremonies of Youth and Adult Literacy courses, under the notion of ceremony from the field of social anthropology by Stanley Tambiah, in convergence with the way of problematizing rituals by Michel Foucault, it was possible to identify how, because of their performative effect, such ceremonies are an important apparatus in the production of the educated subject.
  • Práticas de desenho e saberes geométricos nos manuais escolares do século XIX1 ARTIGOS

    Silva, Maria Célia Leme da

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo analisa as diferentes práticas de desenho no processo de escolarização de saberes geométricos presentes nos manuais escolares do século XIX e discute as diferenças entre os manuais traduzidos e a produção brasileira. A pergunta que norteia a análise é: como as práticas de desenho participam do processo de escolarização dos saberes geométricos? Os manuais revelam a presença de duas abordagens distintas para a escolarização de saberes geométricos: o desenho à mão livre e o desenho geométrico, com instrumentos. Apesar de as traduções de manuais estrangeiros propagarem marcas do método intuitivo, em que o desenho à mão livre escolariza os saberes geométricos, tal proposta não prevalece nas produções brasileiras, que se caracterizam pelo desenho geométrico de figuras previamente definidas, de modo que os saberes geométricos sustentam a prática do desenho.

    Abstract in English:

    Abstract The article analyzes the different drawing practices in the educational process of geometric knowledge present in the textbooks of the 19th century and discusses the differences between the translated books and the Brazilian production. The question guiding the analysis is: How do drawing practices take part in the education process of geometric knowledge? The textbooks reveal the presence of two distinct approaches to the education of geometric knowledge: the freehand drawing and the geometric drawing with instruments. Despite the translations of foreign books propagating elements of the intuitive method, in which freehand drawing formalizes geometric knowledge, this proposal does not prevail in Brazilian productions, characterized by geometric drawings of predefined figures, so that the geometrical knowledge supports the drawing practice.
  • A trajetória do educador Paulo Freire no Ministério da Educação e Cultura no período de 1958 a 1963 ARTIGOS

    Gouvêa, Fernando César Ferreira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O trabalho analisa a pouco conhecida trajetória do intelectual Paulo Freire no Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife (CRPE-RE) no período de 1958 a 1963 na gestão do sociólogo Gilberto Freyre. Cabe lembrar que o CRPE-RE estava ligado ao Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) sob a direção de Anísio Teixeira. O artigo busca mapear essa atuação, entender os motivos do seu esquecimento por parte dos estudiosos da obra freiriana e a ausência desta trajetória nos livros do próprio Paulo Freire. O que instiga a pensar num jogo de espelhos entre a memória e o esquecimento que nos conduzem aos seguintes questionamentos sobre a referida trajetória: qual a efetiva participação de Paulo Freire no cotidiano do CRPE-RE? Houve um autoapagamento desta experiência? Ou seguiu os passos da tentativa de esquecimento que recaiu sobre o CBPE, após 1964? A fim de compreender tais questões, a metodologia utilizada repousa na pesquisa de caráter documental e histórico. A fonte primária é o Boletim Mensal do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, uma publicação do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos no âmbito do Ministério da Educação. A rigor, busca-se o cotejamento entre o dito nos diversos livros do autor e o escrito no referido Boletim.

    Abstract in English:

    Abstract This paper analyzes the lesser known work of the intellectual Paulo Freire at the Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife (CRPE-RE; Regional Center of Educational Researches of Recife) between the years 1958 and 1963 during the management period of the sociologist Gilberto Freyre. It is important to point out that the CRPE-RE was connected to the Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE; Brazilian Center of Educational Researches) under the administration of Anisio Teixeira. This article aims to map this work, to understand the reasons why researches in Freire’s work have forgotten it, and the absence of this work in the Freire’s own books. This points towards the ambiguity between memory and oblivion that conducts to the questioning of Freire’s path: What is the real role of Paulo Freire in the daily routine of CRPE-RE? Was there any self-deletion of this experience? Or has it followed the steps of the attempt to erase the memory of the CBPE, underway after 1964? In order to understand these questions, the methodology used is based on a documental and historical research. The Boletim Mensal (Monthly Report) of the CBPE, published by the Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (National Institute for Pedagogical Researches), is the primary source for this study. The main objective is to compare what is written in Freire’s many books to what is found in these reports.
  • Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação1 ARTIGOS

    Marques, Joana Brás Varanda; Freitas, Denise de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo apresenta e discute o método Delphi e suas aplicações em Educação. Trata-se de um método com grande potencial como ferramenta metodológica, amplamente usado em pesquisas de várias áreas do conhecimento, mas ainda pouco utilizado no Brasil. Parece, então, pertinente ampliar a discussão sobre suas potencialidades, de modo a subsidiar a sua utilização tanto nas pesquisas em Educação como no planejamento e na gestão educacional. Assim, por meio de uma revisão narrativa da literatura da área, pretende-se dar a conhecer suas características e pressupostos, bem como descrever seu processo de implementação e análise. Serão ainda discutidas as principais vantagens e desvantagens do método, descritas as aplicações mais comuns e apontadas as suas potencialidades nas pesquisas em Educação.

    Abstract in English:

    Abstract This article introduces and discusses the Delphi method and its applications in education. It is a method with enormous potential as a methodological tool, widely used in research of various fields of knowledge, but still poorly used in Brazil. Therefore, it seems relevant to broaden the discussion about its potential, in order to subsidize its use both in research in education and in educational planning and management. Thus, through a narrative review of the literature, its characteristics and assumptions are presented, and its implementation and analysis process are described. Furthermore, the main advantages and disadvantages of the method are discussed, the most common applications are described, and the potential for research in education is pointed out.
  • Um estudo lapidar sobre mídia e Educação LEITURAS E RESENHAS

    Silva, Ezequiel Theodoro da; Pegoraro, Ludimar
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