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Oficina de informática com meninos e meninas de rua: relato de uma experiência

Há evidências, tanto da dificuldade de meninos e meninas de rua em conseguir escolarizar-se, como de que valorizam a escola, embora não sejam bem sucedidos nela, o que faz com que se sintam incapazes como aprendizes. O computador pode ser pensado como instrumento mental, com status de bem de consumo valorizado, associado a domínio da tecnologia e sofisticação intelectual, e ser uma via para reintroduzir a aprendizagem formal, de forma não associada a fracassos anteriores. Dez meninos e meninas, atendidos por uma instituição não governamental, participaram de uma oficina nesse sentido. A proposta - de aprender a usar o computador para escrever suas estórias, com a meta de elaborar uma publicação - visou propiciar mudanças sócio-cognitivas e no vínculo com a aprendizagem formal. A experiência parece ter sido bem sucedida em alguns aspectos e é relatada neste trabalho. Experiências como esta podem ser ampliadas e usadas como facilitadoras na reintegração de meninos e meninas de rua em ambientes de aprendizagem formal.

Meninos e meninas de rua; aprendizagem; computador


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