Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia & Sociedade, Volume: 22, Número: 3, Publicado: 2010
  • O que vem a ser necessário e possível, hoje, nas publicações de periódicos científicos? Editorial

    Maheirie, Kátia
  • Cidades-imagem: afirmações e enfrentamentos às políticas da subjetividade

    Rodrigues, Ana Cabral; Baptista, Luis Antônio dos Santos

    Resumo em Português:

    Neste trabalho propomos articular subjetividades e espaços através de imagens, estas compreendidas no sentido que delas podemos apreender a partir dos escritos do filósofo alemão Walter Benjamin. Em Imagens do Pensamento, Benjamin nos convida a ler-ver imagens, não enquanto matéria a ser decifrada, tampouco como mera representação do mundo, mas como força que pode produzir estranhamento a partir de sentidos que não se completam, que não se encerram em si mesmos, não totalizam. Sentidos incompletos que saltam a partir de seus encontros, de suas montagens. Teceremos, assim, articulações entre subjetividades e espaços através de algumas imagens da Paris de Haussmann, das provocadoras cidades invisíveis de Ítalo Calvino e da porosidade de Nápoles, narrada por Walter Benjamin. As questões que permeiam este trabalho são: o que as cidades-imagem afirmam e como elas interpelam o campo de estudos da subjetividade.

    Resumo em Inglês:

    In this essay we intend to articulate subjectivities and spaces through images, in the sense in which they may be apprehended based on the writings of Walter Benjamin. In Images of thought, Benjamin invites us to read-see images, not as matter to be deciphered, nor as mere representation of the world, but as a force that might produce an estrangement that emerge from senses that do not reach completeness, that are not enclosed in themselves, that do not constitute totalities. Incomplete senses that emerge from encounters, from collages. Therefore, we shall articulate subjectivities and spaces through images by Haussmann's Paris, the provoking invisible cities by Italo Calvino and by Naples' porosity, narrated by Walter Benjamin. The questions that permeate this work are: what do the cities-image affirm, and how do they interrogate the field of studies of subjectivity.
  • O dispositivo de gozo na sociedade do controle

    Danziato, Leonardo José Barreira

    Resumo em Português:

    A partir das proposições de Foucault sobre uma mudança de dispositivos na modernidade, saindo de um "dispositivo de aliança" para um "dispositivo da sexualidade", e levando em conta, ainda, as considerações de Deleuze sobre a contemporânea "sociedade do controle", o autor realiza uma leitura psicanalítica dessas transformações nos processos de subjetivação modernos e contemporâneos, propondo a regência de um novo dispositivo na atualidade, que denomina de "dispositivo de gozo". Argumenta em favor das suas leituras a capitalização do "mais-de-gozar" sugerida por Lacan, e os imperativos de gozo próprios dos nossos tempos.

    Resumo em Inglês:

    From the propositions of Foucault on a change of devices in modernity, leaving a "alliance device" to a "sexual device", and also taking into account the considerations of Deleuze on the contemporary "society of control," the author presents a psychoanalytic reading of these changes in the processes of modern and contemporary subjectivation, proposing the regency of a new device today, which he called "enjoyment device." He argues in favor of his readings the capitalization of the plus de goce suggested by Lacan, and the imperatives of enjoyment of our own times.
  • O conceito de liberdade na dialética negativa de Theodor Adorno

    Chaves, Juliana de Castro

    Resumo em Português:

    Este artigo, de natureza teórica, discute algumas ideias de Theodor Adorno, da Teoria Crítica da Sociedade, vinculada à Escola de Frankfurt, acerca do que é liberdade. Esta discussão pretende oferecer subsídios para a psicologia social, já que o tema tem sido pouco debatido. Como procedimento desta pesquisa teórica, selecionou-se a obra Dialética negativa, de Theodor Adorno, por ela apresentar mais profundamente a problematização dessa temática. Adorno indica o quanto pode ser maléfica a delimitação da liberdade a partir de critérios individuais, metafísicos, materiais, ontológicos ou empíricos. Para ele, a liberdade é vivida pelo indivíduo, mas possui uma conexão estreita com a humanidade, uma vez que passa pela ética, pelo particular e pelo universal. Afinal, a liberdade é o princípio que deveria nortear as ações morais.

