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Psicologia: Reflexão e Crítica, Volume: 26, Número: 3, Publicado: 2013
  • Evidências preliminares da efetividade do treinamento cognitivo para melhorar a inteligência de crianças escolares Avaliação Psicológica

    Mansur-Alves, Marcela; Flores-Mendoza, Carmen; Tierra-Criollo, Carlos Julio

    Resumo em Português:

    Objetivou-se verificar a efetividade de um programa de treinamento cognitivo (TC) para melhorar a inteligência de crianças escolares. Participaram do TC 16 crianças (M = 8,75 anos; DP = 0,44) divididas em grupo controle (GC) e grupo experimental (GE), avaliadas no pré e no pós-teste com medidas de inteligência fluida, cristalizada e desempenho escolar. O TC consistiu da aplicação de tarefas de memória de trabalho por dois meses. Não foram encontradas diferenças significativas entre as medidas pré e pós-teste de inteligência. Entretanto, após o treinamento, observou-se redução das diferenças entre Gc e Gf em medidas de inteligência fluída. No caso do teste Raven, a diferença entre GC e GE (favorável a GC) caiu de um d = 0,126 para d = 0,058. No teste TNVRI a diferença inicial a favor de GC (d = 0, 177) passou a ser negativa (d = -0,384), portanto a favor de GE. Esse pequeno benefício não foi observado nos testes de conhecimento escolar, nos quais os maiores ganhos no pós-teste foram do GC. Os resultados encontram suporte parcial na literatura. Contudo, estudos com uma amostra maior, maior tempo de treinamento e de intervalo entre os pós-testes são necessários para verificar a generalidade de tais achados.

    Resumo em Inglês:

    The present research intends to verify the effectiveness of a cognitive training (CT) to foster intelligence of school Brazilian children from different intellectual levels. Sixteen fourth-grade boys (M = 8.75 years; SD = .44) took part in this study and were randomly selected to the training group (TG) or control group (CG). In the pre and posttest, all children were assessed using measures with measures of fluid, crystallized intelligence, and school achievement. For the training program we used working memory task for a period of two months. Results: no statically significant difference was found between both groups at posttest in none of the measures used. However, after training, there was a reduction of the differences between GC and GF on measures of fluid intelligence. In the case of Raven, the difference between CG and GE (favorable to GC) dropped from d = .126 to .058. In the TNVRI test, the initial difference in favor of CG (d = .177) became negative (d = -.384), therefore in favor of GE. This small benefit was not observed in tests of school knowledge, where GC had the biggest gains in the post-test assessment. The results are partially supported in the literature. However, studies with a larger sample, more training sessions and longer interval between post-tests to verify the generality of these findings.
  • Avaliando lembranças de alienação e controle parental: evidências de validade de construto da RRP10 no Brasil Avaliação Psicológica

    Gouveia, Rildésia S. V.; Souza Filho, José Farias de; Fonsêca, Patrícia Nunes; Andrade, Josemberg Moura de; Amorim-Gaudêncio, Carmem; Souza, Roosevelt Vilar Lobo de; Gouveia, Valdiney Veloso

    Resumo em Português:

    O presente estudo objetivou adaptar para o contexto brasileiro a Escala de Lembranças do Relacionamento com os Pais (RRP10 - 10-Item Remembered Relationship with Parents), conhecendo evidências de seus parâmetros psicométricos. Participaram 298 estudantes universitários de uma instituição privada de João Pessoa (PB), a maioria do sexo feminino (55,6%) e idade média de 19 anos. Estes responderam quatro medidas, entre elas a RRP10 e perguntas demográficas. Os resultados confirmaram a estrutura bifatorial teorizada, cujos fatores (alienação e controle) apresentaram evidências de precisão (confiabilidade composta e consistência interna) e validade convergente-discriminante. Concluiu-se que esta medida poderá ser empregada adequadamente no futuro, uma vez que reuniu evidências de validade de construto.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to adapt the 10-item Remembered Relationship with Parents (RRP10) scale to the Brazilian context knowing the evidences of its psychometric parameters. Participants were 298 undergraduate students of a private institution from Joao Pessoa (PB - Brazil), mostly females (55.6%) with a mean age of 19 years. They answered four measures, including the RRP10 and demographic questions. Results confirmed the conceptualized bi-factorial structure whose alienation and control factors showed evidences of reliability (composite reliability and internal consistency) and convergent/discriminant validity. In conclusion, according to evidences found in the construct validity, this measure may be properly used in future studies.
  • Violência comunitária e transtorno de estresse pós-traumático em crianças e adolescentes Avaliação Psicológica

