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Psicologia: Reflexão e Crítica, Volume: 27, Número: 1, Publicado: 2014
  • Preparação para a aposentadoria: implantação e avaliação do programa viva mais! Avaliação Psicológica

    Murta, Sheila Giardini; Abreu, Samia; França, Cristineide Leandro; Pedralho, Marina; Seidl, Juliana; Lira, Nadielle de Paula Moura; Carvalhedo, Rochelly Karen Moreira; Conceição, Ana Carolina da; Gunther, Isolda de Araújo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é descrever o processo de implementação e avaliação do Viva Mais! - o programa de preparação para aposentadoria (PPA) de uma Universidade pública brasileira. Para tal, utilizou-se um modelo lógico baseado em insumos, produtos, resultados, pressupostos e fatores externos. Treze participantes inscritos foram divididos em dois grupos que receberam 24 horas de intervenção informativa e vivencial durante oito semanas. Os temas basearam-se nos preditores do envelhecimento bem-sucedido. Utilizou-se a análise de conteúdo para interpretar as respostas dos participantes nas entrevistas de avaliação de resultados. Os dados demonstraram que o principal objetivo do programa - promover o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores da Universidade - foi alcançado.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to describe the process of establishment and evaluation of Live More! - the retirement planning program of a Brazilian public university. A logic model based on inputs, outputs, results, assumptions and external factors was used. Thirteen employees were divided into two groups receiving 24 hours of informative and experiential intervention during eight weeks. The topics' selection was based on the predictors of successful aging. Content analysis was adopted to interpret the participants' answers in the evaluation interviews. Results demonstrated that the main goal of the program - to promote workers' well-being, health and quality of life - was achieved.
  • Falamos da mesma criança? Concordância mãe - pai - professores na avaliação do temperamento de crianças portuguesas Avaliação Psicológica

    Seabra-Santos, Maria João; Almeida, Margarida Sousa

    Resumo em Português:

    Com este trabalho pretendeu-se analisar o grau de concordância entre diferentes informadores - mães, pais, professores do ensino regular e dos apoios educativos (quando aplicável) - na avaliação do temperamento de crianças com 2 a 7 anos de idade. O estudo incidiu sobre uma amostra de 138 crianças, distribuídas por quatro grupos com diferentes características desenvolvimentais: síndrome de Down, Autismo, Nascimento Prematuro e Desenvolvimento Normal. Os informadores preencheram a Temperament Assessment Battery for Children - Revised nas versões para pais ou para professores. Encontraram-se correlações elevadas entre informadores que observam a criança no mesmo contexto e baixas entre avaliações de adultos pertencentes a contextos diferentes. Os resultados são discutidos em função das suas possíveis implicações para a avaliação do temperamento de crianças.

    Resumo em Inglês:

    This study was intended to address the issue of convergence between informants (mother, father, regular teacher and special education teacher, whenever applicable) when assessing the temperament of children between 2 and 7 years old. The study was based on a sample of 138 children, distributed into four groups with different developmental characteristics: Down syndrome, Autism, Premature Birth, and Normal Development. Informants filled in the Temperament Assessment Battery for Children - Revised in its parents' or teachers' versions. Whereas correlations between assessments made by adults of different contexts were low, high correlations were found between informants who observe the child in the same context. Results are discussed in terms of their possible implications for the assessment of children's temperament.
  • Perfil clínico e cognitivo de usuários de crack internados Avaliação Psicológica

    Sayago, Cristina Beatriz Würdig; Lucena-Santos, Paola; Horta, Rogério Lessa; Oliveira, Margareth da Silva

    Resumo em Português:

    Trata-se de estudo transversal que objetivou avaliar: consumo de crack (entrevista semi-estruturada), funcionamento adaptativo (relativo às amizades, trabalho e família), psicopatológico (Adult Self-Report) e funções cognitivas (Screening Cognitivo do WAIS-III) de usuários de crack internados. Dos 84 participantes (90,5% homens), 53,6% fez uso diário de crack no último ano, com consumo médio usual de 1,54 gramas (DP=0,53; Mín.=0,5; Máx.=2,5). Houve grande prevalência de classificação na faixa clínica nos problemas internalizantes (77,4%), externalizantes (77,4%), funcionamento adaptativo (variando de 84,6 a 97,6%) e de comportamentos transgressores (70,3% comportamentos de quebra de regras e 59,6% comportamentos anti-sociais). As funções cognitivas encontraram-se preservadas (médio inferior/médio/médio superior) na grande maioria (>75%) dos entrevistados, com pior desempenho no subteste Vocabulário (22,6% classificação inferior).

