André Luis de Oliveira de Sant’Anna
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, BrasilCentro Federal de Educação Tecnológica do Rio de JaneiroBrazilRio de Janeiro, RJ, BrazilCentro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Alexandre de Carvalho Castro
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, BrasilCentro Federal de Educação Tecnológica do Rio de JaneiroBrazilRio de Janeiro, RJ, BrazilCentro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Ana Maria Jacó-Vilela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, BrasilUniversidade do Estado do Rio de JaneiroBrazilRio de Janeiro, RJ, BrazilUniversidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Endereço: Laboratório de História e Memória da Psicologia - Clio-Psyché, Centro Cultural Reitor Oscar Tenório, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rua São Francisco Xavier, 524, CEP: 20550-900, Maracanã, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. E-mail:
psi.andredesantanna@gmail.com
André Luis de Oliveira de Sant’Anna é mestre em Relações Étnico-raciais pelo Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (área interdisciplinar), desenvolve pesquisa sobre o Relatório Figueiredo. Também possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011).
Alexandre de Carvalho Castro é professor permanente, tanto do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, quanto do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais do CEFET-RJ, possui doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), e mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1997).
Ana Maria Jacó-Vilela possui doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1996), com estágio pós-doutoral em História e Historiografia da Psicologia na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). É professora associada da UERJ, atuando no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e no Curso de graduação em Psicologia. Coordena, na UERJ, o Laboratório de História e Memória da Psicologia - Clio-Psyché, dedicado à investigação sobre a história dos saberes psi no Brasil e cadastrado como Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) na Sub-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. É pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado pela Faperj e Procientista da UERJ. Coordena o GT de História Social da Psicologia da ANPEPP (2016-2018). É Vice-Presidente para a América do Sul da Sociedade Interamericana de Psicologia. É Presidente Eleita da Divisão 18 (History of Psychology) da International Applied Association of Psychology (IAAP). (2014-2018). Faz parte da Comissão Científica de diversos periódicos e é parecerista para agências de fomento de âmbito nacional, bem como de agências estaduais e de outros países. É Coordenadora da Área de Psicologia da Faperj desde 2012. Sua principal área de interesse é a história dos saberes psi e de sua circulação e recepção, dando relevo ao Brasil e à América Latina.