Acessibilidade / Reportar erro
Production, Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2002
  • Editorial

    Carvalho, Marly Monteiro de
  • Algoritmo para o problema de seqüenciamento em máquinas paralelas não-relacionadas

    Müller, Felipe Martins; Dias, Odon Bastos; Araújo, Olinto César Bassi de

    Resumo em Português:

    Este trabalho trata do problema de seqüenciamento de n tarefas independentes em m máquinas paralelas não-relacionadas com o objetivo de minimizar o tempo de execução da máquina mais carregada (makespan). É proposto um novo algoritmo de busca local em conexão com um esquema de vizinhança que usa estrutura de intervalos e o conceito de eficiência das máquinas para cada tarefa. O algoritmo proposto, denominado Mutat, é comparado com outros algoritmos para avaliar a qualidade das soluções obtidas. A nova abordagem encontra soluções que superam, em qualidade e tempo computacional, o melhor algoritmo de busca local encontrado na literatura para este problema.

    Resumo em Inglês:

    This work deals with the problem of scheduling n independent jobs on m unrelated parallel machines with the objective of minimizing the makespan (the total elapsed time from the start of execution until all jobs are completed). In this work we propose a new local search algorithm in connection with a powerful neighborhood scheme that uses a structure of intervals and uses the efficiency of the machines for each job. The proposed algorithm, called Mutat, is compared with other algorithms in order to evaluate the quality of the solutions obtained. The new approach finds solutions that overcome, in quality and computational time, the best algorithm of local search found in the literature for this problem.
  • Análise dos movimentos recentes de diversificação nas empresas construtoras de porte médio no Brasil

    Rocha, João Gualberto Coutinho; Salles, José A. A.; Vanalle, Rosângela Maria

    Resumo em Português:

    Ao longo dos últimos anos, as empresas brasileiras de construção civil vêm desenvolvendo ações de diversificação em seus negócios, com especial ênfase no segmento das concessões de obras e serviços públicos. Baseado em uma pesquisa realizada junto a 26 empresas construtoras de porte médio, o presente artigo pretende analisar as reais motivações, interesses, capacidades, formas associativas adotadas e resultados derivados da decisão por diversificar nessas empresas. O objetivo final do artigo é o de apontar eventuais distorções entre interesses e estratégias, e capacidades disponíveis e demandas exigidas para o cumprimento dos programas de diversificação em tais empresas, procurando, ainda, indicar caminhos alternativos para o futuro.

    Resumo em Inglês:

    Throughout the last years, the Brazilian construction companies have been developing diversification programs, especially in the fields of infrastructure privatization. Based on a research took effect with 26 medium companies, this article intends to study the real motivations, interests, capacities, partnership forms and results of the actions developed by these companies. The final purpose of the article is to discuss eventual distortions between interests and strategies, and abilities and demands, trying to point new strategic ways to the future.
  • Fatores críticos para implementação de gerenciamento por projetos: o caso de uma organização de pesquisa

    Rabechini Jr., Roque; Carvalho, Marly Monteiro de; Laurindo, Fernando José Barbin

    Resumo em Português:

    O número de empresas que estão adotando a metodologia de gerenciamento de projetos tem crescido significativamente nos últimos anos. Contudo, poucas empresas brasileiras têm desenvolvido um modelo de gerenciamento de projetos. Para as empresas que buscam uma vantagem competitiva pela inovação, gerar competências em projeto passa a ser fundamental. E para atingir o sucesso em projetos é preciso balancear as expectativas dos interessados aos recursos disponíveis, utilizando conceitos, ferramentas e técnicas para obter a excelência no gerenciamento de projetos. Com o intuito de identificar os fatores críticos de sucesso para a implementação do gerenciamento de projetos numa organização, este artigo mostra o resultado de um estudo de caso realizado em uma instituição de pesquisa. A análise pautou-se em aspectos relacionados às competências em projetos, tanto na busca de eficiência e de eficácia, como nos aspectos de maturidade organizacional.

    Resumo em Inglês:

    The project management methodology has been increasingly applied in companies nowadays. Nevertheless, in Brazilian panorama it is also difficult to verify the adoption of formal project management program. Companies searching for competitive advantages through innovation must have competencies in project management. Meeting project efficiency involves balancing scope expectations and the available resources. Thus, project management addresses the full range of concepts, tools and techniques to improve project performance and organizational effectiveness and efficiency. The main purpose of this paper is to investigate projects competencies management practices. The adopted methodological approach was a case study in a Research Organization. The analysis was performed based on two major approaches: the first one is the project effectiveness and efficiency evaluation (tasks and results), and the second one is the organizational maturity.
  • A guerra do sucesso pelos talentos humanos

    Leonardo, Jefferson Marco Antonio

    Resumo em Português:

    A mudança no mundo empresarial atinge um elevado grau de inovação e agilidade, contemplando o ser humano como protagonista de uma nova história organizacional. Buscou-se constatar, na história e nas práticas atuais de administração, os referenciais de importância na gestão de recursos humanos em relação ao atendimento das necessidades e desejos dos colaboradores, como fonte estratégica de atração e retenção dos talentos humanos. A proposta para o sucesso sustentado das organizações está intimamente ligada a um redesenho na gestão de recursos humanos, transformando o atual tratamento em massa para uma gestão individualizada e diferenciada aos colaboradores, com o propósito de atender às novas exigências na retenção dos talentos humanos e da continuidade das empresas de resultados.

    Resumo em Inglês:

    The change in the business world reaches a high degree of innovation and agility, contemplating human being as the protagonist of a new organizational history. We've tried to demonstrate, based on history and current management practices, the most important references, in human resources management, related to the importance of attending the necessities and desires of collaborators, as a strategic source of attraction and retain of human talents. The sustained success of organizations is closed linked to a redesign in the human resources management techniques, transforming the current mass treatment to a individualized and differentiated administration related to the collaborators, with the intent of attending to new demands on human talents retaining and continuity of results oriented companies.
  • SFMEA: análise do efeito e modo da falha em serviços - aplicando técnicas de prevenção na melhoria de serviços

    Rotondaro, Roberto Gilioli

    Resumo em Português:

    De acordo com a definição de serviços, uma das características é a proximidade com o cliente durante o processo de elaboração e entrega do serviço, por isso, se alguma coisa der errada, isto acontecerá na sua frente. Este artigo mostra como, a partir dos conceitos da técnica FMEA, é desenvolvida uma ferramenta de prevenção, a SFMEA, que é adequada para prevenir a ocorrência de falhas durante a produção dos serviços, de modo que estes sempre atendam às expectativas dos clientes. Um grupo de pessoas envolvidas com a tarefa desenha o fluxo do serviço identificando os momentos da verdade, aqueles momentos em que o cliente entra em contato com a organização prestadora do serviço. Estes pontos serão a base para a aplicação da técnica de SFMEA, de modo a eliminar a possibilidade de falhas durante a entrega do serviço. São apresentados dois exemplos de aplicação da ferramenta, de modo a comprovar a sua eficácia.

    Resumo em Inglês:

    According to Service definition, the customer is frequently present during the processes and delivery of the service. If something goes wrong it will happen in front of the customer. This article shows that the use of SFMEA as a prevention tool in the service's business is a very powerful technique. A group of employees were trained in prevention tools, designed the process map, found the critical points and applied the SFMEA method in order do prevent any failure during services operation. The first results indicated that all the actions implemented were really effective and SFMEA is a good tool for preventing errors.
Associação Brasileira de Engenharia de Produção Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128 - 2º andar - Room 231, 05508-900 São Paulo - SP - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: production@editoracubo.com.br