• A departure... and an arrival EDITORIAL

    Gallo, Sílvio
  • Teacher education in contemporary times: challenges and possibilities of the partnership between university and school DOSSIÊ “Formação de professores na contemporaneidade: da universidade à escola e da escola à universidade"

    Souza, Samuel de; Borges, Cecilia; Ayoub, Eliana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este dossiê aborda a temática das relações entre a universidade e a escola no âmbito da formação de professores. A partir de discussões acerca dos estágios supervisionados, da inserção profissional na escola, da prática como lugar de formação e produção de saberes, das parcerias intergeracionais, bem como das relações entre currículo de formação inicial e currículo escolar, foram problematizadas as relações que vêm sendo estabelecidas entre a universidade e a escola, tendo em vista uma perspectiva de profissionalização do ensino. Para tal, reunimos pesquisadores(as) de diferentes países, como Brasil, Chile, Portugal e Bélgica, cujos artigos apresentam pesquisas e experiências a respeito de parcerias articulando a universidade e a escola, trazendo contribuições que dialogam com as temáticas antes anunciadas, em consonância com as especificidades de cada contexto. Concluindo, os seis artigos que compõem o dossiê aportam, além de um mapeamento da relação entre universidade e escola, possibilidades de enfrentamento e experiências exitosas.

    Abstract in English:

    Abstract This dossier addresses the issue of relations between the university and the school in the context of teacher education. Based on discussions about supervised internships, professional insertion at school, practice as a place of training and knowledge production, intergenerational partnerships and the relationship between initial training curriculum and school curriculum, the relations that have been established between the university and the school were problematized, with a view to the professionalization of teaching. For such purpose, we invited researchers from different countries, such as Brazil, Chile, Portugal and Belgium, whose articles present researches and experiences regarding partnerships articulating the university and the school, bringing contributions that dialogue with the themes announced above, in line with the specifics of each context. In conclusion, the six articles that make up the dossier provide possibilities for coping and successful experiences, besides a mapping of the relationship between university and school.
  • Intergenerational relationships in Brazilian market of teachers’ education: old and new challenges to consider DOSSIÊ “Formação de professores na contemporaneidade: da universidade à escola e da escola à universidade"

    Sarti, Flavia Medeiros

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo, baseado em revisão de literatura, focaliza o caso brasileiro da formação docente, destacando limites que se impõem para o reconhecimento de sua dimensão iniciática e do potencial formativo das relações intergeracionais estabelecidas no magistério. A formação de professores é assumida como um espaço concorrencial marcado por lutas simbólicas que, conforme perspectiva bourdieusiana, permitem a transfiguração de certas relações de dominação presentes no campo educacional. Considera-se que as relações intergeracionais docentes alcançam reduzido valor em tal mercado simbólico, sobretudo em função do processo histórico de desvalorização das práticas docentes e do lugar de pouco poder que os professores brasileiros ocupam nesse espaço concorrencial. Essa fragilização simbólica dos professores se intensificou nas últimas décadas, com a emergência de uma perspectiva gerencialista de formação docente, que tem provocado uma degeneração dos processos de profissionalização do magistério. Tal contexto impõe novos desafios nos planos epistemológico, político e cultural para a produção de um modelo profissional de formação docente no qual os professores da escola ocupem lugar mais ativo na formação das novas gerações docentes. O enfrentamento desses desafios demanda, entre outras ações, o resgate do movimento de profissionalização dos professores, para o qual a universidade pode desempenhar relevante papel.

    Abstract in English:

    Abstract This article based on a literature review focuses on the Brazilian case of teacher education, highlighting some limits imposed for the reconnaissance of its initiatory dimension and the formative potential of intergenerational relationships established among teachers. Teacher education is assumed as a competitive space characterized by symbolic struggles that, according to Bourdieusian perspective, allow the transfiguration of certain relations of domination that are present in the educational field. It is considered that the intergenerational relations among teachers have reached low value in such symbolic market, mainly due to the historical process of devaluation of teachers’ practices and the low power place that Brazilian teachers occupy in this competitive space. That symbolic fragilization of teachers has intensified in the last decades with the emergence of a managerial perspective of teacher education, which has been provoking a degeneration of the professionalization processes of teaching. Such context imposes new challenges in the epistemological, political and cultural plans for the production of a professional model of teacher education, in which teachers occupy more active place on education of teachers’ new generations. Facing these challenges demands, among other actions, the rescue of teachers’ professionalization movement, for which the university can play a relevant role.
  • The participation of the university and the school in the supervised school placement of future teachers of Physical Education DOSSIÊ “Formação de professores na contemporaneidade: da universidade à escola e da escola à universidade"

    Benites, Larissa Cerignoni

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Trata-se de um estudo qualitativo que teve como objetivo compreender a participação da escola e da universidade durante o estágio curricular supervisionado em Educação Física. Os resultados e discussão evidenciaram: (i) o contexto, que compreendeu os elementos advindos do ambiente do estágio na escola e as relações estabelecidas; (ii) a dinâmica, que apresentou como o estágio acontece na universidade e nas escolas e os desafios estabelecidos para os professores e as inquietudes dos estagiários; e (iii) o papel dos professores e suas representações. Como considerações registrou-se que ambas as instituições são colaborativas para com o estágio, mas não apresentam vínculos extremamente formativos ou engajamento equilibrado a ponto de constituírem uma parceria.

    Abstract in English:

    Abstract This is a qualitative study that aimed to understand the participation of the school and the university during the supervised school placement (SSP) in Physical Education. The results and discussion highlighted: (i) the context: which comprised the elements coming from the SSP environment at school and the established relationships; (ii) the dynamics: which presented how the SSP takes place at the university and in schools and the challenges set for teachers and the concerns of pre-service teachers; and (iii) the role of teachers and their representations. As considerations it was noted that both institutions are collaborative with the SSP, but do not have extremely formative links or balanced engagement to the point of forming a partnership.
  • Building the profession within Physical Education teacher education: processes, challenges, and dynamics between school and university DOSSIÊ “Formação de professores na contemporaneidade: da universidade à escola e da escola à universidade"

    Batista, Paula Fazendeiro; Graça, Amândio Braga

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A formação de professores enquanto prática social histórica tem sido alvo de múltiplas transformações, nomeadamente a resultante da adaptação do quadro normativo ao processo de Bolonha. Em Portugal, a alteração mais visível nos currículos de formação de professores traduziu-se na fragmentação da formação integrada de cinco anos em dois ciclos desconexos, com a compressão das componentes pedagógicas, didáticas e de iniciação à prática de ensino. Procurando ir além de uma reflexão crítica, pretende-se apresentar argumentos acerca do modo como podem ser desenhados os programas de formação dos professores para os desafios que a educação física será chamada a responder. Os argumentos sustentam-se no conhecimento e experiência extraída dos projetos de investigação no âmbito do estágio profissional em Educação Física que visaram incrustar a formação dos estagiários numa dinâmica colaborativa entre a universidade e a escola e contribuir para a construção das identidades profissionais de formandos e formadores.

