Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Reflexão e Crítica, Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2013
  • Avaliação psicométrica da Escala de Influência dos Três Fatores (EITF) Avaliação Psicológica

    Amaral, Ana Carolina Soares; Ferreira, Maria Elisa Caputo; Scagliusi, Fernanda Baeza; Costa, Luciana Scarlazzari; Cordas, Táki Athanássios; Conti, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    Objetivou-se avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Influência dos Três Fatores (EITF) entre jovens brasileiros, de ambos os sexos. A amostra foi composta por 475 universitários com idade entre 18 e 29 anos (Média = 20,8 anos, DP = 2,0 anos). Avaliou-se sua validade de construto (análise fatorial exploratória), validade convergente (correlação entre os escores da EITF e medidas de satisfação corporal), confiabilidade (alfa de Cronbach) e reprodutibilidade (teste-reteste). O instrumento apresentou estrutura fatorial composta por três fatores, replicando os da escala original, correlações negativas e significativas para as medidas de satisfação corporal (> -0,21, p < 0,001) e não demonstrou diferença entre os escores no teste-reteste. A EITF confirmou suas propriedades psicométricas, sendo indicada sua utilização para jovens.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the present study was the psychometric evaluation of the Tripartite Influence Scale (TIS) among Brazilian youths of both sexes. The sample consisted of 475 undergraduate students aged between 18 and 29 years old (M = 20.8, SD = 2.0). We evaluated the construct validity (exploratory factor analysis), convergent validity (correlation between the scores of the TIS and measures of body satisfaction), reliability (Cronbach's alpha) and reproducibility (test-retest). The instrument presented factorial structure composed of three factors replicating the original scale factors, significant negative correlation for measures of body satisfaction (> -.21, p <.001), and showed no difference between the scores on test-retest reproducibility. It was confirmed TIS's psychometric properties, and its use is indicated for young Brazilian people.
  • O efeito do estresse na qualidade de vida de idosos: o papel moderador do sentido de vida Avaliação Psicológica

    Melo, Rômulo Lustosa Pimenteira de; Eulálio, Maria do Carmo; Gouveia, Valdiney Veloso; Silva, Hermesson Daniel Medeiros

    Resumo em Português:

    O objetivo principal deste estudo foi conhecer se o sentido de vida pode moderar a relação entre o estresse e a qualidade de vida em idosos. Participaram 210 pessoas com idade média de 74 anos, a maioria do sexo feminino (68,58%). Estas responderam aos seguintes instrumentos: Mini-Exame do Estado Mental, Inventário de Eventos de Vida Estressantes para Idosos, Questionário de Qualidade de Vida para Idosos, Teste de Propósito de Vida e perguntas demográficas. Foram realizadas análises de componentes principais, correlações de Pearson e regressões lineares. Os resultados indicaram que a influência do estresse na qualidade de vida era significativa para o grupo com baixo sentido de vida, porém não ocorreu o mesmo para o grupo com alto sentido de vida. Assim, o sentido de vida parece ter operado como um recurso protetor da qualidade de vida frente ao estresse, indicando seu papel moderador.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this study has been to know if the relationship between stress and elderly quality of life can be moderated by the meaning in life. Two hundred and ten participants with mean age of seventy four years old, most of them female (68.58%) took part in the study. The participants answered the following instruments: Mini Mental State Exam, Stressing Events Inventory, Elderly Quality of Life Questionnaire, Purpose in Life Test (PIL) and demographic questions. Principal component analysis, Pearson correlation coefficients and linear regressions were analyzed. The results obtained indicated that the influence of stress on quality of life is significant for the group with low meaning in life, but it was not the same for the group with high meaning in life. Thus, the meaning in life seems to have acted as a protective factor for the quality of life showing its moderating role with respect to stress.
  • Propriedades psicométricas da prova de reconhecimento de palavras Avaliação Psicológica

    Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda da Silva; Maia, José; Santos, Sandra

    Resumo em Português:

    Este estudo tem por objetivo apresentar dados relativos à fidelidade e validade da Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP), destinada a alunos dos 4 primeiros anos de escolaridade. A prova é constituída por 40 palavras regulares de 2 e 3 sílabas. Realizaram-se dois estudos. Um primeiro, com 328 alunos, e um segundo com 3.131. Os coeficientes de consistência interna foram elevados nos 4 anos (variando entre 0,96 e 0,98). A diferença na média de desempenho entre anos foi estatisticamente significativa, com valores moderados de magnitude do efeito. Não se encontraram diferenças estatisticamente significativas entre sexos. As correlações com critérios externos foram positivas e estatisticamente significativas. Os dados da AFC são ambíguos, apontando para a necessidade de realização novos estudos.

