Resumo
Este trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa que verificou as percepções de estagiários de Psicologia, através de entrevistas semiestruturadas, sobre questões raciais e de classe social, e como esses fatores se evidenciam na clínica de psicológica. O método de análise das entrevistas foi a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam: restrito conhecimento temático; dificuldades em relacionar conceitos de forma crítica que abarquem as especificidades desses fenômenos na realidade; escasso repertório teórico-metodológico dos estagiários em identificar tais questões em clínica, limitando-se a utilização de técnicas psicoterapêuticas que não contemplam as especificidades dessas demandas. Por fim, as questões raciais e de classe não são suficientemente discutidas no campo das intervenções clínicas, o que sugere que a formação em Psicologia no interior de Rondônia não contempla aprendizados que habilitem os futuros profissionais à intervenção adequada às questões sócio-raciais.
Palavras-chave:
Raça; Classe; Estágio específico; Formação em Psicologia; Intervenções clínicas