    Resumo em Inglês:

    This theoretical article discusses some ideas of Theodor Adorno about freedom, as part of the Critical Theory of Society, developed by the Frankfurt School. This discussion aims to provide some tools to social psychology, since this theme has not been frequently discussed. In order to carry out this theoretical research, Adorno's major work, Negative Dialectics, was selected inasmuch as it approaches this issue more profoundly. Adorno points out the maleficence of freedom restraint due to individual, metaphysical, material, ontological, or empirical criteria. For him, although freedom is experienced by the individual, it possesses a close connection with mankind, since it is related to ethical, private, and universal matters. After all, freedom is the principle that should guide moral actions.
  • Movimento de mulheres negras: trajetória política, práticas mobilizatórias e articulações com o Estado brasileiro

    Rodrigues, Cristiano Santos; Prado, Marco Aurélio Maximo

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa a trajetória e consolidação do Movimento de Mulheres Negras (MMN) na cena pública brasileira ao longo dos últimos trinta anos. Através de entrevistas com militantes pioneiras e participantes desse movimento social bem como de levantamento de fontes documentais, o estudo teve o intuito de compreender quais processos subjazem a constituição desse novo sujeito coletivo, seus dilemas e redes de solidariedade com outros movimentos sociais, o lugar das hierarquias de gênero e raça em suas reivindicações, além do seu processo de institucionalização/burocratização e sua articulação com o Estado brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the trajectory and consolidation process of the Afro-Brazilian Women's Social Movement in the public sphere over the last thirty years. Trough interviews with activists and participants of this social movement as well as survey of documental sources, the study had the aim to understand those processes that underlying the constitution of these collective political subjects, and their dilemmas and solidarity networks with other social movements. Furthermore, this paper also discusses the role of hierarchies of gender and race in the Afro-Brazilian Women's Social Movement claims, and its process of institutionalization / bureaucratization along with its articulation with the Brazilian state.
  • Desafios para a pesquisa: o campo-tema movimento hip-hop

    Menezes, Jaileila de Araújo; Costa, Mônica Rodrigues

    Resumo em Português:

    Com a revisão bibliográfica sobre metodologia de pesquisa, observamos, em geral, a ausência de abordagens sobre o processo de abertura do campo de investigação. Recuperando nosso próprio processo, trazemos aqui contribuições sobre a aproximação de um tema de investigação, dos atores sociais em interação (pesquisadoras e jovens) e dos procedimentos que (re)elaboramos, utilizamos e descartamos, para fins de garantir a viabilidade e efetividade da pesquisa, nesse tempo de encontrar o campo-tema de investigação, conviver com ele e dele se despedir. Abordamos as contribuições das perspectivas pós-estruturalista, construcionista e etnográfica sobre o processo de construção do conhecimento, que têm em comum a recusa ao posicionamento transcendental das condições de sujeito e objeto e a adoção de uma postura desreificante, desnaturalizante e desessencializadora com relação à verdade. As contribuições do artigo indicam a necessária reflexão teórica sobre os procedimentos metodológicos adotados, em consonância com as especificidades dos atores sociais investigados.

    Resumo em Inglês:

    Through the review of literature on research methodology, we observed the general lack of approaches about the process of opening the research field. Recovering our own process, we bring contributions here on the approach to a subject of research, social actors in interaction (and young researchers) and procedures that we (re) make, use, and discard, in order to ensure the viability and effectiveness of the research, to find the theme-field research, "live" with it and "say goodbye". We discuss the contributions of poststructuralist perspective, constructionist and ethnographic on the process of knowledge construction which have in common the rejection of the transcendental position of subject and object and adopting a posture desreificante, denaturing and desessencializadora about the truth. The contribution of the article indicates the necessary theoretical reflection on the methodological procedures in line with the specificities of social actors investigated.
  • Trajetórias de jovens no mundo do trabalho a partir da primeira inserção: o caso de Sísifo em Maracanaú - Ceará, Brasil

