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OS LUGARES DA INFÂNCIA NA FAVELA: DA BRINCADEIRA À PARTICIPAÇÃO

LOS LUGARES DE LA INFANCIA EN LA FAVELA: DEL JUEGO A LA PARTICIPACIÓN

CHILDHOOD PLACES IN THE 'FAVELA': FROM PLAYING TO PARTICIPATION

Resumo :

Buscando compreender como as crianças se apropriam dos espaços, identificando-se e agindo neles, foram realizadas oficinas com 35 crianças, de 5 a 10 anos, moradoras da Babilônia, uma favela do Rio de Janeiro. Diferentemente das crianças que possuem uma experiência mais restrita aos espaços privados, meninos e meninas dessa favela circulavam e brincavam fora de casa, com seus pares, em espaços comuns. Com isso, eles passavam a conhecer o lugar onde moram; os seus aspectos positivos, assim como os seus problemas. As crianças criticaram os transtornos gerados pelas obras do programa Morar Carioca, a má preservação dos espaços públicos, o lixo, a precariedade das moradias, entre outros. Através da ação e brincadeira, elas transformavam espaços em lugares de afeto, o que proporcionava um olhar complexo para a sua realidade e criava novos caminhos para a participação social.

Palavras-chave:
infância; favela; brincadeira; participação; espaço público

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