A utilização de CAD associado a banco de dados na resolução de problemas de engenharia: um exemplo de aplicabilidade: a localização de indústrias em sítios geográficos

Fernando Rodrigues Lima Sobre o autor

Resumo

Este artigo descreve nossa experiência na elaboração de uma ferramenta gráfica informatizada voltada para o estudo de problemas georeferenciados. Para torná-la acessível à maior parte dos profissionais de ensino e projeto, empregamos recursos já difundidos nos meios acadêmicos e técnicos: os sistemas CA.D. e os Bancos de Dados para plataformas PC-AT. Isto garante um baixo custo de aquisição de hardware e software, uma arquitetura aberta para o usuário personalizar a parte operacional e uma maior facilidade de implementação. O monitoramento gráfico dos dados do problema estudado e suas possíveis soluções é garantido por uma modelagem icônica que desenvolvemos em C.A.D., dotada de amplos recusos de edição. As alterações e configurações no modelo podem ser controladas através da consulta criteriosa (S.Q.L.) ao conteúdo dos Bancos de Dados. Para solucionar o problema de localização industrial, representamos em arquivos gráficos vetorizados (DWG) os elementos de geografia e as zonas elementares (regiões a analisar) do território, e armazenamos em arquivos de dados relacionais (DBF) as legendas cartográficas e os parâmetros quantitativos de oferta dos fatores locacionais. Aplicamos então o modelo matemático do prof. Cosenza para cotejar estes dados de oferta com os de outra base contendo a demanda verificada em algumas tipologias industriais. Obtemos assim, para cada zona elementar, novos campos de informação contendo indicações de seu potencial de assentamento industrial por tipologia. A modelagem gráfica elaborada permite então visualizar tais resultados através de ícones tridimensionais, sobrepostos aos dados cartográficos

C.A.D; Localização de industrias; Metodologia de projeto; Modelagem icônica


A utilização de CAD associado a banco de dados na resolução de problemas de engenharia. Um exemplo de aplicabilidade: a localização de indústrias em sítios geográficos

Fernando Rodrigues Lima

Escola de Engenharia, UFRJ. Centro de Tecnologia, Bloco D, Sala D-106, Ilha da Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ. CEP 21945 - 970, Tel: (021) 280 - 9493

RESUMO

Este artigo descreve nossa experiência na elaboração de uma ferramenta gráfica informatizada voltada para o estudo de problemas georeferenciados. Para torná-la acessível à maior parte dos profissionais de ensino e projeto, empregamos recursos já difundidos nos meios acadêmicos e técnicos: os sistemas CA.D. e os Bancos de Dados para plataformas PC-AT. Isto garante um baixo custo de aquisição de hardware e software, uma arquitetura aberta para o usuário personalizar a parte operacional e uma maior facilidade de implementação. O monitoramento gráfico dos dados do problema estudado e suas possíveis soluções é garantido por uma modelagem icônica que desenvolvemos em C.A.D., dotada de amplos recusos de edição. As alterações e configurações no modelo podem ser controladas através da consulta criteriosa (S.Q.L.) ao conteúdo dos Bancos de Dados. Para solucionar o problema de localização industrial, representamos em arquivos gráficos vetorizados (DWG) os elementos de geografia e as zonas elementares (regiões a analisar) do território, e armazenamos em arquivos de dados relacionais (DBF) as legendas cartográficas e os parâmetros quantitativos de oferta dos fatores locacionais. Aplicamos então o modelo matemático do prof. Cosenza para cotejar estes dados de oferta com os de outra base contendo a demanda verificada em algumas tipologias industriais. Obtemos assim, para cada zona elementar, novos campos de informação contendo indicações de seu potencial de assentamento industrial por tipologia. A modelagem gráfica elaborada permite então visualizar tais resultados através de ícones tridimensionais, sobrepostos aos dados cartográficos.

Palavras-chave: C.A.D., Localização de industrias, Metodologia de projeto, Modelagem icônica.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Bibliografia

  • COSENZA, Carlos Alberto Nunes - "A Industrial Location Model"- Cambridge, Working paper, Martin Centre for Architectural and Urban Studies Cambridge University, 1981.
  • COSENZA, Carlos Alberto Nunes et alii - "Localização Industrial no Novo Estado do Rio de Janeiro"- Rio de Janeiro, Relatório Final do Projeto COPPETEC ET-466/75, COPPE/UFRJ, 1977.
  • LIMA, Fernando Rodrigues - "Estudos de Localização Industrial: Criação de um Sistema de Análise Baseado em Modelos Icônicos Gerados por Aplicações da Computação Gráfica Associadas a Banco de Dados Relacional" - Rio de Janeiro, Tese de Doutorado, COPPE/UFRJ, 1993.
  • ATTANASIO, D. - "Fattori di Localizzazione nell'Industria Manifatturiera"- Bologna, Centro Studi Confindustria, 1976.
  • ATTANASIO, D. et alii - "MASTERLI: Modello di Assetto Territoriale e di Localizzazione Industriale "- Bologna, Centro Studi Confindustria, 1974.
  • AUTODESK, Inc. - "AutoCAD Release 12: Reference Manual"- Sausalito, Manual Técnico de Software, Autodesk Inc., Publication 100625, 1992.
  • AUTODESK, Inc. - "AutoCAD Release 12: SQL Extension Manual"- Sausalito, Manual Técnico de Software, Autodesk Inc., Publication 100189-01, 1992.
  • OMURA, G. - "Dominando o AutoCAD versão 12"- Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1Ş Edição, 1993.
  • VALLE, C. E. - "Implantção de Indústrias"- Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1Ş Edição, 1975.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Dez 2010
  • Data do Fascículo
    1994
Associação Brasileira de Engenharia de Produção Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128 - 2º andar - Room 231, 05508-900 São Paulo - SP - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: production@editoracubo.com.br
Accessibility / Report Error