    Resumo em Inglês:

    The aim of this cross-sectional study was to assess the use of crack cocaine (semi-structured interview), adaptive functioning (concerning friends, work, and family), psychopathological functioning (Adult Self-Report) and cognitive functions (WAIS-III) among hospitalized crack cocaine users. From the 84 respondents (90.5% male), 53.6% used crack cocaine on a daily basis in the previous year, with an usual average consumption of 1.54 grams (SD=.53; Min.=.5; Max.=2.5). There was a large prevalence of internalizing (77.4%) and externalizing (77.4%) problems, adaptive functioning (84.6 to 97.6%) and wrongful behavior (70.3% of rule-breaking behavior and 59.6% of antisocial behavior). Cognitive functions were preserved (low average/average/high average) in most respondents (>75%), with worse performance on the Vocabulary subtest (22.6% in the low average range).
  • Adaptação da escala de identidade atlética (AIMS-plus) para a população portuguesa Psychological Assessment

    Cabrita, Túlia Maia; Rosado, António Boleto; Leite, Teresa Oliveira; Sousa, Paulo Malico

    Resumo em Português:

    Identidade Atlética pode ser definida como o grau de importância, força e exclusividade vinculada ao papel de atleta que é mantida pelo contexto e pelo próprio (Cieslak, 2004). No presente estudo, através de uma análise factorial confirmatória, foi examinada a medida de identidade atlética - AIMS-plus utilizando um total de 650 atletas. Replicaram-se as características psicométricas da escala original para a população portuguesa e verificou-se que a validade e fidelidade são adequadas. O AIMS-plus e o AIMS aparecem correlacionados de forma elevada e positiva o que confirma a derivação comum do mesmo conceito de Identidade Atlética. Os resultados sugerem que o AIMS-plus apresenta capacidades psicométricas aceitáveis e uma boa medida a ser explorada pela investigação e a ser utilizada na intervenção com atletas. É recomendada a continuação da exploração das características psicométricas.

    Resumo em Inglês:

    Athletic Identity may be defined as being the degree of importance, strength and exclusivity that is attached to the athlete's role which is maintained by him/herself and his/her context (Cieslak, 2004). In this study, using a confirmatory factor analysis, the measure of Athletic Identity (AIMS-plus) was examined. A total of 650 athletes completed the AIMS-plus. The psychometric features of the original scale were replicated to the Portuguese population. Validity and reliability were positive. AIMS-plus and AIMS were high correlated suggesting that both scales derive from similar athletic identity concepts. These results suggest that AIMS-plus seems to be an acceptable psychometric instrument and a good measure to be explored in research and intervention for athletic identity. It's also recommended further studies of the psychometric characteristics.
  • Dimensionalidade da escala de estresse percebido (Perceived Stress Scale, PSS-10) em uma amostra de professores Avaliação Psicológica

    Machado, Wagner de Lara; Damásio, Bruno Figueiredo; Borsa, Juliane Callegaro; Silva, Joilson Pereira da

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve por objetivo investigar a dimensionalidade da Escala de Estresse Percebido em sua versão de 10 itens (PSS-10) em uma amostra de professores (N = 517). Uma análise fatorial exploratória pelo método de extração minimum rank factor analysis, utilizando a matriz de correlações policóricas e o critério de análise paralela para retenção dos fatores indicou a solução unifatorial como a mais ajustada aos dados. Os itens possuíram cargas fatoriais adequadas e o fator retido explicou 67% da variância comum dos escores, apresentando consistência interna (a = 0,80). Este estudo fornece evidências de validade da PSS-10 no contexto brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to investigate the dimensionality of the 10-item Perceived Stress Scale (PSS-10) in a sample of school teachers (N = 517). An exploratory factor analysis done by the extraction method of minimum rank factor analysis, using polychoric correlation matrix and parallel analysis criterion for factor retention, indicated a one-factor solution as the best fit to the data. The items showed adequate factor loadings and the retained factor explained 67% of common scores variance, presenting internal consistency (a = .80). This study provides validity evidences of the PSS-10 for the Brazilian context.
  • São as tarefas de nomeação seriada rápida medidas do processamento fonológico? Avaliação Psicológica

    Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo; Roazzi, Antonio; Justi, Francis Ricardo dos Reis

    Resumo em Português:

    O presente estudo avaliou, por meio da modelagem de equação estrutural, a estrutura fatorial subjacente às medidas de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e nomeação seriada rápida, tendo em vista o conflito na literatura no que se refere à natureza das tarefas de nomeação seriada rápida. Foram comparados modelos compatíveis com a proposta de que as tarefas de consciência fonológica, memória fonológica e nomeação seriada rápida avaliam o processamento fonológico e modelos compatíveis com a proposta de que tarefas de nomeação seriada rápida não avaliam o processamento fonológico. Os resultados desse estudo oferecem suporte à hipótese de que a nomeação seriada rápida não é uma medida do processamento fonológico.