    Resumo em Inglês:

    This study's purpose is to present data regarding the reliability and validity of the Word Recognition Test (WRT) for students of the first 4 years of schooling. The test consists of 40 regular words of 2 and 3 syllables. Two studies were performed. The first included 328 students, and the second one 3,131 students. The coefficients of internal consistency were high in the whole 4 years (ranging between .96 and .98). The difference on performance average was statistically significant between years, with moderate magnitude effect. No statistically significant differences were found between sexes. Correlations with external criteria were positive and statistically significant. Results of the Confirmatory Factor Analysis (CFA) are not conclusive, pointing to the need of further studies.
  • Avanços na psicometria: da Teoria Clássica dos Testes à Teoria de Resposta ao Item Avaliação Psicológica

    Sartes, Laisa Marcorela Andreoli; Souza-Formigoni, Maria Lucia Oliveira de

    Resumo em Português:

    No século XX, o desenvolvimento e avaliação das propriedades psicométricas dos testes se embasou principalmente na Teoria Clássica dos Testes (TCT). Muitos testes são longos e redundantes, com medidas influenciáveis pelas características da amostra dos indivíduos avaliados durante seu desenvolvimento, sendo algumas destas limitações consequências do uso da TCT. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) surgiu como uma possível solução para algumas limitações da TCT, melhorando a qualidade da avaliação da estrutura dos testes. Neste texto comparamos criticamente as características da TCT e da TRI como métodos para avaliação das propriedades psicométricas dos testes. São discutidas as vantagens e limitações de cada método.

    Resumo em Inglês:

    In the 20th century, development and evaluation of psychometric properties of tests was mainly based on the Classical Test Theory (CTT). Many tests are long and redundant, with measures influenced by the characteristics of the sample of the individuals being evaluated. Some of the limitations are a consequence of the use of the CTT. The Item Response Theory (IRT) has been proposed as a solution to some limitations of the CTT, improving the quality of assessment of the tests structure. In this paper we critically compare the characteristics of CTT and IRT methods in determining the psychometric properties of tests. We discuss the advantages and limitations of each method.
  • PMK: Medidas válidas para a predição do desempenho no trabalho? Avaliação Psicológica

    Vasconcelos, Alina Gomide; Sampaio, Jáder dos Reis; Nascimento, Elizabeth

    Resumo em Português:

    O Psicodiagnóstico Miocinético (PMK) tem sido considerado uma técnica útil na avaliação da personalidade pelos profissionais, embora sejam escassas as investigações que comprovem sua utilidade do ponto de vista aplicado. O objetivo do estudo foi investigar a validade preditiva das dimensões do PMK em relação ao desempenho no trabalho em uma organização estadual. Participaram deste estudo 248 indivíduos destros, com idade média de 22,67 (DP=3,05) anos, sendo 83,90% do sexo masculino. Os resultados das associações univariadas entre os 66 traçados do PMK e o desempenho, embora significativos, foram fracos. As associações encontradas não se sustentaram na análise de regressão logística. Esses resultados indicaram que as dimensões teóricas do PMK, tal como preconizadas no manual do instrumento, sendo elas investigados isoladas ou em conjunto, não foram relevantes para predizer o desempenho no trabalho dos funcionários da organização estudada. Discutem-se os cuidados metodológicos e os limites da presente investigação.

    Resumo em Inglês:

    Myokinetic Psychodiagnosis (MKP) has been considered a useful instrument by the Brazilian professional community, although there are few validity investigations about its psychometrics properties. The aim of this study was to investigate the predictive validity of MKP measures in relation to job performance. The sample comprised 248 right-handed individuals, with a mean age of 22.67 years (SD= 3.05), 83.90% are male and all of them had finished high school. Preliminarily, exploratory factor analyses were conducted to obtain factors corresponding to the theoretical dimensions of the instrument. Results of univariate associations between measures were significant, but weak. These associations were not sustained in logistic regression analysis. The results indicated that MKP theoretical dimensions were not relevant to predict job performance in the studied institution.
  • Satisfação de necessidades psicológicas básicas em crianças e adolescentes: adaptação e validação da ESNPBR Avaliação Psicológica

    Simões, Francisco; Alarcão, Madalena

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi adaptar e validar a Escala de Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas na Relação para crianças e adolescentes da população portuguesa. O estudo abrangeu 510 participantes, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos. Os resultados indicam níveis moderados a elevados de consistência interna e um bom ajustamento das soluções fatoriais com dois e com três fatores. Todavia, a solução fatorial com dois fatores é aquela que apresenta melhores índices de ajustamento. Os resultados sustentam, ainda, hipóteses colocadas ao nível da validade convergente entre os fatores encontrados e outras variáveis relacionadas. Conclui-se que o instrumento, na sua versão atual, é uma medida geral adequada do grau de satisfação das necessidades psicológicas básicas na relação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to adapt and validate the Basic Psychological Needs Satisfaction Scale (BPNS) for Portuguese children and adolescents. It involved 510 participants aged between 9 and 16 years old. The results show moderate to high levels of internal consistency and a good adjustment of factorial solution models with two and three factors in accordance with the correspondent theoretical framework. However, the factorial model with two factors is the one that presents better fit. The results also support hypotheses regarding convergent validity between the factors found and other related variables. In sum, the current version of the questionnaire seems to be an appropriate general measure of basic psychological needs in relationships.
  • Diseño y propiedades psicométricas de un cuestionario de opinión sobre la atención a la diversidad (CUADIVER)

