ARTICLES Historical subjects and teaching from the perspective of Eduardo Coutinho: proposal for the training of history teachers Perinelli Neto, Humberto Paziani, Rodrigo Ribeiro Abstract in Portuguese: Resumo O presente trabalho apresenta reflexões sobre as contribuições oportunizadas pelos filmes de conversação de Eduardo Coutinho para delineamento de reflexões associadas ao conceito de sujeito histórico, a ser mobilizado no ensino de história. Tal pesquisa apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e explicação, mediante emprego de análise bibliográfico, análise documental e observações sistemáticas, segundo perspectiva do tipo ex-post-facto. Os filmes de Coutinho apresentam mulheres, velhos, negros, pobres, periféricos e nordestinos, de modo a tratar com significância suas experiências de vida. A apropriação pedagógica desses filmes é pertinente para construção de processo formativo que se pauta pela abordagem de sujeito histórico a partir de concepções como as dos excluídos/subalternos/de baixo e que é voltado para professores que lecionam História na Educação Básica.Abstract in English: Abstract This paper presents reflections on the contributions made by Eduardo Coutinho’s conversation films to outline reflections associated with the concept of historical subject, to be addressed in the teaching of history. This research presents a qualitative approach, applied nature and explanation, using bibliographic analysis, document analysis and systematic observations, from an ex-post-facto perspective. Coutinho’s films feature women, the elderly, blacks, poor, peripheral and northeastern people, in order to treat their life experiences with significance. The pedagogical appropriation of these films is relevant for the construction of a training process that is guided by the approach of the historical subject from conceptions such as those of the excluded/subaltern/from below and which is aimed at teachers who teach History in Basic Education. |
ARTICLES Considerations as to secondary education, school dropout and youth in the context of the pandemic in Argentina Corica, Agustina María Vicente, María Eugenia Otero, Analía Elizabeth Abstract in Portuguese: Resumo Historicamente, a região latino-americana apresenta evidentes desigualdades sociais e educacionais que estão representadas nas trajetórias educacionais de suas populações juvenis; condições que parecem ser exacerbadas em uma pandemia. O objetivo deste texto é analisar a situação da educação secundária na América Latina e na Argentina, em particular. Para melhor, separe os dados regionais e a extensão do entorno educativo familiar, a região geográfica, a datada e as características da matriz da instituição educativa que faz referência e constitui os processos de educação. Finalmente, este artigo avanza em uma série de aportes em torno dos jovens e sentimentos en pandemia que dotan as conclusões encaminadas para explorar linhas novas de aproximação ao estúdio da educação e da juventude.Abstract in Spanish: Resumen Históricamente, la región latinoamericana presenta evidentes desigualdades sociales y educativas que se encuentran representadas en las trayectorias educativas de sus poblaciones jóvenes; condiciones que parecen exacerbarse en una pandemia. El objetivo de este texto es analizar la situación de la educación secundaria en América Latina y en Argentina, en particular. Para ello, se aportan datos referidos al entorno educativo familiar, la región geográfica, la edad y las características de la matriz de la institución educativa que constituyen procesos de abandono. Finalmente, este artículo avanza en una serie de aportes en torno a los jóvenes y sentimientos en pandemia que orientan las conclusiones a explorar líneas renovadas de acercamiento al estudio de la educación y la juventud.Abstract in English: Abstract Historically, the Latin American region presents evident social and educational inequalities that are represented in the educational trajectories of its youth populations; conditions that seem to be exacerbated in a pandemic. The objective of this text is to analyze the situation of secondary education in Latin America and in Argentina, in particular. To that end, regional data is provided referring to the family educational environment, geographical region, age and the characteristics of the educational institution matrix that refer to and constitute abandonment processes. Finally, this article advances on a series of contributions as to young people and feelings in pandemic context that endow the conclusions aimed at exploring renewed lines of approach to the study of education and youth. |
ARTICLES The educational policy of the new Brazilian Common National Curriculum Framework: an Analysis based on Biopolitics Trevisan, Amarildo Luiz Abstract in Portuguese: Resumo O artigo procura efetuar o debate sobre o tema da política educacional da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto epistemológico da biopolítica. Agrega autores e obras do cenário mundial que contribuem para elucidar elementos presentes neste contexto, como os conceitos de “vida” e “morte”, “cidadania” e “vida nua”. Apresenta as críticas de alguns educadores brasileiros ao tema, concentrando-se especialmente no diagnóstico de Dermeval Saviani, um dos referenciais importantes da área da política educacional brasileira. Conclui que tais conceitos podem lançar uma nova luz compreensiva sobre o assunto tratado, demonstrando assim a fragilidade de tal política educacional que, ao se pautar por critérios exclusivamente biopolíticos, exclui uma formação ampliada e cidadã.Abstract in Spanish: Resumen El artículo busca efectuar el debate sobre el tema de la política educativa de la nueva Base Común Curricular Nacional (BCCN) en el contexto epistemológico de la biopolítica. Reúne autores y obras del escenario mundial que contribuyen a dilucidar elementos presentes en este contexto, como los conceptos de “vida” y “muerte”, “ciudadanía” y “vida desnuda”. Presenta las críticas de algunos educadores brasileños sobre el tema, centrándose especialmente en el diagnóstico de Dermeval Saviani, una de las referencias importantes en el campo de la política educativa brasileña. Concluye que tales conceptos pueden arrojar una nueva luz integral sobre el tema abordado, demostrando así la fragilidad de tal política educativa. Al guiarse por criterios exclusivamente biopolíticos, esta excluye una educación ampliada y ciudadana.Abstract in English: Abstract This article discusses the educational policy of the new Brazilian National Curricular Common Base (NCCB-BNCC) in the epistemological context of biopolitics. It brings together international authors and works that contribute to elucidate elements of this context, such as the concepts of "life" and "death," "citizenship," and "bare life." The text presents the criticisms of some Brazilian educators on the subject, focusing primarily on Dermeval Saviani's diagnosis, one of the important references in the field of Brazilian educational policy. It concludes that such concepts can shed new light on the subject, demonstrating the fragility of this educational policy that, by being exclusively guided by biopolitical criteria, excludes a broader and civic education. |
ARTICLES Syntheses of the appropriation of Vygotsky’s concept of Aesthetic Education in Brazilian art teaching (2006-2020) Almeida, Marilene Oliveira Barros, Gelka Arruda de Campos, Regina Helena de Freitas Araújo, Christiane Campos de Cañete, Lilian Sipoli Carneiro Abstract in Portuguese: Resumo A teoria histórico-cultural, criada pelos pesquisadores russos Vigotski, Leontiev e Luria entre 1920 e 1930, alcança os pesquisadores de Psicologia e Educação no Brasil a partir de 1980, apresentando uma nova dimensão para a formação e atuação desses profissionais. Com base nesse pressuposto, realizou-se revisão sistemática da literatura científica brasileira entre 2006-2020 em busca de artigos publicados em áreas de interseção entre a Psicologia da Educação e a Arte Educação, visando a identificar a circulação, recepção e apropriação do conceito de educação estética de Vigotski. Os resultados encontrados coadunam com estudos de teóricos que consideram os conceitos de “vivência” e “meio” como essenciais para a compreensão da teoria histórico-cultural.Abstract in English: Abstract The cultural-historical theory on human cognition, elaborated by the Russian researchers Vygotsky, Leontiev, and Luria between 1920 and 1930, reached psychology and education in Brazil from 1980 onwards, presenting a new dimension for the formation and performance of these professionals. Based on these assumptions, a systematic review of the Brazilian scientific literature between 2006 and 2020 was conducted, in search of articles published in areas of intersection between the psychology of education and art education, aiming to identify the circulation, reception, and appropriation of Vygotsky’s concept of aesthetic education. The results found are in line with studies that consider the concepts of “experience” and “environment” as essential for the understanding of cultural-historical theory. |
ARTICLES May 68's effects in Jacques Rancière’s path: The Althusserian dichotomy between science and ideology questioned 1 2 3 Araújo, Taís Abstract in Portuguese: Resumo Após Maio de 68, a dicotomia entre um conhecimento científico e a ideologia, tal como sustentavam os althusserianos, é colocada em xeque em favor de uma valorização dos movimentos políticos irruptivos dos anos 1960, por Jacques Rancière. No presente artigo, analisaremos esse momento de sua trajetória, em que o autor reformula sua compreensão a respeito do significado das revoltas políticas e de sua concepção sobre o saber. Esse debate não é algo circunstancial na obra de Rancière, antes aparece como uma questão que atravessa seu pensamento e contempla ainda seus escritos atuais: a recusa à divisão do saber, suas hierarquias intelectuais e a desconfiança em relação à concepção de que a política necessitaria da teoria como pré-requisito.Abstract in Spanish: Resumen Tras Mayo del 68, la dicotomía entre un tipo de conocimiento científico y la ideología, como sostenían los althusserianos, es puesta en jaque a favor del reconocimiento de movimientos políticos irruptores de los años 60, por Jacques Rancière. En el presente artículo, investigaremos ese momento de tu trayectoria en la cual el autor reformula su comprensión a respecto del significado de las revueltas políticas y su concepción del conocimiento. Esta discusión no es algo circunstancial en la obra de Rancière, sino que se manifiesta como un punto que recurre su pensamiento y se observa aún en sus escritos actuales: el rechazo a la división del saber y sus jerarquías intelectuales y la desconfianza ante la concepción de que la política necesitaría de la teoría como requisito previo.Abstract in English: Abstract After the eruption of May 68, the dichotomy between scientific knowledge and ideology, as Althusserians supported, is jeopardized in favor of Jacques Rancière’s valuing of the 1960s boiling political movements. In this essay, we analyze this moment of his path, in which the author rephrases his understanding of the meaning of political revolt and the conception of knowledge. This debate is not circumstantial in Rancière’s work. It first appears as a question crossing his thought and is still present in his current writings: the refusal to divide knowledge and its intellectual hierarchies and the suspicion towards a conception that politics would require theory as a prerequisite. |
ARTICLES People passing by called her “Monkey”: facets of racism in children’s writings Riolfi, Claudia Costa, Renata de Oliveira Abstract in Portuguese: Resumo Como alunos de escolas públicas representam as manifestações de racismo em textos? Por meio da análise da polifonia, foram escrutinadas as nuances do preconceito racial presentes em relatos pessoais de alunos do sexto ano de uma escola pública. Considerar a divisão do locutor permitiu ver como o racismo comparece nas palavras das crianças de 10 a 12 anos. O insulto racial foi a principal marca de racismo reportado. Entretanto, ele nunca aparece na voz do narrador do texto, mas sim, na de outros enunciadores. Percebe-se que as crianças julgam erradas as manifestações racistas, censurando sua ocorrência. Elas são incluídas, entretanto, nas vozes alheias incorporadas nos textos. Conclui-se que a Teoria Polifônica da Enunciação é uma ferramenta útil para aprofundar a compreensão do discurso racista.Abstract in English: Abstract How do public school students represent manifestations of racism in texts? Through the analysis of polyphony, we scrutinized the nuances of racial prejudice in personal accounts of sixth-year students from a public school. Considering the speaker's division allowed us to see how racism appears in the words of children aged 10 to 12 years. Racial insults were the main marks of the racism reported. However, it appears never in the voice of the narrator of the text, but always in the voice of other enunciators. We noticed that children judge racist manifestations wrong, censoring their occurrence. However, such manifestations are included in the voices of others incorporated in the texts. We conclude that the Polyphonic Theory of Enunciation is a useful tool to deepen the understanding of racist discourse. |
ARTICLES School violence and the exercise of teacher authority: a study with adolescents in São Paulo Gomes, Aline Morais Mizutani Piccirillo, Debora Theodoro, Renan Komatsu, André Vilela Abstract in Portuguese: Resumo Este artigo investigou a violência escolar a partir de um survey longitudinal realizado com adolescentes de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que analisou a relação entre a experiência e a prática de violências pelos adolescentes e suas percepções sobre o clima escolar e sobre a autoridade dos(as) professores(as) por meio de um modelo de equação estrutural. Os resultados demonstraram que a vitimização escolar e a agressão relacional estão relacionadas entre si e influenciam negativamente a avaliação do clima escolar e da legitimidade dos(as) professores(as). Por sua vez, quando os(as) professores(as) exercem seu poder pautados em valores como respeito e imparcialidade, há um efeito positivo sobre a percepção dos alunos, o que pode ser uma chave para evitar os conflitos.Abstract in English: Abstract This article investigated school violence based on a longitudinal survey conducted with adolescents in São Paulo. This is a quantitative research that analyzed the relation between the experience and the practice of violence among adolescents and their perceptions of the school climate and teachers’ authority with a structural equation model. Results showed that school victimization and relational aggression are related and negatively influence the evaluation of the school climate and the legitimacy of teachers. In turn, when teachers exercise their power based on values such as respect and impartiality, there is a positive effect on students’ perceptions, which might be a key to avoiding conflicts. |