    Ximenes, Liana Furtado; Assis, Simone Gonçalves de; Pires, Thiago de Oliveira; Avanci, Joviana Quintes

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo analisar a associação entre exposição à violência comunitária e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) segundo gênero e faixa etária entre crianças e adolescentes de escolas públicas de São Gonçalo/RJ. Participaram da análise deste artigo 399 crianças e adolescentes (idade média de 10,6 anos, DP=1,0). A prevalência total de sintomas de TEPT nas crianças e adolescentes é de 9,5%, sendo maior nas meninas (12,6%) do que nos meninos (6,5%). No modelo multivariado, destaca-se que as crianças menores de 10 anos têm duas vezes mais chances de desenvolverem sintomas deste transtorno que as mais velhas e que quanto maior a exposição à violência comunitária maiores as chances de surgimento de sintomas de TEPT.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyze the association between exposure to community violence and Posttraumatic Stress Disorder (PTSD) by gender and age among children and adolescents of public schools in São Gonçalo-RJ. Three hundred and ninety-nine children and adolescents participated in this analysis (mean age 10.6 years; SD = 1.0). The prevalence of PTSD symptoms in children and adolescents is 9.5%, being higher among girls (12.6%) than among boys (6.5%). In the multivariate model, it is emphasized that children under 10 years old are twice as likely to develop symptoms of this disorder, than older ones; and the higher exposure to community violence, the emergence of PTSD symptoms is more likely.
  • Recursos multimídia no ensino de habilidades sociais a crianças de baixo rendimento acadêmico Avaliação Psicológica

    Lopes, Daniele Carolina; Prette, Zilda Aparecida Pereira Del; Prette, Almir Del

    Resumo em Português:

    Programas de intervenção em habilidades sociais associados a recursos audiovisuais e multimídia podem ser utilizados para superar déficits e contribuir no desempenho acadêmico. Este estudo avaliou os efeitos de um programa, baseado nas vinhetas de vídeo do RMHSC-Del-Prette, sobre o repertório de habilidades sociais e o desempenho acadêmico de crianças com baixo rendimento escolar. Sob delineamento experimental, 14 crianças foram avaliadas com o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais antes e depois de um programa de 22 sessões grupais. O Grupo Experimental apresentou ganhos significativamente maiores que o Grupo Controle em habilidades sociais e no desempenho acadêmico. Discute-se a utilidade e viabilidade do uso do RMHSC-Del-Prette em programas de intervenção e questões ligadas à sua disseminação no contexto escolar.

    Resumo em Inglês:

    Social skills programs using audiovisual or multimedia resources may help to overcome social skills deficits and low academic performance. This study evaluated the effects of a program based on video vignettes of RMHSC-Del-Prette on social skills repertoire and academic performance of children with low academic achievement. Under an experimental design, 14 children were assessed with the Social Skills Rating System before and after interventions composed by 22 sessions. Experimental Group showed significantly higher gains than the Control Group in social skills and academic performance. The usefulness of RMHSC-Del-Prette in social skills programs and issues related to its dissemination in the school context are discussed.
  • Child and adolescent mindfulness measure (CAMM): estudo das características psicométricas da versão portuguesa Avaliação Psicológica

    Cunha, Marina; Galhardo, Ana; Pinto-Gouveia, José

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem como objetivo apresentar a versão portuguesa da Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM) e o estudo da sua estrutura fatorial e características psicométricas numa amostra de 410 adolescentes com uma média de idades de 15,18 anos. Este estudo permitiu concluir que a CAMM constitui um instrumento de autorresposta que revela uma estrutura unidimensional, uma adequada consistência interna (α = 0,80; FC = 0,85) e fidedignidade teste-reteste (r = 0,46). Apresentou ainda correlações negativas com medidas de depressão, ansiedade, inflexibilidade psicológica e correlações positivas com uma medida de comparação social. O valor destas correlações, apesar de diminuir, manteve-se significativo quando controlado o efeito da inflexibilidade psicológica (processo associado ao mindfulness). Na generalidade, a CAMM é uma medida válida e fidedigna para avaliação de competências de mindfulness em crianças e adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to present the Portuguese version of the Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM) and examine its factorial structure and psychometric properties in a sample of 410 adolescents with mean age of 15.18 years. Results show that the CAMM is a single-factor self-report measure, presenting an adequate internal consistency (α = .80; CR = .85) and test-retest reliability (r = .46). Negative correlations were found with measures of depression, anxiety and psychological inflexibility. On the other hand, positive correlations were found with measures of social comparison. Even when psychological inflexibility effects (process associated with mindfulness) were controlled, the correlations were still significant. Overall, findings suggest that the CAMM is a reliable and valid measure for the assessment of mindfulness skills in children and adolescents.
  • Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira Avaliação Psicológica