    Rocha, Nara Maria Forte Diogo; Góis, Cezar Wagner de Lima

    Resumo em Português:

    Essa investigação diz respeito à vida de um jovem, chamado de Sísifo, que conseguiu seu primeiro emprego através de uma política pública do município de Maracanaú. Objetiva-se estudar o movimento da identidade pessoal de jovens na situação de primeira inserção, fundamentando-se na Psicologia Histórico-Cultural da Mente e na Psicologia Social Crítica. Discute-se, ainda, juventude e o processo de exclusão social. Foi utilizada metodologia qualitativa, mediante entrevistas orientadas em três momentos distintos, com intervalo de dois meses e posterior realização de análise temática. A partir de seus relatos, é possível compreender que o trabalho facilita o movimento da identidade na direção do Valor Pessoal e Poder Pessoal, de modo complexo e não-linear, alimentado pelas contradições da realidade em que vive.

    Resumo em Inglês:

    This research concerns the life of a young man named Sisyphus, who got his first job through a public policy of the municipality of Maracanaú, state of Ceará. This study focuses on the movement of Personal Identity in the situation of young first-insertion, basing on the Historical-Cultural Psychology of Mind and Social Psychology Review. It was also discussed youth and social exclusion process. It was defined a qualitative methodology with analysis of content. Qualitative methodology was used by targeted interviews in three separate stages with an interval of two months and subsequent thematic analysis. From his reports, it is possible to understand that Working facilitates the Identity movement in the direction of the Personal Value and Personal Power, in a complex and nonlinear way, nourished by the contradictions of the reality in which he lives.
  • Correlatos valorativos de atitudes frente à tatuagem

    Gouveia, Valdiney V; Medeiros, Emerson Diógenes de; Mendes, Luís Augusto de Carvalho; Vione, Kátia Correa; Athayde, Rebecca Alves Aguiar

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou conhecer em que medida os valores explicam as atitudes frente à tatuagem e estas, por sua vez, predizem a intenção de tatuar-se. Participaram 263 estudantes universitários de João Pessoa, com idade média de 20,7 anos, a maioria homem (54,7%) e solteira (91%). Estes responderam a Escala de Atitudes frente à Tatuagem, o Questionário dos Valores Básicos e perguntas demográficas (idade, sexo, religiosidade). Os resultados indicaram atitudes dos participantes mais negativas frente à tatuagem, sobretudo aqueles de ciências exatas e naturais. Comprovou-se a adequação de um modelo triádico, onde os valores predisseram as atitudes frente à tatuagem e, estas, a intenção de tatuar-se. Especificamente, a subfunção normativa promoveu atitudes negativas frente à tatuagem, enquanto a subfunção experimentação favoreceu aquelas mais positivas. Conclui-se que as atitudes frente à tatuagem têm base valorativa, explicando a intenção de tatuar-se. Sugeriram-se pesquisas futuras que contribuam para explicar as atitudes frente à tatuagem.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the extent to which values explain the attitudes towards tattoos and these, in turn, predict the intention of tattooing. Participants were 263 undergraduate students from João Pessoa (Brazil), with mean age of 20.7 years, mostly men (54.7%) and unmarried (91%). They answered the Attitudes toward Tattoo Scale, the Basic Values Survey and demographic questions (age, gender, and religiosity). Results indicated that the participants' attitudes toward tattooing were predominantly negatives, especially among students of natural and exact sciences. The adequacy of a triadic model was proved, where human values predicted attitudes toward tattooing and these, the intention of getting tattooed. Specifically, the value subfunction normative promoted negative attitudes toward tattooing, while the subfunction excitement favored more positive attitudes. In conclusion, attitudes toward tattooing have a value basis, accounting for people intention of getting tattooed. Future research is suggested to contribute on the explanation of attitudes toward tattooing.
  • Perspectivas de estudantes em situação de vestibular sobre as cotas universitárias

