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Production, Volume: 22, Número: 1, Publicado: 2012
  • Pesquisa-ação na engenharia de produção: proposta de estruturação para sua condução

    Mello, Carlos Henrique Pereira; Turrioni, João Batista; Xavier, Amanda Fernandes; Campos, Danielle Fernandes

    Resumo em Português:

    A pesquisa-ação é um método de pesquisa qualitativa que cada vez mais se destaca como estratégia de pesquisa adotada em engenharia de produção. Contudo, esse método sofre com preconceitos a respeito do seu mérito científico, bem como com uma indefinição de como sua condução pode ser validada. Visando minimizar essas lacunas da literatura, a partir de uma pesquisa de cunho conceitual-teórico, o presente trabalho visa propor um processo para o planejamento e condução de pesquisas na engenharia da produção por meio da pesquisa-ação. Consideram-se como contribuições científicas do presente trabalho a discussão acerca das formas de iniciação e das etapas de validação das pesquisas que empregam o método da pesquisa-ação. Conclui-se que, dentro do paradigma científico do realismo, os critérios mais adequados para a validação da pesquisa-ação são a adequação ontológica, a validade contingente, a percepção múltipla dos participantes, a fidedignidade metodológica, a generalização analítica e a validade do construto.

    Resumo em Inglês:

    Action research is a qualitative method that is increasingly achieving a place of prominence as a technical procedure used in production engineering research. However, this method is discriminated in its scientific merit and lacks conduction validation. In an attempt to fill in these gaps in the literature, this paper proposes a process for conducting research in production engineering by means of action research. The scientific contributions of this work are the discussion about the forms of initiation and the implementation of validation phases employing the action research method. It was concluded that, within the scientific paradigm of realism, the most appropriate criteria for the validation of action research method are the ontological appropriateness, contingent validity, multiple perception of participants, methodological trustworthiness, analytic generalization, and construction validity.
  • A integração do cliente no processo de desenvolvimento de produto: revisão bibliográfica sistemática e temas para pesquisa

    González, Mario Orestes Aguirre; Toledo, José Carlos de

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática e aponta direções de pesquisa para o tema integração do cliente (IC) no processo de desenvolvimento de produto. Esse tema é considerado relevante na bibliografia das áreas de marketing, qualidade, inovação tecnológica e estratégia competitiva por permitir às empresas conhecerem melhor as reais necessidades do mercado, contribuir para o desenvolvimento de produtos mais adequados ao mercado e usar o conhecimento acumulado pelos clientes. Foram levantados 72 artigos que abordam esse tema no período de 1980 a 2008. O interesse pelo tema, no meio acadêmico, tem aumentado significativamente desde 2002, o que se constata pelo aumento no número de artigos publicados e pela incorporação do tema a capítulos de livros sobre gestão de desenvolvimento de produto. Identificaram-se as seguintes dimensões que compreendem o tema e que predominam nas pesquisas relatadas nos artigos analisados: fundamentos para a integração do cliente no processo de desenvolvimento do produto, critérios para seleção de clientes, tipos de interação entre a empresa e seus clientes e benefícios obtidos com a integração do cliente (IC). Para futuras pesquisas, recomenda-se aprofundar, por meio de estudo de casos e de survey, a compreensão que as empresas têm sobre o tema, as práticas adotadas e as relações e sinergia entre as dimensões, bem como as relações de causa e efeito entre as práticas e o desempenho do processo de desenvolvimento de produto.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a systematic bibliographic review and points out research directions for the Customer Integration in the Product Development Process theme. This theme is considered significant in the bibliography of Marketing, Quality, Technological Innovation and Competitive Strategy, because it enables companies to know better the real market needs, contribute to the development of better products, and use the knowledge gained by customers. 72 articles that address this issue, from 1980 to 2008, were collected. The interest in the topic by the academic area has increased significantly since 2002; it can be noted by the growth on the amount of articles published and by the incorporation of this theme in books chapters on management of product development. The following dimensions that involve the subject and predominate in the articles analyzed are identified below: fundamentals for customers' integration, criteria by the choice of customers, types of interaction between the enterprise, and its customers and the benefits obtained by the customers' integration on product development. Future in-depth studies, through case study and research, is recommended on the understanding of the theme, the practices and relations between the dimensions, as well as on the relations of cause and effect between the practices and the performance of product development process.
  • Avaliação da qualidade demandada e diretrizes de melhoria no processo de interação Universidade-Empresa