    Abstract in English:

    Abstract Teacher education, as an historical social practice, has undergone multiple transformations, namely the adaptation to the Bologna process. In Portugal, the most visible change in teacher education programs was the fragmentation of five-year integrated program into two disconnected cycles, with the compacting of pedagogical, didactic, and early field experiences. Looking to go beyond a critical reflection, we intended to present arguments about how teacher education programs can be drawn for the challenges that Physical Education will be called upon to answer. The arguments are based on the knowledge and experience from research projects in the scope of the school placement in Physical Education, which aimed to embed initial teacher education in a collaborative dynamic between the university and the school, and contribute to the construction of the professional identities of learners and mentors.
  • Professional internship in initial teacher training: from professional knowledge to the co-construction of situational intelligence DOSSIER "Teacher education in contemporary times: from university to school and from school to university"

    Núñez-Moscoso, Javier

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo aborda la práctica profesional en la formación inicial del profesorado como un proceso de aculturación basado en la apropiación de saberes adaptados al contexto escolar. Para ello, se moviliza la tipología de saberes profesionales de Shulman (1986, 1987) con el fin de identificar aquellos que le son propios a la cultura del profesorado. Se estudia el caso de 3 parejas practicante-supervisor provenientes de 3 centros de formación del profesorado en Chile. Los resultados revelan que los saberes más significativos para practicantes y supervisores son en torno a la pedagogía general, las características de los alumnos y el contenido pedagógico. Con ello, se forma hacia una cultura profesional donde los saberes deben adaptarse a las situaciones movilizando lo que hemos llamado una “inteligencia situacional” que se despliega en el pasado (lo que se hizo), el presente (lo que se hace) y el futuro (lo que se proyecta hacer).

    Abstract in English:

    Abstract This article study professional practice (practicum) in initial teacher training as a process of acculturation based on the appropriation of knowledge adapted to the school context. The typology of professional knowledge of Shulman (1986, 1987) is mobilized to identify specifics categories to the teaching culture. We study the case of 3 practicing-supervising couples from 3 teacher training centers in Chile. The results reveal that the most significant knowledge for practitioners and supervisors is around the general pedagogy, the characteristics of students and the pedagogical content. With this, it is formed towards a culture where knowledge must adapt to situations by mobilizing what we have called a “situational intelligence” that unfolds in the past (what was done), the present (what is done) and the future (what is planned to do).
  • Two ways to bring the university closer to the school: the team of internship supervisors and continuing education DOSSIÊ “Formação de professores na contemporaneidade: da universidade à escola e da escola à universidade"

    Carlier, Ghislain; Clerx, Marie

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A universidade consegue manter relações de confiança com os professores que ela formou? Os pesquisadores denunciam regularmente as diferenças que separam a formação inicial e o ensino no meio escolar, em razão da falta de (re)conhecimento e de interesse mútuos. Ao contrário, este artigo analisa duas experiências positivas. A primeira delas revela o funcionamento de uma equipe de orientadores que acompanham os pares estagiários-supervisores de estágio, com ênfase na transmissão da paixão e no compartilhamento do prazer de ensinar e de aprender. A segunda, por sua vez, estuda a construção de uma relação positiva entre uma pesquisadora e os colegas envolvidos em uma pesquisa participativa. Esta última estuda a sensibilidade desses colegas durante o reinvestimento, em suas aulas, dos conhecimentos adquiridos em uma formação continuada ocorrida na universidade. Os resultados mostram a gratidão desses colegas em relação a essa pesquisadora quando ela constrói seu mapa de identidade profissional, decodifica seu aprendizado em condições reais de trabalho e valoriza suas artes do fazer.

    Abstract in English:

    Abstract Does the university succeed in establishing trusting relationships with the teachers it trained? The researchers frequently highlight the differences between the academic training and the school teaching. This gap is due to a lack of mutual interest and a poor public acknowledgement. On the contrary, this article analyses two positives experiences. The first one shows the work of a team supervising duets master – students in teacher training course, highlighting the sharing of a passion as well as the pleasure of teaching and learning. The second experience studies the building of a positive relationship between a researcher and the colleagues involved in a participatory research which studies the sensitivity of these colleagues when they are teaching pupils what they were taught themselves at university, in a continuing education course in university. The results show that those colleagues are very grateful to the researcher when she builds their professional identity card, decodes their learning in real working conditions and values their art of teaching.
  • Professional development of novice Physical Education teachers: continuities / discontinuities between initial training and teaching induction DOSSIÊ “Formação de professores na contemporaneidade: da universidade à escola e da escola à universidade"

    Gariglio, José Ângelo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo central analisar as percepções que professores de educação física têm sobre o percurso formativo na licenciatura, tomando como referência os desafios e dilemas enfrentados no período da indução. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, de caráter descritivo. Participaram da pesquisa 13 professores/as formados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com no máximo três anos de exercício profissional na escola. Os professores relatam que a formação inicial foi fundamental para o enfrentamento dos primeiros anos da profissão; todavia, apontam fragilidades no que tange à formação didático-pedagógica.

    Abstract in English:

    Abstract This article presents the results of a research whose main objective was to analyze the perceptions that Physical Education teachers have about the Teacher undergraduate degree, taking in to account the challenges and dilemmas faced in the period of induction. This is a qualitative descriptive research. Thirteen teachers trained by Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) participated in the study, with a maximum of three years of professional practice in the school. Teachers report that pre-service training was fundamental to the early years of the profession, but they point out weaknesses in pedagogical didactic training.
  • “Teaching those who do not want to learn”: one of the challenges of Didactics and Teacher Training 1 2 3 ARTIGOS

    Mesquita, Silvana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo se estrutura a partir da expressão “ensinar para quem não quer aprender”, que se consolidou nas percepções de professores de ensino médio como um dos maiores desafios do processo ensino-aprendizagem em escolas públicas. Os dados são parte de um estudo sobre o exercício da docência com jovens da periferia. Os objetivos são constatar a realidade desses “alunos que não querem aprender”; identificar como os professores conseguem driblar essa realidade e promover sentidos para a escola; reconhecer novas dimensões da prática docente a serem incorporadas pelo ensino da didática e pela formação de professores. A construção argumentativa apoia-se nos estudos da didática e da sociologia. Argumenta-se que uma nova profissionalidade docente encontra-se marcada pelas dimensões relacionais e motivacionais do trabalho, na qual o professor é um “profissional das relações” e um “construtor de sentidos”.