    Guarnieri, Fernanda Vieira; Melo-Silva, Lucy Leal

    Resumo em Português:

    As Cotas Universitárias são medidas que visam a ampliar possibilidades de ingresso no ensino superior para grupos sociais específicos. É um tema abrangente que aborda desde a falta de vagas para o ensino superior, até aspectos que relacionam subjetividade e pertença étnico-racial. O objetivo do presente estudo consiste em investigar as opiniões de vestibulandos sobre as Cotas. Participaram do estudo 107 estudantes de cursos pré-vestibulares, distribuídos em Grupo A (cursinhos alternativos; n=53) e Grupo B (cursinhos particulares; n=54). O estudo foi realizado em duas etapas: (1) aplicação do Questionário COTAS e (2) realização de entrevista individual. Os resultados indicam que a temática Cotas Universitárias é explorada superficialmente e de modo estereotipado pelos estudantes. O critério social foi mais aceito pelos participantes do que o critério étnico-racial na definição de Cotas. Por fim, ressalta-se a necessidade de promover debates sobre Cotas universitárias, no intuito de regulamentar, fiscalizar e avaliar as medidas.

    Resumo em Inglês:

    University Quotas are measures that aim to increase the possibilities of entrance into Higher Education by specific social groups. That is an embracing issue that addresses not only the scarceness of vacancies in Higher Education, but also aspects about subjectivity and ethnic-racial issues. This study aims to analyze the opinion about University Quotas by a group of students attending preparatory courses. In this study, 107 students have participated and were distributed into two groups: Group A (communitarian courses, n = 53) and Group B (private courses, n = 54). The study was conducted in two stages: (1) application of QUOTAS' Questionnaire, and (2) individual interviews. Results point out that the University Quotas issue is superficially explored and stereotyped by students. The social criteria to define Quotas was more accepted by them than the ethnic-racial one. Finally, the paper proposes that debates about University Quotas should be furthered targeting to supervise practices.
  • Promoção da saúde sexual: desafios no Vale do São Francisco

    Sampaio, Juliana; Santos, Roseléia Carneiro dos; Paixão, Leilane Almeida; Torres, Tatiany Soares

    Resumo em Português:

    O artigo discute os impasses e desafios relacionados à implantação de ações educativas em saúde sexual para adolescentes na Estratégia Saúde da Família (ESF) das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. A relevância deste trabalho pauta-se no fato de ainda persistirem, em muitas unidades de saúde, práticas curativistas que contrariam a política de promoção da saúde preconizada pelo SUS. Como instrumentos para coleta de dados, foram realizados grupos focais com 360 adolescentes, 72 entrevistas com profissionais de saúde e 1024 horas de observação participante em oito dispositivos da ESF. Observou-se a inexistência de ações educativas voltadas aos adolescentes, justificada pela precariedade de infraestrutura, pelo despreparo dos profissionais e pela falta de profissionais na rede. Assim, em defesa de uma educação popular e emancipadora, o estudo aponta para a necessidade de se pensar práticas de saúde pautadas na formação de sujeitos-cidadãos responsáveis pelo cuidado da própria saúde sexual.

    Resumo em Inglês:

    In the article we discusses the dilemmas and challenges related to implementation of educative actions in sexual health for adolescents in the Family Health Strategy (FHS) of the cities Petrolina-PE e Juazeiro-BA. The relevance of this work is based on the fact that still persists in many health units, curative practices that run against to the promotion of health recommended by SUS. As instruments for data collect, focal groups were conducted with 360 adolescents, 72 interviews with health professionals and 1024 hours of participant observation in eight devices of FHS. There was a lack of educational activities geared to teenagers, justified by the physical and material insecurity, the lack of professionals and the lack of professionals in the network. So, in defense of a popular and emancipatory education, the study points to the need to think about health care practices based on the formation of subject-citizens responsible for the care of their own sexual health.
  • Promoção de saúde e adolescência: um exemplo de intervenção com adolescentes em situação de rua