    Matei, Ana Paula; Echeveste, Márcia Elisa; Caten, Carla Schwengber ten; Zouain, Ricardo Norberto Ayup

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta o processo de interação Universidade-Empresa no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC). O objetivo é identificar as demandas de qualidade no processo de interação UFRGS-Empresas parceiras e propor melhorias para este processo. As demandas são identificadas com base em uma pesquisa de mercado, sendo desdobradas em características de qualidade e procedimentos para atendimento, por meio do Quality Function Deployment (QFD). Posteriormente, são propostas sugestões de melhorias para a SEDETEC. Os principais resultados são: a identificação e a priorização da qualidade demandada pelo setor empresarial; a avaliação dos requisitos e dos procedimentos que atendem a estas demandas e a proposição de diretrizes para melhorias no serviço da SEDETEC, destacando-se: ampliação e dinamização das formas de comunicação; criação de um sistema de indicadores de desempenho; e análise de mercado para as tecnologias desenvolvidas.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the university-industry interaction process through which the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) is under the responsibility of the Secretary for Technological Development (SEDETEC). The purpose this article was to identify quality demands of the interaction process between UFRGS and partner companies, as well as to propose improvements to this process. Demands were identified through market research and then analyzed by means of the Quality Function Deployment (QFD), which provides insights for quality improvements. We then propose improvement actions to SEDETEC. Main results identify the quality demanded by the corporative segment, evaluate requirements and actions to achieve such quality demands, and propose improvement guidelines to the services provided by SEDETEC. Such improvements include a more dynamic communication system, a new set of indices for performance measurement, and procedures for analyzing market reaction due to the developed technologies.
  • Diseño de sistemas de medición de desempeño de proveedores: experiencias de un caso de estudio

    Fernandez, Nicole Suclla; Scavarda, Luiz Felipe; Leiras, Adriana; Hamacher, Silvio

    Resumo em Espanhol:

    La evaluación de los proveedores es importante para las organizaciones debido al papel preponderante que éstos cumplen en la dinámica de las cadenas de suministros y a la importancia estratégica que las funciones de compra tienen a raíz de la tercerización de los procesos que no forman parte del know-how de la empresa. No obstante, la literatura académica carece de trabajos concernientes al diseño e implementación de sistemas de medición de desempeño de proveedores (SMDP). En ese contexto, este artículo presenta los factores más importantes del diseño de un SMDP, resaltando, a través de un caso de estudio, los cuidados y recomendaciones que deben ser considerados. Además del detalle del método y los resultados de su aplicación, el artículo presenta el análisis de los procesos y atributos que definen el diseño del SMDP propuesto.

    Resumo em Inglês:

    The evaluation of suppliers’ performance is important for organizations because of the imperative role they play in the supply chains and the importance that purchasing functions have due to the outsourcing of activities which are not part of the company’s know-how. There is a need to work on the identification of practical problems concerning the design and implementation of supplier performance measurement systems (SPMS). This paper presents the most important factors in designing and implementing such systems through an action research in a multinational media enterprise. In addition to the details of the method and results of its application, the paper presents an analysis of processes and attributes that define the design of the proposed system. The authors aim to contribute to the academic literature in providing practical issues regarding SPMS.
  • Avaliação da presença de práticas do Design for Environment (DfE) no desenvolvimento de produto de uma empresa da indústria química

    Borchardt, Miriam; Wendt, Marcos Henrique; Sellitto, Miguel Afonso; Pereira, Giancarlo Medeiros