    Abstract in English:

    Abstract This article builds on the expression “teaching those who do not want to learn” that is consolidated in the perceptions of high school teachers as one of the greatest challenges of the teaching-learning process in public schools. The data is part of a study on teaching for young people from peripherical regions. The objectives are to see the reality of these “students who do not want to learn”; identify how teachers can overcome this reality and promote meanings for the school; to recognize new dimensions of teaching practice to be incorporated by the teaching of Didactics and Teacher training. The argument is based on Didactics and Sociology studies. It is argued that a new teaching professionalty is marked by the relational and motivational dimensions of work, in which the teacher is a “relationship professional” and a “builder of meaning”.
  • Scientific initiation junior program: reflecting to build the future 1 2 3 4 ARTIGOS

    Fuentes-Rojas, Marta; Gemma, Sandra Francisca Bezerra

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo relata uma experiência no Programa Pibic-EM na Unicamp que teve como objetivo formar jovens multiplicadores das políticas públicas de saúde em escolas do município de Limeira. Utilizou-se como base metodológica algumas características da pesquisa-ação. Partiu-se do pressuposto de que os adolescentes são alvo de ações, mas que geralmente não participam ativamente das discussões que dizem respeito à sua condição de adolescentes. Buscou-se refletir e construir junto com esses jovens uma forma diferenciada de pensar e agir como cidadãos, na medida em que se trabalhou nos moldes da pesquisa internalizada, entendida aqui como atitude cotidiana a ser desenvolvida de diversas maneiras. A natureza do projeto permitiu auxiliar na construção de um pensamento crítico, na própria estruturação da identidade desses jovens, na instrumentalização para a identificação de problemas e na atuação em suas comunidades de origem. Os adolescentes mostraram-se motivados para pensar, refletir, discutir e construir estratégias de solução e sair de seu papel de vítimas para o papel de atores e autores do processo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo relata la experiencia en el Programa PIBIC-EM de la UNICAMP. Tuvo como objetivo formar jóvenes multiplicadores de las políticas públicas de la salud en escuelas del municipio de Limeira, San Pablo - Brazil. Se utilizó como base metodológica algunas características de la investigación-acción. Se partió del presupuesto de que los adolescentes son objetivo de acciones, pero generalmente no participan activamente de las discusiones que dicen respecto a su condición de adolescentes. Se buscó reflexionar y construir con los jóvenes una forma diferente de pensar y actuar como ciudadanos, a medida que se trabajó en los moldes de la investigación internalizada, entendida aquí como actitud cotidiana a ser desarrollada de varias maneras. La naturaleza del proyecto permitió auxiliar en la construcción de un pensamiento crítico, la propia estructuración de la identidad de estos jóvenes, en la instrumentalización para la identificación de problemas y en la actuación en sus comunidades de origen. Los adolescentes se mostraron motivados para pensar, reflexionar, discutir y construir estrategias de solución y salir de su papel de víctimas para el papel de actores y autores del proceso.

    Abstract in English:

    Abstract This article reports an experience in the PIBIC-EM Program, at UNICAMP. It aimed to train young multipliers of public health policies in municipal schools of Limeira. Some characteristics of action research were used as a methodological basis. It was assumed that adolescents are the target of actions, but that they generally do not actively participate in discussions regarding their condition as adolescents. We sought to reflect and build, along with these young people, a different way of thinking and acting as citizens, insofar as we worked along the lines of internalized research, understood here as an everyday attitude to be developed in different ways. The nature of the project allowed us to assist in the construction of a critical thinking, in the structuring of the identity of these young people, in the instrumentalization to identifying problems, and in the performance in their communities of origin. The adolescents were motivated to think, reflect, discuss, build solution strategies, and move from their role as victims to the role of actors and authors of the process.
  • Ato infracional, escola e papéis profissionais: tramas complexas em relações frágeis 1 2 3 ARTIGOS

    Borba, Patrícia Leme de Oliveira; Pereira, Beatriz Prado; Lopes, Roseli Esquerdo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Apresenta-se um estudo realizado com três adolescentes para os quais o ato infracional foi desdobramento de atos indisciplinares ocorridos no interior de uma escola pública. Articulando ação profissional e de pesquisa, foram feitos acompanhamentos singulares e territoriais, com base na terapia ocupacional social, na etnografia e na história oral. A análise das histórias de vida desses jovens e do conflito vivido por eles, que levou ao cumprimento de medida socioeducativa, nos demonstra a necessidade de a escola ter maior gerência sobre seus conflitos internos. Sugere-se que a escola possa buscar apoio em serviços socioassistenciais que compõem a política nacional da assistência social, delineando-se também possíveis contribuições dos terapeutas ocupacionais no diálogo entre os setores da assistência social e da educação.

    Abstract in English:

    Abstract This study carried out with three adolescents for whom the offense was consequence of indisciplinary acts happened inside a public school. Articulating professional action and research, individual and territorial follow-ups were made based on social occupational therapy, ethnography and oral history. The analysis of the life histories of these young people and the conflict lived by them that led them to fulfill socio-educational measure demonstrate the need for the school to have greater management over their internal conflicts. It is suggested that the school can seek support in social assistance services that make up the national policy of social assistance, also outlining possible contributions of occupational therapists in the dialogue between the sectors of Social Assistance and Education.
  • The trajectory of political science in Brazil and its autonomization: an analysis from the postgraduate programs 1 2 3 4 ARTIGOS

    Oliveira, Amurabi; Engerroff, Ana Martina Baron; Silva, Camila Ferreira da; Santos, Beatriz Melchioretto Claudino dos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo percorre a trajetória de institucionalização e autonomização da ciência política no interior do campo acadêmico brasileiro e, para tal, toma a pós-graduação como objeto de estudo e como espaço fundamental para se compreender os processos de constituição desta área ao longo do século XX. Seu objetivo geral consiste em compreender as condições de possibilidade da construção de um espaço acadêmico próprio da ciência política no Brasil, tarefa desenvolvida a partir de uma abordagem quanti-qualitativa marcada pela revisão e diálogo com a literatura e pelo trabalho com dados acerca dos programas de pós-graduação. O texto acaba por assinalar a correlação entre aspectos clássicos discutidos quando se trata de objetivar a ciência política (tais como: relativo “atraso”, relação com a sociologia ou mesmo o financiamento de agências internacionais) e os cursos de mestrado e doutorado que formam a pós-graduação dessa área. Contribui, assim, para o debate sobre o papel da pós-graduação na construção da autonomia relativa da ciência política no universo acadêmico brasileiro.