    Pinto, Joana Carneiro; Taveira, Maria do Céu; Candeias, Adelinda; Araújo, Alexandra

    Resumo em Português:

    A competência social diz respeito à forma como as pessoas percebem e atuam face a uma variedade de situações sociais. Este estudo avalia as características métricas da Prova de Avaliação de Competência Social face à Carreira (PACS-Car). Participaram 572 adolescentes (M=13,28 anos; DP=0,59), do 8º ano de escolaridade¹ de escolas portuguesas. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória apontam para uma solução fatorial constituída por oito fatores. Os índices globais de adequação registados para o modelo são bastante robustos, comprovando a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X²/gl=4,097, CFI=0,895, GFI=0,851, RMSEA=0,079). Estes resultados estimulam ao desenvolvimento de pesquisa e intervenções que abordem as competências sociais para a promoção de comportamentos socialmente inteligentes de adaptação, progresso, e sucesso de carreira dos jovens.

    Resumo em Inglês:

    Social competence is concerned to how people perceive and act in a variety of social situations. This study evaluates the psychometric characteristics of the Perceived Social Competence Scale (PSC-Car). Participants were 572 Portuguese adolescents (M=13.28 years; SD=.59) who are in the 8th grade. Results of the Confirmatory Factor Analysis suggest a factorial solution consisting of eight factors. The global indices of fitness of the model are quite robust, proving that it is a good solution in the adjustment of empirical data (X²/df=4.097, CFI=.895, GFI=.851, RMSEA=.079). The results stimulate the development of new researches and interventions that approach social skills in order to develop socially intelligent behaviors for career adaptation, advancement and success of young people.
  • A comunicação parento-filial: estudo das dimensões comunicacionais realçadas por progenitores e por filhos Avaliação Psicológica

    Portugal, Alda; Isabel, Alberto Marques

    Resumo em Português:

    A comunicação desempenha um papel central na relação progenitores-filhos, particularmente no exercício da parentalidade. Assim, foi desenhado um estudo misto (qualitativo/quantitativo) com o intuito de identificar as dimensões da comunicação mais destacadas por pais e filhos (7-16 anos). Para atingir este objetivo entrevistaram-se dez progenitores e realizaram-se dois grupos focais com dez filhos, sem correspondência de parentesco. A análise de conteúdo revelou sete dimensões (Metacomunicação, Problemas Comunicacionais, Partilha de Situações Problemáticas, Atitudes Filiais, Atitudes Parentais, Afeto e Estabelecimento de Regras e Limites). Cada uma destas dimensões é composta por sub-dimensões revelando consistência e coerência com a literatura teórica que tem conceptualizado a comunicação na relação parento-filial. Estes dados estarão na base do desenvolvimento de uma escala de avaliação da comunicação.

    Resumo em Inglês:

    Communication seems to play a central role in the parent-child relationship, especially in parenting exercise. This mixed study (qualitative/quantitative) was designed to identify the most referred communication dimensions in the perspective of both parents and children (7-16 years old). To achieve this goal, 10 individual interviews with parents and 2 focus groups with ten children, without matching relationship, were carried out. The content analysis revealed seven parent-child communication dimensions (Metacommunication, Communication Problems, Child Attitude, Parental Attitude, Problematic Situations, Affective Expression and Rules/Limits Establishment). Each of these dimensions was composed by subdimensions, revealing consistence and coherence with theoretical literature. These findings will underpin the development of a parent-child communication scale.
  • Adaptação e validação da escala de esperança disposicional para adolescentes Psychological Assessment

    Pacico, Juliana Cerentini; Bastianello, Micheline Roat; Zanon, Cristian; Hutz, Claudio Simon

    Resumo em Português:

    Este trabalho descreve o processo de validação e características psicométricas da Adult Dispositional Hope Scale (ADHS) para adolescentes do sul do Brasil. Esta escala avalia o construto Esperança em termos de rotas e agenciamento. A ADHS foi traduzida para o português e submetida a uma tradução reversa. Uma amostra de 450 estudantes entre 14 e 18 anos de idade (M=16,8, DP=3,4, 56% do sexo feminino) responderam a ADHS, a Hope Index, o LOT-R e a Escala de Autoestima de Rosenberg. A analise fatorial com rotação varimax mostrou que o instrumento é unidimensional e que sua consistência interna é adequada (Alfa de Cronbach=0,80. Não foram encontradas diferenças entre os gêneros. As correlações da ADHS com outros construtos conferem evidências de validade convergente ao estudo