    Resumo em Inglês:

    Considering a conflict in literature regarding the nature of rapid automatized naming tasks, this study evaluated the factor structure underlying the measures of phonological awareness, phonological working memory and rapid automatized naming tasks using the method of structural equation modeling (SEM). Models compatible with the proposal that the tasks of phonological awareness, phonological working memory and rapid automatized naming assess phonological processing, and models compatible with the proposal that rapid automatized naming tasks do not assess phonological processing were compared. The results of this study support the hypothesis that rapid automatized naming tasks are not measures of phonological processing.
  • Fluência verbal livre, fonêmica e semântica: efeitos de idade e escolaridade, normas e discrepâncias Psychological Assessment

    Zimmermann, Nicolle; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta; Joanette, Yves; Fonseca, Rochele Paz

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Esse estudo teve como objetivo apresentar normas de desempenho e discrepância em três tarefas de fluência verbal de um minuto e investigar os efeitos de idade e escolaridade. Além disso, investigamos as diferenças entre os intervalos de tempo e se essas diferenças variaram em função da idade e escolaridade. MÉTODO: Participaram 300 adultos divididos em três grupos de idade (19-39; 40-59; 60-75) e anos de escolaridade (2 a 7; 8 ou mais), avaliados com tarefas de fluência verbal livre, fonêmica ou semântica. O desempenho entre grupos foi comparado por uma two-way ANOVA com post-hoc Bonferroni, com o escore da escala de depressão como co-variável. A variável de comparação intragrupos foi o tempo da fluência verbal (ANOVA medidas repetidas). RESULTADOS E CONCUSÕES: Os resultados indicaram efeitos principais de idade e escolaridade nas tarefas ortográfica e livre, e uma interação entre essas variáveis na tarefa semântica (intervalos e total), e na discrepância entre as tarefas semântica e ortográfica. A análise de medidas repetidas demonstrou efeitos principais de idade na tarefa semântica e de educação nas tarefas semântica e ortográfica. Tais achados são relevantes para futuras interpretações de dados clínicos, evitando assim falsos positivos ou negativos.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To present performance norms and discrepancy score of three one-minute verbal fluency tasks (VFTs); to investigate age and education effects; to analyze the differences between time intervals; and to investigate whether these differences varied according to age and education. METHOD: Three hundred adults divided into three age groups (19-39; 40-59; 60-75) and two groups of educational level (2 to 7 years; 8 years or more) performed unconstrained, semantic, and phonemic VFTs. We compared the performance of the groups using two-way ANOVA with post-hoc Bonferroni test. The depression scale score was covariate. The time interval of verbal fluency was the variable used for subjects' comparison (repeated measures ANOVA). RESULTS AND CONCLUSIONS: Our results suggest that there are age and education effects on phonemic and unconstrained VFTs. We also found an interaction between those variables in the semantic VFT (time intervals and total time) and in the differences between semantic and phonemic tasks. The repeated measures analysis revealed age effects on semantic VFTs and education effects on the phonemic and semantic VFTs. Such findings are relevant for clinical neuropsychology, contributing to avoid false-positive or false-negative interpretation.
  • Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar Avaliação Psicológica

    Carvalho, Renato G.; Novo, Rosa F.

    Resumo em Português:

    Neste estudo transversal analisámos a relação entre os comportamentos problema ao nível da indisciplina, desrespeito e conflituosidade dos adolescentes, em contexto escolar, e a personalidade e a psicopatologia, operacionalizadas nas dimensões PSY-5 do MMPI-A. Participaram no estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, distribuídos em três grupos diferentes, de acordo com o reporte da frequência de comportamentos problema. Os instrumentos foram a versão experimental portuguesa do MMPI-A e um questionário sobre diferentes dimensões do percurso escolar, em que se incluem os comportamentos problema. Através de análise estatística multivariada, verificámos diferenças significativas entre os grupos nas dimensões PSY-5, num padrão em que o grupo de maior frequência de comportamentos problema apresenta resultados superiores no MMPI-A. Os resultados são interpretados numa perspetiva que sublinha a relevância da personalidade na adaptação à vida escolar, bem como a importância da existência de técnicas de avaliação psicológica de forma a detetar, em contexto de normalidade, estudantes em risco de desenvolvimento de trajetórias inadaptativas.

    Resumo em Inglês:

    In this cross-sectional study we analyzed the relationship between problem behaviors in school context, such as indiscipline, disrespect or conflictuality, and personality and psychopathology, which were operationalized in the PSY-5 dimensions of the Minnesota Multiphasic Personality Inventory-Adolescent (MMPI-A). Participants were 351 students from 9th to 12th grades, aged from 14 to 18 years old, and distributed in three different groups, according to their report of problem behavior frequency. Instruments were the Portuguese experimental version of the MMPI-A and a questionnaire on several school dimensions, including problem behaviors. Multivariate statistical analysis of variance indicates significant differences between the groups in PSY-5 dimensions, in a pattern in which the group presenting the highest frequency of problem behaviors has higher results in the MMPI-A. Results are interpreted under a perspective that underlines the importance of personality in the comprehension of adaptation to school, as well as the relevance of psychological assessment techniques that make possible to detect, within normality contexts, students at risk of developing non-adaptive developmental pathways.
  • Adaptação transcultural da versão portuguesa do social support appraisals para o Brasil Avaliação Psicológica

