EDITORIAL Brazilian Psychodrama and the Anti-Racist Fight: The Legacy of Alberto Guerreiro Ramos Oliveira, Daniel Russell |
ARTIGO ORIGINAL From roots to first time: who is afraid of Psychodrama? Vidal, Melissa Oliver Amaral, Mara Solange da Silva Abstract in Portuguese: RESUMO Este artigo aborda a evolução do entendimento humano sobre moderação e transcendência desde a Grécia antiga até os métodos terapêuticos contemporâneos enfatizando Moreno (2006), que propôs um modo de ultrapassar limitações pessoais sem reverenciar divindades ou autoridades, reconhecendo o potencial intrínseco de cada indivíduo. Tratou-se de uma abordagem de pesquisa-intervenção, com a participação de 210 estudantes, sem contato prévio com o psicodrama, cuja participação foi sintetizada em 610 perguntas, e tratadas com base na análise de conteúdos de Bardin (2016). Os resultados apontam a eficácia do psicodrama quando compreendida a profundidade de sua abordagem fenomenológica existencial como principal pilar para posterior compreensão das técnicas e instrumentos.Abstract in Spanish: RESUMEN Este artículo aborda la evolución de la comprensión humana sobre moderación y trascendencia desde la antigua Grecia hasta los métodos terapéuticos contemporáneos, enfatizando a Moreno (2006), quien propuso una forma de superar las limitaciones personales sin reverenciar a deidades o autoridades, reconociendo el potencial intrínseco de cada individuo. Se trató de un enfoque de investigación-intervención, con la participación de 210 estudiantes, sin contacto previo con el psicodrama, cuya participación fue sintetizada en 610 preguntas, y tratadas con base en el análisis de sus contenidos de Bardin (2016). Los resultados indican la eficacia del psicodrama cuando se comprende la profundidad de su enfoque fenomenológico existencial como pilar principal para la posterior comprensión de las técnicas e instrumentos.Abstract in English: ABSTRACT This article addresses the evolution of human understanding of moderation and transcendence from ancient Greece to contemporary therapeutic methods, emphasizing Moreno (2006), who proposed a way to surpass personal limitations without revering deities or authorities, recognizing the intrinsic potential of each individual. It was a research-intervention approach, involving 210 students with no prior contact with Psychodrama, whose participation was synthesized into 610 questions and analyzed based on Bardin’s (2016) content analysis. The results indicate the effectiveness of Psychodrama when the depth of its existential phenomenological approach is understood as the main pillar for the subsequent comprehension of techniques and instruments. |
ARTIGO ORIGINAL Online psychodrama: expansion and new possibilities as consequences of the COVID-19 pandemic Barros, Rafaella Abstract in Portuguese: RESUMO A pandemia decorrente da Covid-19 impôs intensas mudanças na dinâmica mundial, incluindo no psicodrama, que precisou de muita criatividade e espontaneidade para sua manutenção. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos do isolamento social para a expansão do psicodrama online, evidenciando os desafios e as oportunidades advindos desse cenário, com ênfase na expansão da possibilidade de acesso ao psicodrama. Utilizou-se revisão bibliográfica como metodologia, analisando trabalhos publicados entre os anos de 2020 e 2025. Foi possível perceber a evidente necessidade de um olhar sócio-histórico-geográfico para a manutenção de uma psicologia psicodramática inclusiva, autêntica e que evolua com as frequentes transformações socioeconômicas.Abstract in Spanish: RESUMEN La pandemia resultante de Covid-19 ha impuesto intensos cambios en la dinámica mundial, incluso al psicodrama, que ha necesitado de mucha creatividad y espontaneidad para su manutención. El presente estudio tuve como objetivo analizar los efectos del aislamiento social para la expansión del psicodrama online, destacando los desafíos y oportunidades que se derivan de ese escenario, con énfasis en ampliar el acceso al psicodrama. La revisión bibliográfica fue utilizada como metodología, con análisis de trabajos publicados en los años de 2020 y 2023. Fue posible constatar la necesidad de una observación socio-histórico-geográfica para la manutención de una psicología picodramática inclusiva, auténtica y que evoluciona con las frecuentes transformaciones sociales y económicas.Abstract in English: ABSTRACT The Covid-19 pandemic imposed intense changes in the world dynamics, psychodrama included, resulting in an intense necessity of creativity and spontaneity for social maintenance. This article aimed to analyze the social isolation effects on expansion of online psychodrama, highlighting the challenges and opportunities arising from this scenario, emphasizing on the expansion of the access to psychodrama. As methodology, literature review was used, and articles published between the years 2020 and 2025 were analyzed. As a result, it was perceived the clear necessity of a socio-historical-geographical perspective of an inclusive and authentic psychodramatic psychology maintenance, which evolves along with socioeconomic frequent transformations. |