    Abstract in English:

    Abstract The article traces the trajectory of institutionalization and autonomization of Political Science within the Brazilian academic field and, to this end, takes the post-graduation as object of study and as a fundamental space to understand the processes of building of this area throughout the twentieth century. Its more general objective is to understand the conditions of possibility of the construction of an academic space specific to Political Science in Brazil, a task developed from a quanti-qualitative approach marked by the revision and dialogue with the literature and by the work with data about the post graduate programs. The text ends by pointing out the correlation between the classical aspects discussed when it comes to objectifying Political Science (such as: relative "backwardness", relation with Sociology or even the financing of international agencies) and the master's and doctoral courses that form this area. It contributes to the debate about the role of postgraduate in the construction of the relative autonomy of Political Science in the Brazilian academic universe.
  • Estratégias de estimativa numérica de quantidades 1 2 3 ARTIGOS

    Duro, Mariana Lima; Dorneles, Beatriz Vargas

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este estudo verificou quais foram as estratégias de estimativa numérica de quantidades realizadas por crianças de uma escola pública e quais foram as mais frequentes e as mais precisas, a partir de entrevistas individuais semiestruturadas. Foram encontradas sete diferentes estratégias, que variavam de simples contagem exata até estratégias mais complexas, de estruturas multiplicativas. Os resultados indicaram que as crianças apresentaram maior frequência e precisão em estratégias de contagem exata para pequenas quantidades, mantendo a alta frequência, mas diminuindo a precisão no uso desta estratégia para grandes quantidades. Conclui-se que as crianças tendem a usar a contagem exata mesmo que isso não seja exigido e mesmo que não seja possível, sugerindo a importância de seu ensino na escola.

    Abstract in English:

    Abstract Based on individual semi-structured interviews, this study indicates the most accurate and frequently-used estimation strategies adopted by children, attending a public school. We found seven different strategies, ranging from simple exact counting to more complex strategies involving multiplicative structures. The results show the children more often adopted exact counting strategies with greater accuracy for small amounts; however, the same strategies were used with diminishing precision for large amounts. It is concluded that children tend to use exact counting even if it is not required and even if it is not possible, suggesting the importance of teaching number estimation in schools.
  • The Elos Program for drug abuse prevention: repercussions in the daily life of schools 1 2 ARTIGOS

    Caron, Eduardo; Machado, Adriana Marcondes

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Discutem-se repercussões da implementação do Programa Elos de prevenção ao uso abusivo de drogas (Ministério da Saúde, 2013-2017) quanto à alteração de relações de assujeitamento, isolamento e desrespeito presentes no cotidiano escolar. Acompanhou-se em três escolas da região metropolitana de São Paulo a implementação do programa que é uma parceria entre professores e profissionais da saúde na realização de um jogo entre equipes de alunos. Foram realizados cinco grupos focais e nove entrevistas individuais com professores, profissionais de saúde, coordenadores pedagógicos e gestores de escola; e 20 grupos com oito a dez alunos de seis a oito anos de idade por grupo. A análise qualitativa deu visibilidade a mudanças nas relações institucionais intensificadas por práticas de grupalidade, repactuação permanente e por processos de implicação de si – de professores e de alunos – instaurados pela prática do jogo, com efeitos sobre a ampliação da potência para aprender.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Se discuten las repercusiones de la implementación del Programa Elos de prevención al uso abusivo de drogas (Ministerio de Salud, 2013-2017) en cuanto a la alteración de relaciones de sujeción, aislamiento y falta de respeto en el cotidiano escolar. En tres escuelas de la región metropolitana de São Paulo se acompañó la implementación del Programa – una asociación entre profesores y profesionales de la salud en la realización de un juego entre equipos de alumnos. Se realizaron cinco grupos focales y nueve entrevistas individuales con maestros, profesionales de la salud, coordinadores pedagógicos y gerentes escolares; y 20 grupos con ocho a diez estudiantes de seis a ocho años cada grupo. El análisis cualitativo dio visibilidad a cambios en las relaciones institucionales intensificadas por la práctica del juego – grupalidad, renegociación permanente y por procesos de implicación de profesores y alumnos – con efectos sobre la potencia para aprender.

    Abstract in English:

    Abstract We discuss repercussions of the implementation of the Elos Program for the prevention of drug abuse (Ministério da Saúde, 2013-2017) regarding the alteration of processes of subjection, isolation and disrespect present in school daily life. In three schools in the metropolitan area of São Paulo we followed the implementation of the Program – a partnership between teachers and health professionals to organize a game between teams of students. Five focus groups and nine individual interviews were conducted with teachers, health professionals, pedagogical coordinators, and school administrators; and 20 group meetings with eight to ten students from six to eight years of age each group. The qualitative analysis gave visibility to changes in the institutional relations intensified by group practices, permanent renegotiation, and by processes of implication of oneself – teachers and students – established by the practice of the game, with effects on the amplification of the power to learn.
  • Estudos sobre as elites: uma leitura da produção em periódicos – 1998-2017 1 2 ARTIGOS

    Setton, Maria da Graça Jacintho

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo deste artigo é mapear as principais questões de ordem teórica, metodológica e empírica dos estudos sobre as elites no Brasil. A partir de uma consulta em periódicos indexados na Scielo e no portal de periódicos da Capes, foi possível classificar um conjunto de reflexões tendo como base as palavras-chave elite/elites. O critério de seleção dos artigos concentrou-se em aspectos que auxiliassem na compreensão das elites contemporâneas, no período de 1998 a 2017. A análise deste levantamento permitiu a organização de 109 documentos, em seis categorias apreciativas. A reflexão a seguir está organizada em três momentos: o primeiro deles fará uma síntese dos artigos selecionados, em cada uma das categorias; em seguida, far-se-á uma síntese do material recolhido, a fim de levantar contributos analíticos; por último, tentar-se-á elencar algumas estratégias socializadoras destes grupos.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this article is to depict the main theoretical, methodological and empirical questions concerned in Brazilian elite studies. From a query in journals indexed in Scielo and in the Capes journals portal, it was possible to classify a set of reflections based on the elite(s) keyword. The selection criteria of articles focused on aspects that aided in the understanding of contemporary elites, from 1998 to 2017. The analysis of this survey allowed the organization of 109 documents, in six appreciative categories. The following reflection is organized in three moments. The first one summarizes the selected articles in each of the categories. Secondly, an analysis of the collected material is carried out in order to provide analytical input. Finally, some socializing strategies of these groups are presented.
  • Interferences in the class: teachers’ dynamic and perceptions 1 2 3 4 ARTIGOS

    Lemes, Mariana Martins

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Instâncias da instituição escolar intervêm diretamente nas escolas públicas (estaduais e municipais) localizadas no município de São Paulo. Trata-se de uma “dinâmica de interferências”: conjunto de intervenções diretas e frequentes na aula, comumente ligadas à aplicação de políticas educacionais. Esse acúmulo de projetos implantados nas escolas leva a constantes interrupções no trabalho docente. Investigamos as consequências desse contexto para os professores e a educação escolar a partir da análise de textos oficiais e de enunciados de professores. Verificamos que, ainda que tais políticas se apoiem no discurso da qualidade da educação, segundo os professores a dinâmica de interferências vem prejudicando o trabalho docente e, possivelmente, também a educação escolar.

