Production, Volume: 14, Issue: 3, Published: 2004
  • Editorial

    Sznelwar, Laerte Idal
  • Female foreclusion in work organization: gender harassment

    Pezé, Marie-Grenier

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo é proposta uma discussão para ajudar a compreender a temível eficácia do assédio moral no trabalho. Para tanto é discutida a questão da construção "identitária", que depende do reconhecimento que se dirige sobre o fazer, a identidade é inseparável dos gestos técnicos efetuados pelo sujeito. Esta também é uma questão de gênero de pertencimento a um sexo. Em psicodinâmica do trabalho, uma atenção particular é dada à construção dos coletivos de trabalho que soldam um grupo em torno de regras da profissão. A cooperação necessita um ajustamento dos procedimentos singulares de execução da tarefa, mas também uma confrontação de posições éticas de cada um, sobre a base de uma confiança partilhada e, portanto, de uma cooperação possível. Entretanto o assédio moral se tornou uma verdadeira estratégia de gerenciamento, baseada na radicalização das novas formas de organização do trabalho que favorecem a virilidade defensiva, que parecem ter transformado profundamente as relações nos grupos de trabalho e radicalizado os sistemas de defesa construídos para resistir.

    Abstract in English:

    This paper proposes a discussion to help understand the fierce efficacy of moral harassment in the workplace. For this, the issue discussed is that of identitary construction, which depends on the acknowledgement directed on doing, since identity is inseparable of the technical gestures conducted by the subject. This is also a gender issue, of belonging to a sex. In work psychodynamics, a special attention is given to the construction of work collectives which weld a team to professional rules. Cooperation needs an adjustment of particular procedures for carrying out a task, but it is also a confrontation of each individual's ethical positions, based on shared trust and, therefore, of possible cooperation. Nevertheless, moral harassment became a real management strategy, based on the radicalization of the new forms of work organization which favor defensive virility, which seem to have deeply transformed the relationships within the work teams and radicalized the defense systems built to resist it.
  • Psychodynamics of work and sex social relationships: an interdisciplinary itinerary. 1988-2002

    Molinier, Pascale

    Abstract in Portuguese:

    A psicodinâmica do trabalho se define como a análise dos processos psíquicos mobilizados pelo encontro entre um sujeito e os constrangimentos da organização do trabalho. Nos anos 1980, as pesquisas realizadas nos meios de trabalho masculino permitiram descobrir a existência de estratégias coletivas de defesa contra o sofrimento no trabalho. A partir de 1988 iniciou-se um importante trabalho interdisciplinar com as sociologias do trabalho. Trata -se de saber se a psicodinâmica do trabalho era heurística para analisar igualmente as situações das mulheres no mundo do trabalho e de reexaminar os conhecimentos preexistente, sobre o sofrimento dos homens no quadro de uma problemática sexuada. O artigo relata os principais determinantes que conduziram a criar as relações sociais de sexo e de seu desafio, a divisão sexual do trabalho, uma dimensão central da pesquisa clínica, a teoria e a metodologia em psicodinâmica do trabalho. Um ponto importante do artigo é a situação das enfermeiras a partir da qual são constituídos os principais conhecimentos sobre as relações entre saúde e trabalho do lado das mulheres.

    Abstract in English:

    The psychodynamics of work is defined as the analysis of psychic processes mobilized by the gathering of a subject and the work organization constraints. In the 80s, the researches conducted in male workplace environments allowed to uncover the existence of collective defense strategies against suffering at the work. As from 1988, an important interdisciplinary work with work sociologies was launched. It is concerned with knowing whether the psychodynamics work was heuristic to equally analyze the situations of women at work and to reexamine the preexisting knowledge on men suffering in a sexualized problematic framework. The paper reports the main determinants which led to the establishment of sex social relationships and its challenge, the sexual division of work, a central dimension of the clinic research, the theory and methodology in workplace psychodynamics. An important issue in the paper is the situation of nurses, from which is constituted the main knowledge on the relations between health and work on the women's side.
  • Subjectivity, work and action

    Dejours, Christophe

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo traz algumas questões para o debate sobre as relações entre trabalho e subjetividade. Nessa perspectiva o trabalho é aquilo que implica, do ponto de vista humano, o fato de trabalhar: gestos, saber-fazer, um engajamento do corpo, a mobilização da inteligência, a capacidade de refletir, de interpretar e de reagir às situações; é o poder de sentir, de pensar e de inventar. O real do trabalho sempre se manifesta afetivamente para o sujeito, aí se estabelece uma relação primordial de sofrimento, experimentada pelo sujeito, corporificada. Trabalhar é preencher a lacuna entre o prescrito e o real. Por isto é que uma parte importante do trabalho efetivo permanece na sombra, não podendo, então, ser avaliado. Outra questão abordada é sobre os acordos firmados entre os trabalhadores no seio do coletivo, de uma equipe ou de um ofício, que têm sempre uma vetorização dupla: de uma parte, um objetivo de eficácia e de qualidade do trabalho; de outra parte, um objetivo social. É proposta também uma discussão entre a teoria psicodinâmica do trabalhar, onde a centralidade do trabalho é um dos seus alicerces e a teoria psicanalítica onde esta questão não é abordada diretamente.

