CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA DE GONZÁLEZ REY PARA ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES

CONTRIBUCIONES DE LA EPISTEMOLOGÍA CUALITATIVA DE GONZÁLEZ REY PARA ESTUDIOS TRANSDISCIPLINARES

CONTRIBUTIONS OF GONZÁLEZ REY’S QUALITATIVE EPISTEMOLOGY TO TRANSDISCIPLINARY STUDIES

Juliana de Fátima Pinto Ana Paula Paes de Paula Sobre os autores

RESUMO

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização da Epistemologia Qualitativa de González Rey como alternativa para a construção de estudos transdisciplinares. A partir do objetivo proposto, abordamos a transdisciplinaridade e os seus fundamentos, discutindo quais são os caminhos para a construção de uma nova ciência. Além disso, debatemos os conceitos de complexidade, para em seguida evidenciar como a abordagem adotada pelo autor e seu entendimento de subjetividade e de pesquisa qualitativa dialogam com tal perspectiva. Verifica-se que o pensamento de González Rey aponta para uma possibilidade de elaboração transdisciplinar, pois aborda os seus pilares metodológicos: a complexidade e a lógica do terceiro incluído se fazem presentes em suas obras, sendo que o autor também caminha em direção ao entendimento de níveis de realidade. Além disso, ao romper com a simplificação do sujeito e qualquer tipo de dogmatização, o autor estabelece um caminho para a realização de uma pesquisa que questiona os estudos hegemônicos.

Palavras-chave:
transdisciplinaridade; complexidade; subjetividade; pesquisa qualitativa

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