    Squassoni, Carolina Elisabeth; Matsukura, Thelma Simões

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: apresentar o processo de adaptação transcultural da versão portuguesa do Social Support Appraisals e obter uma versão brasileira. Método: foram realizadas as avaliações de equivalência conceitual, itens, semântica, operacional, mensuração e funcional. Participaram 218 alunos da 4ª à 8ª série do ensino fundamental. RESULTADOS: Na equivalência de mensuração a análise fatorial revelou quatro dimensões, o valor do coeficiente alfa para a escala total igual a 0,79 e a validade de construto demonstrou que quanto maior a idade e série escolar dos participantes maior a percepção do apoio dos amigos e menor a percepção do apoio dos professores. CONCLUSÃO: estudos futuros devem ser realizados com populações de diferentes regiões do país, a fim de observar a adequabilidade da versão brasileira.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To present the process of cross-cultural adaptation of the Portuguese version of Social Support Appraisals. Method: The process of cross-cultural adaptation involved the evaluation of conceptual, items, semantics, operational, measurement and functional equivalence. Two hundred eighteen students from 4th to 8th grades participated in the study. RESULTS: In measurement equivalence, factor analysis revealed four dimensions with values of alpha coefficient for the total scale of .79. The construct validity demonstrated that the greater the age and education level of the participants, the greater was the support perceived from friends and the lower the perception of teacher's support. CONCLUSION: further studies should be conducted with people from different regions of the country in order to observe the suitability of the Brazilian version.
  • Propriedades psicométricas da versão em língua espanhola do questionário sobre estresse em crianças (SiC) Psychological Assessment

    Caqueo-Urízar, Alejandra; Urzúa, Alfonso; Osika, Walter

    Resumo em Português:

    Este estudo descreve uma análise das propriedades psicométricas de uma versão em espanhol do questionário sobre estresse de crianças (SiC). Foi avaliado um grupo de crianças escolares chilenas. Os resultados apresentam uma versão testada do questionário analisado composta por 16 itens distribuídos em dois fatores (bem-estar emocional e fontes de angústia). Os índices de consistência interna (coeficientes alfa de Cronbach) foram altos. Conclui-se a existência de propriedades psicométricas adequadas para o questionário sobre estresse de crianças com este grupo de escolares chilenos. Portanto, tem-se um instrumento de avaliação da criança breve e fácil de compreender.

    Resumo em Inglês:

    This study describes an analysis of the psychometric properties of a Spanish language version of the Stress in Children (SiC) questionnaire. A group of Chilean school children was evaluated. The results show a tested version of the mentioned questionnaire which consists of 16 items distributed across two factors (emotional well-being and sources of distress). Internal consistency indices (Cronbach's alpha-coefficients) were high. It is concluded there are appropriate psychometric properties for the Stress in Children questionnaire for this group of Chilean children. It is, therefore, a brief and easy to understand instrument of child assessment.
  • Análise de grafos de associação semântica de palavras entre crianças, adultos e idosos Experimental Psychology

    Zortea, Maxciel; Menegola, Bruno; Villavicencio, Aline; Salles, Jerusa Fumagalli de

    Resumo em Português:

    Este estudo utilizou análise de grafos para investigar como a idade modifica a estrutura das redes de associações semânticas de palavras de crianças e adultos e se estas redes apresentam estrutura small-world e distribuição scale-free típicas de linguagens naturais. Participaram dos experimentos três grupos etários (crianças, adultos e idosos) falantes do Português Brasileiro. Medidas quantitativas e qualitativas sugeriram que adultos e idosos possuem redes semelhantes quanto a número de nós, conexões e agrupamentos. A rede das crianças expressou menor número de nós, conexões e agrupamentos e maiores distancias inter-nós. As redes apresentaram uma estrutura small-world, mas não uma distribuição scale-free completa. Os resultados sugerem que além do número de palavras semanticamente associadas aos alvos aumentar das crianças para os adultos, as redes se tornaram mais conectadas.