    Abstract in English:

    Abstract Instances of school institutions directly intervene on the public schools (state and municipal) in the city of São Paulo. There is a “dynamic of interferences”: a set of frequent and direct interventions in the class, normally connected to the enactment of educational policies. This accumulation of projects in the schools lead to constant interruptions in teachers’ work. We have researched its consequences on teachers and school education, based on the analysis of official texts and teachers’ statements. We have found that, though such policies are supported by a discourse of quality in education, according to the teachers the dynamic of interferences hinders teachers’ work and, possibly, school education.
  • German primers from the Rotermund publishing house (1927-1933): gender representations in rural work 1 2 3 ARTIGOS

    Weiduschadt, Patrícia; Albrecht, Elias Kruger

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo, buscou-se analisar a representação de gênero, especialmente no que concerne aos papéis de trabalho atribuídos ao homem e à mulher, presente nas ilustrações das cartilhas Mein Rechenbuch (“Meu livro de cálculo”) e Fibel für Deutsche Schulen in Brasilien (“Cartilha para as escolas alemãs no Brasil”), produzidas pela editora Rotermund, que era vinculada ao Sínodo Rio-Grandense. Elaboradas em língua alemã, essas cartilhas se destinavam a atender escolas sinodais ligadas às igrejas luteranas, que atuavam junto às colônias de imigrantes alemães-pomeranos na região meridional do Rio Grande do Sul. Objetivou-se, assim, no decorrer do estudo, identificar possíveis direcionamentos sociais dados por intermédio do modo de organização do trabalho ilustrado nas cartilhas. Nesse contexto, observou-se que as relações sociais representadas são construções étnicas e culturais historicamente instituídas, integrantes de um processo que envolveu instituições escolares e religiosas.

    Abstract in English:

    Abstract This academic paper aims to analyze gender representation, especially concerning the work roles attributed to men and women presented in the illustrations of the guidelines Mein Rechenbuch (My calculus book) and Fibel für Deutsche Schulen in Brasilien (Guidelines for German schools in Brazil), both produced by the publishing house Rotermund, which was linked to the Rio-Grandense Synod. Elaborated in German language, these guidelines sought to attend Synod schools linked to Lutheran churches, which worked alongside the colonies of German-Pomeranian immigrants in southern Rio Grande do Sul. In the course of this study, the aim was to identify possible social directions transmitted through the work organization illustrated in the guidelines. In this context, it was observed that social relations represented are ethnic and cultural constructions historically established, integrating a process that involves school and religious institutions.
  • Lealdade, ambivalência e rebeldia: as estratégias de relacionamento de Oswald de Andrade e Menotti del Picchia na construção de suas redes de sociabilidade 1 2 ARTIGOS

    Ribeiro, Vanessa Konopczyk Amaral

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O objetivo do artigo é investigar como são construídas as redes de sociabilidade a partir da experiência escolar e a importância da escola como dispositivo de ascensão social. Para tanto, identificam-se as diferenças nas estratégias de relacionamento desenvolvidas por Oswald de Andrade e Menotti del Picchia, dois dos autores fundamentais do modernismo paulista, na construção de suas redes de sociabilidade, a partir da análise de suas trajetórias escolares e relações familiares, apontadas pelos autores em suas autobiografias. A partir das concepções de Sirinelli, investigaram-se as formas como os autores perceberam a própria experiência escolar, vista como catalisadora das relações de redes de sociabilidade que possibilitaram sua ascensão social, no caso de Menotti, filho de imigrantes, ou manifestamente um espaço de manutenção de poder, caso de Oswald, de família rica e influente. A análise dos percursos escolares evidencia a forma como cada um agiu antes de seu encontro no movimento modernista e permite compreender como seus comportamentos e práticas, a partir de seus lugares sociais e demais experiências formativas, tiveram peso nas escolhas sociopolíticas feitas por ambos, revelando estratégias, pressões e relações de força política e religiosa na busca pela circunscrição de seus próprios espaços, sobretudo com o advento da Semana de Arte Moderna.

    Abstract in English:

    Abstract The objective of this article is to investigate how sociability networks are built from school experience, and the importance of school as a device for social ascension. To that end, we identify the relationship strategies developed by Oswald de Andrade and Menotti del Picchia, two of the fundamental authors of São Paulo’s modernism, in the establishment of their sociability networks based on the analysis of their school trajectories and family relations, as pointed out by their autobiographies. From the concepts of Sirinelli, we investigated the ways in which the authors perceived their own school experience as, a catalyst for the networking that enabled their social ascension, in the case of Menotti, a son of humble immigrants, or manifestly a space of maintenance of power in Oswald’s case who was from a rich and influential family. The analysis of the school paths shows how each one acted before their meeting in the modernist movement and allows to understand how their behaviors and practices, had weight in the social and political choices made by both, from their social places and other formative experiences, revealing strategies, pressures and relations of political and religious strength in the search for conquering their own spaces, especially with the advent of the Modern Art Week.
  • Experiências de leitura literária digital por leitores jovens 1 2 ARTIGOS

    Araújo, Mônica Daisy Vieira; Frade, Isabel Cristina Alves da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A leitura literária se modificou com a cultura digital, por meio de obras diferentes daquelas produzidas pela cultura impressa. Neste artigo, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa realizada com jovens brasileiros de 15 a 17 anos. Apresentamos as experiências de leitura literária digital de jovens leitores, procurando identificar as formas de busca e de acesso às obras literárias digitais e digitalizadas lidas por eles. A investigação adotou uma perspectiva quantitativa, com aplicação de questionários, e qualitativa, com acompanhamento das práticas de leitura literária digital de leitores jovens. Verificamos que os ambientes digitais de busca são diversos, mas nem sempre fáceis de serem conhecidos pelos jovens leitores. Para cada tipo de leitura literária digital, existem formas específicas de aceso nos ambientes digitais que as disponibilizam, bem como para cada ambiente digital que disponibiliza obras literárias são necessários procedimentos específicos para localização das obras.