    Domínguez Alonso, José; López Castedo, Antonio; Pino Juste, Margarita

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo muestra el proceso seguido para diseñar e identificar las propiedades psicométricas de un cuestionario para evaluar la atención a la diversidad en centros educativos de primaria (CUADIVER), construido a partir de una metodología mixta. La primera fase de corte cualitativo (grupos focales) revela en su discurso (Aquad 5.0) un predominio de aspectos desfavorables (63.8%) frente a los favorables (36.2%) en la atención al alumnado diverso. En la fase cuantitativa, participaron 140 jefes de los departamentos de orientación de educación primaria, lo que representa un 61,14% de la población total (N = 229). Para su fiabilidad se calculó el Alfa de Cronbach obteniendo un índice muy aceptable .92 y el Método de las dos Mitades que presenta una correlación de .91 (ítems pares) y .82 (ítems impares). La solución factorial reprodujo la distribución de los ítems del cuestionario en el marco teórico, práctico y valorativo. Los resultados legitiman el CUADIVER como un instrumento de prestaciones psicométricas muy satisfactorias, que unido a sus propiedades de comprensibilidad y aceptación, lo convierten en una herramienta eficaz en la exploración y valoración de la atención a la diversidad en los centros educativos.

    Resumo em Inglês:

    This article shows the process taken to design and identify the psychometric properties of a questionnaire (CUADIVER) developed from a mixed methodology to evaluate the situation of the attention given to diversity in primary education centers. In the first phase of the qualitative research the focal group shows us in its speech (Aquad 5.0) the predominance of unfavorable aspects (63.8%) against favorable ones (36.2%) in the attention given to diverse students. In the quantitative phase, 140 heads of orientation departments of primary education participated in the study, representing 61.14% of the total population (N = 229). Cronbach Alpha was calculated for its reliability obtaining a very acceptable index (.92). The Method of Two Halves was also applied and presented a correlation of .91 (even items) and .82 (odd items). The factorial solution reproduced the distribution of the items in theoretical, practical and assessment frameworks. The results legitimize CUADIVER as an instrument of very satisfactory psychometric benefits that joined to its properties of understandability and acceptance turns it into an effective tool in the development and assessment of attention given to diversity in education centers and schools.
  • Adaptação do questionário de confiança no médico em pacientes com diabetes tipo 2 e seus companheiros

    Pereira, Maria da Graça; Pedras, Susana; Machado, José Cunha

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo estudar as características psicométricas do Trust in Physician Scale numa amostra Portuguesa de diabéticos tipo 2 e seus companheiros. Participaram no estudo 340 diabéticos diagnosticados no ano anterior a avaliação e respectivos companheiros. O estudo da validade revelou dois fatores que explicaram 53,66% da variância total: "Escala de Confiança na Relação" que explica 40,28% da variância e "Escala de Confiança na Competência" que explica 13,38%, nos diabéticos, e 53,56% da variância total, 41,43% e 12,12% respectivamente. A escala apresenta boa validade convergente estando correlacionada com a adesão à medicação e uma boa validade descriminante em termos de idade e gênero reunindo as condições para ser utilizado em pacientes diabéticos Portugueses e seus companheiros.

    Resumo em Inglês:

    The present study focused on the psychometric properties of the Portuguese version of Trust in Physician Scale (TPS) in a sample of Portuguese type 2 diabetics and their partners. Three hundred and forty diabetics diagnosed in the year prior to the assessment participated in the study as well as their partners. The validity study revealed two factors that explained 53.66% of the total variance: "Trust in Relationship" explains 40.28% of the variance and "Trust in Competence" explains 13.38% of the variance for the diabetics; and for their partners 53.56% of total variance, 41.43% and 12.12%, respectively. The scale shows good convergent validity being correlated with adherence to medication and a good descriminant validity in terms of age and gender validity gathering the necessary conditions for its use with Portuguese diabetic patients and their partners.
  • Condições adversas de trabalho e doença mental em abatedouros de aves no sul do Brasil Psychological Assessment

    Hutz, Claudio Simon; Zanon, Cristian; Brum Neto, Hermindo

    Resumo em Português:

    A doença mental é uma das causas atribuídas ao grande número de ausências no trabalho devido à incapacidade no Brasil. Recentemente, os transtornos mentais foram incluídos na lista de doenças profissionais do International Labour Office (Departamento Internacional do Trabalho). Apesar da dificuldade em atribuir um nexo de causalidade entre o ambiente de trabalho inadequado e a doença mental, estudos têm mostrado que trabalhadores expostos à altos níveis de estresse são mais suscetíveis a apresentar sintomas psicopatológicos. O presente estudo investigou a relação entre os níveis do fator de personalidade neuroticismo e as condições de trabalho. Os participantes foram 951 trabalhadores de abatedouros de aves do sul do Brasil, que trabalham em funções com níveis variados de risco e estresse. As pontuações de neuroticismo destes funcionários foram comparados com os de outras amostras. Utilizou-se uma escala que mede o fator neuroticismo no modelo do Fator de Personalidade Big Five, validado para uso no Brasil. Os resultados mostraram que os trabalhadores dos setores em que as condições de trabalho são altamente estressantes apresentaram níveis mais elevados em todos os subfactors de neuroticismo do que trabalhadores de outros setores e grupos. Estes setores apresentaram maiores índices de transtornos mentais.

    Resumo em Inglês:

    Mental illness is one of the reasons for the great number of absences from work due to incapacity in Brazil. Recently, mental disorders were included in the list of occupational diseases of the International Labour Office. In spite of the difficulty in attributing a causal link between an inappropriate work environment and mental illness, studies have shown that workers exposed to high levels of stress are more likely to present psychopathological symptoms. The present study investigated the relationship between working conditions and the Neuroticism personality factor. Participants were 951 workers from southern Brazilian poultry slaughterhouses, who work in positions with varied levels of risk and stress. The neuroticism scores of such employees were compared with those of other samples. A scale which measures the Neuroticism factor in the model of the Big Five Personality Factor validated for use in Brazil was employed. The results showed that workers of the sectors in which the working conditions are highly stressful presented higher levels in all sub-factors of neuroticism than workers in other sectors and groups. These sectors also showed higher indexes of mental disorders.
  • Estudo de validade da versão portuguesa do Beck Anxiety Inventory mediante o modelo Rasch Rating Scale Psychological Assessment

    Quintão, Sónia; Delgado, Ana R.; Prieto, Gerardo

    Resumo em Português:

    Foi objetivo a validação da versão portuguesa do Beck Anxiety Inventory (BAI) mediante o modelo Rasch Rating Scale e a sua comparação com as escalas mais usadas de ansiedade em Portugal. A amostra consistia de 1160 adultos (427 homens e 733 mulheres) com idades entre 18-82 anos (M = 33,39; DP = 11,85). Os instrumentos utilizados foram: BAI, State-Trait Anxiety Inventory e Zung Anxiety Scale. Verificou-se que o sistema de quatro categorias, o ajuste dos dados ao modelo e a fidelidade das pessoas eram adequados. A medida é unidimensional. O género e as diferenças relacionadas com a idade não se mostraram ameaças à validade. O BAI correlaciona-se significativamente com as restantes medidas de ansiedade. Conclui-se que o instrumento apresenta boa qualidade psicométrica.

    Resumo em Inglês:

    Our objective was to conduct a validation study of the Portuguese version of the Beck Anxiety Inventory (BAI) by means of the Rasch Rating Scale Model, and then compare it with the most used scales of anxiety in Portugal. The sample consisted of 1,160 adults (427 men and 733 women), aged 18-82 years old (M=33.39; SD=11.85). Instruments were Beck Anxiety Inventory, State-Trait Anxiety Inventory and Zung Self-Rating Anxiety Scale. It was found that Beck Anxiety Inventory's system of four categories, the data-model fit, and people reliability were adequate. The measure can be considered as unidimensional. Gender and age-related differences were not a threat to the validity. BAI correlated significantly with other anxiety measures. In conclusion, BAI shows good psychometric quality.
  • Desenvolvimento e validação de um questionário para avaliar comportamentos agressivos e reações à agressão entre pares Psychological Assessment

    Gremigni, Paola; Damásio, Bruno Figueiredo; Borsa, Juliane Callegaro

    Resumo em Português:

    Este estudo apresenta as propriedades psicométricas do Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q-CARP), instrumento de autorrelato que avalia comportamentos agressivos infantis diretos (ECA) e reações frente à agressão de pares (ERA). Participaram do estudo 587 crianças italianas, estudantes do ensino fundamental, com idade entre 7-10 anos (51,5% meninas). Análises fatoriais exploratórias e confirmatórias apresentaram uma solução unifatorial para a escala ECA e uma solução de três fatores para a ERA (reações agressivas, busca de apoio do professor e reações internalizadas), apresentando bons índices de consistência interna e de ajuste para ambas as escalas. A validade de critério apresentou índices satisfatórios. O Q-CARP apresenta-se como uma ferramenta útil para avaliar comportamentos agressivos e diferentes reações em crianças escolares.