    Resumo em Inglês:

    This study used graph analysis to investigate how age differences modify the structure of semantic word association networks of children and adults and if the networks present a small-world structure and a scale-free distribution which are typical of natural languages. Three age groups of Brazilian Portuguese speakers (children, adults and elderly people) participated in the experiment. Quantitative and qualitative measures suggested that adults and elderly speakers have similar network structures. Children's network showed fewer nodes, connections and clusters, and longer inter-node distances. All networks presented a small-world structure, but they did not show entirely scale-free distributions. These results suggest that from childhood to adulthood, there is an increase not only in the number of words semantically linked to a target but also an increase in the connectivity of the network.
  • O papel do alerta nas memórias verdadeiras e falsaspara informações centrais e periféricas Processos Psicológicos Básicos

    Barbosa, Márcio Englert; Brust-Renck, Priscila Goergen; Stein, Lilian Milnitsky

    Resumo em Português:

    Os estudos de memória emocional para eventos complexos sugerem que o alerta aumenta o desempenho da memória de longo prazo para informações centrais e periféricas. No entanto, poucos estudos investigaram o efeito do alerta nas distorções mnemônicas. No intuito de investigar a relação entre o alerta e as memórias verdadeiras e falsas para informações centrais e periféricas, um teste de reconhecimento foi desenvolvido. O teste foi baseado na adaptação brasileira do Procedimento de Apresentação de Slides de Cahill e McGaugh (1995). O teste foi respondido por 168 estudantes universitários uma semana depois de assistirem ou a versão neutra ou a estimulante do Procedimento. A versão estimulante foi responsável pelo aumento da recuperação de informações verdadeiras periféricas e falsas centrais.

    Resumo em Inglês:

    Studies on emotional memory for complex events suggest that arousal enhances long-term memory for central and peripheral information. Few studies, however, have addressed arousal effect on memory distortion. Aiming to investigate the relationship between arousal and true/false memories for central and peripheral information, a recognition test was developed. The test was supported by the Brazilian adaptation of the Cahill and McGaugh's (1995) slideshow procedure. The test was answered by 168 university students one week after they had watched either the low or the high emotional arousal version of the procedure. The arousal version of the story was responsible for better memory retrieval of true peripheral information and false central information.
  • Procura-PALavras (P-Pal): uma nova medida de frequência lexical do português europeu contemporâneo Processos Psicológicos Básicos

    Soares, Ana Paula; Iriarte, Álvaro; Almeida, José João de; Simões, Alberto; Costa, Ana; França, Patricia; Machado, João; Comesaña, Montserrat

    Resumo em Português:

    Neste trabalho apresentamos as estratégias e os procedimentos adoptados na constituição de uma nova medida de frequência lexical do Português Europeu contemporâneo, o Procura-PALavras (P-PAL). Baseado num corpus de mais de 227 milhões de palavras, o P-PAL é uma aplicação web que oferece, por defeito, valores de frequência lexical para todas as suas entradas lexicais (lemas e formas) e que permite a computação de uma grande diversidade de outras medidas objectivas (lexicais e sublexicais) e subjectivas. Descrevemos ainda o processo de definição das suas entradas lexicais e da extracção dos respectivos valores de frequência. O elevado número de índices e de entradas lexicais tornam o P-PAL numa aplicação web avançada e indispensável à promoção e internacionalização da investigação em Portugal. O P-PAL encontra-se disponível em http://p-pal.di.uminho.pt/tools

    Resumo em Inglês:

    In this paper we present the strategies and procedures undertaken in the development of a new measure of lexical frequency of the contemporary European Portuguese - Procura-PALavras (P-PAL). Based on a corpus of over 227 million words, P-PAL offers the default frequency per million words (lemmas and wordforms), and the computation of several other objective (lexical and sublexical) and subjective word metrics. We also describe lexical entry integration and word frequency extraction. The high number of indices and lexical entries makes P-PAL an advanced and indispensable web application for the promotion and internationalization of Portuguese research. P-PAL is available at http://p-pal.di.uminho.pt/tools
  • Variáveis que podem interferir no seguir regras de participantes flexíveis e inflexíveis Processos Psicológicos Básicos

    Paracampo, Carla Cristina Paiva; Souza, Lívia Mello; Albuquerque, Luiz Carlos de

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de avaliar o efeito de histórias pré-experimentais sobre o seguir regras, 16 estudantes universitários foram expostos a um procedimento informatizado de escolha segundo o modelo. A tarefa era apontar cada um dos três estímulos de comparação em sequência. Oito participantes, quatro flexíveis e quatro inflexíveis, foram submetidos a cada uma das duas condições de quatro fases. Na Fase 1, a sequência correta era estabelecida por contingências. Reforço para a emissão da sequência correta foi mantido durante as três fases - na Condição 1, o programa de reforço contínuo (CRF) e na Condição 2, a relação fixa de quatro (FR4). Em ambas as condições, a Fase 2 começou com a apresentação de uma regra discrepante, a Fase 3 começou com uma regra correspondente, e Fase 4 começou com uma regra discrepante. Seguindo a regra discrepante não produziu o reforço programado, mas seguindo a regra produzida correspondente reforço. Na Condição 1 (CRF) , os 8 participantes deixaram de seguir a regra discrepante, independentemente de serem ßexíveis ou inßexíveis. Na Condição 2 (FR4), os inßexíveis seguiram e os ßexíveis deixaram de seguir a regra discrepante. Sugere-se que os efeitos de histórias pré-experimentais são modulados por variáveis atuais.