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the psychometric features and the validation process of the Adult Dispositional Hope Scale (ADHS) for adolescents in the south of Brazil. This scale measures the Hope construct in terms of pathways and agency. The ADHS was translated to Portuguese and underwent a reverse translation. A sample of 450 students, from 14 to 18 years old (M=16.8 years, SD=3.4, 56% female), answered the ADHS, the Hope Index, the LOT-R and the Rosenberg's Self-Esteem Scale. A factorial analysis with varimax rotation showed that the scale is unidimensional and that its internal consistency was adequate (Cronbach's alpha = .80). No significant gender differences were found. Correlations of ADHS with the other constructs presented evidence of convergent validity in the present study.
  • Autoconsciência, imagens mentais e mediação cognitiva Processos Psicológicos Básicos

    Nascimento, Alexsandro Medeiros do; Roazzi, Antonio

    Resumo em Português:

    O estudo encaminhou o teste empírico da hipótese de mediação cognitiva de autoconsciência através de imagens mentais e das relações da mediação icônica com habilidades de visualização, bem como de exame das qualidades psicométricas da Escala de Autoconsciência Situacional e o Teste de Habilidades de Visualização de Imagens Mentais, com suas duas séries independentes - Self e Não-Self, visando seus usos em pesquisas futuras. O estudo ex-post-facto completo foi conduzido com 958 universitários, os quais responderam os instrumentos de forma individual ou coletiva, sendo os dados analisados através de procedimentos de Análise Fatorial, coeficiente de correlação de Pearson, técnica de Regressão Linear e Análises Multidimensionais tipo SSA. As análises efetuadas corroboraram a hipótese de mediação cognitiva de autoconsciência por imagens mentais, e de que a mediação icônica tem uma relação consistente com o nível de desenvolvimento das habilidades imaginativas.

    Resumo em Inglês:

    The present study was carried out to empirically test the hypothesis of cognitive mediation of self-awareness through mental imagery and the relations of iconic mediation with visualization skills. It also examined the psychometric qualities of the Situational Self-Awareness Scale and the Visualization Test (Mental Imagery Skills) with its two independent series - Self and Non-Self, enabling their use in future research. The complete ex post facto study was conducted with 958 university students, who answered the instruments individually or collectively. The data were analyzed using factor analysis procedure, Pearson correlation coefficient, linear regression technique and multi dimensional analysis. The analyses corroborate the hypothesis of cognitive mediation of self-awareness through mental imagery and that iconic mediation has a consistent relationship with the level of development of imagery skills.
  • WCST e NEUPSILIN: relações entre funções executivas, atenção, memória e linguagem Experimental Psychology

    Yates, Denise Balem; Zibetti, Murilo Ricardo; Pawlowski, Josiane; Salles, Jerusa Fumagalli; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta; Argimon, Irani de Lima; Fonseca, Rochele Paz; Trentini, Clarissa Marceli

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou a relação entre medidas do WCST e de uma bateria breve de funções cognitivas (NEUPSILIN), com o objetivo de fornecer uma melhor compreensão sobre a associação entre processos executivos e demais funções. Participaram 39 pessoas entre 14 e 61 anos de idade e média de escolaridade de 12,38 (DP=3,65) anos de estudo. A hipótese de que correlações moderadas a fortes se dariam entre as medidas de funções executivas, memória de trabalho, atenção e memória prospectiva do NEUPSILIN e os escores no WCST foi parcialmente corroborada, porque a intensidade das correlações foi inferior ao previsto. Também foram encontradas correlações entre escores do WCST e tarefas que mensuram componentes de memória episódico-semântica, linguagem oral (processamento inferências) e escrita (leitura).

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the relationship between measures of the Wisconsin Card Sorting Test (WCST) and a brief battery of cognitive functions (NEUPSILIN) with the goal of providing a better understanding of the association between executive processes and other functions. The sample included 39 people, from 14 to 61 years old, with an average education of 12.38 (SD = 3.65) years of study. The hypothesis that correlations would be moderate to strong between the measures of executive function, working memory, attention and prospective memory from NEUPSILIN and WCST scores was partially corroborated because the intensity of the correlations was below than the expected. Other correlations were also found between the WCST scores and tasks that assess semantic-episodic memory, oral language (inference processing) and writing (reading) components.
  • Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita Processos Psicológicos Básicos

    Cárnio, Maria Silvia; Casemiro, Juliana Ramos; Ribeiro, Karen Barros; Soares, Aparecido José Couto

    Resumo em Português:

    O presente estudo objetivou verificar a influência de estímulos visuais na produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita. Para tanto, 50 escolares de 4º e 5º anos, divididos em G1 (sem queixas) e G2 (com queixas) foram instruídos a realizar produções escritas com base em dois diferentes estímulos visuais. Utilizou-se para análise dos dados as Competências Comunicativas, sendo que em relação à Genérica, predominou a narração para ambos os estímulos, nos dois grupos. Quanto à Competência Enciclopédica, somente para as figuras em sequência, houve diferença significante. No que diz respeito à Competência Linguística, houve diferença apenas para a Coesão Global. Não houve influência dos estímulos visuais para ambos os grupos. Entretanto, fatores individuais e sociais podem ter influenciado os resultados obtidos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to verify the influence of visual stimuli on the written production of students with and without complaints of writing disorders. As subjects, it had 50 students from 4th and 5th grades of elementary school divided in G1 (with no complaints) and G2 (with complaints) who were instructed to perform a written production based on two different visual stimuli. Communicative Competence criteria were used in order to analyze the data. Regarding Generic Competence, the narrative genre was the most used for both groups. In relation to Encyclopedic Competence, there was significant difference only for the figures in sequence. Concerning Linguistic Competence, there was difference only in the Global Cohesion. There was no influence of the visual stimuli on the written production for both groups. Nevertheless, individual and social factors might have influenced the results.
  • Leitura em voz alta e vizinhança ortográfica: acesso lexical e processamento estratégico Processos Psicológicos Básicos

    Justi, Francis Ricardo dos Reis; Roazzi, Antonio; Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo

    Resumo em Português:

    Dois experimentos foram realizados visando investigar o efeito do número de vizinhos ortográficos (N) e do número de vizinhos ortográficos de maior frequência de ocorrência (NF) em tarefas de leitura em voz alta (TLVA). Os estímulos experimentais consistiram em 64 palavras correspondentes a uma manipulação fatorial 2 x 2 de N e NF. No primeiro experimento, uma TLVA do tipo Go/NoGo, observou-se um efeito inibidor de NF quando as palavras tinham muitos vizinhos ortográficos. No segundo experimento, uma TLVA na qual tanto as palavras quantos as pseudopalavras deviam ser pronunciadas em uma mesma sessão, observou-se um efeito facilitador de N. Os efeitos de N e NF foram atribuídos a diferenças de ênfase entre as tarefas no processo de acesso lexical.

    Resumo em Inglês:

    Two experiments were carried out to investigate the orthographic neighborhood density (N) and neighborhood frequency effects (NF) in reading aloud tasks. The experimental stimuli consisted of 64 words corresponding to a 2x2 factorial manipulation of N and NF. In the first experiment, during a Go/NoGo reading aloud task, an inhibitory NF effect was observed when the words had a high number of neighbors. In the second experiment, a reading aloud task in which the subjects had to pronounce words and pseudowords mixed in the same session, a facilitative N effect was observed. N and NF effects were attributed to different task demands on the process of lexical access.
  • Contexto emocional negativo e processamento consciente na produção de falsas memórias em tarefas de reconhecimento Processos Psicológicos Básicos

    Huang, Tin Po; Janczura, Gerson Américo

    Resumo em Português:

    Este trabalho investigou a produção de falsas memórias em relação a três fatores: tipos de processamento, carga afetiva das listas DRM e contexto emocional. Foram testadas quatro hipóteses experimentais: (a) índices superiores de falsas memórias ocorrerão em tarefas que demandam maior participação de processamento consciente, (b) aumento de falsas memórias em contexto emocional, (c) maior falsificação de memória nas listas DRM com cargas negativas e (d) mais falsas recordações na condição processamento consciente, listas negativas e contexto de valência desagradável. Participaram 150 estudantes e o contexto emocional foi manipulado pela inserção de fotografias do IAPS no paradigma DRM. Os resultados confirmaram as hipóteses do estudo e são discutidos segundo teorias de redes e da teoria do traço difuso.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated the production of false memories in relation to three independent factors: processing type, emotional context and affective valence of Deese-Roediger-McDermott (DRM) lists. Four experimental hypotheses were tested: (a) higher rates of false memories will occur in tasks that require greater participation of conscious processing; (b) increase of false memories in emotional contexts; (c) greater falsification of memory in DRM lists with negative valence; and (d) more false memories in conscious processing, negative lists and unpleasant valence contexts. One hundred and fifty university students participated in the experiment. The emotional context was manipulated by inserting pictures from the International Affective Picture System (IAPS) within DRM lists. Results confirmed the experimental hypotheses and were discussed considering theories of nets and conjoint activations.
  • Sedução e descaminho: narrativas e identidades de jovens em situação de rua Psicologia Do Desenvolvimento