ARTIGO ORIGINAL Sociodrama of the Brazilian People: Reflections on Socionomy and digital subjectivity Vasconcelos, Tatiana Torres de Abstract in Portuguese: RESUMO Este estudo apresenta reflexões sobre um sociodrama público realizado online durante o período de isolamento social na pandemia de covid-19, com participação espontânea de pessoas vindas de diferentes lugares do Brasil. Os dados analisados foram coletados através das falas dos participantes nos papéis dos personagens que surgiram na montagem cênica, assegurando o anonimato grupal. As reflexões sobre a experiência apontam o método sociátrico como caminho de produção de subjetividades e consciência sobre as suas implicações no atual cenário de relações virtuais mediadas pelas tecnologias de informação e inteligência artificial. Concluiu-se o potencial terapêutico do sociodrama ao revelar os riscos decorrentes da substituição dos egos auxiliares (corporeidade, afetos) pelos objetos auxiliares (tecnologias, inteligência artificial).Abstract in Spanish: RESUMEN Este estudio presenta reflexiones sobre un sociodrama público realizado en línea durante el período de aislamiento social durante la pandemia de Covid-19, con participación espontánea de personas de diferentes partes de Brasil. Los datos analizados fueron recolectados a través de las declaraciones de los participantes en los roles de los personajes que aparecían en el montaje escénico, garantizando el anonimato del grupo. Las reflexiones sobre la experiencia apuntan al método sociátrico como una forma de producir subjetividades y conciencia sobre sus implicaciones en el escenario actual de relaciones virtuales mediadas por las tecnologías de la información. El potencial terapéutico del Sociodrama se concluye revelando los riesgos que surgen de la sustitución de egos auxiliares por objetos auxiliares.Abstract in English: ABSTRACT This study presents reflections on a public sociodrama carried out online during the period of social isolation of the Covid-19 pandemic, with spontaneous participation of people from different parts of Brazil. The data analyzed were collected through the participants’ statements in the roles of the characters that appeared in the scenic montage, ensuring group anonymity. Reflections on the experience point to the sociatric method as a way of producing subjectivities and awareness about their implications in the current scenario of virtual relationships mediated by information technologies and artificial intelligence. The therapeutic potential of Sociodrama is concluded by revealing the risks arising from the replacement of auxiliary egos (corporeality, affections) by auxiliary objects (technology, artificial intelligence). |
ARTIGO ORIGINAL Parenting of children and adolescents in institutional care: A psychodramatic path in the Amazon Romão, Sandriele Brenda Batista Vidal, Gabriela Pereira Abstract in Portuguese: RESUMO Este estudo analisou como o psicodrama de grupo auxilia na construção do papel dos pais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, fenomenológica e psicodramática, com pesquisa-ação, envolvendo oito familiares em um município do Amazonas. O psicodrama foi aplicado como forma de intervenção e compreensão grupal, promovendo uma vivência espontânea e criativa dos vínculos. Os resultados destacaram que o acolhimento institucional, apesar de desafiador, foi percebido pelas famílias como uma oportunidade de reorganização de papéis e fortalecimento de vínculos, possibilitando o retorno das crianças ao lar em condições mais favoráveis. Conclui-se que o psicodrama de grupo é uma ferramenta poderosa e eficaz no trabalho com famílias em contextos de acolhimento institucional, promovendo mudanças significativas.Abstract in Spanish: RESUMEN Este estudio analiza como el psicodrama de grupo auxiliar en la construcción del papel dos países de niños y adolescentes en el aprendizaje institucional. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, fenomenológica y psicodramática, com pesquisa-ação, involucrando a oito familiares em um município do Amazonas. El psicodrama se aplica como forma de intervención y comprensión grupal, promoviendo una vida espontánea y criativa de vínculos. Os resultados destacanm que o colhimento institucional, apesar de desafiador, foi percebido pelas famílias como uma oportunidade de reorganização de papéis e fortalecimento de vínculos, possibilitando o retorno das crianças ao lar em condições mais favoráveis. Concluyendo que el psicodrama de grupo es una herramienta poderosa y eficaz no trabajar con familias en contextos de aprendizaje institucional, promoviendo cambios significativos.Abstract in English: ABSTRACT This study analyzed how group psychodrama helps in the construction of the role of children and adolescents in institutional support. A qualitative, phenomenological and psychodramatic approach was used, with action research involving eight family members in a municipality in the state of Amazonas. Psychodrama was applied as a form of group intervention and understanding, promoting a spontaneous and creative experience of bonds. The results highlight that institutional support, although challenging, was perceived by families as an opportunity to reorganize parents and strengthen bonds, enabling the children to return home in more favorable conditions. The conclusion is that group psychodrama is a powerful and effective tool for working with families in institutional care, promoting significant changes. |
ARTIGO ORIGINAL Sociodrama in trans visibility: Stimulating identity protagonism Silva, Pettra Roque Araújo da Vomero, Laura de Souza Zingra Abstract in Portuguese: RESUMO Este artigo apresenta uma pesquisa socionômica, crítica e qualitativa, utilizando métodos de ação para coleta e análise de dados a partir de uma intervenção psicodramática voltada para a comunidade local e focada na visibilidade identitária de pessoas LGBTQ+. O sociodrama teve como objetivo promover o reconhecimento das identidades trans, sem as imposições do regime binário de gênero. O trabalho visa contribuir para a compreensão de como o psicodrama pode enfrentar a transfobia, o racismo e a LGBTfobia, como também atuar no fortalecimento das identidades dentro de estruturas grupais, à medida que os participantes reconhecem e afirmam sua matriz de identidade social e histórica marcada por violência e processos de libertação.Abstract in Spanish: RESUMEN Este artículo presenta una investigación socionómica, crítica y cualitativa, utilizando métodos de acción para recolectar y analizar datos de una intervención psicodramática, dirigida a la comunidad local y enfocada en la visibilidad identitaria de personas LGBTQ+. El sociodrama tuvo como objetivo promover el reconocimiento de las identidades trans, sin las imposiciones del régimen binario de género. El trabajo busca contribuir a la comprensión de cómo el psicodrama puede enfrentar la transfobia, el racismo y la LGBTfobia, así como fortalecer las identidades dentro de las estructuras grupales, a medida que los participantes reconocen y afirman su matriz de identidad social e histórica marcada por la violencia y los procesos de liberación.Abstract in English: ABSTRACT This paper puts forward a socionomic, critical, and qualitative research, using action methods to collect and analyze data from a psychodramatic intervention, aimed at the local community and focused on the identity visibility of LGBTQ+ people. Sociodrama aimed to promote the recognition of trans identities, free from the constraints of the binary gender ideologies. The work seeks to contribute to the understanding of how psychodrama can address transphobia, racism, and LGBTphobia, as well as strengthen identities within group structures, as participants recognize and affirm their social and historical identity matrix marked by violence and liberation processes. |
RELATO DE EXPERIÊNCIA A balcony: Short stories and psychodrama Oliveira, Luiza de Santos, Sandra Inez Perreira dos Abstract in Portuguese: RESUMO Buscou-se realizar um estudo de caso da intervenção “Em Contos na Varanda: um encontro de mulheres” que acontece na varanda de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil em Salvador, Bahia. Partindo da sociatria e do psicodrama interno, conduziu-se a reflexão inspirando-se nas discussões teórico-metodológicas produzidas pela experiência no Grupo de Estudos Relações Raciais e Psicodrama, criado e coordenado por Maria Célia Malaquias. Os contos, escritos por Conceição Evaristo, permitem a construção de um espaço de fala e acolhimento de dores por vezes nunca verbalizadas. Conclui-se a importância de oferecer uma intervenção que favoreça a construção de espaços de aquilombamento, letramento racial e cura, nos quais é possível que se entre em contato com dores ancestrais, íntimas e coletivas.Abstract in Spanish: RESUMEN El objetivo fue realizar un estudio de caso de la intervención “Em Contos