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O Papel da Consciência Fonológica e da Nomeação Automatizada Rápida na Predição de Dificuldades de Leitura em Português

Resumo

Este estudo investigou a contribuição da consciência fonológica (CF) e da nomeação automatizada rápida (RAN) para a persistência de dificuldades na aprendizagem inicial da leitura em português. O estudo foi longitudinal e envolveu 13 crianças que haviam apresentado dificuldades na aprendizagem da leitura durante o ano da alfabetização e 13 crianças com desenvolvimento típico da leitura. A habilidade de ler e escrever palavras, a CF e a RAN foram avaliadas no final do ano de alfabetização, quando as crianças tinham, em média, seis anos e nove meses de idade. Um ano mais tarde, as crianças que haviam apresentado dificuldades na alfabetização foram divididas em dois grupos, com base em seu progresso na habilidade de ler palavras ao longo estudo: um grupo de crianças com dificuldades persistentes e um grupo cujas dificuldades iniciais haviam sido superadas. Os resultados mostraram que ambos os grupos apresentaram déficits na CF no início do estudo. Por outro lado, apenas as crianças com dificuldades persistentes de leitura manifestaram déficits na RAN naquela ocasião.

Preditores da habilidade de leitura; consciência fonológica; nomeação automatizada rápida

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