    Abstract in English:

    This paper produces some issues for debate on the relationships between work and subjectivity. Under this perspective, work implies, from a human point of view, the fact of working: gestures, know-how, a commitment of the body, the mobilization of intelligence, the ability to reflect, to interpret and to react to situations; it is the power of feeling, of thinking and of inventing. Actual work is always affectively manifested to the subject, whereby a primordial distress relationship is established, experienced by the subject, embodied. To work is to fill the gap between the prescribed and the real. This is why an important part of the effective work remains in the shade, and cannot, therefore, be assessed. Another question concerns the agreements built by workers within the collective of a team or of a job, which always present a double vectorization: from the one hand, a work efficacy and quality goal; on the other hand, a social goal. A discussion of the psychodynamics of work theory is also proposed, where the work centrality is one of their pillars as well as the psychoanalytical theory, where this issue is not directly approached.
  • "You care too much for feelings" "Animal well-being", repression of affectivity,cattle raisers' distress

    Porcher, Jocelyne

    Abstract in Portuguese:

    A legitimidade moral e econômica dos sistemas industriais e intensivos de produção animal implantados na França a partir da década de 1960 é hoje contestada, por várias razões. As críticas são principalmente formalizadas na questão do "bem-estar animal". Mas os pecuaristas também têm sido afetados pela violência dos sistemas e por uma organização do trabalho reificada que os obriga a reprimir a parte afetiva e relacional de seu trabalho. O sofrimento gerado por esses sistemas questiona o próprio sentido das atividades da pecuária e a perenidade do laço social construído por dez mil anos de história compartilhada com os animais domésticos.

    Abstract in English:

    The moral and economic legitimacy of the industrialized animal production intensive systems implemented in France from the 1960s is now contested for different reasons. The criticisms are mainly formalized on the "animal well-being" issue. However, the cattle raisers have also been affected by the violence of the systems and by a reified work organization which forces them to repress the affective and relational side of their work. The suffering generated by these systems challenges the very meaning of cattle raising activities and the endurance of the social bond constructed by ten thousand years of history shared with domestic animals.
  • Work analysis in a higiene service of a hospital: contributions from ergonomics and work psychodynamics

    Sznelwar, Laerte Idal; Lancman, Selma; Wu, Márcio Johlben; Alvarinho, Erica; Santos, Maria dos

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo são apresentados os resultados de uma parceria envolvendo dois grupos de pesquisa que estudaram uma situação concreta de trabalho geradora de elevado índice de absenteísmo, afastamentos por doença e por acidentes de trabalho: o Serviço de Limpeza Hospitalar. O objetivo do trabalho é responder a uma demanda específica dos responsáveis por um hospital público. O intuito é entender a problemática referida e buscar soluções através de transformações na organização do trabalho destes profissionais. Para tanto, a equipe de pesquisa envolvida propôs que a mesma situação fosse abordada através de duas metodologias distintas: a da ergonomia e a da psicodinâmica do trabalho. O diálogo que se busca a partir da utilização dessas duas abordagens é útil para a construção de melhorias no trabalho e para analisar as relações de complementaridade, confluência e/ou divergência entre estas duas disciplinas que abordam o trabalhar sobre ópticas distintas.

    Abstract in English:

    This paper contains the results of a study made in partnership between two research groups. The work situation in a hygiene service of a hospital is the object of the study. The request made by the health and safety services was due to high levels of absenteeism, work diseases and accidents and the direction of the hospital was preoccupied with this scenario and would like to improve the work situation. The study was performed with two different approaches from ergonomics and from work psychodynamics. The results of the study and the dialogue between two different areas can be useful to build work improvements as well as to analyze the relationship between these two disciplines that approaches work with distinct points of view. This discussion concerns complementarities, confluence, and divergence.
  • Work design and "sick workplace syndrome": a case study in a public institution

    Jackson Filho, José Marçal

    Abstract in Portuguese:

    A noção "patologia organizacional" parece propícia para descrever a precariedade do funcionamento do setor público e explicar o adoecimento dos servidores. Neste trabalho, baseado em estudo de caso em uma instituição pública, o funcionamento organizacional, suas conseqüências e o processo social de desenho do trabalho são descritos. Mostra-se que: o serviço apresenta características nítidas de "organização patológica", isto é, alta prevalência de problemas músculo-esqueléticos, funcionamento precário e pouca margem de ação da direção local; os problemas de funcionamento estão associados à fragilidade do processo de desenho do trabalho, caracterizado pela falta de competências em gestão da produção, inexistência de serviços de apoio (organização e métodos, arquitetura, etc.), pouca margem para contratações. Como muitas instituições apresentam problemas semelhantes, conclui-se que, caso o governo brasileiro pretenda se contrapor ao processo histórico de precarização dos serviços prestados aos cidadãos, ele deve re-conceber o desenho do trabalho e as estruturas disponíveis nas instituições públicas.

