Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Pro-Posições, Volume: 31, Publicado: 2020
  • Semiformação e inteligência artificial no ensino Artigos

    Campos, Luis Fernando Altenfelder de Arruda; Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo procura refletir sobre tecnologias audiovisuais, plataformas digitais e softwares de inteligência artificial voltados à personalização do ensino. A análise aborda o uso de algoritmos para avaliação de professores, defesa de empresas de tecnologia educacional, gamificação como estratégia para incentivar os estudos e elaboração de propostas pedagógicas que preparem o aluno para um mercado cada vez mais apoiado em sistemas operacionais automatizados e artificialmente “inteligentes”. Ao final procurou-se apontar reconfigurações do processo de semiformação no início do século XXI ocasionadas pela instrumentalização computacional da educação e a industrialização digital da cultura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to reflect on the use of audiovisual technologies, digital platforms and artificial intelligence software aimed at personalization of teaching. The analysis addresses the use of algorithms aimed at teacher evaluation, defense of educational technology companies, gamificationas a strategy to encourage studies and pedagogical proposals that point out skills to be developed by students to prepare them for a market, which is increasingly supported in automated and artificially “intelligent” operating systems. Finally, Critical theoretical analysis that seeks to point out reconfigurations of the semiformation process at the beginning of the 21st century caused by theimpacts of the computational instrumentation of education and the digital industrialization of culture. At the end, we sought to point out reconfigurations of the semiformation process in the early 21st century, caused by the computational instrumentalization of education and the digital industrialization of culture.
  • O cuidado como dimensão ontológica na educação infantil: sobre corpos, espaços e movimentos na constituição do ser-no-mundo Artigos

    Colla, Rodrigo Avila

    Resumo em Português:

    Resumo O texto discute o cuidado como dimensão ontológica e potência constitutiva do humano. Vale-se de matriz teórica que une autores da área da educação infantil coma ontologia de Martin Heidegger. Apresenta o conceito heideggeriano de cura (sorge) – cuidado/curadoria numa dimensão ontológica – e o toma como eixo articulador a partir do qual são pensadas a corporeidade e a espacialidade. O conceito de tato, de Helmholtz, também é desenvolvido a fim de sustentar a noção de contato, trazida à tona por Marta Nörnberg. Ratifica-se o argumento da autora de que as instituições de educação infantil devem ser consideradas como domus, isto é, moradas comuns em que o estatuto de “ser-no-mundo-junto-das-coisas-com-outros” seja favorecido por meio de um comprometimento cuidadoso/curador. Destaca-se, ainda que brevemente, a importância do ato de brincar e a necessidade de um olhar cuidadoso/curador tanto para a brincadeira quanto para os ambientes e corpos. Por fim, argumenta-se que as instituições de educação infantil devem ser ambientes cuidados/cuidadores que propiciem a convivência e o contato, indicando caminhos constitutivos do ser-no-mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text discusses care as the ontological dimension and constitutive power of the human. It is based on a theoretical matrix that links authors from the area of Early Childhood Education with the ontology of Martin Heidegger. It presents the concept of care (sorge) – care/curation in an ontological dimension – of Heidegger, and takes it as an articulating axis from which corporeality andspatiality are thought. The concept of tact, by Helmholtz, is also developed in order to support the notion of contact, brought to the fore by Marta Nörnberg. It ratifies the author's argument that the institutions of early childhood education should be considered domus, that is, common abodes where the status of being-in-the-world-with-things-with-others is favored by means of a careful/curator commitment. Highlighted, even briefly, the importance of the act of playing and the need for a careful/curator look both at the play and at the environments and bodies. Finally, he argues that the institutions of Early Childhood Education should be cares/caregivers environments that propitiate familiarity and contact, indicating the constituent ways of being-in-the-world.
  • Crianças agitadas/desatentas: modelos de explicação Artigos

    Silva, Izabel Penteado Dias da; Batista, Cecilia Guarnieri

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta diferentes perspectivas teóricas que dizem respeito às crianças vistas como agitadas e desatentas na escola. Foram identificadas duas abordagens: uma predominantemente biológica e outra predominantemente social. Na primeira abordagem, a agitação e a desatenção são caracterizadas como alterações situadas no indivíduo, com base biológica, e descritas como sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), uma doença mental. Na segundaabordagem, o foco é deslocado para o contexto psicológico, educacional, social,histórico e cultural, e suas influências sobre o processo de desenvolvimentohumano. São discutidos conceitos de normalidade e suas implicações sociais. Éapresentada uma visão crítica à crescente medicalização do processo de ensinoaprendizado e à transformação de problemas coletivos em problemas individuais, de modo a eximir as instituições de suas responsabilidades. Inspirada na perspectiva histórico-cultural, é proposta uma visão integradora, que abranja escola, família e sociedade, expandindo possibilidades de planejamento e atuação educacional e social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents different approaches found in the literature regarding agitated and inattentive children in school. Two tendencies can be identified: one aims on biological aspects and the other on predominantly social aspects. In the first approach, agitation and inattention are characterized as alterations based on the individual, with biological basis, and described as a symptom of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). In the second, the focus is shifted to the psychological, educational, social, historical and cultural context, and their influences on the process of human development. Concepts of normality and their social implications are discussed. A critical view is given to the increasing medicalization of the teaching-learning process and the transformation of collective problems into individual problems, in order to exempt institutions from their responsibilities. Inspired by the historical-cultural perspective, an integrative vision is proposed, encompassing school, family and society, expanding possibilities of planning and educational and social action.
  • A interdisciplinaridade no estágio supervisionado de um curso de Educação Física Artigos

    Reis, Wladimir Barbosa; Gomes, Ricardo José; Oliveira, Rogério Cruz de

    Resumo em Português:

    Resumo A Educação Física é reconhecida como profissão da Saúde desde 1997. Entretanto, a formação profissional possui limites. Nesse contexto, a Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista tem buscado suprir essa lacuna com uma formação pautada na interprofissionalidade e interdisciplinaridade. Assim, o objetivo do estudo consistiu em analisar o conceito de interdisciplinaridade no contexto do estágio supervisionado profissionalizante do curso de Educação Física da instituição sob a ótica discente. Foi desenvolvida uma pesquisa documental qualitativa a partir dos relatórios finais de estágio de 22 estudantes participantes do estudo. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Os resultados mostraram que o conceito de interdisciplinaridade na ótica discente não é consensual e se mostra revelador de fragilidades e limitações. Entretanto, também aponta para o diálogo com outras áreas e profissões. Assim, conclui-se que a formação no estágio interdisciplinar da instituição possui um caminho promissor a percorrer.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A Educación Física es reconocida como profesión de la salud desde 1997. Sin embargo, la formación profesional tiene límites. En ese contexto, la Unifesp ha buscado suplir esa laguna con una formación pautada en la interdisciplinaridad e interprofesionalidad. El objetivo del estudio fue analizar el concepto de interdisciplinaridad en el contexto de la práctica supervisada profesionalizante del curso de Educación Física de la Universidade Federal de São Paulo bajo la óptica discente. Se desarrolló una investigación documental cualitativa a partir de los informes finales de prácticas de 22 estudiantes participantes del estudio. El análisis de los resultados los datos se dieron por categorías no apriorísticas. Los resultados mostraron que el concepto de interdisciplinariedad en la óptica discente no es consensual y se muestra revelador de fragilidades y limitaciones sino también apunta al diálogo con otras áreas y profesiones. Se concluye que la formación en la práctica interdisciplinaria de la institución tiene un camino prometedor a recorrer.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Since 1997, Physical Education is recognized as a health profession. However, the professional training has been limited. In this sense, Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista has been attempting to overcome it with professional training based on interdisciplinarity and interprofessionality. Thus, the aim of this study was to comprehend the concept of interdisciplinarity from this university’s Physical Education students involved with professional internship. For this purpose, we designed a documental research that analyzed 22 final reports made by study participants. The analysis was made with non-aprioristic method. We found that there is no unanimity about the concept of interdisciplinarity from the students’ point of view, and it was revealing of weaknesses and limitations. However, this scenario points to the dialogue with other fields of knowledge and professions as well. Thus, we conclude that the interdisciplinarity internship training in this institution still has a long and promising path to go.
  • Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma “escola das águas” Artigos