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta a avaliação da presença de práticas do Design for Environment (DfE) ou ecodesign no desenvolvimento de produtos de uma empresa da indústria química. Para atingir o objetivo proposto, o DfE foi desdobrado em sete construtos latentes, que foram ponderados por um método multicriterial. Os construtos foram desdobrados em itens de avaliação, que deram origem a um questionário categórico, empregado para investigar o quanto cada item está presente na empresa. Ao final, foi possível identificar o nível de presença de cada construto e a presença global do DfE na empresa. O resultado foi uma presença de 67% do máximo que se poderia esperar. Também foi possível identificar a importância relativa de cada construto e as lacunas entre a importância e o nível de presença. Os construtos mais importantes foram Características do produto/processo e Resíduos. Este trabalho constribuiu para a identificação de prioridades quando da aplicação do DfE e para o estabelecimento de parâmetros referenciais acerca do desempenho em DfE a serem monitorados a longo prazo.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an assessment of the Design for Environment (DfE) or eco-design practices in the product development of a chemical company. To this end, the DfE was deployed in seven latent constructs, weighted by a multi-criteria method. The constructs were deployed in assessment items, resulting in a categorical questionnaire used to investigate how much each item is present in the company. Eventually, it was possible to identify the level of each construct and the global presence of DfE in the company. The company achieved 67% of the maximum expected. The relative importance of each construct and the gaps between the importance and the application of each construct were also assessed. The most important construct was Characteristics of Product/Process and Wastes. This research allowed to identify the priorities of DfE application and may contribute to establish DfE performance references that can be long-term monitored.
  • Sustentabilidade: da evolução dos conceitos à implementação como estratégia nas organizações

    Oliveira, Lucas Rebello de; Medeiros, Raffaela Martins; Terra, Pedro de Bragança; Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma contextualização acerca da literatura e das diferentes abordagens sobre sustentabilidade nas organizações, relacionando-a com o planejamento estratégico. O estudo enquadra-se na Engenharia da Sustentabilidade, uma das áreas do conhecimento definida pela ABEPRO para a Engenharia de Produção. Adaptando os conceitos do Balanced Scorecard (BSC), são propostas diretrizes de gestão, que promovem o alinhamento entre a sustentabilidade e a estratégia, denominada Matriz de Alinhamento Estratégico Sustentável (MAES). Para avaliar a aplicabilidade, foi realizado estudo de caso em uma fabricante de cosméticos. A avaliação da aplicação das diretrizes propostas foi feita a partir da análise das práticas de gestão na organização estudada. Algumas considerações foram feitas acerca dos resultados encontrados, especialmente no que tange ao grau de desenvolvimento ambiental inerente aos processos internos, e são apontadas algumas sugestões de melhoria, no que se refere ao aprimoramento do binômio entre aprendizado e crescimento e o pilar social da sustentabilidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a background on the literature and different approaches to sustainability in organizations, linking it to strategic planning. The study was based on Engineering of Sustainability, one of the knowledge areas defined by ABEPRO for Production Engineering. Adapting the concepts of Balanced Scorecard (BSC), there were proposed management guidelines, which promoted the alignment between sustainability and strategy - called Matrix of Sustainable Strategic Alignment (MSSA). In order to evaluate its applicability, a case study was conducted in a cosmetics manufacturer. The assessment of the proposed guidelines implementation was made from the analysis of management practices in the studied organization. Some considerations were made about the results, especially regarding the degree of environmental development inherent to the internal processes. This study pointed out some suggestions for improvement regarding the binomial: learning & growth and the social pillar of sustainability.
  • Estudo da competitividade dos principais autoveículos compactos brasileiros

    Sanchez, Juan Hidalgo; Contador, José Celso; Contador, José Luiz

    Resumo em Português:

    Este artigo relata a metodologia e os resultados da pesquisa empírica qualitativa realizada para identificar os fatores determinantes da competitividade dos principais autoveículos compactos brasileiros produzidos pela Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen. Optou-se pela utilização da metodologia prescrita pelo modelo de campos e armas da competição, visto que é qualitativa e quantitativa e consegue representar com bastante clareza as estratégias competitivas de negócios e as operacionais da empresa. Os resultados obtidos confirmaram as hipóteses, validadas segundo o método popperiano dedutivo de prova: 1) não há diferença estatisticamente significativa entre os campos da competição escolhidos para os autoveículos mais competitivos e os escolhidos para os menos competitivos, pois todos eles competem basicamente em projeto, qualidade e preço do produto; e 2) o foco (variável matemática que mede o alinhamento das armas da competição aos campos da competição escolhidos para cada veículo) explica por que um autoveículo é mais competitivo que outro.