    Morais, Normanda Araujo de; Morais, Camila de Aquino; Reis, Sílvia; Koller, Sílvia Helena

    Resumo em Português:

    O artigo discute o conceito de promoção de saúde e sua relação com as práticas de saúde direcionadas à adolescência em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Nas últimas décadas, os crescentes indicadores de morbimortalidade nesse grupo social, sobretudo devido às chamadas causas externas, reiteram a importância de uma maior atenção das políticas de saúde direcionadas à adolescência. Nesse sentido, o artigo expõe as diretrizes do Ministério de Saúde para o atendimento integral à saúde dessa população e ilustra, com o relato de uma intervenção direcionada à saúde de adolescentes em situação de rua, como os princípios de promoção de saúde podem ser colocados em prática. Por fim, sugere-se que a atuação dos psicólogos deve alicerçar-se nos princípios propostos pelo campo da promoção da saúde, tanto em termos de concepção do processo saúde-doença enquanto produção social quanto de objetivo da prática terapêutica -promoção de autonomia, co-responsabilização, empoderamento e conscientização.

    Resumo em Inglês:

    The paper discusses the concept of promotion of health and the relationship with the practices of health addressed to the adolescence in situation of social and personal vulnerability. In the last decades, the crescent indicatives of morbimortality in that social group, above all due to external causes, reiterate the importance of a larger attention of the politics of health addressed to the adolescence. In that sense, this study exposes the guidelines of the Ministry of Health for the integral service to the health of that population and illustrates by the report of an intervention addressed to the adolescents' health in street situation, as the beginnings of promotion they can be put in practice. Finally, suggests that the psychologists' performance must be found in the beginnings proposed by the field of the promotion of the health, so much in terms of conception of the process health-disease while a social production as of objective of the therapeutic practice -autonomy promotion, co-responsibility, empowerment and awareness.
  • Práticas de pais sociais em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes

    Moré, Carmen Leontina Ojeda Ocampo; Sperancetta, Andressa

    Resumo em Português:

    As instituições que abrigam crianças e adolescentes afastados do convívio familiar passaram a ter seu funcionamento regulamentado por lei a partir da década de 90, no Brasil. Isso gerou reformulações na constituição das equipes profissionais que atuavam nas mesmas, abalizando o exercício da profissão de mãe e pai social. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas desenvolvidas pelos pais sociais em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes, à luz de políticas públicas de desenvolvimento social e de estudos existentes em bases de dados nacionais. Observou-se um número restrito de publicações relacionadas às práticas dos pais sociais. Essa constatação traz à tona a importância de estudos sobre a repercussão da atuação dos pais sociais no desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes institucionalizados.

    Resumo em Inglês:

    The institutions that shelter children and adolescents who were kept away from the family came to be functionally regulated by law from the 90's in Brazil. This led to reformulations in the formation of professional teams that worked in them, confirming the practice of the profession of social mothers and fathers. In this context the objective of this study is to examine the practices developed by social parents in children and adolescents' care institutions enlightened by public policies for social development and studies in national database. There were a limited number of publications related to practices of social parents. This finding raises the importance of studies on the impact of social parents'activities in psychosocial development of institutionalized children and adolescents.
  • Maternidades: os repertórios interpretativos utilizados para descrevê-las