    Resumo em Inglês:

    This study presents the psychometric properties of the Peer Aggressive and Reactive Behaviors Questionnaire (PARB-Q), a self-report questionnaire to measure child overt aggression (PA) and reaction to peer aggression (RPA). Participants were 587 Italian elementary school children, aged 7-10 years (51.5% female). Exploratory and confirmatory factor analyses presented a one-factor solution for the PA scale and a three-factor solution for the RPA scale (reactive aggression, seeking teacher support and internalizing reaction), presenting adequate reliability and goodness-of-fit indexes for both scales. Criterion validity presented satisfactory evidence. The PARB-Q appears to be a psychometrically sound tool to evaluate aggressive behavior and reactions to peer aggression in elementary school children.
  • Falsas memórias e diferenças individuais: um estudo sobre fatores de personalidade e qualidade da memória Processos Psicológicos Básicos

    Neufeld, Carmem Beatriz; Brust-Renck, Priscila G.; Rocha, Aline Ferreira da; Sossella, Mariana; Rosa, Francisco Heitor da

    Resumo em Português:

    As distorções mnemônicas têm recebido atenção crescente da comunidade científica nacional e internacional. No entanto, a relação entre os mecanismos responsáveis pelas distorções mnemônicas e as diferenças individuais no desempenho da memória ainda permanecem pouco explorados na literatura. O presente estudo visa a investigar a influência de fatores de personalidade na suscetibilidade às falsas memórias. Para isso, 200 estudantes universitários de diversos cursos de graduação, foram submetidos ao procedimento de Palavras Associadas (DRM) para investigar o desempenho da memória, e ao Inventário Fatorial de Personalidade (IFP). Os níveis extremos obtidos no IFP (baixa vs. alta pontuação na escala) foram utilizados para investigar as diferenças individuais. Os resultados mostraram que memórias verdadeiras e falsas foram afetadas apenas pelos fatores de personalidade afiliação e autonomia.

    Resumo em Inglês:

    Research on mnemonic distortions has increased among researchers worldwide. However, the relation between the mechanisms responsible for memory distortions and individual differences that influence memory performance is still to be investigated. The present study aims to investigate the influence of personality traits in the susceptibility to false memories. Participants were 200 college students from different majors. The Deese-Roediger-McDermott (DRM) Procedure was used to investigate memory performance and the Personality Traits Inventory was used to identify distinct personality traits. Results indicate that true and false memories were affected only by affiliation and autonomy personality traits.
  • Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntes Processos Psicológicos Básicos

    Ferreira, Bárbara Carvalho; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira

    Resumo em Português:

    A expressividade facial de emoções (EFE), tanto em termos topográficos como funcionais, é componente indispensável no desempenho de habilidades sociais (HS). O presente estudo teve como objetivo avaliar um programa de intervenção sobre a EFE e o repertório de habilidades sociais de três crianças cegas, três com baixa visão e três videntes, conforme autoavaliação e avaliação de juiz, pais e professores. Com um delineamento pré e pós-teste com sujeito único, com múltiplas sondagens e replicações intra e entre sujeitos com diferentes graus de comprometimento visual, a intervenção foi realizada ao longo de 21 sessões. Os resultados mostraram mudanças relevantes em termos de melhoria da EFE, bem como seu impacto sobre as classes de habilidades sociais.

    Resumo em Inglês:

    The Facial Expression of Emotions (FEE), in its functional and topographic properties, is an essential component of social skills (SS) performance. This study aimed to evaluate a program intervention focused on the FEE of nine children (three blind, three with low vision and three sighted). The intervention impact on children's FEE and their social skills were evaluated by parents, teachers and the children themselves. The intervention was conducted along 21 single-subject sessions, with pre and post evaluation, as well as intra and inter probes and replications among subjects comparing different degrees of visual impairment. Results showed important changes in terms of improving FEE as well as its impact on social skills performance.
  • Avaliação das funções atentivas e flexibilidade mental em dependentes químicos Processos Psicológicos Básicos

    Matumoto, Polyana Alvarenga; Rossini, Joaquim Carlos

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo investigar possíveis alterações na focalização atentiva e na flexibilidade mental de sujeitos diagnosticados com dependência química (G1; n= 20) quando comparado a um grupo controle que não faz uso nocivo de substâncias psicoativas (G2; n= 20). Os participantes foram avaliados através do Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST) e um Teste de Desempenho Contínuo (TDC). Os resultados sugerem que os indivíduos do grupo G1 apresentaram um desempenho significativamente inferior no teste WCST e na maioria dos índices do teste TDC. Em conjunto, os desempenhos observados sugerem um déficit na flexibilidade cognitiva e um quadro de desatenção apresentado pelos participantes do grupo G1 em comparação ao grupo G2. Os achados são discutidos em termos de possíveis implicações para o tratamento de dependentes químicos.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to investigate possible changes in attentive focus and mental flexibility of drug-addicted subjects (G1, n = 20) compared to a control group that does not make use of psychoactive substances (G2, n = 20). Participants were assessed using the Wisconsin Card Sorting Test (WCST) and a Continuous Performance Test (CPT). The results suggest that G1 individuals showed significantly lower performance on the WCST and in most CPT indexes. Altogether, the performances observed suggest a deficit in cognitive flexibility and a condition of inattention shown by G1 individuals in comparison to G2. The findings are discussed in terms of possible implications for the treatment of drug addicts.
  • O self dialógico no desenho infantil Processos Psicológicos Básicos