    Abstract in English:

    Abstract The literary reading has changed with the digital culture through digital works different from those produced by the printed culture. In this article we present a summary of the results from a survey conducted with young Brazilians aging from 15 to 17 years old. We present the experiences of digital literary reading of young readers seeking to identify the forms of search and access to digital and digital literary works read by them. The investigation adopted a quantitative perspective, with application of questionnaires, and qualitative, with follow-up of the practices of digital literary reading of young readers. For each type of digital literary reading there are specific ways to access them in the digital environments that make them available, as well as for each digital environment that provides digital literary works, specific procedures of localization of works are necessary.
  • O Pibid e a licenciatura: veredas de uma mesma formação1 2 3 ARTIGOS

    Gimenes, Camila Itikawa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este trabalho é resultado de pesquisa que teve como objetivo compreender o modo de constituição e funcionamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em especial a formação de futuros professores promovida em quatro subprojetos do programa vinculados a licenciaturas de ciências, ciências biológicas, física e química de uma universidade pública, e discutir as contribuições, contradições e limites do programa para a formação de professores e para o currículo da licenciatura, enfocando o estágio supervisionado, locus formal de formação de todos os futuros professores. Os sujeitos entrevistados destacam a potencialidade do trabalho conjunto entre escola e universidade para a formação de professores, em que o encontro pedagogicamente guiado entre pessoas de diferentes contextos é capaz de produzir importantes experiências formativas. Todavia, não obstante o Pibid seja reconhecido por seus aspectos positivos, tal construção é possível sobretudo com a caracterização negativa dos cursos de formação inicial de professores.

    Abstract in English:

    Abstract The purpose of this research is to understand the constitution and functioning of Institutional Program of Initiatives for Teaching (Pibid, in Portuguese), in particular, the education of future teachers promoted in four subprojects of this Program linked to Science, Biology, Chemistry and Physics of a public university and discuss the contributions, contradictions and limits of the Program for teacher education and for its curriculum, specially for supervised internship, a formal locus of education for all future teachers. The subjects interviewed highlight the potential of the joint work between school and university for the formation of teachers, in which the pedagogically guided encounter between people from different contexts is capable of producing important formative experiences. However, despite the fact that the Pibid is recognized for its positive aspects, such construction is possible with the negative characterization of initial teacher education courses.
  • Learning by Proustian Signs in a Philosophy of Difference 1 2 3 ARTIGOS

    Vitorino, Artur José Renda; Felix, Grace da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo propõe perscrutar pela exterioridade das relações seriais o fenômeno aprender, no sentido de tensionar o campo didático para além do fenômeno instrução, ensino intencional, que se realiza em circunstâncias bem características e delimitadas – as quais são denominadas de ensino escolar. Envolto nesse problema do fenômeno aprender, revistaremos o livro Proust e os signos, no intento de aí flagrar como os signos proustianos nos abrem diferentemente à aprendizagem infinitesimal pelas repetições materiais e espirituais, diferindo no tempo.

    Abstract in English:

    Abstract This article proposes to examine the phenomenon of learning through the externality of the serial relations, in order to stress the didactic field beyond the teaching phenomenon, intentional teaching, which takes place in very characteristic and delimited circumstances - which are called school education. Enveloped in this problem of the phenomenon to learn, we will search the book Proust and the signs, in the attempt to catch there as the proustian signs open us differently to the infinitesimal learning by the material and spiritual repetitions differing in the time.
  • The Professional Identity in educators who teach mathematics: elements and actions to build a proposal for future research 1 2 3 ARTIGOS

    Paula, Enio Freire de; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente artigo apresenta um ensaio teórico, motivado pelo desejo de conhecer que elementos e ações podem ser considerados em um trabalho que se propõe a discutir a identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM). Os resultados apresentados são fruto de estudos realizados nos últimos anos com o objetivo de contribuir para a construção de uma proposta, não prescritiva, pautada no modelo quadripolar de investigação e em uma caracterização de IP, que podem ser considerados em futuras investigações a respeito da IP de PEM. Espera-se, assim, que este trabalho possa oferecer subsídios para reflexão aos interessados na temática da IP de PEM, dispostos a ampliar o debate a respeito desse campo investigativo.

    Abstract in English:

    Abstract This article presents a theoretical essay motivated by the desire to learn which elements and actions can be considered in a research work that intends to discuss the professional identity (PI) in educators who teach mathematics. The results are the product of studies performed in recent years, which aimed at helping with the making of a non-prescriptive proposal based on the quadripolar model of investigation and on a characterization of the PI, which can considered in future investigations on the PI in educators who teach mathematics. Thus, we hope that this study can offer subsidies to those interested in the PI in educators who teach mathematics and who are willing to expand discussions on this research field.
  • Enem’s official advertising represented in media: a look at the exam as an educational device 1 2 3 4 ARTIGOS

    Rocha, Paula Del Ponte; Ferreira, Maira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo analisa o Enem e sua representação na publicidade, em prol de sua visibilidade e credibilidade como política nacional de avaliação de acesso ao ensino superior. Olhar o Enem como dispositivo é entendê-lo no jogo de relações de poder, anunciado como indicativo de igualdade de oportunidades que produz sujeitos. A pesquisa considera a centralidade da cultura e o papel constitutivo dos discursos que produzem significados sobre o Enem. Analisamos vídeos publicitários produzidos, de 2009 a 2018, pelo governo, veiculados em TV aberta e na Plataforma Geekie Games Enem. A pesquisa apontou que tais produções procuram “vender” uma oportunidade de futuro melhor, ao alcance de todos que o merecerem, reforçando o discurso político e educacional que mobiliza (e paralisa) as instituições.

    Abstract in English:

    Abstract The article analyzes Enem and its representation in advertising, in favor of its visibility and credibility as a national policy for evaluating access to higher education. To look at Enem as a device is to understand it in the power relations game announced as indicative of equality of opportunity that produces subjects. The research considers the centrality of culture and the constitutive role of discourses that produce meanings about Enem. We analyzed government-produced advertising videos from 2009 to 2018, broadcast on open TV, and the Geekie Games Enem Platform. The research pointed out that such productions seek to “sell” a better future opportunity, available to all who deserve it, reinforcing the political and educational discourse that mobilizes (and paralyzes) the institutions.
  • Making neoliberalism work “within us”: the pedagogy of nonprofit civil society organizations and teacher education 1 2 3 ARTIGOS

    Knöpker, Mônica; Costa, Marisa Vorraber

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo apresenta e discute resultados de uma pesquisa que objetivou examinar a pedagogia efetivada por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos no nicho da formação docente e os possíveis efeitos de verdade que ela pretende disseminar. Seu corpus empírico reuniu documentos tanto sobre o funcionamento dessas instituições quanto relacionados às estratégias de implementação de tal pedagogia. A inspiração teórico-metodológica adveio da produção foucaultiana sobre discurso e dos estudos sobre pedagogias. A tese defendida é a de que as organizações investigadas efetivam uma pedagogia híbrida que produz sua própria necessidade e opera no intuito de efetivar aprendizagens por meio de processos cíclicos que têm como ponto de partida (e de chegada) modelos pré-estabelecidos. Ademais, compõe a tese a proposição de que a pedagogia analisada, ao disseminar aprendizagens relacionadas a preceitos da lógica neoliberal, seria uma das formas de fazer o neoliberalismo funcionar “dentro de nós”.