    Resumo em Inglês:

    Aiming to evaluate the effect of pre-experimental histories on rule-following, 16 college students were submitted to a computerized matching-to-sample procedure. The task was to point to each of three comparison stimuli in sequence. Eight participants, 4 flexible and 4 inflexible, were allocated to each of two four-phase conditions. In Phase 1, the correct sequence was established by contingencies. Reinforcement to the emission of the correct sequence was maintained during the following three phases - in Condition 1, the continuous reinforcement schedule (CRF), and in Condition 2, the fixed-ratio 4 (FR4). In both conditions, Phase 2 started with the presentation of a discrepant rule, Phase 3 started with a corresponding rule, and Phase 4 started with a discrepant rule. Following the discrepant rule did not produce the programmed reinforcement, but following the corresponding rule produced reinforcement. In Condition 1 (CRF), the 8 participants, flexible and inflexible, stopped following the discrepant rule. In Condition 2 (FR 4), the inflexible participants kept following the discrepant rule and the flexible ones stopped following it. It is suggested that the effects of pre-experimental histories are modulated by present variables.
  • O desenvolvimento do efeito da outra raça (EOR) em crianças: dos modelos de codificação de faces à emergência do EOR Processos Psicológicos Básicos

    Fioravanti-Bastos, Ana Carolina Monnerat; Seidl-de-Moura, Maria Lucia; Landeira-Fernandez, J.

    Resumo em Português:

    Em tarefas de reconhecimento facial, adultos e crianças apresentam dificuldade ao reconhecer faces de raças diferentes da sua. Esse efeito é conhecido como Efeito da Outra Raça (EOR) e tem sido consistentemente replicado em diversos estudos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre alguns modelos teóricos que explicam sua emergência e desenvolvimento. Os modelos de codificação de faces baseado no Protótipo, e em Exemplares são a base para a explicação das diferenças na codificação entre faces da mesma raça e faces de outra raça. Uma revisão das recentes pesquisas sobre o EOR e como experiências com faces de outra raça, durante a primeira infância o influenciam, foi apresentada. Finalmente, pesquisas futuras relativas ao contexto cultural foram propostas, para melhor investigar o desenvolvimento do efeito da raça e dos modelos de codificação de faces.

    Resumo em Inglês:

    In face recognition tasks, adults and children have difficulty recognizing faces from other races. This effect is known as the Other Race Effect (ORE) and has been consistently replicated in several studies. The aim of this paper is to present a review of some theoretical models that explain the ORE, its emergence and development. Face coding mechanisms based on Prototypes and Exemplars are the basis for the explanation of differences in coding between the same race and other race faces. It was presented a review of recent research on ORE and how the experiences with other race faces during early childhood influences the effect. Finally, further research on the cultural context has been proposed to better investigate the development of ORE and face coding mechanisms.
  • Famílias e consumo de álcool em adolescentes do sexo feminino: uma revisão sistemática Psicologia Do Desenvolvimento

    Benites, Ana Priscila de Oliveira; Schneider, Daniela Ribeiro

    Resumo em Português:

    O consumo de álcool na adolescência é um fenômeno multideterminado, sendo que nele as relações familiares têm um papel destacado, tanto como fator protetor quanto como de risco. As adolescentes têm mudado seu padrão de consumo e aos poucos vem igualando ao dos meninos. Foi realizado levantamento bibliográfico na base Web of Science, entre 2006-2011, com os descritores girls, alcohol, family, com o objetivo de apresentar uma revisão sistemática do tema. Exibem-se dados bibliométricos, que indicam uma tendência de crescimento da produção científica nos últimos anos. Aprofundam-se os resultados em uma análise qualitativa, destacando-se o papel que a proximidade emocional com os pais e o monitoramento parental exercem enquanto fatores de proteção para as adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    Alcohol consumption by teenagers is a multi-determined phenomenon. Family relations play a prominent role in it and can be both a protection and a risk factor. Teenager girls have been changing their consumption pattern, becoming more and more similar to boys'. A bibliographic survey was carried out at Web of Science database, from 2006 to 2011, with the descriptors girls, alcohol and family, aiming to present a systematic review of the topic. Bibliometric data are shown, indicating a trend of growth in scientific production in the last years. The results are deepened through qualitative analyses of some articles. The role of emotional proximity with parents and parental monitoring is highlighted as protection factors for girls.
  • Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas Psicologia Do Desenvolvimento