na Varanda: um encontro de mulheres” que ocurre en el balcón de un Centro de Atención Psicosocial para Niños y Jóvenes en Salvador, Bahia. Basada en la sociatría y en el psicodrama interno, la reflexión se inspira en las discusiones teórico-metodológicas producidas por la experiencia del Grupo de Estudio sobre Relaciones Raciales y Psicodrama, creado y coordinado por Maria Célia Malaquias. Los cuentos escritos por Conceição Evaristo, al abordar las experiencias de las mujeres, permiten construir un espacio para hablar y acoger el dolor que a veces nunca se verbaliza. La conclusión es que es importante ofrecer una intervención que favorezca la construcción de espacios de aquilombamento, alfabetización racial y sanación, en los que sea posible entrar en contacto con los dolores ancestrales, íntimos y colectivos.Abstract in English: ABSTRACT The objective of this paper was to conduct a case study of the intervention “Em Contos na Varanda: um encontro de mulheres” that takes place on the balcony of a Center for Psychosocial Attention to Children and Youth in Salvador, Bahia. Starting from the sociatry and internal psychodrama, the reflection is conducted inspired by the theoretical-methodological discussions produced by the experience in the Study Group Ethnic Racial Relations and Psychodrama, created and coordinated by Maria Célia Malaquias. The stories written by Conceição Evaristo when approaching the experiences of women allow the construction of a space for speech and reception of sorrows sometimes never verbalized. The conclusion is that it is important to offer an intervention that favors the construction of spaces in which it is possible to get in touch with ancestral, intimate and collective pains. |
ARTIGO DE REVISÃO Psychodrama as a facilitator for exploring the Shadow: a Literature review Ribeiro, Marina Beatriz Vieira Cruz, Dalízia Amaral Cruz, Edson Júnior Silva da Abstract in Portuguese: RESUMO Este trabalho tem como objetivo descrever o panorama das produções acadêmico-científicas sobre a interface entre a psicologia analítica de Carl Gustav Jung e o psicodrama de Jacob Levy Moreno, destacando este último como recurso facilitador para a exploração da Sombra. A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, baseia-se em levantamento de literatura narrativa, utilizando dados secundários obtidos através do Google Acadêmico, Pepsic e Scielo, abrangendo artigos, monografias, dissertações e teses dos últimos 15 anos. A análise indicou uma dificuldade em encontrar artigos que conectem diretamente as abordagens de Jung e Moreno. Em suma, reconhecer a integração entre essas áreas é pertinente para a compreensão do manejo da Sombra e para aprimorar práticas terapêuticas, a partir da teoria junguiana, enriquecendo o desenvolvimento pessoal e ampliando o suporte psicológico.Abstract in Spanish: RESÚMEN Este trabajo tiene como objetivo describir el panorama de las producciones académicas y científicas sobre la interfaz entre la psicología analítica de Carl Gustav Jung y el psicodrama de Jacob Levy Moreno, destacando este último como un recurso facilitador para la exploración de la Sombra. La investigación, de carácter descriptivo y exploratorio, se basa en un levantamiento de literatura narrativa, utilizando datos secundarios obtenidos a través de Google Académico, Pepsic y Scielo, abarcando artículos, monografías, tesis y disertaciones de los últimos 15 años. El análisis indicó una dificultad para encontrar artículos que conecten directamente los enfoques de Jung y Moreno. En resumen, reconocer la integración entre estas áreas es pertinente para la comprensión del manejo de la Sombra y para mejorar las prácticas terapéuticas a partir de la teoría junguiana, enriqueciendo el desarrollo personal y ampliando el apoyo psicológico.Abstract in English: ABSTRACT This work aims to describe the landscape of academic and scientific productions on the interface between Carl Gustav Jung’s analytical psychology and Jacob Levy Moreno’s Psychodrama, highlighting the latter as a facilitating tool for exploring the Shadow. The research, of a descriptive and exploratory nature, is based on a narrative literature review, utilizing secondary data obtained from Google Scholar, Pepsic, and Scielo, including articles, theses, dissertations, and monographs from the last 15 years. The analysis revealed a difficulty in finding articles that directly connect the approaches of Jung and Moreno. In summary, recognizing the integration between these fields is relevant for understanding the management of the Shadow and for improving therapeutic practices based on Jungian theory, enriching personal development and expanding psychological support. |