    Silva, Nadja Maria Vieira da; Vasconcelos, Angelina Nunes de

    Resumo em Português:

    Aborda-se neste estudo a emergência de self dialógico com o objetivo de discutir o desenvolvimento infantil em situações de confecção de desenhos. Apresenta-se uma análise, fundamentada em pressupostos de Vigotski, Bakhtin e Hermans, de processos emergentes quando crianças entre um e três anos de idade produziram desenhos e falaram sobre eles. O método utilizado foi o estudo de casos com a análise de situações de interação videografadas. Esta análise foi apresentada como uma construção narrativa das pesquisadoras. Através desta narrativa, definiram-se, como resultados, dois aspectos relativos aos usos de linguagem que sustentam a emergência do self dialógico no desenho infantil: a regulação entre fala e ação e a produção de sentidos na experiência de alteridade.

    Resumo em Inglês:

    In this study we address the emergence of dialogical self in order to explain the process of children's development in activity of making drawings. Here, we present an analysis, based on assumptions of Vygotsky, Bakhtin and Hermans for processes emerging when children drew and talked about them. The method was cases study from analysis of interactions recorded in video. This analysis was presented as a narrative construction of the researcher where we highlighted, as result, two aspects relating to the uses of language that support the emergence of the dialogical self in the children's drawings: the regulation between speech and action and the reach of sense to the action and speech in the experience of otherness.
  • Controle de estímulos e história comportamental em humanos Processos Psicológicos Básicos

    Soares, Paulo Guerra; Costa, Carlos Eduardo; Cançado, Carlos Renato Xavier; Cirino, Sérgio Dias

    Resumo em Português:

    O controle de estímulos da história comportamental foi analisado com quatro universitários, expostos inicialmente a um múltiplo razão-fixa (FR) - reforçamento-diferencial-de-baixas-taxas (DRL) e, depois, a um múltiplo intervalo-fixo (FI) - FI. Três participantes apresentaram efeitos da história (altas e baixas taxas de respostas nos componentes do múltiplo FI-FI previamente correlacionados, respectivamente, ao FR e ao DRL) por, no máximo, três sessões e um participante durante todo o teste. Para este participante, os estímulos correlacionados aos componentes do múltiplo FI-FI (cor do botão de respostas) foram alterados por 10 sessões e seu comportamento ficou semelhante ao dos outros três (não diferenciação na taxa de respostas dos componentes).

    Resumo em Inglês:

    Stimuli control of behavioral history was studied in a sample of four undergraduates who were first exposed to a multiple fixed-ratio (FR) - differential-reinforcement-of-low-rates (DRL) and then, to a multiple fixed-interval (FI) - FI. Three participants showed history effects (high and low response rates in the multiple FI components previously correlated with the FR and DRL) for no more than three sessions, and one participant during the entire test. For this participant, the stimuli correlated with the components of the multiple FI (color of the response button) were changed in 10 sessions, and his behavior became similar to that of the other three participants (no differentiation in response rates between components). These results suggest that human behavior tends to be controlled by current contingencies.
  • Normas de associação entre pares de palavras para a versão brasileira do paradigma emocional Deese/Roediger-McDermott Experimental Psychology

    Buratto, Luciano Grüdtner; Gomes, Carlos Falcão de Azevedo; Prusokowski, Thiago da Silva; Stein, Lilian Milnitsky

    Resumo em Português:

    O conteúdo emocional das palavras pode afetar tanto a produção de memórias falsas quanto de memórias verdadeiras. Uma possível explicação para esse efeito das emoções na memória está ligada à coesão semântica das palavras. Palavras com conteúdo emocional são mais bem lembradas que palavras neutras porque elas estão mais inter-relacionadas semanticamente entre si (hipótese da coesão semântica). Embora suporte para esta hipótese tenha sido encontrado em tarefas que mediram memórias verdadeiras, ainda pouco se sabe sobre como a estrutura do conhecimento léxico afeta a produção de falsas memórias emocionais. Isto se deve à relativa escassez de normas que capturem a estrutura do conhecimento pré-existente nos materiais verbais comumente usados no estudo das falsas memórias emocionais, como é o caso das listas de palavras emocionais Deese/Roediger-McDermott (DRM). Neste estudo, apresentamos as normas de associação entre palavras para 44 listas da versão brasileira do paradigma DRM. Respostas de associação livre foram coletadas de uma amostra de 1.042 alunos de graduação e foram usadas para estimar o nível de conectividade entre as palavras presentes nas listas DRM. Essas medidas de conectividade foram então usadas para testar a hipótese da coesão semântica. Não foram encontradas correlações significativas entre as medidas de conectividade e medidas de emocionalidade (valência e alerta). Os resultados não suportam a hipótese de coesão semântica e sugerem que, para a versão brasileira das listas DRM, a emocionalidade das palavras e seu nível de associação intra-lista são variáveis que podem ser manipuladas independentemente.

    Resumo em Inglês:

    The emotional content of words can affect both true and false memory performance. One hypothesis suggests that the effects of emotion on memory stem from the semantic cohesion of these words. Emotional words are better remembered because they are more inter-related than neutral words (semantic cohesion hypothesis). Although support for this assumption has been found in tasks that measure true memory, less is known about how the structure of lexical knowledge affects emotional false memories. This is partially due to the scarcity of norms that capture the pre-existing knowledge structure of verbal materials commonly used to investigate emotional false memories, such as the Deese/Roediger-McDermott word lists. In this study, we present inter-item association norms for the 44 lists of the Brazilian version of the DRM paradigm. Free-association responses were collected from a sample of 1,042 undergraduates and were used to estimate the level of connectivity among the words present in the DRM lists. Connectivity measures were then used to test the semantic cohesion hypothesis. No significant correlations were found between the emotional measures (valence and arousal) and the connectivity measures. The results do not give support to the semantic cohesion hypothesis and suggest that, for the Brazilian version of DRM lists, inter-item association and emotionality can be independently manipulated.
  • Maus-tratos na infância e funcionamento cognitivo tardio: uma revisão sistemática Experimental Psychology

    Irigaray, Tatiana Quarti; Pacheco, Janaína Barbosa; Grassi-Oliveira, Rodrigo; Fonseca, Rochele Paz; Leite, José Carlos de Carvalho; Kristensen, Christian Haag

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou investigar os efeitos da exposição a maus-tratos sobre o funcionamento cognitivo através do método de revisão sistemática da literatura. Pelos bancos de dados Medline, PsycINFO, Embase e Amed (1995-2011), a partir de critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados e analisados 17 trabalhos.Os estudos mostraram que há um efeito deletério de experiências de maus-tratos na infância no funcionamento cognitivo. De maneira geral, adultos ou crianças/adolescentes que sofreram maus-tratos na infância demonstraram um perfil cognitivo inferior em tarefas que examinaram memória verbal episódica, memória de trabalho, atenção e componentes das funções executivas. Conclui-se que maus-tratos sofridos na infância constituem fatores de risco para o desenvolvimento, tanto a curto quanto a longo-prazo, pois podem acarretar prejuízos cognitivos.

    Resumo em Inglês:

    This systematic review sought to assess the impact of child maltreatment on cognitive functioning. Seventeen papers from Medline, PsycINFO, Embase and Amed (1995-2011) databases were analyzed based on inclusion/exclusion criteria. The studies have shown that maltreatment during childhood has deleterious effects on cognitive functioning. Overall, adults or children/teenagers exposed to abuse during childhood performed poorly on tasks meant to assess verbal episodic memory, working memory, attention, and executive functions. We conclude that child maltreatment is a risk factor for short and long-term development due to potential adverse effects on cognitive functioning.
  • O brincar no ambiente urbano: limites e possibilidades em ruas e parquinhos de uma metrópole Psicologia Do Desenvolvimento

    Cotrim, Gabriela Souza; Bichara, Ilka Dias

    Resumo em Português:

    A proposta desse trabalho foi realizar um levantamento das diversas formas de ocupação do espaço urbano externo para brincadeiras em Salvador. Utilizou-se a fotografia de eventos como dados, que foram categorizados em: locais para crianças (geralmente parquinhos) e locais não planejados para crianças (ruas, rotatórias etc.). Foram computados 111 eventos, sendo 91 em parquinhos públicos e 20 em espaços não planejados. Constataram-se diferenças na forma de ocupação desses dois tipos de espaços e no tipo de brincadeira: brincadeira de exercício físico nos aparelhos nos locais para e jogos de regras nas áreas livres nos locais não para. Encontraram-se diferenciações também relacionadas ao papel do adulto (cuidador e brincante) e a presença de meninos e meninas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to conduct a survey on different urban space used for playing in Salvador-Bahia. Pictures of events were used as data collection and were categorized into: 'places for children' (usually playgrounds) and 'places not projected for children' (streets, traffic islands, etc.). In total, 111 events were computed: 91 in public playgrounds and 20 in places not intended for children's playing. Differences were noted in the form of occupation of those two types of spaces and in the kind of playing: physical exercises with equipment in 'places for', and games with rules at open areas in 'places not for'. It was also found differences related to the adult's role (caregiver and active agent) and the presence of boys and girls.
  • Recuperação desenvolvimental após a adoção: características da criança e da família adotiva Psicologia Do Desenvolvimento

    Baptista, Joana; Soares, Isabel; Henriques, Margarida

    Resumo em Português:

    Clínicos e investigadores têm alertado para os efeitos problemáticos das experiências precoces adversas, nomeadamente a da institucionalização, no crescimento físico, no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional, bem como nas relações de apego da criança. Após a adoção, a recuperação nestes domínios parece ser evidente, observando-se uma curiosa heterogeneidade nos resultados desenvolvimentais. Este artigo de revisão apresenta uma sistematização de resultados de estudos que analisaram a influência das características da criança e da família adotiva naquela recuperação. Pesquisou-se nas principais bases de dados eletrônicas e foram identificados estudos originais, de revisão e capítulos de livros. Concluiu-se que um entendimento da recuperação exige a exploração dos fatores genéticos, das experiências pré-natais e pré-institucionalização, e das vivências de cuidados anteriores e posteriores à adoção.

    Resumo em Inglês:

    Clinicians and researchers have been warning about the harmful effects of a history marked by early adverse experiences in shelter institutions in child's health, cognitive and socioemotional development as well as attachment. After adoption, the recovery in these domains seems to be clear and it is also observed a curious heterogeneity in developmental results. This paper review presents a summary of the main empirical findings about the characteristics of the child and of the adoptive family involved in the recovery process. The search was done in the major electronic databases and original studies, review articles, and book chapters were identified. It is concluded that the recovery requires the identification of genetic, prenatal and pre-institutionalization factors, and also the care experiences before and after the adoption.
  • A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizados Psicologia Do Desenvolvimento

    Bottino, Andréa Giglio; Correa, Jane

    Resumo em Português:

    Foi analisada a importância de diversas habilidades linguístico-cognitivas para a compreensão leitura de jovens e adultos tardiamente escolarizados: leitura de palavras, consciência fonológica, consciência morfológica, nomeação automatizada rápida, memória de trabalho e vocabulário. A escolaridade aparece entre os melhores preditores para a compreensão leitora, incluindo as perguntas de macroestrutura, argumentação e inferência, mas não para os itens de detalhe. Além da escolaridade figuram entre os melhores preditores da compreensão leitora e das perguntas de macroestrutura a leitura de palavras e o vocabulário. O vocabulário é também um bom preditor para as perguntas de argumentação e juntamente com a memória de trabalho e a RAN para os itens de inferência. Finalmente, os melhores preditores para as perguntas de detalhe são memória de trabalho e RAN.

    Resumo em Inglês:

    The importance of different linguistic and cognitive abilities of reading comprehension (word reading, phonological awareness, morphological awareness, Rapid Automatized Naming (RAN), working memory and vocabulary) to under-schooled youngsters and adults was examined. Schooling is one of the best predictors for reading comprehension as well as for items related to macrostructure, argumentation and inference; but it is not to questions related to specific details. Best predictors for reading comprehension and items of macrostructure also included word reading and vocabulary. Vocabulary was also a good predictor to items related to argumentation, and along with working memory and RAN to inferential questions. Finally, best predictors to items related to specific details include working memory and RAN.
  • A escola de educação infantil na perspectiva das crianças Psicologia Do Desenvolvimento

    Marques, Fernanda Martins; Sperb, Tania Mara

    Resumo em Português:

    Fundamentando-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo foi compreender as concepções das crianças acerca da escola de educação infantil. A amostra foi composta por cinco díades de crianças de cinco anos de idade que frequentavam a pré-escola. Cenas e instruções organizadas em três sessões de brincar foram utilizadas para eliciar episódios compatíveis com os objetivos do estudo. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que as crianças destacaram o brincar, as atividades, o espaço físico, os professores e as regras em suas concepções sobre a escola. Esses achados indicam a importância de se pensar quais espaços e oportunidades para brincadeiras estão sendo disponibilizados nas escolas de educação infantil.

    Resumo em Inglês:

    Based on the cultural historical perspective of human development, this investigation aimed at understanding children's concepts about preschool. The sample was composed of five 5-year-old dyads enrolled in preschool. Scenes and instructions organized along three play sessions were used to elicit episodes compatible with the questions of the study. Thematic content analysis was used to analyze the data. The results showed that play, school activities, characteristics of the physical environment, teachers and school rules were highlighted by children regarding their conceptions about school. These findings show the importance of thinking which spaces and opportunities preschools are actually providing for children.
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com