    Leme, Vanessa Barbosa Romera; Marturano, Edna Maria

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou preditores de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças, em um momento sensível do desenvolvimento, isto é, a transição para o primeiro ano do ensino fundamental. Participaram 160 mães de diferentes configurações familiares, cujos filhos estavam matriculados no primeiro ano do ensino fundamental, e 22 professoras das crianças como informantes. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Práticas Parentais; Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais; Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Os resultados indicaram que as práticas parentais negativas e a qualidade da relação da criança com o pai biológico foram os melhores preditores dos comportamentos e da competência acadêmica das crianças. A configuração familiar não foi associada aos indicadores de ajustamento infantil focalizados no estudo.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated precursors of children's social skills, behavior problems and academic competence at a sensitive time of development - the transaction to the first grade of elementary school. Participants were 160 mothers from different family structure, with offspring in the first grade of elementary school, and 22 teachers. The instruments used were: Parental Practices Inventory; Social Skills Rating System; and Home Environment Resources Scale. The results indicated that negative parental practices and the quality of biological father-child relationship were the best predictors of children's behavior and academic competence. Family structure was not associated with indicators of child adjustment focused on the study.
  • A construção narrativa da identidade Psicologia Do Desenvolvimento

    Vieira, André Guirland; Henriques, Margarida Rangel

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo apresentar a perspectiva da construção narrativa do self e da identidade a partir da Psicologia Socio-histórica de L. S. Vygotsky,mostrando seu desenvolvimento na Psicologia Cultural, particularmente nos escritos de Jerome Bruner até autores contemporâneos, com destaque para os trabalhos de Hubert Hermans, Dan McAdams, Tilmann Habermas e Robyn Fivush. O conceito de self narrativo aparece como desenvolvimento do paradigma narrativo e como uma importante contribuição ao estudo da internalização das funções psicológicas superiores e à compreensão da construção do sujeito sócio-histórico. A identidade, como espaço de construção do sujeito psicológico parece ser um lócus privilegiado onde podemos observar o funcionamento do paradigma narrativo em termos de negociação de significados entre os acontecimentos biográficos e o indivíduo.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to present the narrative construction of the self and the identity from the perspective of Vygotsky's Socio-historical Psychology. It also shows the development of narrative construction in Cultural Psychology, particularly in the writings of Jerome Bruner up to contemporary authors, highlighting the work of Hubert Hermans, Dan McAdams, Tilmann Habermas and Robyn Fivush. The concept of the narrative self appears as a development of the narrative paradigm and as an important contribution to the study of the internalization of higher psychological functions and to the understanding of the construction of the socio-historical subject. The identity as a space for the construction of the psychological subject seems to be a privileged place where we can observe the development of the narrative paradigm in terms of negotiation of meaning between biographical events and the individual.
  • Como funcionam as famílias de adolescentes com ideação suicida? Developmental Psychology

    Gouveia-Pereira, Maria; Abreu, Sonia; Martins, Cláudia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é analisar de que forma o funcionamento familiar influencia a ideação suicida na adolescência. Para tal, analisámos a coesão e adaptabilidade familiar, assim como a independência conflitual. Participaram neste estudo 534 adolescentes (51,1% raparigas e 48,9% rapazes), com idades compreendidas entre 14 e 18 anos (M=16,18; DP=1,14). Os instrumentos utilizados foram: Escala de Adaptabilidade e Coesão Familiar; Inventário Separação Psicológica e Questionário Ideação Suicida. Os resultados mostraram que os adolescentes com maior ideação suicida pertencem a famílias desequilibradas (coesão e adaptabilidade baixa) e têm uma forte dependência conflitual a ambos os pais. Os adolescentes pertencentes a famílias equilibradas revelaram menor ideação suicida. A coesão e a capacidade adaptativa da família são fatores protetores da ideação suicida.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to analyze how family systems influence adolescents' suicidal ideation. The participants were 534 adolescents (51.1% female and 48.9% male), with ages ranging from 14 to 18 years (M=16.18; SD=1.14). The instruments used were the following: Family Adaptability and Cohesion Evaluation Scale, Psychological Separation Inventory and Questionnaire of Suicidal Ideation. Results have shown that adolescents with higher suicidal ideation belong to the so-called unbalanced families (with low cohesion and flexibility) and have a conflictual dependence to their parents. On the other hand, adolescents that belong to balanced families revealed lower suicidal ideation. In conclusion, the family's cohesion and flexibility are protective factors against adolescents' suicidal ideation.
  • Consumo de substâncias na adolescência: o género e a idade são importantes? Developmental Psychology

    Simões, Celeste; Matos, Margarida Gaspar; Batista-Foguet, Joan M.; Simons-Morton, Bruce

    Resumo em Português:

    Muitas das escolhas com impacto na saúde a longo prazo, como o consumo de substâncias, são feitas na adolescência. Torna-se pois importante conhecer os fatores associados a estes comportamentos em diferentes contextos de vida. Para analisar estes fatores, foi desenvolvido um modelo explicativo através da modelação de equações estruturais. Para este estudo foram analisados dados de 12881 alunos de escolas públicas participantes em duas recolhas do estudo HBSC/OMS. O modelo apresenta uma boa adequação [CFI:.985; NNFI:.980; RMSEA:.018 (.017-.020); SRMR:.018]. Para cada um dos fatores dependentes, os níveis de variância explicada variaram entre 12% (tabaco) e 47% (álcool e drogas ilícitas). Os consumos de álcool e tabaco apresentaram as associações mais fortes com o consumo de drogas ilícitas. As relações com a família, amigos, colegas e professores estão associadas ao consumo de substâncias, sendo esta associação mediada por vários fatores, nomeadamente sintomas psicológicos, bem-estar, e satisfação com a escola. Ligações não-invariantes foram obtidas nas comparações de género e idade. Os resultados mostraram que o consumo de substâncias está associado a vários fatores, e que o impacto dos fatores sociais é mediado por fatores pessoais. Os resultados mostraram ainda que o género e a idade são fatores importantes no consumo de substâncias.