    Moreira, Renata Leite C. Aguiar; Rasera, Emerson F

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi identificar os repertórios interpretativos sobre a maternidade utilizados em entrevistas com mulheres que vivenciavam esta experiência. Foram entrevistadas doze mães, usuárias de uma unidade de saúde materno-infantil de Araguari, cujos filhos caçulas tinham idades compreendidas entre quatro meses e dois anos. O corpus foi analisado segundo as propostas de análise do discurso influenciadas pela perspectiva construcionista social. Como resultados, observamos que as participantes descreveram a maternidade a partir da utilização de quatro repertórios: (1) maternidade romântica, enfatizando-a como um fenômeno natural; (2) maternidade medicalizada, descrevendo-a por meio de um vocabulário médico e psicológico; (3) maternidade exigente, apontando as exigências do exercício de ser mãe; (4) aprendendo com a maternidade, em que esta é uma oportunidade de aprendizado e mudanças. Concluímos, então, que ao utilizarem tais repertórios, as participantes procuraram se colocar como boas mães, buscando um lugar confortável e um julgamento favorável na interação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to describe the interpretative repertoires about the motherhood used in interviews by women who lives motherhood experience. We interviewed twelve mothers, users of a Maternal and Child Health-care Center, whose youngest child was between four months and two years old. Corpus analysis was performed according to Discourse Analysis. As results, we observed that the interviewers described the motherhood using four repertories: (1) romantic motherhood, emphasizing motherhood as a natural phenomenon, (2) medicate motherhood, that presents motherhood through a medical and psychological vocabulary; (3) exigent motherhood, in that the descriptions emphasize the demands of being mother; (4) learning with the motherhood, by which motherhood is described as an opportunity for learning and change. We concluded that, when such repertoires were used, the participants sought to position themselves as good mothers, seeking a comfortable place and positive assessment in the interaction.
  • A importância da organização dos ambientes para a saúde humana

    Kuhnen, Ariane; Felippe, Maíra Longhinotti; Luft, Caroline Di Bernardi; Faria, Jeovane Gomes de

    Resumo em Português:

    A interação do ser humano com seus diversos ambientes vem sendo investigada pela psicologia ambiental, que estuda a influência mútua de fatores ambientais e comportamentais. Este artigo concentra-se na importante e conhecida relação entre a qualidade dos ambientes e a saúde humana. Trata-se de estudo teórico relativo a três temáticas: desenvolvimento de apropriação e apego em ambientes construídos; influência dos fenômenos territorialidade/privacidade na atenção à saúde mental, e aspectos psicofisiológicos da interação pessoa-ambiente virtual. Importantes indicadores relacionaram a redução das opções de apropriação dos ambientes ao adoecimento. Igualmente, identificou-se que a atenção integral à saúde requer um olhar específico sobre as particularidades das relações humano-ambientais aí estabelecidas. Por fim, face à crescente exposição aos ambientes virtuais, viu-se a necessidade de maior compreensão da psicofisiologia própria dessas interações. Procurando ampliar o conhecimento dos fenômenos psicológicos nas interações humano-ambientais, este artigo oportuniza um panorama de contribuições teóricas diversas na literatura científica recente.

    Resumo em Inglês:

    Human interaction with their environments has been investigated by environmental psychology, which studies the mutual influence of environmental and behavioral factors. This article focuses on important relationship between the quality of environments and human health. It's a theoretical study about three themes: development of ownership and attachment in built environments; influence of the phenomena territoriality/privacy in the care of mental health, and psychophysiology aspects of the person-virtual environment interaction. Important indicators related the reduction of the options of ownership of environments to illness. Also, it was identified that health care requires a specific look on the particularities of human-environmental relationships established. Finally, given the increasing exposure to virtual environments, it was realized the need for greater understanding of the psychophysiology of these interactions. Looking for expanding the knowledge of the psychological phenomena in human-environmental interactions, this article provides an overview of theoretical contributions in several recent scientific literature.
  • Tendências comportamentais frente à saúde de imigrantes brasileiros em Portugal