ARTICLES Paulo Freire and bell hooks: an encounter in the United States Mazza, Débora Abstract in Portuguese: Resumo O texto analisa as influências recíprocas entre Paulo Freire e bell hooks a partir do exame de suas biografias, seus trabalhos e escritos. Ele e ela tiveram a oportunidade de se conhecer, e vários autores destacam o impacto exercido pelas primeiras obras de Paulo nas Américas, bem como o efeito de sua passagem pelos Estados Unidos. Freire e hooks publicaram em inglês, tendo aprofundado o debate sobre a politicidade da educação e a percepção das desigualdades de classe, raça e sexo. Contando com fontes bibliográficas e fortuna crítica, o artigo identifica pontos de convergência entre o educador popular e a militante feminista, sugere que se posicionaram no centro do capitalismo global e construíram uma teoria insurgente, desafiando as posições hegemônicas.Abstract in Spanish: Resumen El texto analiza las influencias recíprocas entre Paulo Freire y bell hooks a partir del examen de sus biografías, sus obras y escritos. Él y ella tuvieron la oportunidad de conocerse, y varios autores destacan el impacto de las primeras obras de Paulo en América, así como el efecto de su paso por Estados Unidos. Freire y hooks publicaron en inglés, habiendo profundizado el debate sobre las políticas de educación y la percepción de las desigualdades de clase, raza y género. Apoyándose en fuentes bibliográficas y fortuna crítica, el artículo identifica puntos de convergencia entre la educadora popular y la activista feminista, sugiriendo que se posicionaron en el centro del capitalismo global y construyeron una teoría insurgente, desafiando las posiciones hegemónicas.Abstract in English: Abstract This article analyzes the reciprocal influences between Paulo Freire and bell hooks based on the examination of their biographies, works, and writings. Both of them had the opportunity to get to know each other, and several authors highlight the impact exerted by Freire’s early works in the Americas, as well as the effect of his passage through the United States. Freire and hooks published in English, deepening the debate on the politics of education and the perception of inequalities of class, race, and sex. Relying on bibliographic sources and critical literature, the article identifies points of convergence between the popular educator and the feminist militant, suggesting that they have positioned themselves at the center of global capitalism and built an insurgent theory, thus challenging hegemonic positions. |
ARTICLES Career development and Teaching Concerns: an analysis with Brazilian Physical Education teachers Vieira, Suelen Vicente Piovani, Verónica Gabriela Silva Both, Jorge Abstract in Portuguese: Resumo O objetivo do estudo foi identificar quais são as preocupações apresentadas pelos professores durante o desenvolvimento da carreira que não estão presentes no constructo de preocupações de Fuller e Bown (1975). Participaram da pesquisa 20 professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira. Na coleta e análise de dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. Foram evidenciadas duas dimensões de preocupações emergentes: políticas públicas e questões sociais, presentes durante toda a carreira. Foram encontrados dois indicadores para a dimensão consigo: formação docente e saúde. As preocupações emergentes dos professores de Educação Física permeiam as situações existentes entre a escola e o contexto social e que afetam a rotina escolar.Abstract in English: Abstract This study investigates teachers' concerns during career development that are not present in Fuller and Bown's (1975) construct of concerns. Twenty Physical Education teachers at different stages of their careers participated in the research. Semi-structured interviews and content analysis were used to collect and analyze data. Two dimensions of emerging concerns were evidenced: public policies and social issues. Two emerging indicators for the Self dimension were found: teacher education and health. The emerging concerns of Physical Education teachers permeate the existing situations between school and the social context, affecting school routine. |
ARTICLES Clowning around Brazil: an overview of the teaching of Brazilian clowns Braccialli, Felipe Bortoleto, Marco Antonio Coelho Abstract in Portuguese: Resumo Sedimentada na cultura moderna e fortemente atrelada ao circo, a arte do palhaço e da palhaça revela-se como um profícuo espaço para a reflexão da formação artística. Este artigo pretende oferecer um olhar crítico para os processos que os formadores e as formadoras de palhaços e palhaças receberam em suas formações artísticas. A partir dos dados resultantes de um questionário online realizado em 2019 e divulgado em redes sociais, encontramos 110 profissionais do ensino da palhaçada espalhados pelas cinco regiões do Brasil. Ao analisar as respostas obtidas, podemos delinear um primeiro entendimento dos diversos processos de formação de palhaços e palhaças que estão acontecendo no país. Um olhar crítico para o que foi e está sendo feito possibilita um aperfeiçoamento do que poderá ser aprimorado no futuro.Abstract in English: Abstract Rooted in modern culture and strongly linked to the circus, the art of the clown and of clowning reveals itself as a fruitful space for the reflection on artistic training. This article aims to provide a critical look at the processes that trainers of clowns had received in their artistic training. From the data resulting from an online questionnaire carried out in 2019 and disseminated on social networks, we found 110 professionals in the teaching of clowning spread across the five regions of Brazil. By analyzing the obtained responses, we can have a first understanding of the various processes of clown formation currently taking place in the country. A critical look at what has been and is being done allows improving what can be done in the future. |
ARTICLES Critique and virtue as formation of the subject: Judith Butler as a reader of Michel Foucault Dalbosco, Cláudio Almir Cenci, Angelo Vitório Goergen, Pedro Laudinor Abstract in Portuguese: Resumo Judith Butler explora produtivamente a ampliação do espectro do conceito de “crítica” em Foucault. O nexo entre crítica e formação e entre autocrítica e autoformação permeia a argumentação dos dois autores, mas Butler indica o quanto a própria crítica como virtude, tematizada por Foucault, precisa da dimensão formativa para poder esclarecer a si mesma num contexto teórico pós-fundacionalista e de normatividade não prescritiva. Pretende-se mostrar que, com esse passo, a reconstrução do problema feita por Butler alcança novo patamar, tanto clareando o significado de autoformação do sujeito quanto indicando, com maior precisão, o novo sentido assumido pela noção foucaultiana de “crítica” como virtude.Abstract in English: Abstract Judith Butler productively explores the broadening of the spectrum of Foucault’s concept of “critique”. The nexus between critique and formation and between self-critique and self-education permeates the arguments of the two authors. Still, Butler indicates how much critique itself as virtue, discussed by Foucault, needs the formative dimension to be able to clarify in a post-foundationalist theoretical context of non-prescriptive normativity. This article intends to show that, with this step, Butler’s reconstruction of the problem reaches a new level, both clarifying the meaning of self-formation of the subject and more accurately indicating the new meaning assumed by the Foucauldian notion of “critique” as virtue. |
ARTICLES The right to child education in/of the countryside: a study about research groups at CNPq Vieira, Emilia Peixoto Teles, Isabela Fernandes Abstract in Portuguese: Resumo O artigo apresenta um mapeamento dos Grupos de Pesquisa que estudam a Educação Infantil do Campo e encontram-se cadastrados no CNPq. O interesse pela temática surgiu ao se constatar que a única pesquisa nacional sobre a Educação Infantil do Campo e a caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural no Brasil foi finalizada em 2012. Neste texto, emprega-se a metodologia de levantamento bibliográfico. Os resultados mostram que são poucos os grupos de pesquisa voltados para a Educação Infantil do Campo. Há a necessidade de estudos que priorizem as marcas, os espaços, as vivências de uma criança habitante do campo e a formação de professores para a Educação Infantil do/no Campo.Abstract in Spanish: Resumen El artículo presenta un mapeo de Grupos de Investigación que estudian Educación Infantil del Campo y están registrados en la base de datos del CNPq. El interés por el tema surgió cuando se constató que la única investigación nacional sobre Educación Infantil del Campo y prácticas educativas con niños de 0 a 6 años residentes en zonas rurales de Brasil se completó en 2012. En este texto se utiliza la metodología de levantamiento bibliográfico. Los resultados muestran que existen pocos grupos de investigación centrados en la Educación Infantil del Campo. Se necesitan estudios que prioricen tanto las marcas, los espacios y las experiencias de un niño que vive en el medio rural como la formación de docentes para la Educación Infantil en/del Campo.Abstract in English: Abstract The text presents a mapping of the Research Groups that study Early Childhood Education in the Countryside and are registered in the database of the CNPq. The interest in the subject arose when it was found that the only national survey about Early Childhood Education in the Countryside and characterization of educational practices with children from 0 to 6 years of age living in rural areas in Brazil was completed in 2012. In this text, the methodology of bibliographic survey is used. The results show that there are few research groups focused on Early Childhood Education in the Countryside. There is a need for studies that prioritize brands, spaces, the experiences of a child who lives in rural areas and the training of teachers to Early Childhood Education of/in the Countryside. |
ARTICLES The use of a longitudinal and ethnographic research database: theoretical-methodological discussions Penafiel, Kelly Jessie Queiroz Gomes, Maria de Fátima Cardoso Abstract in Portuguese: Resumo Este artigo apresenta discussão teórico-metodológica sobre uma pesquisa longitudinal e etnográfica desenvolvida de fevereiro de 2017 a março de 2020, a partir da construção de um Banco de Dados composto por videogravações, anotações em diário de campo e coleta de artefatos. Os registros permanentemente disponíveis possibilitam o desenvolvimento de pesquisas de mestrado e doutorado, inclusive, durante a pandemia da Covid-19. Considera-se que a postura êmica, a visão histórico-cultural dos sujeitos da pesquisa e a lógica de investigação construída coletivamente, por um lado, viabilizam fazer Etnografia por meio do Banco de Dados. Por outro lado, há limitações, que são compensadas pelo trabalho solidário e coletivo dos pesquisadores, quando uma das pesquisadoras participou pouco de sua construção.Abstract in Spanish: Resumen Presentamos una discusión teórico-metodológica generada a partir de una investigación longitudinal y etnográfica, desarrollada entre febrero de 2017 y marzo de 2020, usando una base de datos compuesta por registros en vídeo, anotaciones en diario de campo y colecta de artefactos. Estos registros posibilitan el desarrollo de trabajos de maestría y doctorado, inclusive durante la pandemia de Covid-19. Consideramos que la postura Emica, el enfoque histórico-cultural de los sujetos de investigación y la construcción colectiva de la misma, posibilitan hacer etnografía usando bases de datos. Aunque se presentan dificultades, estas son compensadas por el trabajo colectivo y solidario de los investigadores, por ejemplo, en el caso de alguien que no participó activamente de la construcción de la base de datos.Abstract in English: Abstract This article presents a theoretical and methodological discussion on a longitudinal and ethnographic research carried out from February 2017 to March 2020, based on the construction of a Database consisting of video recordings, field diary notes, and a collection of artifacts. Permanently available records enable the development of master's and doctoral studies, including during the Covid-19 pandemic. On the one hand, the emic stance, the historical-cultural view of the research subjects, and the collectively constructed ilogic of inquiry enabled the development of ethnography through the Database. On the other hand, there are limitations, which can be amended by researchers' solidary and collective work, when one of them participated very little in constructing such records. |
ARTICLES School patrimonialization: the implementation of memory spaces in educational institutions of Sergipe (2005–2018) Oliveira, João Paulo Gama Souza-Chaloba, Rosa Fátima de Abstract in Portuguese: Resumo A partir do desafio de inserir o patrimônio escolar no debate do campo do patrimônio e sua preservação, busca-se analisar os espaços de memória escolar criados em Sergipe entre os anos de 2005 e 2018. Dialogamos, de maneira mais específica, com a concepção de “patrimonialização” da escola e a necessidade de valorizar as singularidades e especificidades dos sujeitos escolares. Trata-se de cinco acervos salvaguardados em instituições públicas e privadas, que contam com documentos e objetos que revelam práticas educativas de distintos períodos históricos, níveis de ensino e públicos atendidos. Destacamos como tais projetos foram materializados e o papel da comunidade nos caminhos trilhados pelo grupo de sujeitos que participou da constituição de seus acervos, com escolhas e finalidades distintas.Abstract in English: Abstract Considering the challenge of inserting school patrimony in debates within the field of patrimony and its preservation, this study seeks to analyze school memory spaces created in Sergipe between 2005 and 2018. More specifically, a dialogue with the concept of school “patrimonialization” is established, in addition to a discussion about the need to value the singularities and specificities of school subjects. Given this end, the sources include five collections safeguarded in public and private institutions, which consist of documents and objects that reveal educational practices from different historical periods, teaching levels, and public assisted. In this sense, this research highlights the materialization of these projects and the role of the community in relation to the paths taken by the group of subjects who contributed to the construction of their archives, with distinct choices and aims |
ARTICLES Writing and rewriting fictional narratives guided by Gianni Rodari’s creative proposals Dalla-Bona, Elisa Maria Stapassoli, Danielle Mari Abstract in Portuguese: Resumo Gianni Rodari apresenta propostas lúdicas que se mostram alternativas consistentes para o desenvolvimento de produções textuais em sala de aula. Para o autor, o erro não é algo equivocado e a ser consertado, mas uma possibilidade criativa de escrita e reescrita. Nesta pesquisa-ação o objetivo é analisar os resultados da aplicação de algumas das propostas rodarianas no processo de escrita e reescrita das narrativas ficcionais dos estudantes de uma turma do 5.º ano, em um colégio particular do município de Curitiba. A pesquisa ressalta a eficácia da utilização dessas propostas e destaca-as como possibilidades na formação de leitores e escritores do literário já nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Abstract in English: Abstract Gianni Rodari (1982) presents consistent and entertaining alternatives for classroom textual production. Accordingly, an error is not a mistake to be corrected but a creative possibility of writing and rewriting. The objective of this action-research was to analyze the results of applying Rodarian proposals to the process of writing and rewriting fictional stories of 5th-grade students at a private school in Curitiba, Brazil. We conclude that the proposals efficiently formed literary readers and writers in elementary school. |
ARTICLES Program and system dropout in collective health undergraduate education Sousa, Sandra Carvalho de Almeida, Alexandre Nascimento Castioni, Remi Pires, Maria Raquel Gomes Maia Abstract in Portuguese: Resumo Esta investigação buscou entender as causas da evasão no curso de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, no campus de Ceilândia. A coleta de dados foi efetuada por meio de questionário aplicado aos estudantes evadidos e não evadidos do curso, alcançando uma amostra de 147 respondentes. A análise dos resultados ocorreu pela regressão logística multinomial, identificando as causas que levam o estudante a mudar de curso ou deixar o ensino superior. As causas da evasão estiveram associadas com questões individuais, familiares e institucionais, porém se manifestando de forma diversa na evasão do curso e do ensino superior. Os resultados corroboram que esses fenômenos são distintos e influenciados de forma variada, pelas mesmas ou por diferentes variáveis.Abstract in Spanish: Resumen Esta investigación buscó comprender las causas de la deserción de la carrera en Salud Colectiva de la Universidad de Brasilia en el campus de Ceilândia (Brasil). Para la recolección de datos se aplicó un cuestionario a los estudiantes que abandonaron y que no abandonaron la carrera, quienes compusieron la muestra de 147 encuestados. Los resultados se analizaron mediante regresión logística multinomial que identificó las causas que llevaron a los estudiantes a cambiar de carrera o abandonar la educación superior. Las causas de la deserción se asociaron a cuestiones individuales, familiares e institucionales, sin embargo, se manifestaron de manera diferente en la deserción de la carrera y de la educación superior. Los resultados coincidieron que estos son fenómenos distintos e influenciados de diferente manera por las mismas o diferentes variables.Abstract in English: Abstract This research aimed to understand dropout causes in the collective health program at the University of Brasília, Ceilândia campus. Data were collected by using a questionnaire applied to dropout and enrolled students from the program, reaching a sample of 147 respondents. Results were analyzed by multinomial logistic regression, identifying the causes that lead students to change programs or leave higher education. Dropout causes were associated with individual, family, and institutional issues, occurring differently in program and higher education dropouts. Results corroborate that program and system dropout are distinct phenomena that are influenced in different manners by the same or different variables. |
ARTICLES Lifelong learning and inexhaustible professional reinvention Oliveira, Erinaldo Silva Saraiva, Karla Abstract in Portuguese: Resumo O objetivo deste artigo é analisar como os sujeitos trabalhadores são direcionados para a adaptação e renovação por meio da aprendizagem ao longo da vida. A empiria é constituída por matérias do jornal Valor Econômico e quatro entrevistas. Já a análise apresenta três mecanismos: direcionamento dos sujeitos para uma busca permanente por atualizações; necessidade de adaptações intermináveis; e encaminhamento dos sujeitos para uma competição e individualização desenfreada. As considerações finais apontam que, por estarem em guerra consigo mesmos e com os outros, tais sujeitos sentem que precisam, de alguma forma, estar sempre atrás de uma nova habilidade que lhes proporcione algum diferencial e produza trabalhabilidade.Abstract in English: Abstract The objective of the article is to analyze how working subjects are directed toward adaptation and renewal through lifelong learning. The empirical material consists of articles from the newspaper Valor Econômico and four interviews. The analysis presents three mechanisms: directing the subjects to a permanent search for updates; the need for endless adaptations; and directing the subjects to an unrestrained competition and individualization. The final considerations point out that, for being at war with themselves and with others, these subjects feel that they need, somehow, to be always after a new ability that will give them some differential and produce workability. |
ARTICLES The concept of formacting from the perspective of Paulo Freire Muraro, Darcisio Natal Abstract in Portuguese: Resumo Este trabalho busca desenvolver o conceito de formagir amparado no conceito de diálogo como base para a ética e a política da libertação na perspectiva de Freire. O objetivo é conceituar o formagir, para pensar uma educação dialógica, problematizadora, democrática e libertadora, recriando o conceito de quefazer de Freire. A metodologia é de caráter bibliográfico, numa perspectiva filosófica de análise dos conceitos, reconstruindo-os com base nas obras de Freire. Como resultado, o conceito de formagir conota a práxis libertadora, como processo de ser mais na busca do que não se é, rompendo com o ser opressor. O formagir dialógico permite pensar a ética e a política da educação como libertação e crescimento do modo de vida democrático.Abstract in English: Abstract This work seeks to develop the concept of formacting supported by the concept of dialogue as a basis for the ethics and politics of liberation from Freire's perspective. The objective is to conceptualize formacting to think a dialogical, problematizing, democratic, and liberating education, recreating the concept of whattodo by Freire. The methodology is bibliographic, based on a philosophical perspective of analyzing and reconstructing concepts based on Freire's works. As a result, formacting connotes liberating praxis as a process of being more in search of what one is not, breaking with the oppressive being. The dialogical formacting allows us to think of the ethics and politics of education as liberation and growth of the democratic way of life. |
ARTICLES Physical education and health: the understanding of teachers and school managers Silva, Marcelo Andrade Oliveira, Rogério Cruz de Abstract in Portuguese: Resumo O objetivo do estudo consistiu em analisar a compreensão de saúde e sua relação com a educação física na ótica de professores e gestores de uma escola da rede pública do estado de São Paulo. É uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que contou com a participação de 11 professores e duas coordenadoras. A produção dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada e análise de dados por categorias não apriorísticas. A saúde foi compreendida, majoritariamente, na perspectiva do bem-estar e cuidado de si, bem como a realização de práticas corporais e os cuidados com o corpo se traduziu como elo entre a educação física e saúde na escola. Conclui-se que a educação física possui promissor caminho a trilhar ao encontro das pedagogias críticas quanto à abordagem da saúde, principalmente no confronto ao estilo de vida ativo.Abstract in Spanish: Resumen El objetivo es analizar la comprensión de la salud y su relación con la educación física desde la perspectiva de los docentes y directivos de una escuela pública del Estado de São Paulo. Para ello se entrevistó a 11 docentes y dos directivos, y se analizó el contenido por categorías no apriorísticas. Como resultado, la salud se entendió principalmente desde la perspectiva del bienestar y cuidado de sí, así como la realización de prácticas corporales y cuidados com el cuerpo como vínculo entre la educación física y la salud en el contexto escolar. Se concluye que la educación tiene un camino prometedor a seguir en la dirección de las pedagogías críticas en el abordaje de la salud, especialmente en el enfrentamiento al estilo de vida activo.Abstract in English: Abstract The aim was to analyze the understanding of health and its relation with physical education from the perspective of teachers and managers of a public school of the state of São Paulo. It is a descriptive research, with a qualitative approach. Eleven teachers two coordinators were volunteers. Data were produced using semi-structured interviews and data analysis by non-aprioristic categories. Health was understood, mainly, based on the perspective of well-being and self-care, as well as the realization of body practices and body care as a link between physical education and health in the school context. Thus, physical education has a promising path to meet the critical pedagogies regarding the approach to health, especially in the confrontation with the active lifestyle. |
ARTICLES Schoolbook circulation in the local press (1840-1940): O Paiz, Publicador Maranhense, and Pacotilha Castellanos, Samuel Luis Velázquez Santos, Jarina Serra Abstract in Portuguese: Resumo Neste artigo, analisam-se os registros sobre livros escolares nos jornais Publicador Maranhense (1842-1885), O Paiz (1863-1889) e Pacotilha (1880-1939), objetivando-se compreender a influência que tiveram na instrução maranhense via imprensa. Identificam-se as obras escolares e sua materialidade, os sujeitos envolvidos no controle da produção e as camuflagens em uso como táticas de apropriação, para além das diferentes concepções, conteúdos e variações, conforme as condições contextuais à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da história cultural. Conclui-se que os livros escolares no período ocuparam lugar de destaque na imprensa, divulgando-se a produção local que foi adotada em nível nacional, seja pela qualidade exigida, seja pela influência de seus autores na província.Abstract in English: Abstract This article analyzes the records of schoolbooks in the newspapers Publicador Maranhense (1842-1885), O Paiz (1863-1889), and Pacotilha (1880-1939), aiming to understand their influence in Maranhão education through the press. Cultural History theoretical- methodological assumptions are used to identify the school works and their materiality, the subjects involved in production control, the camouflages used as appropriation tactics, and the different conceptions, contents, and variations according to the contextual conditions. We conclude that schoolbooks had a prominent place in the press at the time, publicizing the local productions adopted nationally due to their quality or the authors' influence in the province. |
ARTIGOS Etnografia realista: uma proposta para vivenciar um objeto de estudo “na própria pele” Machado, Eduardo Pinto Fraga, Alex Branco Abstract in Portuguese: Resumo A etnografia realista é especialmente recomendada em pesquisas que abordam temas relacionados à cultura corporal, pois exige do pesquisador um grau de envolvimento que borra as fronteiras entre a vida pessoal, profissional e acadêmica. O objetivo deste artigo é apontar as vantagens da utilização dessa metodologia específica em um ambiente esportivo e oferecer suporte teórico e metodológico para aqueles que pretendem vivenciar tal empreendimento etnográfico. Para tanto, nos valemos do processo de investigação adotado em uma pesquisa de doutorado que versou sobre a relação entre coach e pupilo de fisiculturismo. Este artigo se divide em três momentos principais, que têm como fio condutor o processo empírico que compreende a forja de um atleta de fisiculturismo: no primeiro momento, realizamos uma aproximação à etnografia realista; no segundo, destacamos as estratégias de rigor metodológico e validez interpretativa relacionadas ao fazer etnográfico realista; no terceiro, por fim, apresentamos uma proposta de operacionalização da movimentação analítica dos achados prospectados em campo. Finalmente, salientamos que a etnografia realista permite captar “desde dentro”, e de forma profundamente implicada, os elementos constituintes de uma cultura muito particular, no caso a relação de obediência entre pupilo e coach de fisiculturismo, à qual não teríamos acesso sem a imersão corporal profunda de um pesquisador em um dos polos dessa relação.Abstract in English: Abstract Realistic ethnography is especially recommended in research about body culture as it requires a degree of involvement that blurs the boundaries between researchers’ personal, professional, and academic life. This study aims to point out the advantages of using this specific methodology in a sport environment and offer theoretical and methodological support to those who intend to experience such an ethnographic venture. We used the research process adopted in a PhD thesis that addressed the relationship between guru and bodybuilding pupil. This study is divided into three main moments that have, as their guiding thread, the empirical process that comprises the forging of a bodybuilding athlete: in the first one, we carry out an approach to realistic ethnography; in the second one, we highlight the strategies of methodological rigor and interpretive validity related to realistic ethnography; and in the third one, we describe a proposal to operationalize the analytical movement of the findings prospected in the field. Realistic ethnography enables us to capture “from within,” and in a deeply implicated way, the constituent elements of a very particular culture, in this case, the relationship of obedience between pupil and bodybuilding guru, which we lack access to without the deep bodily immersion of a researcher in one of the poles of this relationship. |
ARTICLES Itaú Social Foundation, Renaissance 2010, inequalities and segregation: critical analysis of the application of the US education model in Brazil Moimaz, Rodolfo Soares Abstract in Portuguese: Resumo Este artigo realiza uma análise crítica dos projetos defendidos por organizações empresariais que propõem políticas públicas de educação no Brasil (no caso, a Fundação Itaú Social [FIS]). Para tal, o texto apresenta, a partir de documentos assinados pela FIS, como esta instituição defende que medidas implementadas nos Estados Unidos (como o Renaissance 2010 de Chicago) sirvam de modelo para o país. Em seguida, a partir de dados quantitativos e qualitativos, decorrentes de levantamento bibliográfico em fontes primárias e secundárias no Brasil e nos Estados Unidos, o trabalho discute alguns resultados desses projetos em seu local de origem (especialmente Chicago). Assim, será demonstrado como, ao contrário do que indicam seus proponentes, tais diretrizes podem ser relacionadas à manutenção e ao agravamento de problemas sociais, como a segregação racial. Por fim, o artigo mostra que, apesar de essas reformas serem apresentadas como expressão de um consenso social, nos Estados Unidos, as comunidades escolares têm protagonizado intensas mobilizações contra elas. Portanto, considerando tal cenário, o texto reflete como a insistência na manutenção de tais projetos não é justificável por dados, mas pelo interesse político e econômico do capital e suas instituições.Abstract in Spanish: Resumen Este artículo realiza un análisis crítico de los proyectos defendidos por organizaciones empresariales que proponen políticas públicas de educación en Brasil (en este caso, la Fundación Itaú Social). El texto presenta, a partir de documentos firmados por la FIS, cómo esta institución defiende que medidas implementadas en EE.UU. (como el Renaissance 2010 de Chicago) sirven de modelo para el país. A continuación, a partir de datos cuantitativos y cualitativos, derivados de un estudio bibliográfico en fuentes primarias y secundarias de Brasil y EE.UU., el documento discute algunos resultados de estos proyectos en su lugar de origen (especialmente Chicago). Así, se demostra cómo, contrariamente a lo que indican sus defensores, tales directrices pueden estar relacionadas con el mantenimiento y el empeoramiento de problemas sociales, como la segregación racial. Por último, el artículo mostrará que, a pesar de que estas reformas se presentan como la expresión de un consenso social, en EEUU la comunidad escolar ha protagonizado intensas movilizaciones en su contra. Por lo tanto, considerando tal escenario, el artículo refleja cómo la insistencia en mantener estas directrices no se justifica por los datos, sino por el interés político y económico del capital y sus instituciones.Abstract in English: Abstract This article performs a critical analysis of the projects advocated by business organizations that propose public education policies in Brazil (in this case, the Itaú Social Foundation). To this end, the article presents, based on documents signed by the FIS, how this institution defends that measures implemented in the U.S. (such as Chicago’s Renaissance 2010) serve as a model for the country. Then, based on quantitative and qualitative data, derived from bibliographic research in primary and secondary sources in Brazil and the USA, the paper discusses results of these projects in their place of origin (especially Chicago). Thus, it is shown how, contrary to what their proponents indicate, such guidelines can be related to the maintenance and worsening of social issues, such as racial segregation. Finally, the paper demonstrates that, despite these reforms being presented as the expression of a social consensus, in the USA, the school community has led intense mobilizations against them. Therefore, considering this scenario, the article reflects how the insistence on maintaining these guidelines is not justified by data, but by the political and economic interest of capital and its institutions. |
Original Article International Student Mobility as a promoter of educational and institutional ties: the case of the Confucius Institutes in Brazil Andrade, Thales Haddad Novaes Furnival, Ariadne Chloe Martinelli, Marina Abstract in Portuguese: Resumo Este artigo recorre ao quadro analítico da área de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. Pretende-se preencher uma lacuna na literatura, observando o assunto caso a caso, entre fatos principalmente brasileiros, ao mesmo tempo que se relacionam esses dados com a literatura internacional sobre o tema dos Institutos Confúcio e da Mobilidade Estudantil Internacional. Este estudo é um tema inédito e recente na área de Mobilidade Estudantil Internacional, que pode contribuir não apenas para as atividades de extensão das universidades brasileiras, mas também para o aprimoramento das relações diplomáticas entre Brasil e China e para projetos de extensão universitária com enfoque interdisciplinar com foco na América Latina. Metodologicamente, desenvolveu-se uma perspectiva qualitativa mas também quantitativa, considerando mapas bibliométricos para estudos interdisciplinares, que podem contribuir para perspectivas futuras, especialmente na área de Ciência, Tecnologia e Sociedade.Abstract in Spanish: Resumen Este artículo utiliza el marco analítico procedente del área de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología (CTS). Pretende-se llenar un vacío en la literatura, observando el tema caso por caso, entre hechos principalmente brasileños, al mismo tiempo, conectando estos datos con la literatura internacional sobre los Institutos Confucio y la Movilidad Estudiantil Internacional. Este estudio es un tema reciente y sin precedentes en el área de la Movilidad Estudiantil Internacional, que puede contribuir no solo a las actividades de extensión de las universidades brasileñas, sino también a la mejora de las relaciones diplomáticas entre Brasil y China y a los proyectos de extensión universitaria con enfoque interdisciplinario. Metodológicamente, se desarrolló una perspectiva cualitativa pero también cuantitativa considerando mapas bibliométricos para estudios interdisciplinarios, que pueden contribuir a perspectivas futuras, especialmente en el área de Ciencia, Tecnología y Sociedad.Abstract in English: Abstract This article uses the social studies of science and technology (STS) analytical framework. It intends to fill a gap in the literature, observing the subject case-by-case, among mainly Brazilian issues, while relating this data to the international literature on the subject of Confucius Institutes and international student mobility. This study covers an unprecedented and recent topic in the area of international student mobility, which can contribute to outreach activities in Brazilian universities, improve diplomatic relations between Brazil and China, and university outreach projects with an interdisciplinary and Latin American focus. A qualitative and quantitative perspective was developed considering bibliometric maps for interdisciplinary studies, which can contribute to future perspectives, especially in science, technology, and society research. |
ARTICLES Promote-Parents Program adapted for guardians of children and adolescents with ADHD Abrahão, Anaísa Leal Barbosa Elias, Luciana Carla dos Santos Bolsoni-Silva, Alessandra Turini Abstract in Portuguese: Resumo As práticas educativas parentais atuam sobre o repertório comportamental dos filhos. O objetivo deste trabalho é verificar os efeitos do programa Promove-Pais adaptado ao repertório comportamental de crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH e de sua cuidadora principal. Participaram sete pessoas em período escolar e suas respectivas cuidadoras, avaliados antes e após a intervenção por meio do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P), Escala de Conners e Social Skills Rating System (SSRS-BR). Observou-se aumento em comportamentos habilidosos, redução de problemas de comportamento e sintomatologia de TDAH nas crianças/adolescentes e redução de práticas educativas negativas e aumento de habilidades sociais educativas nas cuidadoras. Conclui-se que o programa gerou efeitos positivos, além de ter baixo custo.Abstract in Spanish: Resumen Las prácticas educativas parentales influyen en el repertorio comportamental de los hijos. El objetivo de este trabajo fue verificar los efectos del Programa Promove-Pais adaptado al repertorio comportamental de niños y adolescentes diagnosticados con trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH) y de su cuidadora principal. Participaron siete escolares y sus cuidadores; quienes fueron evaluados antes y después de la intervención mediante un Guion de Entrevista de Habilidades Socioeducativas Parentales (RE- HSE-P), la escala de Conners y el Sistema de Calificación de Habilidades Sociales (SSRS-BR). Se observó un aumento de las conductas hábiles, una reducción de los problemas de conducta y de los síntomas de TDAH en los niños/adolescentes, y una reducción de las prácticas educativas negativas y un aumento de las habilidades socioeducativas en las cuidadoras. Se concluye que el programa generó efectos positivos, además de ser bajo coste.Abstract in English: Abstract Parental educational practices act on the behavioral repertoire of children. This study aimed to verify the effects of the adapted Promote-Parents program on the behavioral repertoire of children and adolescents diagnosed with ADHD and their primary caregivers. Seven schoolchildren and their caregivers participated in the study, and they were evaluated before and after the intervention using the Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P, Parental Educational Social Skills Interview Script), the Conners Scale, and the Social Skills Rating System (SSRS-BR). There was an increase in skillful behaviors, a reduction in behavior problems and ADHD symptomatology among the children/adolescents, a decrease in negative educational practices, and an increase in educational social skills among the caregivers. It was concluded that the program generated positive effects, in addition to being of low cost. |
ARTICLES Motor gesture: a gap between motor skills and movement assessment Abensur, Márcio Rocha Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dos Abstract in Portuguese: Resumo Um transtorno do desenvolvimento pode ser refletido na motricidade do sujeito, o que justifica a observação qualitativa do movimento visando ao despiste e até mesmo ao diagnóstico de deficiências e transtornos do desenvolvimento. Apesar disso, adolescentes com baixo desempenho escolar aparentam manifestações motoras incomuns a pessoas típicas e que não se revelam, necessariamente, em habilidades motoras ou funcionais, mas na qualidade e na proporção do movimento em relação ao ato. Com base na escassez de evidências sobre esse fenômeno, este artigo objetiva abordar o construto que aqui denominamos gesto motor, contribuindo para uma reflexão no âmbito da educação física, visando ao aprimoramento de seus processos técnicos, científicos e pedagógicos para a inclusão da população aqui retratada.Abstract in English: Abstract A developmental disorder can be reflected in the subject’s motricity, which justifies the qualitative observation of movement aimed at screening and even diagnosing disabilities and developmental disorders. However, adolescents with low school performance show unusual motor manifestations not observed in the general population and that do not necessarily reveal themselves in motor or functional skills, but in the quality and proportion of the movement in relation to the act. Based on the scarce literature on this phenomenon, this article aims to address the construct that we call motor gesture, contributing to a reflection in the field of Physical Education, aiming to improve its technical, scientific and pedagogical processes for the inclusion of the studied population. |
ARTIGOS Dance in initial training in physical education: the training course of university teachers in cena Alencar, Allana Brasileiro, Lívia Tenório Resende, Rui Nascimento, Juarez Vieira do Abstract in Portuguese: Resumo Com o objetivo de investigar a experiência prática com a dança e o percurso formativo (formação inicial e continuada), foram entrevistadas cinco docentes com mais de 15 anos de experiência em cursos de Educação Física (EF) em universidades públicas federais e estaduais brasileiras. Identificamos experiências positivas diversificadas como os gêneros de dança praticados nos diferentes espaços de aprendizagem, as primeiras experiências profissionais e a dupla carreira na área. Independente das experiências iniciais fomentarem uma prática reprodutora e tecnicista, elas proporcionaram o olhar para horizontes similares quanto a formação inicial em EF.Abstract in English: Abstract With the aim of investigating practical experience with dance and the training path (initial and continuing training), five professors with more than 15 years of experience in Physical Education (PE) courses at Brazilian federal and state public universities were interviewed. We identified diverse positive experiences such as the dance genres practiced in different learning spaces, first professional experiences, and dual careers in the area. Regardless of the initial experiences fostering a reproductive and technical practice, they provided a look at similar horizons regarding initial training in PE. |
ARTICLES The challenge of teaching Physical Education from the perspective of republican and democratic education Bagnara, Ivan Carlos Boscatto, Juliano Daniel Abstract in Portuguese: Resumo O texto objetiva problematizar e articular pressupostos para o ensino da Educação Física desenvolvida sob o prisma da multidimensionalidade dos conhecimentos na perspectiva da educação republicana e democrática. Tematiza conceitos relacionados à multidimensionalidade dos conhecimentos, práxis educativa e didática comunicativa, tendo na pesquisa um princípio pedagógico para o ensino estruturado em unidades didáticas. Com base na problematização elaborada, pode-se concluir que tais elementos, potencialmente, possibilitam contribuir sobremaneira com o desenvolvimento de um processo formativo emancipatório, algo organicamente conectado com o ideário de uma educação republicana e democrática.Abstract in Spanish: Resumen Este ensayo tiene como objetivo problematizar y articular presupuestos para la enseñanza de la Educación Física desarrollada en la premisa de la multidimensionalidad del conocimiento, en la perspectiva de la educación republicana y democrática. El texto tematiza aspectos que son determinantes, articulando la multidimensionalidad del conocimiento con la praxis educativa, acompañada de una didáctica comunicativa, teniendo la investigación como principio pedagógico y la estructuración de los procesos de enseñanza en unidades didácticas. Aun reconociendo que la propuesta explícita puede no resolver problemas considerables del área, tomarla en serio puede ser una forma interesante de profundizar el debate sobre la enseñanza de la EF en perspectiva de la educación republicana y democrática.Abstract in English: Abstract This essay aims to discuss and conceptually articulate Physical Education (PE) teaching presuppositions developed under the multidimensionality premise, under the republican and democratic education perspective. The text thematizes aspects that are decisive for this, emphasizing the multidimensionality of knowledge considering an educational praxis that comes along with a communicative teaching perspective, still having research as a pedagogical principle and structuring teaching processes in teaching units. Even recognizing that the explained proposal may not solve considerable problems in the area, we understand that taking it seriously can constitute an interesting way to make the debate about teaching PE from a republican and democratic education perspective deeper. |
ARTÍCULOS The Uruguayan national curriculum: competency-based education and physical education Ferreira, Flavia Martinelli Medeiros, Daniele Cristina Carqueijeiro Abstract in Portuguese: Resumo O ano de 2023 marca a implementação do Marco Curricular Nacional (MCN) uruguaio. Nesse artigo sistematizamos as discussões teóricas sobre o currículo por competências, contribuindo para a análise do MCN, com ênfase nas orientações para a área da educação física. A análise da recorrência da educação por competências na América Latina evidencia que a incorporação destes alinhamentos segue os padrões internacionais, com escassa reflexão sobre a realidade local. No que se refere ao programa de educação física, conclui-se que a relação entre as competências e a especificidade da área é frágil, resultando em um documento que pouco aporta as discussões das últimas décadas.Abstract in Spanish: Resumen El año 2023 marca la implementación del Marco Curricular Nacional (MCN) uruguayo. En este artículo sistematizamos las discusiones teóricas sobre el currículo por competencias, contribuyendo al análisis del MCN, con énfasis en sus orientaciones en el área de la educación física. El análisis de la recurrencia de la educación basada en competencias en América Latina evidencia que la incorporación de estos lineamientos sigue los estándares internacionales, con escasa reflexión sobre la realidad local. En el programa de la educación física, se concluye que la relación entre las competencias y la especificidad del área es débil, resultando un documento que poco aporta a las discusiones de las últimas décadas.Abstract in English: Abstract The year 2023 marks the Uruguayan National Curriculum Mark (MCN) implementation. In this article, we propose to systematize the theoretical discussions on the competence-based curriculum, contributing to the analysis of the MCN, and emphasizing its guidelines in physical education. The analysis of the recurrence of competence-based education in Latin America shows that incorporating these guidelines follows international standards with little reflection on the local reality. In the physical education program, it can be concluded that the relationship between competencies and the specificity of the area is weak, resulting in a document that contributes only marginally to the discussions of recent decades. |