    Resumo em Inglês:

    Many of the choices which impact in lifetime health, such as substance use, are made in adolescence. It becomes, therefore, important to know the factors associated to these behaviours in adolescence in different contexts of life. To analyze these factors, an explanatory model was developed using structural equation modeling. Data from 12.881 state school students from Portugal who participated in two waves of the Health Behaviours in School-aged Children (HBSC) / World Health Organization (WHO) survey were analyzed. The model fits well the data [CFI: .985; NNFI: .980; RMSEA: .018 (.017-.020); SRMR: .018]. For each of the dependent factors, the levels of variance ranged from 12% (tobacco use) to 47% (alcohol and illicit drugs use). Alcohol and tobacco present the strongest associations to illicit drugs use. Relationships with family, friends, classmates, and teachers were also associated with substance use, being this association mediated by certain factors, including psychological symptoms, well-being, and school satisfaction. Several non-invariant paths were obtained in gender and age comparisons. The results showed that substance use is associated with several factors and that social factors are mediated by personal factors. Results have also shown that gender and age are important factors on substance use.
  • Trajetórias de habilidades sociais e problemas de comportamento no ensino fundamental: influência da educação infantil Psicologia Do Desenvolvimento

    Pizato, Elaine Cristina Gardinal; Marturano, Edna Maria; Fontaine, Anne Marie Germaine Victorine

    Resumo em Português:

    A educação infantil - EI pode estar associada ao desenvolvimento psicossocial favorável de crianças durante o ensino fundamental - EF. Os objetivos deste estudo longitudinal foram: (a) investigar a estabilidade das habilidades sociais e dos comportamentos externalizantes e internalizantes das crianças na escola, do 3º ao 5º ano do EF; (b) investigar o curso das habilidades sociais e dos comportamentos problemáticos, em função da exposição à EI. Participaram 294 alunos do EF em cinco escolas públicas. As professoras responderam ao Social Skills Rating System no 3º, no 4º e no 5º ano. Controlado o nível socioeconômico, observou-se trajetória descendente de comportamentos problemáticos. A EI foi associada a menos problemas internalizantes e, entre as meninas, a melhores habilidades sociais.

    Resumo em Inglês:

    Early Childhood Education (ECE) may be associated with children's positive psychosocial development during Elementary School (ES). This longitudinal study has two aims: (a) to investigate the stability of children's social skills as well as externalizing and internalizing behaviors at school from 3rd to 5th year of ES; (b) to investigate the course of social skills and problem behaviors regarding the exposure to ECE. Participants were 294 ES students from five public schools. The teachers responded to the Social Skills Rating System in the 3rd, 4th and 5th year. When socioeconomic status was controlled, behavior problems showed a descending trajectory. ECE was associated with fewer internalizing problems, and, among girls, with better social skills.
  • Jóvenes que estuvieron en el sistema de protección social a la infancia: Reflexiones a partir de una investigación realizada en Girona, España

    Silva, Letícia Araújo Moreira da; Montserrat, Carme

    Resumo em Espanhol:

    Los estudios sobre la atención residencial en España son aún escasos a pesar de la importancia de este recurso. Se presenta una investigación realizada con metodología cualitativa, que analiza la situación vivida por jóvenes que pasaron por centros residenciales de la provincia de Girona (1994-2002), a partir de sus opiniones y percepciones expresadas en una entrevista semiestructurada. Los resultados obtenidos, agrupados en subcategorías, muestran su desconocimiento del motivo del ingreso en el centro y cambios posteriores, a la vez que reconocen que fue mejor entrar en el centro que permanecer en casa, y apuntan insuficientes apoyos para la transición a la vida adulta. Supone implicaciones a nivel de políticas de infancia y juventud y para la práctica profesional e investigadora.

    Resumo em Inglês:

    Research on residential care is still scarce despite its high implementation in Spain. This article presents the results of a research using qualitative methods. The study analyses the situation experienced by young people who lived in foster care in the province of Girona (1994 - 2002) based on their opinions and perceptions expressed in a semi-structured interview. The results, clustered into subcategories, show lack of knowledge about the reasons why they needed foster care, if it was better being there than staying with their parents, and the lack of support for transition to adulthood. The study shows implications for children and youth policies, professional practice and research.
  • Errata

Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
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