    Coutinho, Maria da Penha de Lima; Oliveira, Marcelo Xavier de

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo principal obter um conhecimento das condições e configurações das formações de imigrantes brasileiros no contexto português. De modo mais específico, procurou-se determinar quais fatores influenciam a busca, pelos imigrantes, dos serviços de saúde existentes no país acolhedor. A amostra foi composta por 75 brasileiros que vivem em Portugal, sendo 35 homens e 40 mulheres. Os dados foram coletados através de um questionário sociodemográfico e analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados mostraram um perfil atualmente crescente do imigrante brasileiro em Portugal e a sua inserção em um grupo de risco social, refletido nas suas precárias condições psicológicas, sociais e, mais especificamente, no campo da saúde.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to understand the main conditions and setting of the Brazilian immigrants formations in the Portuguese context. Specifically, the aim was to clarify which factors contribute to determine the searching for Health services in the host country. The sample was consisted by 75 Brazilians who live in Portugal, from which 35 were men and 40 were women. The data were collected by a socio-demographic questionnaire and analyzed by descriptive and inferential statistics. The results showed an increasing of a Brazilian Immigrants' profile in Portugal, and the insertion of such into a group of social risk, reflected in their psychological and social conditions, and more specifically in the Health field.
  • "Grupos de Conversa": saúde da pessoa idosa na estratégia saúde da família

    Combinato, Denise Stefanoni; Vecchia, Marcelo Dalla; Lopes, Ellen Gonçalves; Manoel, Rosimeire Aparecida; Marino, Helena Duarte; Oliveira, Ana Carla Salesse de; Silva, Katiuska Fabiana da

    Resumo em Português:

    A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa aponta a importância de: divulgação dos direitos da pessoa idosa; promoção do envelhecimento ativo e saudável; formação permanente dos profissionais de saúde e apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas. São relatados resultados parciais do desenvolvimento de uma experiência de extensão universitária realizada em parceria e com a colaboração da rede de atenção básica. Dentre as atividades realizadas, objetivou-se desenvolver um processo grupal de promoção à saúde com pessoas idosas, tendo em vista o envelhecimento ativo e a qualidade de vida dessa população. Observou-se que as atividades em grupo consistiram em um espaço privilegiado para a constituição de redes de apoio, estabelecimento e ampliação de vínculos afetivos; reflexão e conscientização das determinações do processo saúde-doença; organização e mobilização para o efetivo controle social; além de ser um espaço de ensino-aprendizagem, orientação, intervenção e educação em saúde.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian Policy on Health of the Elderly indicates the importance of: the publishing of the rights of the elderly; the promotion of the active and healthy aging; the continuing health workforce education, and the support on the development of studies and research. The effects of an extent experience carried out with the partnership and the collaboration of primary care services are presented and discussed. It aimed at the development of health promotion activities with elderly, pointing towards the active aging and the quality of life of this population. It was possible to observe that the group activities consisted in an exceptional opportunity for the constitution of social support networks, for the establishment and widening of emotional bonds; reflection and consciousness upon health and illness determinants; group organization and mobilization towards effective popular participation; besides the health educational opportunity provided to all involved.
  • Educação e psicologia: a construção de um projeto político-pedagógico emancipador

    Penteado, Thaís Carvalho Zanchetta; Guzzo, Raquel Souza Lobo

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta as possibilidades e dificuldades de construção coletiva de um projeto político-pedagógico em uma perpectiva emancipadora, a partir da parceria entre a psicologia e a educação. O contexto educacional brasileiro e as diferentes concepções de educação e gestão escolar são apresentados, discutindo-se que os mesmos tanto podem servir à ordem econômica como podem ser instrumento de emancipação, a fim de favorecer uma análise crítica da realidade e apontar caminhos para a ação reflexiva.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the possibilities and difficulties of the collective construction of a political-pedagogical project according to an emancipatory perspective. This construction was established from a partnership between psychology and education. The Brazilian educational context and the different conceptions of education and the scholar management can serve either to the economical order or as an instrument of emancipation in order to provide a critical analysis of the reality pointing out the ways for the reflexive action.
  • Justiça social em psicologia vocacional: que formação para os profissionais de psicologia?

    Saavedra, Luísa

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda, numa primeira parte, o conceito de justiça social, a sua origem e a forma como se tem definido na atualidade, bem como algumas técnicas de consulta psicológica que podem conduzir à sua promoção. Seguidamente, centra-se nos pressupostos que atualmente guiam a prática vocacional e que permitem concretizar a justiça social no campo da psicologia vocacional. