| Classes e Subclasses de Ações Orientadas para Estruturação da Participação |
Antes
|
Depois
|
|
FA
|
FR
|
FA
|
FR
|
|
Aa. Especifica produtos esperados da atividade
|
2
|
2.47
|
2
|
2.13
|
| Estabelece/recoloca os objetivos da atividade |
2
|
2.47
|
2
|
2.13
|
|
Ab. Especifica desempenhos requeridos da atividade
|
-
|
-
|
9
|
9.58
|
| Explicita comportamentos intermediários da atividade |
-
|
-
|
9
|
9.58
|
|
Ac. Controla tempo de execução da atividade
|
11
|
13.59
|
16
|
17.02
|
| Concede tempo extra solicitado |
-
|
-
|
2
|
2.13
|
| Apressa/faz menção ao tempo |
11
|
13.59
|
14
|
14.89
|
|
Ad. Explicita/organiza condições para execução atividade
|
14
|
17.29
|
12
|
12.76
|
| Explicita condições gerais em que será realizada a atividade |
1
|
1.23
|
1
|
1.06
|
| Antecipa cobrança de atividade |
1
|
1.23
|
7
|
7.45
|
| Cobra material ou organização do material |
2
|
2.47
|
-
|
-
|
| Manuseia o material da atividade |
10
|
12.34
|
4
|
4.25
|
|
Ae. Utiliza estratégias e recursos motivacionais para atividade
|
1
|
1.23
|
-
|
-
|
| Cria condições para o envolvimento dos alunos na atividade |
1
|
1.23
|
-
|
-
|
|
Af. Supervisiona a execução da atividade
|
31
|
38.27
|
45
|
47.87
|
| Controla/supervisiona emissão de comportamentos intermed. |
1
|
1.23
|
7
|
7.45
|
| Solicita aumento de voz |
4
|
4.94
|
-
|
-
|
| Pede para aluno(s) continuar(em) realizando atividade |
1
|
1.23
|
2
|
2.13
|
| Permanece parada observando alunos em atividade (15') |
10
|
12.34
|
6
|
6.38
|
| Aproxima-se curvando sobre aluno |
3
|
3.70
|
2
|
2.13
|
| Toca o aluno |
4
|
4.94
|
13
|
13.83
|
| Ignora a chamada de aluno |
2
|
2.47
|
10
|
10.64
|
| Caminha pela classe supervisionando os alunos |
1
|
1.23
|
5
|
5.32
|
| Caminha pela classe observando a execução da atividade (15') |
5
|
6.18
|
-
|
-
|
|
Ag. Reage restritiv. a comp. incompatíveis com os requeridos
|
17
|
20.99
|
10
|
10.64
|
| Faz referência a comportamento intermediário não requerido |
2
|
2.47
|
2
|
2.13
|
| Pede comportamento intermediário requerido |
3
|
3.70
|
4
|
4.25
|
| Pede silêncio |
2
|
2.47
|
1
|
1.06
|
| Chama aluno pelo nome em tom de censura |
9
|
11.11
|
2
|
2.13
|
| Expressa insatisfação com a forma de execução da atividade |
-
|
-
|
1
|
1.06
|
| Expressa padrão verbal/não verbal de descontrole emocional |
1
|
1.23
|
-
|
-
|
|
Ah. Reage favorav. à emissão de comporamento requerido
|
5
|
6.18
|
-
|
-
|
| Expressa atenção ao desempenho do aluno |
5
|
6.18
|
-
|
-
|
|
TOTAL
|
81
|
100
|
94
|
100
|