    Matias, Hugo Juliano Duarte

    Resumo em Português:

    Trata-se do estudo de narrativas produzidas por jovens durante pesquisa etnográfica, realizada em Natal/RN, com grupo de pessoas em situação de rua, cujo objetivo foi investigar processos de construção de identidade. Duas narrativas, obtidas em entrevistas, foram analisadas em seus aspectos retórico-formais e submetidas à análise de posicionamento. As análises revelam complexidade retórica e climas afetivos e morais diversificados. As identidades foram construídas pelos jovens em estreita dependência da avaliação de seu próprio papel na produção das circunstâncias atuais de suas vidas. A saída da casa à rua foi apresentada como ruptura biográfica em suas narrativas, e nelas destacam-se sua forte ligação ao discurso social sobre casa e rua, não obstante a singularidade das identidades que revelam.

    Resumo em Inglês:

    This is a study of narratives produced by young people during an ethnographic research conducted in Natal-RN with homeless youths aiming to investigate identity construction processes. Two narratives obtained from interviews were analyzed in their formal-rhetorical aspects and submitted to positioning analysis. Such analyses revealed rhetorical complexity and diversity in their emotional and moral climates. The identities were built by youngsters in close dependence to the evaluation of their own role in the production of their current life circumstances. Leaving their homes to go to the streets was presented as a break in their biographical narratives, which were highlighted by their strong ties to social discourse about home and street, despite the uniqueness of the identities they reveal.
  • O uso dos espaços urbanos pelas crianças: explorando o comportamento do brincar em praças públicas Psicologia Do Desenvolvimento

    Luz, Giordana Machado da; Kuhnen, Ariane

    Resumo em Português:

    O acesso aos espaços públicos tem estado cada vez mais restrito devido às mudanças sociais e espaciais. Contudo, é importante por oportunizar às crianças o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, sociais e psicológicas, através da atividade do brincar. Esta pesquisa objetivou investigar de que forma as características sócio-físicas do espaço público intervêm no comportamento de crianças. Para tanto foram realizadas observações de crianças de 6 a 12 anos, através da técnica de mapeamento comportamental centrado-na-pessoa, em quatro praças da cidade de Criciúma, Estado de Santa Catarina. Os resultados apontam que um ambiente seguro, diversificado e flexível possibilita não apenas a atividade física e a socialização, mas favorece habilidades cognitivas e psicológicas ao influenciar no tipo de brincadeira e nível de interação entre as crianças.

    Resumo em Inglês:

    Access to public spaces has been shown to be increasingly restricted due to spatial and social changes. However, these public spaces are important for developing motor, social, cognitive and affectionate skills. This research aims to investigate the socio-physical characteristics of public spaces that interfere in children's behavior. Data were collected from observations with children between 6 and 12 years old, through a self-centered behavioral mapping, in four public spaces in the city of Criciúma, Santa Catarina. The results indicate that a secure, diverse and flexible environment allows not only physical activity and socialization, but it also favors psychological and cognitive skills that influence the type of game and the level of interaction among children.
  • Redes sociais significativas de mulheres com transtornos alimentares Psicologia Do Desenvolvimento

    Leonidas, Carolina; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    O presente artigo teve como objetivo investigar como se configuram as redes sociais significativas de mulheres com transtornos alimentares (TAs), o apoio social percebido e suas possíveis implicações para a evolução do quadro. Foram investigadas seis mulheres cadastradas em um serviço de assistência em TA da região sudeste do Brasil. Os instrumentos utilizados foram Mapa de Rede e entrevista semiestruturada. Os relatos foram submetidos à análise de conteúdo temática. Evidenciou-se que as relações interpessoais consideradas significativas eram muito escassas e apresentavam baixa qualidade em termos de grau do envolvimento e apoio mútuo, comprometendo o potencial de apoio e, consequentemente, o bem-estar das participantes. A família caracterizou-se como a principal fonte de apoio social. Concluindo, há necessidade de incluir as redes de apoio na assistência, a fim de fortalecê-las para prevenir agravos.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to investigate how the significant social networks of women with eating disorders (ED) are configured, as well as the perceived social support and its possible implications on the evolution of the disorder. Six women in follow-up at an assistance service in ED in southeastern Brazil were investigated. The instruments used were the Network´s Map and semi-structured interview. The reports were submitted to thematic content analysis. It was evident that interpersonal relationships considered significant were scarce and with poor quality in terms of involvement degree and mutual support, weakening the potential support and, consequently, the participants'welfare and mental health. The family was characterized as the main source of social support. It is necessary to include support networks in health care and strengthening them in order to prevent diseases.
  • Homoparentalidade masculina: revisando a produção científica Psicologia Do Desenvolvimento

    Santos, Yurín Garcêz de Souza; Scorsolini-Comin, Fabio; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo compreender de que modo a parentalidade homossexual masculina vem sendo investigada na literatura científica nacional e internacional. Por meio de uma revisão sistemática nas bases MedLine, SciELO, PsycINFO e CINAHL, de 2000 a 2011, foram recuperados 12 artigos. No contexto internacional, os estudos se concentram em delineamentos empíricos focalizando casais homossexuais e seus filhos. No Brasil, predominam estudos teóricos sobre a família homoparental. A Psicanálise emerge como principal referencial teórico. São necessárias pesquisas empíricas no contexto brasileiro, haja vista a aprovação da união estável entre pessoas do mesmo sexo e abertura de jurisprudência para adoção por esses casais. Outras abordagens teóricas são requeridas para que se possa compreender o contexto desenvolvimental das famílias e casais de mesmo sexo com crianças em um cenário social em permanente transformação.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to understand how homoparenthood has been investigated in national and international scientific literature. We carried out a systematic literature review in MedLine, SciELO, PsycINFO and CINAHL from 2000 to 2011 and 12 articles were retrieved. Most of the international production consists of empirical studies with gay couples and their children. In Brazil theoretical studies about homoparental family are dominant. Psychoanalysis emerges as the main theoretical reference used. It is highlighted that empirical studies are required in the Brazilian context given the recent recognition of stable unions between same-sex people and the legal context that makes adoption possible by same-sex couples. Other theoretical approaches seem to be required for understanding the developmental context of same-sex families or same-sex couples with children in a constantly changing social setting.
  • Anomalias da diferenciação sexual: representações parentais sobre a constituição da identidade de gênero Psicologia Do Desenvolvimento

    Hemesath, Tatiana Prade

    Resumo em Português:

    O estudo investigou as representações de mães e pais sobre a constituição de identidade de gênero em crianças nascidas com diagnóstico de Anomalias da Diferenciação Sexual (ADS). As ADS são distúrbios da diferenciação sexual que resultam em ambiguidade genital na criança. O estudo tem um delineamento qualitativo, com três mães e três pais de crianças nascidas com ADS, de diferentes idades. Utilizou-se a entrevista narrativa e a análise de conteúdo para coleta e análise dos dados. Os resultados mostraram que mães e pais entendem que a identidade de gênero se constitui através da anatomia da genitália, do sexo de criação com o qual a criança é educada e do reconhecimento social que a criança recebe no ambiente em que vive.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated the representations of gender identity construction by mothers and fathers whose children were born with Disorders of Sex Development (DSD). DSD are disorders of sex differentiation which result in ambiguous genitalia in children. A qualitative study with three mothers and three fathers, whose children of different ages were born with DSD, was carried out. Narrative interviews and content analyses were, respectively, the methodological procedures used to collect and analyze the data. Results showed that the criteria mothers and fathers consider as fundamental for the gender identity construction are the genital anatomy, how the child is raised, and the social recognition of the environment where the child lives.
  • A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar Psicologia Do Desenvolvimento

    Rebelo, Ana; Verissimo, Manuela; Maló-Machado, Paula; Silva, Filipa

    Resumo em Português:

    O objectivo deste estudo foi verificar se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e a adaptação portuguesa do Affect Knowledge Test. Os resultados sugerem que as crianças com modelos internos seguros apresentam um maior conhecimento das emoções, não havendo influência da capacidade verbal. Este estudo sugere que crianças com modelos internos seguros experienciam relações mais calorosas com os seus cuidadores, nas quais é possível partilharem e discutirem experiências emocionais de forma aberta e suportada permitindo que estas apresentem um maior conhecimento emocional.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims to clarify the relation between attachment representations and emotional knowledge in preschool children. One hundred seventy-six Portuguese children between 3 and 5 years old participated in the study. Quality of attachment representations was assessed using the Attachment Story Completion Task, and emotional knowledge was assessed by the Portuguese version of the Affect Knowledge Test. Our results suggest that children with secure internal working models show more emotional knowledge. No differences were found regarding verbal ability. These findings suggest that children with secure internal working models experience warmer relationships with their caregivers, sharing and discussing emotional experiences in an open and supportive way, allowing them to experience greater emotional knowledge.
  • Experiência da paternidade aos três meses do bebê Psicologia Do Desenvolvimento