    Zaim-de-Melo, Rogério; Duarte, Rosalia Maria; Sambugari, Marcia Regina do Nascimento

    Resumo em Português:

    Resumo No Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá, há um grupo de unidades escolares denominadas escolas das águas, assim chamadas por estarem situadas em regiões de difícil acesso e sofrerem influência do ciclo das águas. O presente artigo apresenta resultados de uma tese de doutorado que analisou a cultura lúdica das crianças de uma dessas escolas. O estudo foi realizado em contexto escolar, com 33 crianças, e envolveu observações, entrevistas e análise de desenhos sobre brincadeiras e jogos produzidos pelas crianças a pedido do pesquisador. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo e categorizados em dois eixos temáticos: tipologia do jogo/brincadeira e mídias na cultura lúdica. Os resultados indicam fortes semelhanças entre a cultura lúdica das crianças pantaneiras e de outras regiões do Brasil e pouca presença da cultura pantaneira nas brincadeiras desenvolvidas pelas crianças na escola pesquisada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the city of Corumbá, Pantanal, there is a group of schools called “Schools of Water,” so called because they are in regions difficult to access and are influenced by the water cycle of Pantanal. The present article discusses the results of a doctoral study that analyzed the ludic culture of the children in one of these schools. The study was carried out with 33 children, in a school context, and involved observations, interviews, and drawings about games produced by children at the researcher’s request. The data were submitted to content analysis and categorized into two thematic axes: 1. Type of game; 2. Media in the ludic culture. The results indicate strong similarities between the play culture of Pantanal children and that of children from other regions of Brazil, and little presence of Pantanal culture in the ludic activities developed by the children in the school.
  • Surdez e alteridade: “o encontro entre o tilintar das vozes e o tremular das mãos” Artigos

    Silva, Rubia Carla Donda da; Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo De caráter ensaístico, este texto contempla o diálogo entre os estudos surdos com viés pós-estruturalista e a filosofia da linguagem para abordar a diferença como não coincidência. Nele, a experiência da surdez é tratada como um evento singular, problematizando o aprisionamento dos corpos dos surdos às representações fixas, em nome de um projeto homogeneizador marcado pela reprodução da identidade. Ninguém se afirma, pois a força universalista da padronização linguística é diretamente proporcional a invisibilidade daqueles que ouvem e oralizam. Entretanto, afirmar-se evidencia a insubmissão dos surdos ao projeto monolíngue e monocultural ouvinte e denuncia a tentativa de fixação da identidade ditada pelos cânones da normalidade. As relações opositivas que marcam a identidade surda e a normalidade ouvinte trazem consigo a impossibilidade do diálogo, mantendo invisíveis os clamores das mãos que sinalizam nos territórios habitados por vozes inacessíveis aos ouvidos dos surdos, na contramão da alteridade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The essayist text considers the dialogue between Deaf Studies in a post-structuralist bias and the Philosophy of Language to approaching the difference as a non-coincidence. In it, the deafness experience is treated as a single event, problematizing the deaf person’s body imprisonment to fixed representations, on behalf of a homogenizing project marked by the reproduction of the identity. Nobody affirms itself because the universalizing force of linguistic standardization is directly proportional to the invisibility of those who hear and oralize. However, affirming itself becomes evident the non-submission of the Deaf Person to the monolingual and monocultural listener project, and denounces the attempt of fixating the identity according to the normality canons. Opposition relations which mark the deaf identity and the listener normality bear the impossibility of dialogue, making the claims of hands which signal remain invisible in territories inhabited by voices that are inaccessible to the deaf people’s ears, in contrast to the alterity.
  • O potencial educativo dos romances de ficção científica: leituras de Verne, Wells, Asimov e Clarke Artigos

    Ferneda, Túlio; Pierson, Alice Helena Campos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo foi escrito para divulgar os principais caminhos e resultados de uma investigação acerca do potencial educativo da literatura de ficção científica. Partindo de sete categorias inspiradas na síntese de Pérez, Montoro, Alís, Cachapuz e Praia, da epistemologia de Fourez, e considerando os elementos do texto narrativo, como indicados por Gancho, buscamos compreender a forma como a ciência é representada em quatro romances clássicos do gênero. Dentre os resultados mais importantes destacamos diversas relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), que podem ser exploradas no contexto do ensino de ciências, para a formação do cidadão crítico e reflexivo com relação à própria ciência. Por essa razão, fortes conexões puderam ser traçadas entre esta pesquisa e a discussão que Santos e Mortimer fazem dos pressupostos teóricos da abordagem CTS.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we share the results of a research about a group of science fiction novels and its possibilities for science education. Pérez, Montoro, Alís, Cachapuz and Praia synthesize seven misconceptions of science that we used to build categories for a content analysis. The epistemology of Fourez was also an important perspective to this work. As a general result, we indicate a number of connections between science, technology and society (STS), that may be explored in science teaching context, in order to promote an education for citizenship. That is why we could establish good connections between this research and the work of Santos and Mortimer, in which they discuss the theoretical assumptions for STS approach.
  • Uma perspectiva de comparação na escrita histórico-social do currículo do ensino secundário1 2 Artigos

    Silva, Fabiany de Cássia Tavares; Pessanha, Eurize Caldas

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho, apresentamos parte de resultados de uma pesquisa que toma como fontes dissertações e teses sobre o ensino secundário no sul do Mato Grosso e de Minas Gerais, produzidas no Grupo de Estudos Observatório de Cultura Escolar (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e no Centro de Pesquisa em História da Educação (Universidade Federal de Minas Gerais), no período de 1999 a 2012. Temos constituído práticas de pesquisa com os estudos comparados, alimentadas por percursos teórico-metodológicos que entendemos em uma versão particular, por recorrermos ao cruzamento da educação comparada com a história comparada da educação. Diante disso, incursionamos por histórias dos “ensinos secundários” construídas em torno de uma interpretação semelhante para suas origens do ponto de vista da organização das cidades, da caracterização socioeconômica da população-alvo e dos fetiches em torno das instituições, mesmo tratando de objetos diferenciados nos espaços e tempos históricos. O desenvolvimento empírico dessas histórias evidenciou que diferenças dos sistemas analisados, se existem ou existiram, não foram abordadas. Estamos falando de diferenças ligadas à composição, às práticas e às dinâmicas das políticas educacionais locais, das estratificações sociais e dos interesses das famílias, responsáveis por experiências socializadoras diferenciadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We present herein, part of the research results, which are based on the dissertations and theses, used as our sources, regarding secondary education in the Brazilian states of southern Mato Grosso and Minas Gerais and produced by/in the Studies and Research Groups, Observatory of School Culture (UFMS) and History of (UFMG) from 1999 to 2012. We have established research practices with a comparative study, provided by theoretical and methodological pathways, which we understand as being a particular version, because we have drawn on the crossing of compared education with the comparative history of education. In this sense, we enter into stories of "secondary teaching" built around a similar interpretation for their origins, from the point of view of the organization of the cities, the socioeconomic characterization of the target population, the fetishes around the institutions, even when dealing with differentiated objects in historical spaces and times. The empirical development of these histories showed that differences of the analyzed systems, if they exist or existed, were not addressed. We are talking about differences related to the composition, practices and dynamics of local educational policies, of the social stratifications, of the interests of families, responsible for differentiated socializing experiences.
  • Projeto 500: desafios da inclusão de estudantes negros numa universidade pública de pesquisa nos Estados Unidos, 1968-2018 Artigos

    Oliven, Arabela Campos

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa uma política de inclusão de estudantes negros em uma importante universidade pública de pesquisa nos Estados Unidos, desde o período em que foi implementada, através do Projeto 500, no final da década de 1960, até os dias atuais. Levam-se em conta relações raciais e peculiaridades do sistema de educação superior norte-americano na contextualização dessa política de ação afirmativa. Examina-se o modo como um grupo historicamente discriminado em instituições de educação superior que formam a elite branca do país questiona não apenas a organização interna da instituição, mas também a relação universidade e sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyses an inclusion policy of black students in an important public research university of the United States since its implementation, through the Project 500, at the end of the 1960's until today. It takes into account race relations and peculiarities of the North American higher education system in the contextualization of this affirmative action policy. It examines how a group historically discriminated in higher education institutions that train the white elite questions not only the internal organization of the institution, but also the relation between university and society.
  • Olhares sobre a educação para a democracia: a visão dos educadores que atuam no Congresso Nacional Artigos

    Barros, Antonio Teixeira de; Mota, Rildo José Cosson

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa relatos dos agentes pedagógicos que atuam nos programas de educação para a democracia do Congresso Nacional. Os relatos foram obtidos por meio de entrevistas estruturadas em maio de 2017, com 229 servidores do Senado e da Câmara, responsáveis pelos 15 programas de educação política das duas casas legislativas. A metodologia consiste na análise de conteúdo. As principais conclusões mostram que os agentes pedagógicos associam os desafios da educação para a democracia na atualidade com o contexto de crise que afeta o Brasil, com destaque para a crise cultural, educacional e política.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to analyze reports of education agents for democracy. In order to do so, we examine pedagogical agents who work in the projects of education for democracy of the National Congress. The reports were obtained through structured interviews in May 2017, with 229 Senate and House officers, responsible for the 15 projects of political education of the two legislative houses. The methodology consists of content analysis. The main conclusions show that pedagogical agents associate the challenges of education to democracy today, with the context of crisis that affects Brazil, especially the cultural, educational and political crisis.
  • Educação bilíngue inclusiva para surdos como espaço de resistência Artigos

    Morais, Mariana Peres de; Martins, Vanessa Regina de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo objetiva analisar as trajetórias históricas e as composições de saberes que ativaram um novo cenário educacional inclusivo bilíngue para surdos, distinto das propostas inclusivas consonantes com o modelo referendado pelas diretrizes que sustentam os discursos e as práticas na educação especial. São apresentadas propostas bilíngues para surdos e as ações que buscam romper com o paradigma que ainda mantém a centralidade educacional na língua portuguesa. Os conceitos das filosofias da diferença, em Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, contribuíram para a análise e historicização (saber/poder) dos fatores que possibilitaram a emergência de projetos bilíngues como um campo de investigação possível. Nesse sentido, a relevância desta pesquisa consiste em contribuir com as discussões existentes sobre os deslocamentos de saberes para procedimentos educacionais, realizados em municípios que adotam métodos inclusivos bilíngues, a fim de demarcar a história dos movimentos sociais em direção a propostas de escolas-polo bilíngues.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze the historical trajectories and knowledge compositions that have activated a new inclusive bilingual educational scenario for deaf, distinct from the inclusive proposals in line with the model supported by the guidelines that support discourses and practices in special education. Bilingual proposals for deaf are presented and actions that seek to break with the paradigm that still maintains the centrality of education in the Portuguese language. Concepts of the philosophies of difference in Michel Foucault, Gilles Deleuze and Félix Guattari contributed to the analysis and historicization (knowledge/power) of the factors that allowed the emergence of bilingual projects as a possible field of investigation. The relevance of this research is to contribute with the existing discussions about the displacements of knowledge for educational procedures, carried out in municipalities that adopt bilingual inclusive methods, in order to demarcate the history of social movements towards proposals of bilingual polo-schools.
  • Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Artigos

    Gontijo, Cláudia Maria Mendes; Costa, Dania Monteiro Vieira; Perovano, Nayara Santos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo analisar como a alfabetização é articulada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em dezembro de 2017. Adota, como metodologia de estudo, a pesquisa documental, pois analisa documentos/textos produzidos por órgãos diretores e encarregados da educação, respectivamente, no Brasil e no mundo. Conclui que o modelo de alfabetização funcional adotado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para subsidiar programas e projetos de alfabetização de adultos, compatível com a noção de competência adotada na BNCC, reduz a alfabetização ao desenvolvimento da consciência fonológica, à aprendizagem da técnica da escrita com o objetivo de formar pessoas adaptadas à ordem social e ao modelo produtivo vigentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this paper is to analyze how literacy is articulated in the National Common Core (BNCC4) approved by the National Education Council in December 2017. Documentary research is the methodology used to examine documents/texts produced by both administrative agencies and officials in charge of education, in Brazil and in the world, respectively. It concludes that the functional literacy model, adopted by Unesco for Education, Science and Culture to subsidize adult literacy programs and projects, which is compatible with the notion of competence adopted by the BNCC, reduces literacy to the development of phonological awareness and to the learning of writing technique with the aim of educating people adapted to the prevailing social order and productive model.
  • A obrigatoriedade da educação infantil e a escassez de vagas em creches e estabelecimentos similares Artigos

    Silva, Luiz Henrique Gomes da; Strang, Bernadete de Lourdes Streisky

    Resumo em Português:

    Resumo Existe atualmente uma demanda muito grande por vagas em creches e estabelecimentos similares, e a oferta insuficiente acarreta escassez de vagas para o atendimento do direito das crianças que não completaram quatro anos de idade. O presente estudo visou analisar os dispositivos legais, referentes ao direito à educação, à obrigatoriedade do ensino, assim como a responsabilidade do Estado quanto a essa exigência, o sistema nacional de educação e o Plano Nacional de Educação, buscando compreender a dificuldade enfrentada pela sociedade para solucionar esse problema. Se o direito à educação representa um dever da família, do Estado e de toda a sociedade, o que é realmente necessário para concretizá-lo? Concluímos que o ordenamento jurídico brasileiro seria suficiente para viabilizar educação a todas as crianças, mas existe uma distância considerável entre o que está escrito na lei e a possibilidade de o próprio Estado cumprir essa lei, o que define a realidade escolar de boa parte das crianças brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is currently a great demand for places in kindergartens and similar establishments, and inadequate supply causes shortage of places for the care of the rights of children who have not completed four years of age. This study aimed to analyze the legal provisions relating to the right to education, mandatory education, as well as the responsibility of the State as to this requirement, the National System of Education and the National Education Plan, seeking to understand the difficulty faced by society to solve this problem. If the right to education is a duty of the family, the state and the whole of society, what is really necessary for its implementation? We conclude that the Brazilian Legal System would be sufficient to enable education for every child, but there is a considerable gap between what is written in the law and the competence of the state itself to comply with this law, which defines the school reality of a large part of Brazilian children.
  • Política de correção de fluxo escolar em Pernambuco: uma análise do programa Travessia Artigos

    Andrade, Edson Francisco de; Aguiar, Silvana Galvão de

    Resumo em Português:

    Resumo Analisamos no presente texto a percepção de alunos egressos do programa Travessia acerca de possíveis repercussões qualitativas dessa política pública no processo de enfrentamento da distorção idade/série escolar na rede de ensino de Pernambuco. A análise dos dados permite-nos constatar que houve efetividade do programa quanto ao processo de regularização do fluxo escolar, registrando-se redução do índice de distorção idade/série escolar no ensino médio de 61% em 2007 para 36,4% em 2013. Por outro lado, com base no referencial de análise de conteúdo, foi possível inferir dos dados coletados por meio da realização de entrevistas semiestruturadas que há limitações no que se refere aos resultados qualitativos, uma vez que os sujeitos da pesquisa reconhecem baixo impacto do programa, no tocante a sequência dos estudos, a inserção no mundo do trabalho formal e ao exercício de práticas cidadãs no contexto social em que os indivíduos vivem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Analizamos, en el presente texto, la percepción de alumnos egresados ??del programa Travessia sobre posibles efectos cualitativos de esta política pública en el proceso de afrontamiento de la distorsión edad/grado en el sistema escolar Pernambuco. El análisis de los datos nos permite ver que hubo efectividad del programa como el proceso de regularización de flujo de la escuela, registrando una reducción del índice de distorsión edad/grado en la escuela secundaria de un 61% en 2007 a 36,4% en 2013. Por otra parte, sobre la base de análisis de contenido de referencia, fue posible inferir a partir de los datos recogidos a través de entrevistas semiestructuradas que hay limitaciones en lo que respecta a los resultados cualitativos, ya que los sujetos reconocen programa de bajo impacto, con respecto a la secuencia de estudios, la inserción en el mundo del trabajo formal y el ejercicio de prácticas ciudadanas en el contexto social en el que viven los individuos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We analyze, in the present text, the perception of students from the Travessia program about the possible qualitative repercussions of this public policy in the process of coping with the distortion of school age/grade in the teaching network of Pernambuco. The analysis of the data allows us to verify that the program was effective in the process of regularizing the school flow, registering a reduction in the index of age/school grade distortion in High School from 61% in 2007 to 36.4% in 2013. On the other hand, based on the ccontent analysis framework, it was possible to infer from the data collected through semi-structured interviews that have limitations in terms of qualitative results, since the subjects of the research recognize the low impact of the program, In terms of the sequence of studies, the insertion in the world of formal work and the practice of citizen practices in the social context in which individuals live.
  • Professores no Facebook: explorações sobre a gestão da distância e da proximidade diante do público escolar Artigos

    Santos, Tiago Ribeiro; Valle, Ione Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo A presença de redes sociais virtuais nas interações entre professores e alunos permite interrogar o trabalho coletivo de gestão da proximidade e da distância. A partir de registros orais de professores extraídos de um videodocumentário, se procura compreender aqui práticas de gestão das relações escolares no Facebook. Os relatos são analisados à luz de duas categorias de análise que, organizadas de modo a apreender situações cotidianas, reúnem as impressões que os professores apresentam quando discorrem sobre o uso do Facebook. A primeira aponta para o que nomeamos aqui de “ajuntamento de círculos sociais diferenciados”, permitindo reconhecer a singularidade de um espaço como o Facebook com relação à gestão da proximidade e da distância do professor diante do público escolar. A segunda se distingue pelas “condições técnicas de discrição”, sinalizando margens de manobras de que os professores podem se servir na rede social on-line, estabelecendo uma forma ideal de interação com seus alunos. Estas categorias resultam em uma realidade em que os professores gestam tanto suas relações com o público escolar (e com a tecnologia) quanto suas imagens pessoais e os possíveis (des)créditos educacionais vinculados a elas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The presence of social medias in teacher- student interactions raises questions on the collective work of managing proximity and distance. From teachers’ testimonies extracted from a video documentary we sought to understand practices of management of school interactions on Facebook. The reports are analyzed in the light of two categories of analysis that, organized to apprehend everyday situations, gather the impressions teachers have when discussing Facebook use. The first one points to what we have called the “gathering of differentiated social circles”, allowing us to recognize the uniqueness of a space such as Facebook in relation to the management of proximity and the distance of the teacher from the school public. The second is distinguished by the “technical conditions of discretion,” signaling margins of maneuvers teachers can use on the online social network, establishing an ideal form of interaction with their students. These categories result in a reality in which teachers manage both their relationships with the school audience (and technology) as well as their personal images and the possible educational (dis)credits associated with them.
  • Considerações sobre os indicadores de formação docente no Brasil Artigos

    Schwerz, Roseli Constantino; Deimling, Natalia Neves Macedo; Deimling, Cesar Vanderlei; Silva, Daniele Cristina da

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo buscamos analisar e tecer algumas considerações a respeito dos indicadores divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação sobre a formação de professores nos cursos de licenciatura no Brasil. Os dados selecionados para análise e discussão foram retirados das sinopses estatísticas fornecidas entre os anos de 2001 e 2015 e compreendem o número de vagas oferecidas, de ingressos e de concluintes por cursos de graduação. A partir da análise dos dados, podemos observar que, embora o número de vagas tenha aumentado no período, os cursos de licenciatura ainda apresentam baixa procura e muitas vagas ociosas. Os cursos de Física têm o menor número de concluintes em comparação com os outros cursos analisados. Essa realidade pode ser influenciada por diferentes fatores, entre os quais a baixa procura por cursos de licenciatura e a alta taxa de evasão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we analyze the data from Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação on teacher training in Brazil. The data selected for analysis were taken from the synopses provided between 2001 and 2015 and comprise the number of available places, admissions and graduates by undergraduate courses. From the data analysis, we can observe that the number of places available at universities has increased during the period, but teacher-training courses still present low demand and many unfilled places. Physics courses have the lowest number of graduates compared to other courses analyzed. This reality may be influenced by many factors such as high evasion rate and low demand for teacher-training courses.
  • Produção de conhecimento sobre dança e educação física no Brasil: analisando artigos científicos Artigos

    Brasileiro, Lívia Tenorio; Fragoso, Aline Renata de Farias; Gehres, Adriana de Faria

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo objetiva analisar artigos científicos sobre a dança como conhecimento tratado pela área de educação física, tendo como intenção identificar as suas principais temáticas de estudo. Trata-se de pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, do tipo documental, que toma como fonte as produções sobre dança e educação física disponíveis nos periódicos nacionais. Percebe-se que a dança pode ser estudada em diversas áreas, mas é na educação que ela ganha maior destaque, seguida das temáticas que discutem dança como possibilidade de movimento, desempenho motor e atividade física.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio tiene como objetivo analizar las producciones oriundas de artículos científicos sobre la danza como conocimiento tratado por el área de educación física, teniendo como intención identificar sus principales temáticas de estudio. Se trata de una investigación de abordaje cuantitativo, del tipo documental, que toma como fuente las producciones sobre danza y educación física disponible en los periódicos nacionales. Se percibe que la danza tiene diversas posibilidades de temáticas de estudios, pero es en la educación que ella gana mayor destaque, seguido de las temáticas que discuten sobre danza como posibilidad de movimiento, desempeño motor y actividad física.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study is to analyze the productions derived from scientific articles about dance as knowledge treated by the area of physical education, with the intention of identify its main themes of study. It is a research of quantitative approach, of the documentary type, that takes as a source the productions on dance and physical education made available in the national newspapers. Identified that the dance possesses diverse possibilities of themes of studies, but is in the education that she gains greater prominence, followed by topics that discuss about dance with possibility of movement, motor performance and physical activity.
  • O público e o privado na educação superior: uma contribuição para a revisão de conceitos Artigos

    Fioreze, Cristina; Bortolin, Júlio César Godoy

    Resumo em Português:

    Resumo No âmbito da educação superior, o debate acerca do caráter público ou privado das instituições e seus serviços tem adquirido grande relevância. Termos como “bem público”, “bem privado” e “esfera pública”, entre outros, passaram a compor essas discussões. Mas o que de fato é público e o que de fato é privado na educação superior? Com o objetivo de contribuir para a construção de respostas a essas questões, neste trabalho buscamos reforçar a sustentação teórica de que a educação superior não é pública ou privada, bem como demonstrar, por meio de sistematização, que a realidade empírica da educação superior adere a tal proposição. Evidenciamos, desta forma, que se faz necessário revisar conceitos sobre público e privado na educação superior, de modo a superar, com isso, tendências de enviesamento ideológico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the environment of higher education, the debate about the public or private character of the institutions and their services has become relevant. The use of the words such as “public good”, “private good” and “public sphere”, among others, has started to become part of the debates in the field. However, what is in fact public and what is in fact private in higher education? Aiming to contribute to answer these questions, this article tries to reinforce the theoretical argument that higher education is not public or private, as well as to demonstrate through systematization that empirical reality of higher education complies with this proposition. Thus, we have shown that a revision of concepts on what is public and private in higher education is necessary, in order to overcome ideological bias tendencies.
  • O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico Artigos

    Massi, Luciana; Villani, Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo A “teoria da reprodução”, enunciada por Bourdieu na década de 1960, sustentava que as classes menos favorecidas tinham acesso a oportunidades de menor prestígio no sistema escolar. No Brasil, desde então o sistema educacional sofreu uma grande ampliação qualitativa e quantitativa, gerando hierarquias de acordo com as classes sociais, inclusive entre modalidades de um mesmo curso de graduação. Neste trabalho, apresentaremos um caso que diverge dessa tradição no plano microssociológico em uma graduação em Química oferecida nas modalidades licenciatura e bacharelado. A partir de dados quantitativos, qualitativos e longitudinais, observamos que os licenciandos são originários de classes sociais menos favorecidas, mas concluem o curso com as mesmas oportunidades de inserção profissional e acadêmica que os bacharéis, de forma a alterar seu destino social mais provável.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The “social reproduction”, posited by Bourdieu in the 1960s showed that low income class had access to less prestigious opportunities in the school system. Since then, in Brazil, the system has undergone a major qualitative and quantitative expansion that generated hierarchies, according to social classes, even between forms of the same course degree. In this paper we present a case that diverge from this tradition: a Chemistry undergraduate degree offered in the modalities of teacher and professional education. From quantitative, qualitative and longitudinal data we observed that undergraduate teacher education students come from lower social classes, but conclude the course with the same opportunities for professional and academic integration that professional education, altering its likely social destination.
  • O corpo a corpo na relação educativa entre babá e criança: uma revisão da literatura Artigos

    Kondratiuk, Carolina; Neira, Marcos Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo exploratório sobre o caráter educativo do trabalho doméstico de cuidado de crianças focaliza especificamente o processo de construção dos corpos-identidades que se faz presente na interação entre a mulher babá e a criança sob seus cuidados. Para tanto, reúne e coloca em diálogo estudos produzidos nos campos da Educação, Psicologia, Sociologia e História. Tal mapeamento visa contribuir para a desnaturalização da imagem estereotipada do cuidado infantil enquanto tarefa feminina e para a valorização desse trabalho formativo realizado em espaço doméstico. O panorama desenhado abre uma série de questões a serem perscrutadas no sentido de elucidar o que está em jogo no corpo a corpo desse encontro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This exploratory research on the educational dimension of professional domestic childcare focuses specifically on the building process of bodies-identities that takes place in the interaction between female nannies and the children under their responsibility. For that purpose, it gathers and discusses studies in the fields of education, psychology, sociology and history. This review aims to contribute to the denaturalization of the stereotyped image of childcare as a feminine task and to the valorization of this formative work in the domestic environment. The exposed panorama opens a series of questions to be examined in order to elucidate what is involved in the meeting of bodies peculiar to this interaction.
  • Programas Brafitec e Ciência sem Fronteiras: percepção de gestores dos programas no Brasil e na França Artigos

    Lievore, Caroline; Cechin, Marizete Righi; Pilatti, Luiz Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo da pesquisa é comparar os programas Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec) e Ciência sem Fronteiras (CsF) quanto às características, às exigências lançadas nos editais e à percepção de pessoas que atuam nas relações internacionais de duas universidades que enviaram e receberam estudantes, desde o início dos programas. O corpus documental do estudo foi construído por entrevistas semiestruturadas realizadas no Brasil e na França. Os dados foram tratados com análise de conteúdo. Os resultados revelam a importância de planejamento quanto aos recursos e por parte dos órgãos regulamentadores dos programas. Infere-se que o Programa Brafitec tem um efeito mais positivo que o Programa CsF, por apresentar uma seleção mais rigorosa, fazer acompanhamento do aluno no exterior, planejamento de suas atividades e oferecer a possibilidade de dupla diplomação. Conclui-se que futuras políticas públicas de mobilidade devem fazer uma seleção em que a instituição do aluno participe do processo, em que o planejamento das disciplinas do exterior seja traçado antes da viagem, para convalidações, em que o aluno seja acompanhado no exterior, para ter suporte e orientação, e em que a experiência multicultural sirva para ampliar o idioma estrangeiro, e não fazer dele o único foco do intercâmbio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the research is to compare the programs Brazil France Ingénieur Technologie (Brafitec) and Science without Frontiers (CsF), regarding the characteristics, the requirements of the calls and the perception of people working in the international relations of two universities that sent and received students, since the beginning of the Programs. The documentary corpus of the study was constructed by semi-structured interviews conducted in Brazil and France. The data were treated with Content Analysis. The results reveal the importance of resource planning and the regulatory bodies of the Programs. It is inferred that Brafitec Program has a more positive effect than CsF Program, because it presents a more rigorous selection, the monitoring of the student abroad, planning of its activities and the possibility of double diploma. It is concluded that future public mobility policies should make a selection in which the student institution participates in the process, in which the planning of the subjects of the exterior is traced before the trip, for validations, in which the student is accompanied abroad, for support and guidance, and that the multicultural experience serves to broaden the foreign language and language is not the only focus of the exchange.
  • Interfaces entre cinema, ciência e ensino: uma revisão sistemática de literatura Artigos

    Machado, Camila Juraszeck; Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto

    Resumo em Português:

    Resumo Esta revisão sistemática de literatura teve como objetivo identificar relações estabelecidas entre cinema (com maior enfoque em desenhos animados e filmes de animação), ciência e ensino em teses, dissertações e artigos publicados entre 2006 e 2017. A pesquisa abrangeu as bases de dados Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, utilizando os termos de pesquisa “desenho” ou “animação” ou “cinema” e “ciência”. Dentre os trabalhados inicialmente encontrados, vinte atenderam aos critérios de inclusão. Verificou-se que a maioria deles se limitou a analisar aprofundadamente as produções fílmicas, enquanto apenas um trabalho analisou e aplicou este recurso no ambiente escolar. Os resultados evidenciaram, ainda, que são escassos estudos que relacionem diretamente ciência e alguns produtos fílmicos, tais como os desenhos animados, principalmente considerando áreas específicas do ensino de ciências, como o enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This systematic literature review aimed to identify the relationships established among cinema, Science and teaching (with a greater focus on cartoons and animated films) in theses, dissertations and articles published in the period from 2006 to 2017. The research was carried out using Scielo data basis and the Brazilian Digital Library of theses and dissertations of IBICT, using the search terms “cartoon” or “animation” or “movie theater” and “Science”. Among the works initially found, twenty met the inclusion criteria. It was found that most of them were limited to an in-depth analysis of the film productions, whereas only one study analyzed and applied this resource in the school environment. The results showed there are few studies which directly relate Science and some film products, such as cartoons, especially considering specific areas of Science Education, such as the STS (Science, Technology and Society) approach.
  • Apropriação e usos do pensamento de Antonio Gramsci sobre Educação em trabalhos acadêmicos Artigos

    Jacomini, Márcia Aparecida

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo analisamos a apropriação e os usos do pensamento de Antonio Gramsci sobre Educação, com o objetivo de apreender como pós?graduandos têm interpretado o pensamento do autor e sua atualidade para compreender a educação contemporânea. Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, com análise de nove teses e dissertações, de um conjunto de 32 trabalhos que indicaram Gramsci como referencial teórico no resumo. Os 32 trabalhos foram coletados de um banco de dados com 1.283 teses e dissertações sobre política educacional, produzidas em programas de pós-graduação em Educação no período de 2000 a 2010, que tiveram notas cinco, seis e sete na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), encerrada em 2010. Concluímos que as ideias gramscianas sobre escola e educação foram referenciais importantes para os autores das teses e dissertações analisarem as políticas educacionais e a escola numa perspectiva crítica, demarcando a atualidade das reflexões educacionais do autor. Também apontamos que o pensamento gramsciano tem alimentado uma reflexão mais ampla e aprofundada da Educação, em articulação à forma de produção material e cultural numa sociedade dividida em classes e com marcante desigualdade social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article we analyze the appropriation and uses of Antonio Gramsci’s thought about education, aiming to apprehend how graduate students have interpreted the author’s thought and its relevance to understand contemporary education. It is a documentary and bibliographical research, analyzing nine theses and dissertations out of 32 works that indicated Gramsci as theoretical reference in their abstracts. The thirty-two papers were collected from a data bank with 1,283 theses and dissertations on educational policy, produced in post-graduation programs in Education from 2000 to 2010, which had scored five, six, and seven in the three-year evaluation, finished in 2010, from the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). We conclude that Gramscian ideas about school and education were important references for the authors to analyze educational policies and school under a critical perspective, establishing the relevance of the author’s educational reflections. Furthermore, we posit that Gramscian thought has fostered a broader and deeper reflection on education, in articulation with the material and cultural forms of production in a class-divided society with strong social inequality.
  • Formação permanente de professores de um município da Grande Vitória/ES: um exercício estético Artigos

    Barros, Maria Elizabeth; Ferraço, Carlos Eduardo; Debenetti, Carmen Ines

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo trata da experiência de um curso de formação de professores de Ensino Fundamental da rede municipal de educação da cidade de Serra no estado do Espirito Santo, Brasil. Visa contribuir com a formulação conceitual e metodológica no âmbito da formação de educadores no espaço escolar, considerando que os processos formativos não se reduzem à sua dimensão informacional, mas se constituem como uma pragmática cognitiva de invenção de si e de mundos que, igualmente, produz experiências que transpõem os limites das formas subjetivas instituídas, possibilitando a consolidação de um espaço coletivo de diálogos sobre o trabalho na escola. A experiência formativa realizada viabilizou, ainda, a criação de caminhos para pensar a realidade movente, o existir-acontecimento da vida nas escolas, a partir da perspectiva segundo a qual pensar não é representar um mundo já dado e, sim, inventar-se a si e inventar mundos. A dialogia dos encontros se efetivou a partir das experiências advindas do chão da escola por meio das rodas de conversa. O processo formativo visou a criação de práticas educacionais aliançadas com o viver na sua dimensão expansiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article deals with the experience of a training course for elementary school teachers of the municipal education system in the city of Serra in the state of Espírito Santo / Brazil. It aims to contribute with the conceptual and methodological formulation of educators’ training in schools, considering that formative processes are not reduced to its informational dimension. Following this direction of analysis, the training of professionals enabled the consolidation of a collective space for dialogues about work in school. The formative experience carried out also enabled the creation of ways to think of the changing reality, the existence-happening of life in schools, from a perspective, according to which, thinking is not to represent by a previously given world but rather creating oneself and other worlds. The dialogue of meetings took place from the experiences at the school in conversation circles. The formative process aimed to create educational practices grounded on living and its expansive dimension.
  • A comunidade científica de Alagoas: um olhar a partir dos seus grupos de pesquisa Artigos

    Silva, Camila Ferreira da; Lopes, Rodrigo de Macedo

    Resumo em Português:

    Resumo No contexto da expansão e diversificação do Ensino Superior brasileiro, o presente texto busca aproximar-se de um tema parcamente explorado na literatura nacional: a relação entre a dilatação deste grau de ensino e a construção e o fortalecimento das comunidades científicas nos estados da federação. O caso alagoano é tomado à análise, com vistas a compreender o desenvolvimento de sua comunidade científica nas duas últimas décadas. Trabalhamos, para tanto, com dados compilados e difundidos pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com os quais elaboramos uma caracterização capaz de oferecer suporte para a objetivação da prática da pesquisa e da formação de novos pesquisadores. A experiência alagoana expressa, pois, questões nacionais e locais de forma concomitante, de maneira que seu estudo implica um olhar relacional sobre as reconfigurações recentes do desenvolvimento da ciência no país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the context of the expansion and diversification of Brazilian Higher Education, this paper approaches a theme that has been poorly explored in the national literature: the relationship between the expansion of this educational level and the construction and strengthening of the scientific communities in the states of the country. We analyzed the case of Alagoas aiming to understand the development of its scientific community in the last two decades. We work with data compiled and disseminated by the Directory of Research Groups of Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, based on which we elaborated a characterization capable of providing a support for the objectification of research practice and the training of new researchers. Therefore, the Alagoas experience concomitantly expresses national and local issues, so its study implies a relational look at the recent reconfigurations of the development of science in the country.
  • Falo com meu corpo, e sem saber. Observações sobre o saber do corpo e o significante Artigos

    Behares, Luis Ernesto; Giménez, Raumar Rodríguez

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto representa um avanço no perfilamento teórico da possibilidade de falar de um saber do corpo. No percurso desenvolvido com afetação lacaniana, têm lugar as seguintes perguntas: O que é o saber? O que é, sobretudo, quando se trata do sujeito ou do ser falante (parlêtre)? Como aparece o corpo quando se trata do saber? Para trabalhar nessas perguntas, o texto apresenta em primeiro lugar uma discussão sobre o corpo, o psíquico e o conhecimento do mundo, na sequência inclui considerações sobre o corpo falante e o saber do mundo, assim como sobre a relação do saber do corpo com o significante e, no final se reflete teoricamente sobre a voz enquanto som de um corpo para outro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto representa un avance en el perfilamiento teórico de la posibilidad de hablar de un saber del cuerpo. En el desarrollo seguido con afectación lacaniana, tienen lugar las siguientes preguntas: ¿Qué es el saber? ¿Qué es, sobre todo, cuando se trata del sujeto o del ser hablante (parlêtre)? ¿Cómo aparece el cuerpo cuando se trata del saber? Para trabajar sobre esas preguntas, el texto presenta, en primer lugar, una discusión sobre el cuerpo, lo psíquico y el conocimiento del mundo. Seguidamente, incluye consideraciones sobre el cuerpo hablante y el saber del mundo, así como sobre la relación del saber del cuerpo con el significante. Al final, se reflexiona teóricamente sobre la voz en tanto sonido de un cuerpo para otro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text represents an advancement in the theoretical shaping of the possibility of referring to the body´s knowledge. In relation to the line of thought adhered to, which is affected by Lacanian ideas, the following questions arise: What is knowledge? What does the latter encompass when we are dealing with the subject or the speaking being (parlêtre)? How does the body appear when knowledge addressed? In order to elucidate these questions, this paper first deals with a discussion about the body, the psychic and knowledge about the world. Secondly, this paper includes considerations on the speaking body and knowledge about the world, as well as on the relationship between the body´s knowledge and the signifier. Finally, there is a theoretical reflection on the voice considered as sound from a body towards another body.
  • La escolarización en secundarias universitarias en Argentina: la elección escolar entre los techos de cristal y el cierre social , Artigos

    Piero, Emilia Di

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, se revisitan los debates en torno a la elección escolar a partir del estudio de un grupo de secundarias universitarias en la capital de la Provincia de Buenos Aires, Argentina. Tras explorar la composición sociocultural de las matrículas de las escuelas, se caracteriza a las familias que asisten y se revisan las discusiones sobre la elección escolar en relación con procesos de cierre social que persisten más allá de que se trata de secundarias estatales que cuentan con un sorteo público “abierto” como método de admisión. El enfoque metodológico partió de un estudio de caso múltiple, que implicó la combinación de metodologías cuantitativas y cualitativas. Entre los años 2012 y 2016, fueron realizadas observaciones, entrevistados en profundidad 13 actores “clave”, efectuadas 67 entrevistas semiestructuradas a docentes seleccionados aleatoriamente y recuperado un corpus compuesto por seis documentos institucionales que incluyeron información sociodemográfica de los estudiantes. Se concluye que son los sectores medios platenses quienes consiguen colonizar este fragmento de escuelas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article revisit the debates about school choice focusing on a group of university high schools in the capital of the Province of Buenos Aires, Argentina. From exploring the sociocultural composition of school fees, we are known to families who attend these prestigious schools and revise discussions on school choice regarding processes of social closure that persist beyond they are state high schools that have a public and open lottery as a method of admission. The methodological approach started from a multiple case study involving the combination of quantitative and qualitative data collection methodologies. Between 2012 and 2016 they were made observations, interviewed in depth 13 central actors to the institutions, made 67 structured interviews to teachers selected randomly and recovered a corpus composed of six institutional documents included information on sociodemographic chips of the students. It is concluded that it is the middle sectors that colonize this fragment of schools.
  • Acesso dos povos indígenas à educação formal: ensino de ciências: um desafio, uma realidade Artigos

    Mizetti, Maria do Carmo Ferreira; Krolow, Ivan Renato Cardoso; Teixeira, Maria do Rocio Fontoura

    Resumo em Português:

    Resumo Diante da hipótese refutada da redução e da extinção dos povos indígenas no Brasil, surgiram novas perspectivas e demandas. Esta pesquisa objetivou investigar o acesso dos povos indígenas à educação formal, especialmente em relação ao ensino de ciências no estado do Rio Grande do Sul. Foram contextualizadas as escolas indígenas das etnias Kaingáng e Guarani, sob a ótica da espacialização considerando as mesorregiões, os municípios e as respectivas Coordenadorias Regionais de Educação. Os aspectos investigados abrangem: número de matrículas entre (2011 e 2015), número de professores de ciências e respectivas etnias, e a contribuição das bibliotecas-acervo no âmbito escolar. Destarte, compreende-se que há uma reflexão e consequente aplicação de recursos financeiros, visando à inclusão dos indígenas. Todavia, foram identificadas demandas, tais como a adoção de princípios da interculturalidade e do bilinguismo, a falta de bibliotecas e acervos adequados, falta de professores de ciências, assim como de professores indígenas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Faced with the refuted hypothesis of the reduction and the extinction of indigenous peoples in Brazil, new perspectives and demands have emerged. This research aimed to investigate the access of indigenous peoples to formal education, especially in relation to science education in the state of Rio Grande do Sul. The indigenous schools of the Kaingáng and the Guarani ethnic groups were contextualized from the perspective of spatialization considering the Mesoregions, the municipalities, and the respective Regional Education Coordinators. The aspects investigated include number of enrollments (from 2011 to 2015), number of science teachers and their respective ethnicities, and the contribution of the school libraries. Thus, it is understood that there is a great reflection and consequent application of financial resources, aiming at the inclusion of indigenous peoples. However, demands have been identified, such as the adoption of principles of interculturality and bilingualism, the lack of adequate libraries and collections, the lack of science teachers, and the lack of indigenous teachers.
  • Pensamento Computacional como uma iniciativa heurística: soluções de estudantes sobre problemas de programação Artigos

    Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; Gadanidis, George; Hughes, Janette; Namukasa, Immaculate Kizito

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, investigamos o pensamento computacional de alunos em educação matemática. Especificamente, pela análise de experimentos de ensino conduzidos como estudos de caso qualitativos, exploramos aspectos do construcionismo e da resolução de problemas. Em diferentes cenários de aprendizagem, duplas de alunos do ensino fundamental e de graduação exploraram problemas de codificação para concluir uma tarefa matemático-computacional. Do ponto de vista construcionista, os resultados indicam que a experiência de aprendizagem envolveu uma espiral de descrição, execução, reflexão e depuração de problemas. No caso da experiência dos estudantes de graduação, também identificamos características específicas do pensamento computacional relacionadas a processos heurísticos, como exploração, planejamento, análise e verificação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper we investigate students’ computational thinking in mathematics education. Specifically, through the analysis of teaching experiments conducted as qualitative case studies, we explore aspects of constructionism and problem solving. In different learning scenarios, pairs of elementary school and undergraduate students explored coding puzzles in order to complete a posed computational-mathematical task. From a constructionist point of view, the results indicate that the learning experience involved a problem solving spiral of description, execution, reflection and debugging. In the case of the experience of the undergraduate students, we also identified specific characteristics of computational thinking related to heuristic processes such as exploration, planning, analysis, and verification.
  • O uso de instrumentos cognitivos para pesquisa na educação infantil: limites e possibilidades no contexto brasileiro Artigos

    Bartholo, Tiago Lisboa; Koslinski, Mariane Campelo; Costa, Márcio da; Tymms, Peter; Merrell, Christine; Barcellos, Thaís Mendonça

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute a adaptação do instrumento Perfomance Indicator for Primary Schools (iPIPS) para uso em pesquisa no contexto brasileiro com crianças entre 4 e 7 anos. Debate a necessidade de construir medidas diagnósticas (linha de base) para avaliar o impacto das políticas da educação infantil. Desconhecer como as crianças se desenvolvem ao longo dos primeiros anos da escola pode prejudicar mais fortemente os alunos em situação de vulnerabilidade e potencialmente aumentar a desigualdade educacional. Os dados utilizados são do pré-teste do iPIPS realizado em 2016 como instrumento para medir linguagem e matemática com 560 crianças em três cidades brasileiras. Os resultados preliminares sugerem que o comportamento dos itens ocorreu da forma esperada, indicando adequação teórica. A escala do teste é adequada para medir o aprendizado o conhecimento de crianças entre 4 e 7 anos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the adaptation of the iPIPS assessment for use in research with Brazilian children between the ages of four and seven. It debates the importance of having a baseline measure to assess early childhood education policy as well as the advantages of collecting high-quality information about children’s development. Not knowing how children are progressing could harm disadvantaged children and increase school inequality. The data used in the analysis was based on the pre-test of the iPIPS 2016 for mathematics and language in a total of 560 cases collected in three Brazilian cities. The preliminary analyses indicate that the items of both tests present adequate behavior, suggesting the theoretical adequacy of the items and a good adaptation and application protocol.
  • Pensamiento crítico en el siglo XXI: J. Rancière 1 2 3 Artigos

    Castillo, Karla

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El siguiente artículo sugiere una resignificación de lo que se entiende por pensamiento crítico en el siglo XXI. Para ello, analiza la objeción esbozada por Jacques Rancière al proyecto del marxismo científico basado en la concientización y en la ignorancia de la clase trabajadora, y señala de paso la necesidad de proponer otra forma de pensamiento crítico que se encuentre lejos del modelo de la lógica de la denuncia y de su insistencia en el tópico de la incapacidad e ignorancia de las masas. Finalmente, reflexiona sobre algunas de las consecuencias políticas de practicar esta forma renovada de pensar críticamente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to explore Rancière’s thesis that raises the inversion of traditional critical theory and therefore critical thinking. For this he analyzes the four arguments elaborated by the philosopher, and points out the need to propose another form of critical thinking away from the model of the logic of denunciation and the incapacity and ignorance of the masses. Finally we reflect on some of the political consequences of practicing this renewed way of thinking critically.
  • Grupo de interlocução na pesquisa em educação: produção, análise e sistematização dos dados , Artigos

    Ferreira, Liliana Soares; Cezar, Taise Tadielo; Machado, Célia Tanajura

    Resumo em Português:

    Resumo Aborda-se o grupo de interlocução (GI) como técnica de produção, análise e sistematização de dados na pesquisa em educação, a partir de pesquisa histórica, que retomou a gênese dessa técnica. Quanto à perspectiva teórica e procedimental, aplicou-se a abordagem analítica dos movimentos de sentido e estudo. Realizaram-se análise documental e grupo de interlocução para estudar semelhanças e diferenças, avanços e desafios encontrados pelos pesquisadores na aplicação da técnica entre 2006 e 2017. Participaram da pesquisa onze pesquisadores na área da educação. Pensa-se ter contribuído para indicar o quão práxica é essa técnica, ao permitir que interlocutores e pesquisadores produzam sentidos juntos em um processo interativo de pesquisar sobre os fenômenos educacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se aborda el Grupo de Interlocución (GI) como técnica de producción, análisis y sistematización de datos en la investigación en educación, a partir de la investigación histórica, que retomó la génesis de esa técnica. En cuanto a la perspectiva teórica y procedimental, se aplicó el abordaje analítico de los movimientos de sentido y estudio. Se realizó análisis documental y Grupo de Interlocución para estudiar semejanzas y diferencias, avances y desafíos encontrados por los investigadores en la aplicación de la técnica entre 2006 y 2017. Participaron de la investigación, once investigadores en el área de Educación. Se piensa haber contribuido a indicar lo práctico que es esta técnica, al permitir que interlocutores e investigadores produzcan sentidos juntos en un proceso interactivo de investigar sobre los fenómenos educativos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Interlocution Group (GI) is approached as a technique for producing, analyzing and systematizing data in research on education, based on historical research, which has resumed the genesis of this technique. Regarding the theoretical and procedural perspective, the analytical approach of the movements of meaning and study was applied. Documentary analysis and Interlocution Group were carried out to study similarities and differences, advances and challenges encountered by the researchers in the application of the technique between 2006 and 2017. Eleven researchers in the area of Education participated in the research. It is thought to have contributed to indicate how praxical this technique is by allowing interlocutors and researchers to produce meanings together in an interactive process of researching on educational phenomena.
  • Da servidão irrestrita à simpatia cooperante: reflexões a partir de Georg Herbert Mead e Monteiro Lobato Artigos

    Dalbosco, Cláudio Almir; Vargas, Claudeonor Antônio de; Maraschin, Renata

    Resumo em Português:

    Resumo O ensaio aborda o problema da formação social do self. Dividindo-se em quatro passos, reconstrói, no primeiro, aspectos da teoria interacionista da educação de Mead, enfatizando sua dimensão social-intersubjetiva. No segundo passo recorre ao conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato, para mostrar, à contrapelo, como a ação humana pode descambar facilmente para a obediência irrestrita e o quanto isso marca destrutivamente as formas de vida. Confronta, no terceiro passo, o conto de Monteiro Lobato por meio de aspectos da teoria da ação de Mead, evidenciando a tensão constitutiva da formação humana como autoformação. Por fim, reconstrói, no quarto passo, um traço da formação como autoformação, herdado por Mead da Modernidade, que o auxilia a colocar a simpatia cooperante como núcleo ético da formação do si-mesmo. O ensaio conclui afirmando que perspectivas intersubjetivas são mais apropriadas, em contextos sociais plurais, para livrar o ser humano de suas diferentes formas de servidão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The essay seeks to address the problem of the social formation of the self. Divided in four parts, in the first one, it reconstructs aspects of Mead’s interactionist theory of education, emphasizing its social, intersubjective dimension. In the second part, it recounts the short story “Negrinha”, by Monteiro Lobato, to show, against the grain, how human action can easily fall into unrestricted obedience and how it destructively marks the ways of life. In the third part, the essay confronts Monteiro Lobato’s short story with aspects of Mead’s theory of action, evidencing the constitutive tension of human formation as self-formation. Finally, it reconstructs a trait of formation as self-formation, inherited from Modernity by Mead, helping it place cooperative sympathy as the ethical core of self-formation. The essay concludes that intersubjective perspectives are more appropriate, in plural social contexts, to rid humans of different forms of servitude.
  • Da relação com o saber às identidades da educação física: narrativas de estudantes do Ensino Médio Artigos

    Santos, Wagner dos; Santos, Verônica Freitas dos; Gama, Jean Carlos Freitas; Paula, Sayonara Cunha de; Cassani, Juliana Martins

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva compreender as relações que os alunos estabelecem com os saberes nas aulas de educação física e suas implicações para a constituição das identidades desse componente curricular. Analisa as narrativas autobiográficas de alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre os diferentes modos de apropriação do seu processo de escolarização com a educação física. Utiliza narrativas orais e imagéticas dos estudantes como fontes. Os resultados mostraram que a relação com o saber e as identidades da educação física produzidas é tensionada pela lógica escolar e pelas experiências, o que resulta na perda do seu interesse nas aulas ao decorrer do processo de escolarização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract It aims to understand the relationships that students establish with the knowledge in the classes of physical education and its implications for the constitution of the identities of this curricular component. It analyzes the autobiographical narratives of students of the 3rd year of High School on the different ways of appropriating their schooling process with physical education. Uses oral and imagery narratives of students as sources. The results showed that the relationship with the knowledge and the identities of physical education produced are strained by the school logic and the experiences, which results in the loss of their interest in the classes during the schooling process.
  • As memórias do imemorável por uma educação contra o esquecimento e a barbárie Artigos

    Ferreira, Marcelo Santana; Salgado, Raquel Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como foco as memórias como aparecimento social e resistência ao apagamento e ao sufocamento do luto compulsórios. As análises voltam-se para narrativas que, reservadas as suas diferenças e singularidades, trazem vidas e histórias cujas barbáries, ao aparecerem na vida política do presente, emergem como modos de escavar a história e a vida em sua perspectiva totalitária e desenvolvimentista. Essas narrativas são: memórias da ditadura e do exílio, que resistem ao apagamento social, trazendo à cena pública a experiência do luto; e memórias de infâncias dissidentes à heteronormatividade e marcadas por violências alinhadas a essa norma, cuja escritura faz aparecer socialmente o que não pode existir.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo se centra en memorias como aparecimiento social y resistencia a la eliminación obligatoria y a la supresión del dolor. Los análisis recurren a narrativas que, reservadas por sus diferencias y singularidades, traen vidas e historias cuya barbarie, al aparecer en la vida política actual, emergen como formas de excavar la historia y la vida en su perspectiva totalitaria y desarrollista. Estas narrativas son: memorias de la dictadura y el exilio, que resisten al apagamiento social, trayendo a la escena pública la experiencia del duelo; y memorias de infancias disidentes de la heteronormatividad y marcadas por violencias alineadas con esta norma, cuya escritura hace socialmente visible lo que no puede existir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper focuses on memories as social appearance and resistance to the compulsory erasure and suffocation of mourning. The analyzes refer to narratives that, reserved for their differences and singularities, bring lives and stories whose barbarities, appearing in the political life of the present, emerge as ways of excavating history and life in their totalitarian and developmental perspective. These narratives are: memories of dictatorship and exile, which resist to social erasure, bringing to the public scene the experience of mourning; and memories of childhoods dissident to heteronormativity and marked by violence aligned with this norm, whose writing makes socially appear what cannot exist.
  • Rodas de conversa e pesquisa: reflexões de uma abordagem etnográfica Artigos

    Pinheiro, Leandro Rogério

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute a produção de rodas de conversa como técnica em pesquisa qualitativa na área de educação, problematizando-a desde incursões de inspiração etnográfica em contextos de periferia urbana. Para efeito da argumentação proposta, toma-se a interlocução construída com moradoras idosas de um bairro de Porto Alegre/RS, entre os anos de 2014 e 2016, mediante a realização de encontros em seus locais de residência. Consideraram-se as contribuições de Georg Simmel e Michel de Certeau para reflexões sobre a produção da “conversa sociável” e acerca das “artes de dizer” populares, respectivamente, propondo uma interpretação da dinâmica da conversação e da forma da narração. Neste sentido, no percurso metodológico narrado, destaca-se a defluência cultural da “conversa” e, para o caso em análise, aventa-se a associação da dinâmica das rodas coproduzidas à atuação daquelas mulheres no âmbito comunitário e consonante a uma estética relacional em prol dos laços de reciprocidade em seu cotidiano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the use of talking circles as technique in qualitative research in education by problematizing it vis-à-vis the incursions of ethnographic inspiration in urban peripheries. Regarding the proposed argumentation, interlocution is held with dwellers of Porto Alegre/RS-Brazil, by means of meetings at their homes between the 2014 and 2016. The contributions of Georg Simmel and Michel de Certeau were taken into consideration for reflections on the production of the “sociable talk” and on the popular “arts of saying”, respectively, proposing an interpretation of the dynamics of the conversation and of the form of narration. Therefore, regarding the deployed methodological course, the cultural flow of the “talk” stands out and, for the case under analysis, the dynamics of the coproduced talking circles are associated to the performance of those women within the neighborhood and, also, to a relational aesthetics in favor of reciprocity ties in their daily lives.
  • Os selves na modernidade líquida Leituras E Resenhas

    Carmo, Valéria Rocha Aveiro do
  • As confissões da carne: o último volume da História da sexualidade de Michel Foucault Leituras E Resenhas

    Carvalho, Alexandre Filordi de
  • A (auto)exploração do sujeito em rede digital: a liberdade em crise? Leituras E Resenhas

    Habowski, Adilson Cristiano; Conte, Elaine
  • New Flagship Universities: apontando caminhos para universidades mais relevantes Leituras E Resenhas

    Colus, Flávia Soares de Oliveira
  • O circo no cenário educacional no Brasil e países da América Latina Leituras E Resenhas

    Pires, Ademir Faria; Matioli, Jonas Spaciari; Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
  • Por uma arqueologia do corpo: representação, imagem e educação Leituras E Resenhas

    Soares, Marta Genú; Paula, Teressa Daniela Faval de
  • Agradecimentos Nominata

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br