    Abstract in English:

    Abstract The article presents and discusses the results of a research that aimed to examine the pedagogy carried out by nonprofit civil society organizations in the niche of teacher education and the possible effects of truth that it intends to disseminate. The empirical corpus gathered documents both on the functioning of these institutions as well as the implementation strategies of such pedagogy. The theoretical-methodological inspiration came from the Foucauldian production on discourse and from studies on pedagogies. The thesis defended is that the organizations investigated carry out a hybrid pedagogy that produces its own necessity and operates in order to effect learning through cyclical processes that have as a starting (and arrival) point pre-established models. Furthermore, the thesis proposes that the pedagogy analyzed, by disseminating learning related to neoliberal logic precepts, would be one of the ways to make neoliberalism work “within us”.
  • Formação docente e imaginário social 1 2 3 ARTIGOS

    Ramos, Rosane Karl; Souza, Maria Inês Marcondes de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo analisa falas de participantes de um programa de formação continuada em serviço para professores de inglês nos Estados Unidos entre 2010 e 2013. O objetivo é ilustrar e discutir o conceito de imaginário social, perpassando as ditas vocações e aspirações dos docentes. O artigo é de cunho qualitativo, com base teórica do conceito de imaginário social e a perspectiva decolonialista. A metodologia contou com pesquisa bibliográfica, levantamento e análise de currículos publicados na Plataforma Lattes/CNPq, questionários on-line, entrevistas semiestruturadas e depoimentos. Como principal resultado da pesquisa apresentada neste artigo destacamos que esse imaginário oculta os motivos que impedem a melhoria da qualidade da educação pública no país, objetivo do programa em estudo.

    Abstract in English:

    Abstract This paper focuses on English language Brazilian teachers’ in service education who participated in a program in the United States of America from 2010 to 2013. The main objective is to present and discuss how a certain social imaginary underpins the so-called teaching vocation and teachers’ aspirations. It is a qualitative case study, and it has as theoretical basis the concept of social imaginary, and the decolonialist perspective. The methodology consisted of literature research, analyses of participants’ curriculum vitae published on the Lattes Plataform/CNPq, online questionnaires, semi-structured interviews, and statements. Amongst the main findings we name the fact that this imaginary hides the reasons that put the quality of public education at stake.
  • Basic principles of relational, dialogical and collaborative research1 2 3 ARTIGOS

    Souza, Rita de Cássia de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo, baseando-se na perspectiva construcionista social, visa apresentar uma possibilidade metodológica para pesquisas fundamentadas em princípios relacionais, de colaboração e diálogo. O texto apresenta as bases teóricas desta perspectiva e suas influências na realização de uma pesquisa científica. Uma pesquisa relacional, que também pode ser definida como dialógica ou colaborativa, tem como centro de suas preocupações as relações entre as pessoas, o diálogo e o trabalho colaborativo. Embora seus princípios possam ser úteis para vários tipos de investigações, tendemos a considerar que dizem muito mais respeito a pesquisas que envolvem seres humanos, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e Humanas. Teoricamente, essas pesquisas se fundamentam em perspectivas chamadas pós-modernas, que tem por características a crítica aos fundamentos da Ciência Moderna e também os estudos construcionistas sociais que partem do princípio de que qualquer conhecimento é construído socialmente. Essas pesquisas não trazem propostas metodológicas pré-definidas e estabelecidas, pelo contrário, convidam os pesquisadores a se abrirem a novos diálogos com seus sujeitos de pesquisa, convidando-os a tornarem-se co-construtores da investigação, criando espaços de inclusão e diversidade dentro dos estudos científicos.

    Abstract in English:

    Abstract This articleessay, based on the social construcionist perspective, aims to present a methodological possibility for research based on relational, collaboration and dialogue principles. The text presents the theoretical bases of this perspective and is influences in carrying out scientific research. A relational research, that can also be defined as dialogic or collaborative, has as its center of attention the relationships between people, dialogue and collaborative work. Although its principles may be useful for various types of research, we tend to consider them to be much more concerned with research involving human beings, especially in the Social Sciences and Humanities. Theoretically, these researches are based on so-called postmodern perspectives that have as characteristics the criticism to the foundations of Modern Science as well as the social constructionism studies that assume that any knowledge is socially constructed. On the contrary, they invite researchers to open up new dialogues with their research subjects, inviting them to become co-constructors of research, creating spaces of inclusion and diversity within of scientific studies.
  • As noções de experiência e vivência no currículo cultural de Educação Física: ressonâncias nietzschianas e foucaultianas1 2 3 ARTIGOS

    Nunes, Mário Luiz Ferrari; Silva, Fidel Machado de Castro; Boscariol, Marina Contarini; Neira, Marcos Garcia

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Influenciado pelas teorias pós-críticas da educação, o currículo cultural da Educação Física emerge como possibilidade de enfrentamento das condições sociais que insistem em homogeneizar sujeitos, colonizar desejos e regular as formas de viver. Neste artigo, situamos a apropriação das noções conceituais de experiência e vivência na pedagogia moderna e as implicações de suas ressonâncias nietzschianas e foucaultianas para a pedagogia cultural da Educação Física. Tencionamos torná-la um espaço de resistência às imposições castradoras da vida, a fim de potencializar possibilidades transgressoras dos limites normativos estabelecidos.

    Abstract in English:

    Abstract Influenced by the post-critical theories of education, the cultural curriculum of Physical Education emerges as a possibility of confronting social conditions that insist on homogenizing subjects, colonizing desires and regulating people lives. In this article, we situate the appropriation of conceptual notion of experience in modern pedagogy and the implications of their uses supported by Nietzsche and Foucault on Physical Education cultural pedagogy. We intend to make them into resistance’s spaces to impositions ways of living, in order to potentialize transgressive possibilities of established normative limits.
  • The Teaching Dream: Fantastic Loom ARTIGOS

    Corazza, Sandra Mara

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O texto inicia com um procedimento onírico. Compartilha várias questões sobre a categoria conceitual e analítica acerca do sonho da Docência. Antes, de modo aforismático, numa sequência de quadros que se sucedem, situa o fundo comum de estudos já desenvolvidos, em seu terreno trópico ou curiológico: lá onde conceitos, sentidos, proposições e teses — sobre Docência, Arquivo, Currículo, Didática, Aula, EIS AICE, Tradução, Professor, Poesia — mergulham no discurso onírico e nele se enrodilham como gavinhas. Apresenta então pontos de sonho, em sua historicidade, áreas de saber, problematizações e acionamentos, por parte da pesquisa educacional, além de suas relações com a escrileitura e com a morte. Configura, assim, o estágio atual da pesquisa oneirocrítica; a qual, em rede, colhe meteoros e come poeira do deserto. Ao mesmo tempo em que aponta a prudência de, na atualidade, gravar o seguinte epitáfio coletivo: É sinistro como executamos crueldades contra a nossa própria docência.