    Resumo em Inglês:

    This article describes the methodology and the results of a study carried out to identify the determinants of competitiveness of the most important compact automotive vehicles produced by the four major car manufacturers operating in Brazil: Fiat, Ford, General Motors and Volkswagen. The methodology chosen was the one suggested by the Fields and Weapons of the Competition model, because it is both qualitative and quantitative, and because it provides a very clear representation of the competitive business and operational strategies of companies. The results validated the hypotheses formulated, and it is possible to conclude that: 1) there is no statistically significant difference between the fields of competition chosen for the more competitive automotive vehicles and the ones chosen for the less competitive, since they all compete primarily on design, quality and price of product; 2) the focus ( the mathematical variable that measures the alignment of the weapons of the competition to the fields of competition chosen for each vehicle) explains why one automotive vehicle is more competitive in relation to the other.
  • Hedging na produção de açúcar e álcool: uma integração de decisões financeiras e de produção

    Sosnoski, Anna Andrea Kajdacsy Balla; Ribeiro, Celma de Oliveira

    Resumo em Português:

    O risco financeiro ao qual o produtor agrícola está exposto no momento da comercialização do produto final demanda o uso de instrumentos de redução de risco, a fim de assegurar um preço que viabilize economicamente o processo produtivo. Este artigo analisa o problema de elaboração de estratégias de proteção financeira na presença de restrições de produção, através de um modelo de otimização multiperíodo determinístico. A incerteza é descrita através de árvores de cenários e o risco analisado através das abordagens clássicas de média-variância. O comportamento do modelo proposto é analisado no caso do mercado sucroalcooleiro, para a gestão financeira de usinas sucroalcooleiras, sendo as estratégias de hedging construídas com base no mercado futuro de álcool e açúcar.

    Resumo em Inglês:

    Agricultural producers face financial risk at the moment of final products selling. This imposes the use of instruments to reduce risks in order to assure prices and production process economic feasibility. This paper examines the problem of creating hedging strategies with production constraints and proposes a deterministic multi-period optimization model to solve it. Uncertainty was introduced in the model through scenario trees and risk was analyzed according to the traditional mean variance approach. The model was analyzed for the sugar and ethanol market in order to aid in the financial management of a sugar cane refinery.
  • Seleção de tecnologias de comunicações no exército brasileiro utilizando os métodos multicritério de análise hierárquica, TODIM e software Sapiens

    Ribeiro, Lívia de Souza; Passos, Aderson Campos; Teixeira, Marcello Goulart

    Resumo em Português:

    No Exército Brasileiro, as redes de comunicações apresentam características especiais. Um sistema tático de comunicação deve ser uma única estrutura lógica que integra múltiplas tecnologias, como os Subsistemas de Rádio de Combate e de Dados. Este trabalho mostra um estudo de caso para a seleção de tecnologia que atenda aos critérios descritos pelo Exército. Para priorizar seis alternativas, são aplicados dois métodos que auxiliam a tomada de decisão: o método AHP Clássico e o TODIM. No estudo com o AHP, é mostrado cada passo da metodologia até a conclusão do resultado. Com o TODIM, é usado um software de apoio ao uso do método, o Sapiens. Foram realizadas entrevistas com especialistas da área de comunicações para o levantamento das informações necessárias. Considera-se que o principal resultado desse trabalho é a construção de um processo estruturado para essa seleção e não a obtenção dos resultados em si.

    Resumo em Inglês:

    The communication networks in the Brazilian Army have special characteristics. A tactical system of communication should have a unique logical structure integrating multiple technologies. These logical structures for tactical activities are named, in Brazil, Combat Radio Subsystem and Data Radio Subsystem - each one with its specific purposes. There are some alternatives regarding the combat manuals requirements. This paper developed a multi-criteria ranking case study where the main matter was to choose the best technology for each subsystem. Two methodologies were employed: Analytic Hierarchy Process (AHP) and TODIM. A decision support software (based on TODIM) called Sapiens was used to implement the results for this method. The main objective of this paper was to build a framework for this kind of ranking problem.
  • Percepção e estruturação de problemas sociais utilizando mapas cognitivos

    Diniz, Milena Estanislau; Lins, Marcos Pereira Estellita

    Resumo em Português:

    Este trabalho propõe a estruturação de dois problemas sociais complexos baseados na construção e análise de mapas cognitivos. Esta estruturação está baseada na percepção das pessoas, mais precisamente dos estados mentais captados do discurso, relativos ao comportamento de agentes de áreas sociais. O estudo visou estender a compreensão de problemas sociais como o de segurança pública e saúde pública através da realização de dois estudos de caso. A elaboração dos mapas cognitivos permitiu explicitar as inferências dos especialistas referentes à tomada de decisão e nas ações. Uma visão mais integrada dos problemas da segurança pública e da crise dos hospitais universitários foi obtida. Além disso, o presente trabalho disponibilizou um registro da visão estratégica dos entrevistados diante de dois problemas sociais complexos que impactam diretamente a qualidade de vida da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    This work proposes a systematization of social problems based on the construction and analysis of cognitive maps. This arrangement is based on the perception of people; more precisely, on the inference of mental states regarding the behavior of social agents given in speech of experts. This study aimed to broaden the understanding of social problems, such as public safety and health, through the analyses of two case studies. The development of cognitive maps has clarified the implications of the experts concerning decision-making and actions. A more integrated view of the problems of public security and the crisis in university hospitals was obtained. In addition, this study provided a record of strategic view of the interviewees facing two complex social problems that directly impact the society's quality of life.
  • Estudo sobre a aplicação do método de avaliação do modelo de processos de negócio do EKD

    Pádua, Silvia Inês Dallavalle de

    Resumo em Português:

    A modelagem de processos de negócio e a simulação têm sido amplamente utilizadas para realizar melhoria contínua, gestão por processos e mudanças na estrutura organizacional. Assim, este trabalho tem o objetivo principal de apresentar e discutir a aplicação do método de avaliação do modelo de processos de negócios do EKD. O método inclui a simulação do modelo de processos de negócio para verificar se o modelo está livre de travamentos e erros. Essa pesquisa é uma revisão da literatura, com uma aplicação pautada em dados secundários. A aplicação do método mostrou que o desenvolvimento do modelo de processos de negócio com base nos objetivos organizacionais facilita o entendimento por todas as pessoas envolvidas no processo de modelagem e a simulação identificou se o modelo estava correto e livre de travamentos.

    Resumo em Inglês:

    Business processes modeling and simulation have been widely used to perform continuous improvement, business process management and changes of organizational structure. Therefore, the main goal of this study was to present and discuss the application of the assessment method of business processes model of EKD. This method includes the simulation of the model of business processes to verify whether it is free of deadlocks and errors. This research is a literature revision, with application based on secondary data. The application showed that the development of business processes model based on organizational goals facilitates comprehension by the whole staff involved in the process of modeling, and the simulation identified whether the model was correct and free of deadlocks.
  • Fatores motivadores da adoção de práticas ambientais em empresas paulistas processadoras de madeira

    Bernardo, Júlio Samuel Sávio; Camarotto, João Alberto

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi identificar as práticas ambientais adotadas por empresas paulistas processadoras de madeira, na etapa de geração e aquisição de matérias-primas, e analisar quais são os principais fatores motivadores da adoção dessas práticas. Foi realizado um estudo qualitativo em 5 empresas que produzem produtos de madeira para escrita, celulose e papel, ou embalagens de papelão reciclado. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso e, como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas e análises de documentos. Observou-se que as práticas ambientais adotadas pela maioria das empresas estudadas são referentes ao consumo de madeira e água e à poluição do solo, ar e água. Conclui-se que os principais fatores motivadores da adoção de práticas ambientais são a legislação, regulamentação de mercado e fatores relacionados à competitividade dos negócios, como a melhoria da imagem ambiental e a possibilidade de redução de custos.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to identify the environmental practices adopted by the wood processing companies in the State of Sao Paulo in the stage of generating and acquiring raw material, and to analyze the major motivating factors that led to the adoption of these practices. A qualitative study was carried out in 5 companies that produce wooden products for writing, cellulose and paper, or recycled corrugated fiberboard packaging. The research methodology adopted was case studies. Several interviews were conducted and documents were analyzed. It was observed that the environmental practices adopted by the majority of the studied companies refer to the consumption of wood and water, and to the pollution of the soil, air, and water. It was concluded that the major motivating factors for the adoption of environmental practices were: legislation, market regulation, and factors related to business competitiveness, such as the improvement of the environmental image and the possibility of costs reduction.
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