    Gonçalves, Tonantzin Ribeiro; Guimarães, Lis Eguia; Silva, Milena da Rosa; Lopes, Rita de Cássia Sobreira; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    O estudo investigou a experiência da paternidade aos três meses do bebê. Participaram 38 pais primíparos, casados, com idades entre 20 e 40 anos que responderam a uma entrevista semiestruturada. Foi realizada análise de conteúdo dos relatos que originou quatro categorias: Percepções sobre a própria paternidade, Convivendo com o filho, Convivendo com a esposa e Modelos parentais. Os achados evidenciaram uma experiência repleta de sentimentos positivos quanto à relação com o filho em que predominou a satisfação e o desejo de participar mais na vida deles. As dificuldades referiram-se ao dia-a-dia e cuidado com os filhos, revelando que a paternidade pode ser, por vezes, cansativa. Discute-se a experiência dos pais frente ao novo ideal de paternidade vigente na sociedade atual.

    Resumo em Inglês:

    The study investigated the experience of fatherhood in the baby's third month. Participants included 38 married primiparous fathers, aged 20 to 40 years old, who answered a semistructured interview. A content analysis was carried out comprising four categories: Perceptions about their own fatherhood, Living with the child, Living with the wife, and Parental models. The results showed fatherhood is an experience full of positive feelings, satisfaction and desire for greater involvement in the child's live. Difficulties reported were related to care and daily situations with their child revealing fatherhood can be tiring and arduous. The fathers' experience was discussed in light of the new ideal of fatherhood in our society.
  • Narrativa e reflexividade dialógica: uma aproximação entre escrita e fala interna Developmental Psychology

    Motta, Flávia Encarnação; Rafalski, Julia Carolina; Rangel, Iasmyn Cerutti; Souza, Mariane Lima de

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou a presença de indicadores de reflexividade dialógica em redações e estabeleceu possíveis relações entre esses indicadores e a estrutura narrativa. Um grupo de 23 crianças, com oito e dez anos de idade, escreveu duas redações com os temas 'Conte sua história' e 'Como eu converso comigo mesmo?'. Os resultados sugerem que a dialogicidade do processo reflexivo está implicada na expressão escrita: enquanto as redações do primeiro tema apresentaram diálogos entre as personagens (estrutura dialógica), as redações do segundo tema apresentaram autodiálogos (descrição direta da ação reflexiva). Para concluir, discute-se a relação entre indicadores de reflexividade dialógica em textos escritos e o papel do processo reflexivo do autor sobre o que escreve como base para a dialogicidade.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the presence of dialogical reflexivity indicators in compositions (written texts) and established possible links between those indicators and narrative structures. A group of 23 children, between eight and ten years old, wrote two compositions on the themes "Tell your story" and "How do I talk to myself?". The results suggest that the dialogicality of reflective processes is involved in the writing expression: whereas. The first theme of compositions presented dialogues between the characters (dialogical structure), the second one presented self-talk (direct description of reflective action). In conclusion, it is discussed the relationship between dialogical reflexivity indicators in written texts and the role of the author's reflective process about what he/she writes as the basis for dialogicality.
  • Problemas externalizantes e internalizantes: contribuições do apego e das práticas parentais Developmental Psychology

    Nunes, Sandra Adriana Neves; Faraco, Ana Maria Xavier; Vieira, Mauro Luis; Rubin, Kenneth H.

    Resumo em Português:

    As relações do vínculo de apego e das práticas parentais com problemas externalizantes (agressividade e delinquência) e internalizantes (retraimento social e ansiedade/depressão) foram investigadas neste estudo. Os participantes foram 289 crianças (9 a12 anos de idade) e 205 cuidadores que responderam questionários sobre vínculo de apego e sobre práticas parentais. Os resultados indicaram que vínculo frágil de apego materno, altos níveis de rejeição parental e o fato de ser menino predizem agressividade. Ademais, vínculo frágil de apego paterno e baixa escolaridade paterna predizem retraimento social. Finalmente, rejeição parental associou-se marginalmente à ansiedade/depressão dos filhos. Os resultados reforçam parcialmente a literatura e auxiliam na compreensão da complexa relação entre parentalidade e problemas comportamentais.

    Resumo em Inglês:

    The relation between attachment and parental practices with externalizing (aggression and delinquency) and internalizing (social withdrawal and anxiety/depression) behavioral problems were investigated in this study. Participants were 289 children (from 9 to 12 years old) and 205 caregivers who answered distinct questionnaires: the formers on attachment and the later on parental practices. Results indicated that poor maternal attachment relationships, high levels of parental rejection and being a boy predicted aggression. Moreover, poor paternal attachment and father's low education predicted social withdrawal. Finally, parental rejection was marginally associated with anxiety/depression. The results reinforce, partially, the existing literature and help to understand the complex relationship between parenting and behavioral problems.
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