    Abstract in English:

    The notion of "sick workplace syndrome" is appropriate to describe the poor working conditions of many public organizations and to explain the health problems of public workers. In this paper, a case study in a public institution was carried out; its organization and its work design process were described. The results show that: this Public Institution "suffers from" a "sick workplace syndrome", i.e., there are a high prevalence of musculo-skeletal disorders, many organizational failings and lack of control by local managers; the organizational problems are associated to the limitations of the work design process due to the lack of knowledge in industrial engineering and public administration, lack of support by specific design services and small latitude to hire new workers.
  • Between work organization and suffering: the mediation role of the activity

    Abrahão, Júlia Issy; Torres, Camila Costa

    Abstract in Portuguese:

    Os modelos de organização do trabalho, em geral, não contemplam a flexibilidade necessária para lidar com as situações variadas e complexas. Os trabalhadores, nesse contexto, desenvolvem estratégias, que muitas vezes burlam as normas, mas propiciam melhores resultados na execução da atividade e na economia psíquica dos sujeitos. Este estudo pretende ilustrar como elementos da organização do trabalho contribuem ou dificultam a execução de tarefas nas quais o trabalhador é confrontado a situações críticas, sendo solicitado durante a jornada a responder demandas, solucionar problemas e tomar decisões sob pressão temporal. O artigo é desenvolvido tendo como suporte empírico um estudo de caso realizado numa central de atendimento.

    Abstract in English:

    Models of work organization do not usually consider the necessary flexibility in dealing with complex and varied job situations. Within this context, strategies that sometimes cheat rules or norms are developed by employees. These strategies may produce better task results and cognitive economy for them. This study aims to discuss how work organization elements may either to make difficult or help employees under critical working conditions. That is, situations in which workers are required to respond to demands, take decisions and problem solving under time pressure. This paper is supported by empirics data from the results of the study realized in the call-center.
  • Work psychodinamics: the clinical method of the intervention and investigation of the work

    Heloani, Roberto; Lancman, Selma

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo pretende contribuir na discussão acerca dos métodos de investigação qualitativos utilizados no estudo e na intervenção em situações de trabalho. Partindo de uma discussão sobre as contribuições destes métodos apresentamos e discutimos uma teoria e um método particular bastante utilizado nesse campo, a Psicodinâmica do Trabalho. Pretendemos, ainda, demonstrar como os critérios de avaliação e a busca de cientificidade usualmente utilizados nos métodos quantitativos ganham novas perspectivas neste tipo de investigação.

    Abstract in English:

    This paper intends to contribute with the discussion concerning the qualitative methods of investigation used on the study and on the intervention of workplace. Starting from a discussion about the contributions of this methods we present and discuss the theory and a particular method largely used in this field, the Work Psychodinamics. We purpose to demonstrate how the assessments rules and the search of the scientificity usually used by the qualitative methods gain new perspectives with this kind of investigation.
  • To be nurse auxiliary: the point of view of work psychodynamics

    Sznelwar, Laerte; Uchida, Seiji

    Abstract in Portuguese:

    No presente artigo, são apresentados os resultados de uma ação desenvolvida sob o ponto de vista da psicodinâmica do trabalho com auxiliares de enfermagem em um hospital universitário. Através da criação de um grupo de expressão, foram abordadas questões ligadas às vivências e experiências destes trabalhadores. Os resultados evidenciam uma série de questões relacionadas à questão do sofrimento no trabalho, principalmente no que tange à maneira como este é organizado e às tarefas concebidas. Apesar da predominância no discurso dos trabalhadores do tema do sofrimento, questões relacionadas com o prazer no trabalho, ligadas à constituição do saber, da identificação com o trabalho, da importância do que fazem, pois seriam uma espécie de guardiães, o último elo na cadeia de assistência ao paciente, também foram evidenciadas.

    Abstract in English:

    This paper presents the results of a study made with nurse auxiliaries in a hospital using the work psychodynamics approach. An expression group was created to discuss workers' experiences about their work. The results put in evidence questions linked to suffering due to work organisation and task content. Otherwise, even if suffering was the main theme, aspects related to pleasure in performing their work, due to the constitution of knowledge, identification with the work, to the consciousness of the importance of their acts were also discussed. Somehow they represent themselves as guardians, the last link in the chain of assistance.
Associação Brasileira de Engenharia de Produção Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128 - 2º andar - Room 231, 05508-900 São Paulo - SP - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: production@editoracubo.com.br
Accessibility / Report Error