ARTICLES School trajectory of Pedro II High School: an exploratory study on repetition Bonamino, Alicia Muylaert, Naira Nierotka, Rosileia Lucia Abstract in Portuguese: Resumo O objetivo do artigo é investigar como se opera a repetência no Colégio Pedro II (CPII), um complexo de escolas públicas federais consideradas de excelência, que vem buscando democratizar o acesso a grupos sociais desfavorecidos por meio da adoção de uma série de iniciativas de natureza inclusiva. Para verificar se a trajetória escolar de uma coorte de estudantes do ensino médio está associada a determinadas características sociais, o estudo faz uso de dados longitudinais dos Censos Escolares de 2015 a 2017. Os principais resultados indicam que a repetência tende a limitar os efeitos democratizantes e inclusivos das ações adotadas pelo CPII nos últimos 30 anos, ao atingir majoritariamente estudantes do sexo masculino, negros e com defasagem idade-série. Os resultados reafirmam a repetência como uma prática excludente que amplia as desigualdades educacionais e sociais.Abstract in English: Abstract This article investigates how repetition occurs at Colégio Pedro II (CPII), an ensemble of federal public schools considered of excellence, which has sought to democratize access to underprivileged groups through a series of inclusion initiatives. The study uses longitudinal data from 2015 and 2017 Censos Escolares to analyze if a cohort of high schoolers' school trajectories is associated with specific social characteristics. The main results indicate that repetition tends to limit the democratizing and inclusive effects of actions adopted by CPII in the last 30 years, which primarily affect black men with an age-grade gap. The results reaffirm repetition as an excluding practice that broadens social and educational inequalities. |
ARTICLES Body, danger, disease, and death: representations of children from Maranhão about the coronavirus Sousa, Emilene Leite de Maciel, Ednalva Neves Müller, Fernanda Abstract in Portuguese: Resumo O artigo aborda as representações de um grupo de crianças maranhenses sobre a emergência da crise sanitária e o seu agente causador, o novo coronavírus. Examinou-se o modo como as crianças se apropriaram e deram novos sentidos às informações sobre a pandemia em seus dois meses iniciais em 2020. A pesquisa usou exclusivamente aplicativos de mensagens instantâneas para acessar as crianças e seus responsáveis. Um conjunto de dados foi gerado a partir de áudios, desenhos e entrevistas com as crianças, cujas narrativas exploram seu entendimento sobre o coronavírus e os modos de enfrentamento à pandemia pela família. Os resultados indicam categorias como corpo, perigo, doença e morte como elementos de explicação sobre o coronavírus.Abstract in English: Abstract This article addresses the representations of a group of children from Maranhão about the emergence of the most recent health crisis and its causative agent, the coronavirus. We examined how children appropriated and gave new meanings to information about the pandemic in its initial two months in 2020. The research exclusively used instant messaging apps to access children and their guardians. A dataset was generated from audios, drawings, and interviews with the children, whose narratives explore their understanding of the coronavirus and the ways in which the family copes with the pandemic. The results indicate categories such as body, danger, disease, and death as elements of explanation about the coronavirus. |
ARTICLES From the historiography of the school space to the history of the school place Chahin, Samira Bueno Abstract in Portuguese: Resumo Ao tomar a dimensão educativa do espaço escolar como verdadeira, o artigo parte da emergência da planta livre como solução projetual de espaços escolares para alcançar o reconhecimento das práticas pedagógicas cotidianas como produtoras ativas de espacialidades essenciais para a interpretação do lugar-escola. Percebe-se assim a relevância de mobilizar também as marcas deixadas pela imprevisibilidade dos usos cotidianos sobre o edifício-escola como regime de interpretação histórica do espaço escolar. Por meio de uma incursão bibliográfica e mobilizando a ideia de imprevisibilidade como chave interpretativa, identifica-se uma lacuna historiográfica na ausência generalizada de abordagens atentas aos impactos de adaptações cotidianas feitas sobre a edificação escolar.Abstract in English: Abstract By taking the educational dimension of the school space as true, the article starts from the emergence of the open plan as a design solution for school spaces to achieve recognition of everyday pedagogical practices as active producers of essential spatialities for the interpretation of the school-place. Thus, the relevance of also mobilizing the marks left by the unpredictability of everyday uses on the school-building as a regime of historical interpretation of the school space is perceived. Through a bibliographical incursion and mobilizing the idea of unpredictability as an interpretative key, a historiographical gap is identified in the general absence of attentive approaches to the impacts of daily adaptations made on school building. |
ARTICLES Perception of disaster risks among public-school students: Contributions to Citizen Science and Social Learning Silva, Ananda Ramos da Santos, Vânia Maria Nunes dos Coltri, Priscila Pereira Abstract in Portuguese: Resumo Áreas ocupadas por populações de baixa renda frequentemente estão suscetíveis a deslizamentos e inundações tanto devido à injustiça socioespacial quanto à ocorrência de eventos extremos relacionados às mudanças climáticas. Este estudo analisa a possibilidade de trabalhar elementos de percepção de risco associados à Ciência Cidadã e à Aprendizagem Social a partir de mapeamento socioambiental com estudantes da rede pública do estado de São Paulo. A pesquisa incluiu palestra, trabalho de campo e uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Evidenciou-se que, além de engajar os jovens em atividades pontuais de redução de riscos, é necessário promover estratégias que envolvam a população por meio de metodologias participativas e da divulgação científica para construir uma cultura preventiva e de resiliência.Abstract in Spanish: Resumen Las zonas ocupadas por poblaciones de bajos ingresos suelen ser susceptibles a deslizamientos de tierra e inundaciones debido tanto a la injusticia socioespacial como a la ocurrencia de eventos extremos relacionados con el cambio climático. Este estudio tuvo como objetivo analizar la posibilidad de trabajar elementos de percepción de riesgo asociados a la Ciencia Ciudadana y al Aprendizaje Social a partir de mapeos socioambientales con estudiantes de escuelas públicas del estado de São Paulo. La investigación incluyó conferencias, trabajo de campo y uso de SIG. El estudio demostró que, además de involucrar a los jóvenes en actividades específicas de reducción de riesgos, es necesario promover estrategias que involucren a la población a través de metodologías participativas y de divulgación científica para construir una cultura preventiva y resiliente.Abstract in English: Abstract Areas occupied by low-income populations are often susceptible to landslides and floods both due to socio-spatial injustice and the occurrence of extreme events related to climate change. This study aimed to analyze the possibility of working on elements of risk perception associated with Citizen Science and Social Learning based on socio-environmental mapping with public school students in the state of São Paulo. The research included a lecture, fieldwork, and the use of GIS. The study showed that, in addition to engaging young people in specific risk reduction activities, it is necessary to promote strategies that involve the population through participatory methodologies and scientific dissemination to build a preventive and resilient culture. |
ARTICLES Adolescence, adverse experiencies, and socio-emotional competencies: gender differences dos Santos, Pâmela Virgínia Komatsu, André Vilela Buoso, Fernanda Papa Alarcón-Bañares, Paula Andrea Bazon, Marina Rezende Abstract in Portuguese: Resumo As experiências adversas na infância (do inglês adverse childhood experiences – ACEs) implicam prejuízos no desenvolvimento psicossocial, afetando a aquisição de competências socioemocionais. Este estudo verificou a associação entre ACEs e competências socioemocionais (indicadas pelos níveis nas habilidades de empatia e autocontrole), considerando o gênero como variável moderadora. Foram coletados dados com 1.302 adolescentes, estudantes de escolas públicas em territórios socialmente vulneráveis. Verificou-se maior prevalência de ACEs para o gênero feminino. Os níveis de empatia e autocontrole oscilaram de formas distintas entre os gêneros, conforme o histórico de determinados tipos de ACEs. Os resultados indicam a necessidade de mais investigações acerca da influência dos estereótipos de gênero no desenvolvimento psicossocial de adolescentes.Abstract in Spanish: Resumen Las experiencias infantiles adversas (en el inglés adverse childhood experiences –ACE) implican daños en el desarrollo psicosocial, afectando a la adquisición de competencias socioemocionales. Este estudio analizó la asociación entre las ACE y las competencias socioemocionales (niveles de empatía y habilidades de autocontrol), considerando el género como variable moderadora. Se recogieron datos de 1.302 adolescentes que estudiaban en escuelas públicas de zonas socialmente vulnerables. Se encontró una mayor prevalencia de ACE en el género femenino. Los niveles de empatía y autocontrol oscilaron de forma diferente entre géneros, en función de los antecedentes de determinados tipos de ACE. Los resultados indican la necesidad de seguir investigando la influencia de los estereotipos de género en el desarrollo psicosocial de los adolescentes.Abstract in English: Abstract Adverse childhood experiences (ACEs) configure highly prevalent problems, especially among socially vulnerable groups. ACEs are likely to damage psychosocial development, affecting the acquisition of socio-emotional skills, which are important for adaptive functioning. This study sought to verify the association between ACEs and socio-emotional competencies (indicated by levels in empathy and self-control skills), considering female and male genders as possible moderating variables. Data were collected from 1,302 adolescents who studied at public schools in socially vulnerable areas. Females showed a higher prevalence of ACEs. The levels of empathy and self-control differed between genders depending on the history of specific types of ACEs. Results indicate the need for further research into the influence of gender stereotypes on the psychosocial development of adolescents. |
ARTICULOS Plebeian culture and charity in Opus Dei. A study about fundraising events Bargo, María Abstract in Spanish: Resumen Este artículo forma parte de una investigación sobre las acciones que el Opus Dei impulsa en torno a la pobreza en Argentina. Se propone indagar sobre la actitud de plebeyización presente en una actividad específica: los eventos de recaudación de fondos para la manutención del colegio Nuestra Señora del Buen Consejo, que pertenece a una asociación civil estrechamente ligada al grupo en cuestión. La plebeyización estuvo presente en los discursos de las benefactoras y organizadoras que participaron de los diferentes eventos en los que realicé observación participante. De los relatos se observa que la plebeyización es una actitud discursiva de igualación que busca acercar a las partes distanciando a las benefactoras de una asociación con la elite, operando como modo de distinción.Abstract in English: Abstract This paper is the result of a research about Opus Dei´s social action. It aims to study plebeianism in fundraising events organized for supporting Nuestra Señora del Buen Consejo school. This institution belongs to a civil association which is strongly linked to Opus Dei. Plebeianism emerged from the speeches of the donors and those who organized the events in which I did participant observation. As a result, we can conclude that plebeianism is a discursive attitude that aims to equalize and bring donors and beneficiaries close. Also it pretends to dissociate benefactors from elites, while this own attitude works as a mechanism of distinction. |
ARTICLES Continuing education for Physical Education teachers in Manaus/AM: problematizing the relationship between innovation and disinvestment in teaching Melo, Phellipe Froes Santos, Vitória Miranda dos Sena, Ana Beatriz Silva Eleuterio, Mark Asaph Reis Barros, João Luiz da Costa Oliveira, Victor José Machado de Abstract in Portuguese: Resumo Objetiva-se identificar as práticas inovadoras desenvolvidas pelos professores de Educação Física e as barreiras que impulsionam o desinvestimento pedagógico. Uma pesquisa-ação encampou uma formação continuada em Manaus/AM, cujos participantes foram discentes e professores. Diários de campo, produções textuais e relatos de avaliação compuseram o material empírico alvo de uma análise de conteúdo. As práticas inovadoras se materializaram na inclusão de conteúdos e em aulas inclusivas e críticas. A cultura escolar, a desvalorização da disciplina e a falta de tempo para o planejamento foram obstáculos. Advoga-se por políticas de formação que foquem no desenvolvimento profissional e considerem os professores como pesquisadores de sua prática.Abstract in Spanish: Resumen Planteamos identificar las prácticas innovadoras desarrolladas por los profesores de Educación Física y las barreras que producen la desinversión pedagógica. Una investigación-acción abarcó una educación continuada en Manaos/AM cuyos participantes fueron alumnos y profesores. Diarios de campo, producciones textuales y reportes de evaluación compusieron el material empírico objeto de un análisis de contenido. Las prácticas innovadoras se materializaron en la inclusión de contenidos y en clases inclusivas y críticas. La cultura escolar, la desvalorización de la disciplina y la falta de tiempo para la planificación fueron barreras. Abogamos por políticas de formación centradas en el desarrollo profesional y que consideren a los profesores como investigadores de su práctica.Abstract in English: Abstract We aimed to identify the innovative practices developed by physical education teachers and the barriers that produce pedagogical disinvestment. An action-research encompassing a continuing education program in Manaus/AM whose participants were students and teachers. Field diaries, textual productions, and evaluation reports composed the empirical material analyzed. The innovative practices materialized in the inclusion of subjects and inclusive and critical classes. Some barriers were the school culture, the devaluation of the subject, and the lack of time for planning. We advocate for training policies that focus on professional development and consider teachers as researchers of their practice. |
ARTICLES Becoming subjects of a profession: contours of the Self developed among the fragments of a Physical Education training curriculum Oliveira, Glaurea Nádia Borges de Neira, Marcos Garcia Abstract in Portuguese: Resumo O presente artigo devota-se à problematização de subjetivações profissionais produzidas na urdidura de um currículo de formação em Educação Física que tentava alojar, num único e mesmo percurso formativo, expectativas alargadas de trabalho, as quais incluíam tanto a atuação na educação básica quanto em contextos não escolares. Movida por pressupostos pós-estruturalistas, esta problematização concebe o currículo como um dispositivo, uma trama-imagem composta por estatutos veridictivos, relações de poder e processos de fabricação de sujeitos, cuja construção analítica se torna possível por meio de um gesto metodológico de cunho cartográfico. Das narrativas de egressos que trilharam o currículo em questão, emergem, então, duas figuras ou personagens que, ao descreverem, delinearem e reconhecerem a si mesmas no interior da Educação Física, colocam-nos diante de modos distintos e dissonantes de obrigar-se com as verdades da profissão, dissolvendo a plenitude de determinadas pretensões unificadoras a ecoar nesse campo de formação.Abstract in Spanish: Resumen Este artículo está dedicado a la problematización de las subjetivaciones profesionales producidas en la urdimbre de un currículo de formación en Educación Física que intentó albergar, en una única y misma trayectoria formativa amplias expectativas de trabajo, que incluían lo desempeño profesional tanto en la educación básica como en contextos no escolares. Movida por supuestos postestructuralistas, esta problematización concibe el currículum como un dispositivo, una imagen-trama compuesta por estatutos de verdad, relaciones de poder y procesos de fabricación del sujeto, cuya construcción analítica se hace posible a través de un gesto metodológico cartográfico. De las narrativas de los egresados que siguieron el currículum en cuestión, emergen dos figuras o personajes que, al describirse, delimitarse y reconocerse dentro de la Educación Física, los anteponen a formas distintas y disonantes de obligarse con las verdades de la profesión, disolviendo la plenitud de ciertas pretensiones unificadoras que se hacen eco en este campo formativo.Abstract in English: Abstract This article problematizes professional subjectivations produced in a physical education undergraduate curriculum that tried to house broad work expectations in a single formative track, which included both acting in K-12 education and non-school contexts. Moved by post-structuralist assumptions, this problematization conceives the curriculum as a device, a weave-image composed of truths, power relations, and subject fabrication processes, whose analytical construction is made possible through a methodological gesture of a cartographic nature. From the narratives of graduates who followed the curriculum in question, two figures or characters emerged who, when described, have been delineated and recognized within Physical Education. These figures put us in front of distinct and dissonant ways of obliging oneself with professional truths, dissolving the plenitude of certain unifying pretensions that echo in this training field. |
ARTICLES Hazing as a sacrificial crisis at the university: violence out of control Almeida Jr., Antônio Ribeiro de Zuin, Antônio A. S. Abstract in Portuguese: Resumo A partir da obra de René Girard, este estudo busca analisar o trote universitário como crise sacrifical que desencadeia práticas de violência fora de controle. Como fundamentação teórica, foram utilizados textos de Pierre Clastres, Arnold Van Gennep e Victor Turner, entre outros. Analisou-se, metodologicamente, o trote universitário a partir das considerações desses autores sobre os ritos violentos, investigando trotes que ocorrem nas universidades brasileiras, como raspar os cabelos, pinturas corporais, “aulas trote”, campanhas universitárias contra o trote e o “trote solidário”. Concluiu-se que são necessárias análises críticas a respeito do trote, para que novas formas de recepção dos estudantes, sem qualquer uso de humilhação, submissão ou violência sejam colocadas em prática pelas universidades.Abstract in Spanish: Resumen A partir del trabajo de René Girard, este estudio pretende analizar las novatadas universitarias como una crisis sacrificial que desencadena prácticas de violencia fuera de control. Como base teórica se utilizaron textos de Pierre Clastres, Arnold Van Gennep y Victor Turner, entre otros. Se analizan metodológicamente las novatadas universitarias a partir de las consideraciones de estos autores sobre los ritos violentos, investigando las novatadas que tienen lugar en las universidades brasileñas, en particular el llamado afeitado del pelo, las pinturas corporales, las llamadas “novatadas de clase”, las campañas universitarias contra las novatadas y las “novatadas solidarias”. Se concluye que son necesarios análisis críticos sobre las novatadas, para que las universidades pongan en práctica nuevas formas de recepción de los estudiantes, sin humillación, sumisión o violencia.Abstract in English: Abstract Based on René Girard, this study aims to analyze university hazing as a sacrificial crisis that triggers practices of violence out of control. Texts by Pierre Clastres, Van Gennep, and Victor Turner were used as the theoretical background of this study. We methodologically analyzed university hazing based on these authors’ considerations on violent rites, investigating hazing behaviors as shaved heads, body painting, “hazing classes,” university campaigns against hazing, and “solidary hazing.” We found the necessity of critical analyses on hazing so universities install new forms of welcoming students without any use of humiliation, subjection, or violence. |
ARTICLES Pedagogy of Democracy: The Education of the Working Class in the First Writings of Paulo Freire Souza, Katia Reis de Santos, Maria Blandina Marques dos Abstract in Portuguese: Resumo O principal objetivo deste ensaio consiste em problematizar a base germinal da pedagogia de Paulo Freire a partir da análise da obra intitulada Educação e atualidade brasileira, escrita no ano de 1959, interpretada como importante registro documental da história da educação de trabalhadores no Brasil. Essa obra foi o corolário das experiências de Freire no período em que atuou no Serviço Social da Indústria com grupos de operários. Adotou-se como metodologia de estudo a pesquisa bibliográfica por meio do levantamento em fontes primárias de obras de Paulo Freire e secundárias de comentadores do seu trabalho. Concluiu-se que o período analisado, denominado de fase da pedagogia da democracia, constitui-se como referência capital para a educação crítica de adultos trabalhadores.Abstract in Spanish: Resumen Este artículo tiene como objetivo explorar los elementos vitales de la pedagogía de Paulo Freire mediante el análisis de la obra titulada “Educación y Problemas Actuales en Brasil,” escrita en 1959. Este documento es considerado un registro crucial de la historia de la educación de los trabajadores en Brasil, reflejando las experiencias de Freire durante su tiempo trabajando con grupos de trabajadores en el Servicio Social de la Industria (SESI). La metodología elegida implica una investigación bibliográfica, que incluye fuentes primarias de las obras de Freire y fuentes secundarias de comentaristas. Se concluyó que el período analizado, conocido como la fase de la “pedagogía de la democracia”, constituye una referencia fundamental para la educación crítica de los trabajadores adultos.Abstract in English: Abstract This article aims to explore the foundational elements of Paulo Freire’s pedagogy by examining the work titled “Educação e atualidade brasileira” (Education and Current Issues in Brazil), written in 1959. This piece is considered a crucial documentary record of the history of workers’ education in Brazil, and reflects Freire’s experiences during his time at Serviço Social da Indústria (SESI – Industry Social Service working with groups of blue-collar workers. The chosen methodology involves bibliographical research, including primary sources from Paulo Freire’s works and secondary sources from commentators. We concluded that the analyzed period, referred to as the phase of “pedagogy of democracy,” stands as a fundamental reference for the critical education of adult workers. |
ARTIGOS Singing and dancing are prohibited! The dream-curriculum in Pelo Malo (2013) Silva Junior, Alcidesio Oliveira da Maknamara, Marlécio Abstract in Portuguese: Resumo Fabulações, desdobramentos de desejos infernais em corpos infantis, sonhos na plenitude dos afetos… Nas linhas que se seguem, objetivamos, por meio da metodologia cartográfica inspirada em Gilles Deleuze e Félix Guattari e nas teorias pós-críticas de currículo, acompanhar os processos de dissidência das masculinidades hegemônicas através do personagem Junior na narrativa do filme venezuelano Pelo Malo (2013). Argumentamos que um devir-criança atravessa as imagens e produz intervalos nas normas em meio às intersecções entre raça, gênero e sexualidade. Concluímos que um currículo-sonho no filme canta e dança em cima da precariedade, resistindo de forma micropolítica aos desmandos do mundo Adulto, forma que ameaça a criatividade, a inventividade e a fantasia de mundos melhores.Abstract in Spanish: Resumen Fabulaciones, despliegues de deseos infernales en los cuerpos infantiles, sueños en la plenitud del afecto… En las siguientes líneas pretendemos, a través de una metodología cartográfica inspirada en Gilles Deleuze y Félix Guattari y de teorías curriculares poscríticas, seguir los procesos de disidencia. desde las masculinidades hegemónicas a través del personaje Junior en la narrativa de la película venezolana Pelo Malo (2013). Argumentamos que el devenir-niño impregna las imágenes y produce brechas en las normas en medio de las intersecciones entre raza, género y sexualidad. Concluimos que un currículum-sueño canta y baila sobre la precariedad, resistiendo de manera micropolítica los excesos del mundo Adulto, una manera que amenaza la creatividad, la inventiva y la fantasía de mundos mejores.Abstract in English: Abstract Fabulations, unfoldings of infernal desires in children’s bodies, dreams in the fullness of affection… In the following lines, we aim, through cartographic methodology inspired by Gilles Deleuze and Félix Guattari and post-critical curriculum theories, to follow the processes of dissent from hegemonic masculinities through the character Junior in the narrative of the Venezuelan film Pelo Malo (2013). We argue that a becoming-child permeates images and produces gaps in norms amid the intersections between race, gender and sexuality. We conclude that a dream-curriculum sings and dances on top of precariousness, resisting in a micropolitical way the excesses of the Adult world, a way that threatens creativity, inventiveness and the fantasy of better worlds. |
ARTICLES São Paulo state education plan (2016-2026): debates and contests Jacomini, Márcia Aparecida Abstract in Portuguese: Resumo Este artigo tem o objetivo de analisar a participação da sociedade civil e da sociedade política e a construção de hegemonia no processo de elaboração e aprovação do Plano Estadual de Educação (PEE-SP 2016-2026). Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise do processo de construção do plano de educação paulista sugere que a Secretaria de Educação (Seduc) não tinha efetivo interesse em discutir a política educacional paulista num Fórum que congregava um conjunto de entidades que foram alijadas das decisões educacionais nas duas décadas anteriores, principalmente porque os interlocutores da Seduc eram setores da sociedade civil vinculados ao capital. À vista disso, pouco se avançou no planejamento educacional com o PEE-SP 2016-2026.Abstract in English: Abstract This study aims to analyze the participation of civil society and political society and the construction of hegemony in the process of elaborating and approving the State Education Plan (PEE-SP 2016-2016). This qualitative research involved semi-structured interviews and documental analysis. The analysis of the construction process of the São Paulo education plan suggests that its Department of Education was effectively uninterested in discussing the São Paulo education policy in a forum that gathered a group of entities that were excluded from educational decisions in the previous two decades, mainly because its interlocutors included sectors of civil society that were linked to capital. In view of this, little progress has been made in educational planning with the PEE-SP 2016-2026. |
ARTICLES Racialized Xenophobia: Inequality in the reception of immigrant students as a challenge for Human Rights Education Oliveira, Leila Maria Casali, Alípio Abstract in Portuguese: Resumo Este artigo mobiliza os fundamentos do referencial teórico da Educação em Direitos Humanos para analisar a relação entre xenofobia e racismo contra estudantes imigrantes, à luz de uma experiência de pesquisa qualitativa realizada em uma escola de educação básica no município de São Paulo com expressiva presença de estudantes imigrantes. A pesquisa permitiu concluir que o racismo associado à xenofobia (denominado xenofobia racializada) determina as probabilidades de integração de estudantes imigrantes na escola pública. Essa desigualdade discriminatória apresenta-se como um grave e urgente desafio à Educação em Direitos Humanos, cobrando uma prática de currículo expressamente comprometido com a superação dessa injustiça nas escolas que recebem estudantes imigrantes.Abstract in English: Abstract This study uses the Human Rights Education (HRE) theoretical framework to analyze the relation between xenophobia and racism against immigrant students. A qualitative research experiment was carried out in a municipal elementary school with a significant presence of immigrant students in the city of São Paulo. This research found that racism, associated with xenophobia (here referred to as racialized xenophobia), determines the chances of immigrant students being integrated into public schools. This discriminatory inequality poses a serious and urgent challenge for Human Rights Education, demanding a curricular practice that is expressly committed to overcoming this injustice in schools that receive immigrant students. |
ARTICLES Interest in the context of Critical Financial Education and mathematical learning: a study using aspects of Semiotic Representation Registers Alkimim, Maria Eva Freire de Macêdo, Josué Antunes de Abstract in Portuguese: Resumo Este artigo visa verificar o modo como as transformações por conversão contribuem para os diferentes registros de representação semiótica – língua materna; registro algébrico; registro numérico; registro fracionário; em porcentagem; em decimal – nos processos de ensino e aprendizagem de objetos matemáticos. O ponto de partida constituiu-se por meio da elaboração e do desenvolvimento de sequências de atividades compostas mediante situações-problema da realidade dos discentes, levantando discussões no âmbito da Educação Financeira Crítica. Para a análise de dados, fundamentou-se na teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os resultados demonstram lacunas na aprendizagem dos estudantes ao realizarem alguns procedimentos de cálculo e sua comunicação escrita. Ademais, possibilitam inferir que, ao alinhar a Educação Financeira ao ensino de Matemática, tem-se a oportunidade de criar condições favoráveis para que os discentes construam conhecimentos de Matemática em benefício à construção/formação de cidadãos críticos, autônomos e que sejam capazes de reagir às contradições sociais.Abstract in Spanish: Resumen Este artículo tiene como objetivo verificar cómo las transformaciones de conversión contribuyen a los diferentes registros de representación semiótica (lengua materna, registro algebraico, registro numérico, registro fraccionario, porcentaje, decimal), en los procesos de enseñanza y aprendizaje de objetos matemáticos. El punto de partida se constituyó a través de la elaboración y desarrollo de secuencias de actividades compuestas a partir de situaciones problemáticas de la realidad de los estudiantes, planteando discusiones en el ámbito de la Educación Financiera Crítica. Para el análisis de los datos se basó en la teoría de Registros de Representación Semiótica (TRRS). Los resultados demuestran vacíos en el aprendizaje de los estudiantes al realizar algunos procedimientos de cálculo y en su comunicación escrita. Nos permiten inferir que al alinear la Educación Financiera con la enseñanza de las Matemáticas existe la oportunidad de crear condiciones favorables para que los estudiantes construyan conocimientos Matemáticos en beneficio de la construcción/formación de ciudadanos críticos, autónomos y capaces de reaccionar ante las contradicciones sociales.Abstract in English: Abstract This article aims to examine how transformations through conversion contribute to the different semiotic representation registers—mother tongue, algebraic register, numerical register, fractional register, percentage, and decimal—in the processes of teaching and learning mathematical objects. The starting point involved the design and development of activity sequences based on problem situations from the students’ reality, sparking discussions within the scope of Critical Financial Education. Data analysis was grounded in the Theory of Semiotic Representation Registers. The results reveal gaps in students’ learning when performing certain calculation procedures and in their written communication. Furthermore, the findings suggest that aligning Financial Education with Mathematics teaching creates favorable conditions for students to construct mathematical knowledge, fostering the development of critical, autonomous citizens capable of responding to social contradictions. |
ARTICLES University-Public Sector interaction and the perception of Unicamp professors: an exploratory study Cristofoletti, Evandro Coggo Dibbern, Thais Alves, Denis dos Santos Serafim, Milena Pavan Pioli, Ludmila Fávero Romani Trentin, Amanda de Toledo Abstract in Portuguese: Resumo Este estudo aborda os desafios na interação entre universidade e setor público, com foco na extensão universitária na Universidade Estadual de Campinas. Utilizando uma abordagem exploratória, a pesquisa envolveu revisões bibliográficas e um survey, identificando 789 interações entre docentes da Unicamp e o setor público. Houve destaque para a atuação das Ciências Biológicas e da Saúde com o Poder Executivo, das Ciências Agrárias com o Legislativo, e, no Judiciário, uma leve preferência por Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e da Terra. A maioria dos respondentes (54%) teve interações nos últimos 15 anos, relatando melhorias nos processos de políticas públicas. Além disso, 65% revisaram suas práticas de ensino e 59.5% aprimoraram suas pesquisas devido a essas interações. Os desafios identificados incluem burocracia, obstáculos na comunicação e acesso à informação e falta de interesse político. Essas descobertas destacam a complexidade e a importância da interação universidade-setor público na promoção do conhecimento e contribuição para aprimoramentos em políticas públicas.Abstract in Spanish: Resumen Este estudio aborda los desafíos de la interacción entre la universidad y el sector público, con especial atención a la extensión universitaria en la Universidad Estadual de Campinas. Mediante un enfoque exploratorio, la investigación incluyó revisiones bibliográficas y una encuesta, identificando 789 interacciones entre profesores de la Unicamp y el sector público. Las Ciencias Biológicas y de la Salud fueron particularmente activas en el Poder Ejecutivo, las Ciencias Agrarias en el Poder Legislativo y, en el Poder Judicial, hubo una ligera preferencia por las Ciencias Sociales Aplicadas y las Ciencias Exactas y de la Tierra. La mayoría de los encuestados (54%) ha tenido interacciones en los últimos 15 años, informando de mejoras en los procesos de las políticas públicas. Además, el 65% ha revisado sus prácticas docentes y el 59,5% ha mejorado su investigación gracias a estas interacciones. Entre los retos identificados figuran la burocracia, los obstáculos en la comunicación y el acceso a la información y la falta de interés político. Estos resultados ponen de relieve la complejidad y la importancia de la interacción entre la universidad y el sector público para promover el conocimiento y contribuir a la mejora de las políticas públicas.Abstract in English: Abstract This paper addresses challenges in the interaction between universities and the public sector, with a focus on university outreach at the Universidade Estadual de Campinas. Using an exploratory approach, the research involved bibliographical reviews and a survey, identifying 789 interactions between Unicamp professors and the public sector. There was an emphasis on the work of Biological and Health Sciences with the executive branch, Agricultural Sciences with the legislative branch and, in the judicial branch, a slight preference for Applied Social Sciences and Exact and Earth Sciences. Most respondents (54%) have had interactions in the last 15 years, reporting improvements in public policy processes. In addition, 65% have revised their teaching practices and 59.5% have improved their research due to these interactions. Challenges identified include bureaucracy, obstacles in communication and access to information, and lack of political interest. These findings highlight the complexity and importance of university-public sector interaction in promoting knowledge and contributing to improvements in public policy. |
ARTIGOS A vygotskian child? Considerations on the conception of children in school pedagogical work Martins, Jander Fernandes Wingert, Vitória Duarte Ferreira, Liliana Soares Abstract in Portuguese: Resumo Este texto reflete sobre a concepção de criança na obra de Lev Seminovich Vigotski (1896-1934). Para tanto, foi realizada pesquisa, teórico-metodologicamente caracterizada como estudo dialético. A produção de dados aconteceu por pesquisa bibliográfica em obras traduzidas para a língua portuguesa. Após leitura das obras, selecionando e quantificando o referido termo, passou-se à análise dos dados, tendo como referência a seguinte indagação: “de qual criança Vigotski fala?”. Os dados foram analisados com o objetivo de compreender e revelar o entendimento do psicólogo russo acerca desse sujeito histórico. A análise entremeou-se com a compreensão da criança na escola e o trabalho pedagógico realizado, tendo como campo empírico a experiência como professores de educação na infância e de cursos de licenciatura. Com a pesquisa ora sistematizada, contribui-se para os estudos do entendimento do autor sobre o sujeito criança, como cerne da psicologia histórico-cultural e, dessa maneira, necessitando ser uma temática mais estudada.Abstract in Spanish: Resumen Este texto reflexiona sobre la concepción del niño en la obra de Lev Seminovich Vygotsky (1896-1934). Por ello, se realizó un estudio dialéctico. La producción de datos ocurrió a través de la investigación bibliográfica en obras traducidas al portugués. Luego de la lectura de las obras, de la selección y cuantificación del referido término, se procedió al análisis de los datos, con referencia a la siguiente pregunta: “¿De qué niño habla Vygotsky?”. Se procedió a analizar los datos con el objetivo de comprender y develar la comprensión del psicólogo ruso sobre este tema histórico. El análisis se entrelazó con la comprensión del niño en la escuela y el trabajo pedagógico realizado, teniendo como campo empírico la experiencia como docentes de educación infantil y cursos de enseñanza. Con la investigación ahora sistematizada, contribuye a los estudios de la comprensión del autor sobre el sujeto niño como núcleo de la psicología histórico-cultural y, por lo tanto, necesitado de ser un tema más estudiado.Abstract in English: Abstract This study reflects on the concept of the child in the work of Lev Seminovich Vygotsky (1896-1934). Therefore, research was carried out that is theoretically and methodologically characterized as a dialectical study. Data were produced by a bibliographical search in the author’s publications that have been translated into Portuguese. After reading them and selecting and quantifying the referred term, data were analyzed regarding the following question: “which child does Vygotsky speak of?” We proceeded to analyze the data to understanding and unveil the understanding of the Russian psychologist about this historical subject. The analysis was intertwined with the understanding of the child at school and the pedagogical work carried out, having as an empirical field the experience as teachers of early childhood education and teaching courses. The now systematized research contributes to the studies of the author’s understanding of the child subject as the core of historical-cultural psychology, which deserves further studies. |
ARTICLES Who are you, a teacher who teaches mathematics? Biography and teaching identity based on formation memorials Gonçalves Júnior, Marcos Antônio Nacarato, Adair Mendes Abstract in Portuguese: Resumo A pesquisa relatada tem por objetivo compreender a conexão entre narrativas de professores que ensinam matemática e sua identidade profissional. Envolve um trabalho de campo, acompanhando um grupo de pesquisa que reúne professores que ensinam matemática, culminando na produção escrita de memoriais de formação profissional. Concebe o artigo como uma análise narrativa, conforme a metodologia da pesquisa narrativa; analisa o processo de biografização dos professores colaboradores; avalia a construção da intriga nas narrativas de suas trajetórias; e constrói uma ferramenta analítica que relaciona a identidade narrativa e a profissional. Conclui discutindo aspectos individuais e coletivos relevantes nos processos identitários dos professores frente às demandas atuais.Abstract in English: Abstract The research aims to understand the connection between mathematics teachers’ narratives and their professional identity. The fieldwork involved the participation in a research group with teachers who teach mathematics and the written production of formation memorials. The paper is conceived as a narrative analysis, according to the narrative inquiry methodology, and analyzes teachers’ biographic process, evaluating intrigue construction in the narratives of their trajectories and building an analytical tool that connects narrative and professional identity. The text concludes by discussing relevant individual and collective aspects of teachers’ identity processes, considering the current demands. |
ARTICLES Co-authorship networks in Sociology Education: identifying micronetworks and social agents Bodart, Cristiano das Neves Abstract in Portuguese: Resumo Este artigo apresenta uma análise de redes de colaboração autoral entre pesquisadores do Ensino de Sociologia, com o objetivo de examinar os aspectos constituintes do subcampo de pesquisa. Utilizando o método de produção e análise de redes de coautorias em papers acadêmicos publicados nos últimos 10 anos, identificamos formações de microrredes e seus principais agentes sociais de ligação. Os resultados revelam a presença de microrredes interligadas que formam uma rede mais ampla de pesquisadores, sendo alguns deles dinamizadores e agregadores dessa esfera social. Além disso, constatamos a relevância das universidades e de outras instâncias de colaboração, especialmente espaços políticos de luta pela manutenção e pela qualificação do ensino de Sociologia. Essa imbricação entre o subcampo de pesquisa do Ensino de Sociologia e uma esfera maior, denominada pelos pesquisadores como “campo do Ensino de Sociologia”, é evidenciada e analisada.Abstract in English: Abstract This article presents an analysis of co-authorship networks among Sociology Teaching researcher, with the purpose of examining the constituent aspects of the research subfield. By using the method of production and analysis of co-authorship networks in academic papers published in the last 10 years, we identified micronetwork formations and their main social agents of connection. The results reveal the presence of interconnected micronetworks that form a broader network of researchers, some of them dynamizers and aggregators of this social sphere. In addition, we note the relevance of universities and other instances of collaboration, especially political spaces of struggle for the maintenance and qualification of the Sociology teaching. This imbrication between the Sociology Teaching research subfield and a larger sphere, called by researchers as the “Sociology Teaching field,” is evidenced and analyzed. |
ARTICLES Formation schools for judges: historical background of professional education of magistrates in Brazil Seabra, Michelle Ariane de Lima Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Abstract in Portuguese: Resumo Este estudo aborda a trajetória histórica da formação de magistrados no Brasil, pela perspectiva do desenvolvimento alcançado pelas escolas de formação de juízes nos sistemas de justiça da contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa histórico-documental e bibliográfica orientada pela abordagem qualitativa e pelo pressuposto teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético. O objetivo foi analisar o contexto sócio-histórico que resultou no desenvolvimento desse tipo específico de formação humana. Ao fim, constatou-se que essa formação é produto da complexificação das relações sociais e do constitucionalismo moderno, que, progressivamente, passaram a exigir do Estado uma postura mediadora diante das contradições sociais instaladas.Abstract in Spanish: Resumen Este estudio aborda el historial de formación profesional de magistrados, enfocándose el proceso histórico brasileño y la perspectiva del desarrollo alcanzado por las escuelas de formación de magistrados en los sistemas de justicia contemporáneos. Se trata de una investigación histórico-documental y bibliográfica que adoptó el supuesto teórico-metodológico del materialismo histórico-dialéctico. Como objetivo, se buscó analizar el contexto sociohistórico y la justificación para el desarrollo de este tipo específico de formación humana. Al final, se constató que esta formación es producto de la complejidad de las relaciones sociales y del constitucionalismo moderno, que progresivamente exigieron del Estado una postura mediadora ante las contradicciones sociales que se instalaron.Abstract in English: Abstract This study addresses the historical trajectory of the professional education of magistrates in Brazil, through the perspective of development achieved by magistrate education schools in contemporary justice systems. It is a historical-documentary and bibliographical research that adopted historical-dialectical materialism as its theoretical-methodological grounding. The objective was to analyze the socio-historical context and the rationale for developing this specific type of human education. In the end, we point out that this education is a product of the complexification of social relations and modern constitutionalism, which progressively required the State to take a mediating stance in the face of emerging social contradictions. |
ARTIGOS Thinking cinema and education in a decolonial context: rules of the game and pedagogies Pereira, Geraldo Abstract in Portuguese: Resumo Este ensaio reflete a interface Cinema-Educação frente ao engajamento epistêmico e subjetivo que a prática cinematográfica e a política educacional assumem em uma perspectiva eurocêntrica. O estudo assume a perspectiva cartográfica como método e desenvolve-se por meio de questionamentos feitos às próprias práticas do autor como educador em oficinas de cinema para escolas, buscando explorar, com isso, a naturalização de modelos colonizadores nesses processos. A principal referência é o pensamento desenvolvido por autores da rede modernidade/colonialidade, que denunciam a Modernidade como uma construção simbólica e histórica nascida da violência colonial. Dentre as conexões que resultam da cartografia traçada, revela-se a aprendizagem inventiva como uma política fundamental para o enfrentamento da problemática em questão.Abstract in Spanish: Resumen Este ensayo refleja la interfaz Cine-Educación frente al compromiso epistémico y subjetivo que la práctica cinematográfica y la política educativa asumen en una perspectiva eurocéntrica. El estudio asume como método una perspectiva cartográfica y se desarrolla a través de preguntas realizadas sobre las propias prácticas del autor como educador en talleres cinematográficos para escuelas, buscando explorar, con ello, la naturalización de modelos colonizadores en estos procesos. El principal referente es el pensamiento desarrollado por autores de la red modernidad/colonialidad, que denuncian la Modernidad como una construcción simbólica e histórica nacida de la violencia colonial. Entre las conexiones que resultan de la cartografía esbozada, el aprendizaje inventivo se revela como una política fundamental para abordar el problema en cuestión.Abstract in English: Abstract This essay reflects on the cinema-education interface in face of the epistemic and subjective engagement that cinematographic practice and educational policy take under an Eurocentric perspective. This study takes the cartographic perspective as a method and inquiries into the author’s own practices as an educator in film workshops for schools, seeking to explore the naturalization of colonizing models in these processes. The main reference refers to the thought of authors from the modernity/coloniality network who denounce Modernity as a symbolic and historical construction born from colonial violence. The connections that result from the traced cartography include inventive learning as a fundamental policy to face the referred problem. |
ARTIGOS The picnic: place for education through nature in Brazil (1900-1950) Soares, Carmen Lucia Abstract in Portuguese: Resumo O artigo analisa o piquenique como prática constitutiva de processos educativos e de divertimentos realizados em meio à natureza no Brasil, entre 1900 e 1950. Em seu desenvolvimento examina, em suas singularidades sociais, culturais e econômicas, algumas representações e formatos do piquenique, prática realizada por populações urbanas. As fontes foram constituídas pela imprensa brasileira (revistas de variedades e jornais), imagens (pinturas e fotografias) e obras clássicas sobre o tema. A análise realizada demonstra uma abundância de referências à prática do piquenique como lugar de educação e divertimento e expressa compreensões de uma natureza benéfica, generosa, acolhedora: um lugar para se ir.Abstract in Spanish: Resumen El artículo analiza el pícnic como práctica constitutiva de procesos educativos, y de esparcimiento, realizada en espacios naturales de Brasil entre 1900 y 1950. En su desarrollo examina algunas representaciones y formatos del pícnic, práctica realizada por las poblaciones urbanas en sus singularidades sociales, culturales y económicas. Se tomaron como fuentes, materiales de prensa brasilera (revistas de variedades y periódicos), imágenes (pinturas y fotografías) y obras clásicas sobre el tema. El análisis realizado da cuenta de una importante cantidad de referencias a la práctica del pícnic como lugar de educación y de diversión, expresando la comprensión de una naturaleza beneficiosa, generosa, acogedora: un lugar al que ir.Abstract in English: Abstract The article analyzes the picnic as a constitutive practice of educational and entertainment processes carried out in the midst of nature in Brazil, between 1900 and 1950. In its development, it examines some representations and formats of the picnic, a practice performed by urban populations in their social, cultural and economic singularities. The sources were made up of the Brazilian press (variety magazines and newspapers), images (paintings and photographs) and classic works on the subject. The analysis demonstrates an abundance of references to the practice of picnics as a place of education and fun, expressing understandings of a beneficial, generous, welcoming nature: a place to go. |
ARTIGOS Language, text and discourse: the material units of the literacy process in a curriculum reference document Pietri, Emerson Galian, Cláudia Valentina Assumpção Romero, Márcia Oliveira, Fernando Rodrigues de Abstract in Portuguese: Resumo Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa, que foi desenvolvida com o objetivo de se conhecer a constituição de propostas teórico-metodológicas de alfabetização produzidas nas últimas décadas do século XX no Brasil. Analisam-se mais especificamente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de língua portuguesa – 1º a 4º séries com o emprego de procedimentos da análise do discurso, associados à categorização, em bases foucaultianas, de duas epistemes historicamente constituídas. Os resultados mostram que a ambivalência no tratamento da alfabetização, ora como um processo linguístico, ora como um processo discursivo, possibilita que proposições referenciadas em perspectiva psicogenética sejam associadas produtivamente às perspectivas teóricas de que seriam divergentes a princípio-.Abstract in English: Abstract This study describes the results of research that aimed to understand the ways Brazil produced theoretical-methodological proposals for literacy were produced in the last decades of the 20th century. More specifically, the National Curriculum Parameters for the Portuguese language teaching – grades 1 to 4 – are analyzed using discourse analysis and the Foucauldian categorization of two historically constituted epistemes. Results show that the ambivalence in the treatment of alphabetization, sometimes as a linguistic process, sometimes as a discursive one, can produce psychogenetic propositions that are associated with theoretical perspectives that would, at first, be divergent. |
Original Article What can youth writing do in fandoms? Barbosa, Ericka Fernandes Vieira Versuti, Andrea Cristina Abstract in Portuguese: Resumo Investigamos experiências de jovens que compartilham ficções literárias em comunidades digitais de fãs na intenção de desvelar o potencial da produção de textos descentralizada de ordenamentos sociais que ecoam na didática escolar. Para esta pesquisa, adotamos a cartografia e mapeamos atividades, cujos conteúdos consumidos e produzidos seguem a transmidiação que movimenta a cultura da convergência. Porém, nesse percurso, esses jovens alteram seus modos de pensar, de se relacionar e de aprender em rede, adquirindo multiletramentos e formulando o que se compreende por inteligência coletiva. Como resultado, antevemos que a elaboração textual em coautoria abre passagem para um tipo de aprendizagem solidária, em que prevalecem o espírito colaborativo e relações não estratificadas de poder.Abstract in English: Abstract We investigated experiences of young individuals who share literary fictions in digital fan communities aiming at unveiling the potential of texts production that are decentralized from social orders echoing in school didactics. For this research, we adopted cartography and mapped activities whose consumed and produced contents follow transmediation that drives the convergence culture. However, along this journey, these young individuals change their ways of thinking, relating, and learning within a network, acquiring multiliteracies and formulating what is understood as collective intelligence. As a result, we anticipate that collaborative textual elaboration paves the way for a form of cooperative learning, in which the collaborative spirit and non-stratified power relations prevail. |
ARTIGOS Art in early childhood education: propositions, conceptions, reflections in teaching narratives Ostetto, Luciana Esmeralda Abstract in Portuguese: Resumo A partir de dados (auto)biográficos, (a)colhidos em entrevistas narrativas sobre os percursos pessoais e profissionais relacionados a experiências artístico-culturais realizadas com três educadoras de infância de Portugal, este artigo traz à discussão questões envolvidas na prática pedagógica com arte. A escuta das educadoras permitiu o conhecimento de propostas, processos, espaços e materialidades que dão forma ao trabalho com arte na educação infantil, visibilizando saberes e fazeres docentes. As histórias (a)colhidas (re)afirmam que organizar espaços-tempos para experiências com a arte, a natureza, a cidade, os museus e o cotidiano é fecundar processos criativos, encorajando meninos e meninas a darem formas aos seus desejos e às suas imaginações. As narrativas também permitiram refletir sobre o papel docente, baseado nas experiências partilhadas: interlocutor disponível e atento, que escuta com todos os sentidos para apoiar ideias e hipóteses, ampliar referências e repertórios e alargar as possibilidades expressivas das crianças.Abstract in Spanish: Resumen A partir de datos (auto)biográficos, (a)cogidos en entrevistas narrativas, sobre sus transcursos personales y profesionales relacionados a experiencias artístico-culturales realizadas con tres educadoras de infancia de Portugal, este artículo trae a discusión cuestiones involucradas a la práctica pedagógica con arte. La escucha de las educadoras permitió conocer propuestas, procesos, espacios y materialidades que dan forma al trabajo con arte en la educación infantil, visualizando saberes y quehaceres docentes. Las historias (a)cogidas (re)afirmam que organizar espacios-tiempos para experiencias con el arte, la naturaleza, la ciudad, los museos y el cotidiano es fecundar procesos creativos, alentando a niños y niñas a dar formas a sus deseos y a sus imaginaciones. Las narrativas también permitieron reflexionar sobre el papel docente, basado en las experiencias compartidas: interlocutor disponible y atento, que escucha con todos los sentidos, para apoyar ideas e hipótesis, ampliar referencias y repertorios y ampliar las posibilidades expresivas de los niños.Abstract in English: Abstract Based on (auto)biographical data embraced/collected in narrative interviews with three childhood educators from Portugal about their personal and professional paths related to artistic-cultural experiences, this study disccues issues regarding pedagogical practice with art. Listening to the educators enabled learning about the proposals, processes, spaces and materialities that shape the work with art in early childhood education, making teaching knowledge and practices visible. The embraced/collected stories (re)affirm that organizing spaces-times for experiences with art, nature, the municipality, museums, and everyday life fertilizes creative processes, encouraging children to give shape to their desires and imaginations. The narratives also enabled the reflection on the teaching role based on shared experiences as available and attentive interlocutors who listen with all their senses can support ideas and hypotheses, expand references and repertoires, and expand children’s expressive possibilities. |
ARTIGOS Public early childhood education: a meeting place for multiple childhoods Guerres-Zucco, Dirce Oliveira, Megg Rayara Gomes de Abstract in Portuguese: Resumo Neste estudo de revisão sistemática de literatura, pretende-se identificar a interseccionalidade como conceito e método analítico nas pesquisas sobre as infâncias, investigando como bebês/crianças afetam e são afetados pelos marcadores sociais de classe social, gênero, raça, deficiência e geração advindos de seus contextos familiares, institucionais, sociais e culturais. São analisadas influências de marcadores interseccionais, sua relação com a pobreza, discriminação, racismo, adulcentrismo e capacitismo. Tenciona-se as lacunas nas políticas públicas para infância, destacando a importância do acesso à educação infantil pública, protagonizada por bebês/crianças, a qual é capaz de contribuir para a emancipação humana e para o enfrentamento à desigualdade social.Abstract in Spanish: Resumen Este estudio de revisión sistemática de la literatura pretende identificar la interseccionalidad como concepto y método analítico en la investigación sobre la infancia, considerando cómo los bebés/niños afectan y se ven afectados por los marcadores sociales de clase social, género, raza, discapacidad y generación de sus contextos familiares, institucionales, sociales y culturales. Se analizan las influencias de los marcadores interseccionales y su relación con la pobreza, la discriminación, el racismo, el adultocentrismo y el capacitismo. Se analizan las lagunas en las políticas públicas para la infancia, destacando la importancia del acceso a una educación infantil pública, protagonizada por bebés/niños, capaz de contribuir a la emancipación humana y de hacer frente a la desigualdad social.Abstract in English: Abstract This systematic literature review aims to identify intersectionality as a concept and analytical method in research on childhood considering how babies/children affect and are affected by social markers of social class, gender, race, disability, and generation based on their family, institutional, social and cultural contexts. This study analysed influences of intersectional markers and their relationship with poverty, discrimination, racism, adultcentrism, and ableism. The gaps in public policies for children were evaluated, highlighting the importance of access to public early childhood education led by babies/children that can contribute to human emancipation and tackle social inequality. |
LEITURAS E RESENHAS Freirian constellations: struggles, affections, and memories Dias Júnior, Antonio Carlos Pereira, Aline de Souza |
LEITURAS E RESENHAS Memories of teachers and the use of letters as a pedagogical tool Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra Bisconsini, Camila Rinaldi Pires, Ademir Faria Vinholes, Lara Pizani, Juliana Abstract in Portuguese: Resumo Esta resenha visa discutir e apresentar a obra intitulada Memórias da educação física na escola: cartas de professoras, de Eliana Ayoub. O objetivo apresentado é promover reflexões a respeito da educação física (EF), do corpo e da gestualidade na escola, a partir das narrativas de alunas-professoras participantes do Programa Especial de Formação de Professores em Exercício na Rede Municipal dos Municípios da Região Metropolitana de Campinas. Fruto da tese de livre docência da autora, as cartas que compõem o livro relacionam processos formativos em que Ayoub vivenciou ao longo de suas experiências como professora, pesquisadora e como aluna no universo da EF, entretecidos com suas experiências de vida e dos sujeitos presentes nessa trajetória.Abstract in English: Abstract This review aims to discuss and present the writing entitled Memories of physical education at school: letters from teachers, by Eliana Ayoub. The presented objective is to promote reflections about physical education (PE), the body, and gestures at school, based on the narratives of student-teachers participating in the Special Training Program for Teachers in Exercise in the Municipal Organization of Municipalities in the Metropolitan Region of Campinas. As a result of the author's professor habilitation thesis, the letters that compose the book relate education processes which Ayoub experienced throughout her experiences as a teacher, researcher, and student in the PE universe, intertwined with her life experiences and the subjects present in this trajectory. |
LEITURAS E RESENHAS Mythical narratives as Intangible Cultural Heritage from Ibitipoca Targino, Arcenira Resende Lopes |
LEITURAS E RESENHAS The autonomization of the field of sociology teaching in Brazil Cigales, Marcelo |
LEITURAS E RESENHAS The other side of evidence-based education Silva, Cláudio Rodrigues da |
NOMINATA Thankfulness |
ERRATA ERRATA |
Erratum ERRATUM |
Erratum ERRATUM |