    Abstract in English:

    Abstract The text begins with an oneiric procedure. It shares questions on the conceptual and analytical category about the Teaching dream. Previously, in the aphoristic way, in a sequence of successive frames, places the common background of studies already developed, in its tropological or curiological field: there where concepts, senses, propositions and theses — about Teaching, Archive, Curriculum, Didactics, Aula, EIS AICE, Translation, Teacher, Poetry — plunge into the oneiric discourse and curl up in it like tendrils. It presents dream points, in its historicity, knowledge areas, problematizations and triggers, on the part of educational research, in addition to its relations with writreading and death. Thus, it configures the current stage of oneirocritic research; which, in a network, harvests meteors and eats desert dust. At the same time that it points out the prudence of, at present, recording the following collective epitaph: It is sinister how we execute cruelties against our own teaching.
  • Teacher education: effects of a self-reflective intervention program on socio-cognitive theories of motivation ARTIGOS

    Machado, Amélia Carolina Terra Alves; Boruchovitch, Evely

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A formação continuada de professores é tema recorrente na literatura. Todavia, estudos que visam analisar o professor, sua motivação e aprendizagem como estudante são escassos. Este artigo reporta resultados de um programa autorreflexivo de intervenção para professores sobre motivação para aprender, realizado em dupla vertente: o professor como estudante e como docente. Participaram do estudo 27 professores do ensino fundamental, divididos em dois grupos: experimental e controle. Os dados foram obtidos por instrumentos qualitativos e autorreflexivos. Constatou-se que a intervenção aumentou a autoconsciência dos professores não só sobre sua motivação e aprendizagem, mas também sobre suas práticas pedagógicas, além de ampliar seus conhecimentos acerca das teorias motivacionais.

    Abstract in English:

    Abstract Continuing teacher education is a frequent theme in the literature. However, studies aimed to analyze teachers, their motivation and learning as a student are scarce. This article reports results of a self-reflective intervention program for teachers, on motivation to learn, conducted in a dual focus: the teacher as a student and as a teacher. The sample consisted of twenty-seven elementary school teachers divided into two groups: experimental and control. The data were collected by qualitative and self-reflective instruments. The intervention increased teachers’ self-awareness not only about their motivation and learning, but also about their pedagogical practices, besides expanding their knowledge about motivational theories.
  • A curriculum for doctors in Cuba based on political solidarity in the field of health: possible explanation for the work in the “More Doctors” program ARTIGOS

    Silva, Maria Patrícia; Paraíso, Marlucy Alves

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente trabalho tem como objetivo estudar o currículo formal de medicina destinado à formação de médicos cubanos, para identificar possíveis explicações sobre algumas diferenças de suas práticas, já identificadas por diferentes estudos sobre o programa Mais Médicos (PMM). Para tanto, desenvolvemos um estudo exploratório qualitativo, documental e bibliográfico. Para análise definimos dois eixos guias de leitura: (i) a construção do currículo e a conexão sociocultural refletida em raciocínios pedagógicos; (ii) o modelo de educação médica em conexão com o sistema de saúde. Identificamos no currículo estudado características que o aproxima de uma perspectiva decolonial, isto é, o encontro com o “outro” não acontece para dominar, mas para apoiar e trocar, em uma perspectiva de solidariedade política por meio de ações de saúde, com missões médicas. O currículo preza pela medicina integral, estrutura-se por medicina ético-humanista, perspectivas fundamentais para as demandas da prática médica no PMM.

    Abstract in English:

    Abstract This aim of this article is to study the formal medical curriculum for the education of Cuban physicians to identify possible explanations for some differences in their practices, already identified by different studies on the “More Doctors Program” (PMM)5. To do so, we developed a qualitative, documental and bibliographic exploratory study. Therefore, we defined two reading guide axes for the analysis: (i) the construction of the curriculum and the socio-cultural connection reflected in pedagogical reasoning; (ii) the model of medical education in connection with the health system. We identified characteristics in the curriculum studied that tend towards a decolonial perspective, that is, that the encounter with the “other” is not to dominate, but to support and exchange, from a perspective of political solidarity through health actions, with medical missions. There is a lot of emphasis on comprehensive medicine in the curriculum and it is structured by ethical-humanistic medicine, which is a fundamental perspective for the demands of medical practice in the More Doctors Program.
  • Maurice Tardif - trajectory of a researcher: between professionalization of education, critical thinking and contemporary risks DIVERSO E PROSA

    Souza, Samuel de; Ayoub, Eliana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este texto apresenta a trajetória acadêmica do professor, intelectual e pesquisador Maurice Tardif, da Université de Montréal (Universidade de Montreal) no Canadá, por meio da realização de uma entrevista, realizada por Samuel de Souza Neto e Eliana Ayoub em maio de 2017. Maurice Tardif vem dedicando suas reflexões e pesquisas a temáticas educacionais relacionadas aos saberes docentes, à formação profissional, à divisão do trabalho na escola, bem como à inserção profissional e às profissões do ensino no contexto escolar. Ele discute a profissionalização do ensino, questionando o fato desse processo não emergir dos professores, mas de induções do estado ou de movimentos de valorização do magistério, desafiando os professores a lutarem pela sua própria identidade profissional. Além da criação de centros de pesquisa, como o Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (Crifpe – Centro de Pesquisa Interuniversitário sobre a Formação e a Profissão Docente), o que se observa é o nascimento de uma escola de pensamento, a Escola Quebequense sobre a Formação e a Profissão Docente.

    Abstract in English:

    Abstract This text presents the academic trajectory of the professor, intellectual and researcher Maurice Tardif from Université de Montréal (University of Montreal) in Canada, through an interview, conducted by Samuel de Souza Neto and Eliana Ayoub in May 2017. Maurice Tardif has been dedicating his reflections and researchers to educational themes related to teacher’s knowledge, to professional education, to division of work at school, as well as professional insertion and teaching professions in the school context. He discusses the professionalization of education, questioning the fact that this process does not emerge from teachers, but from state inductions or from movements for valorization of the magisterium, challenging teachers to fight for their own professional identity. To beyond the creation of research centers, as the Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (Crifpe – Interuniversity Research Center on Teacher’s Education and Profession), what is observed is the birth of a school of thought, the Quebec School on Teacher’s Education and Profession.
  • Agradecimentos NOMINATA

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br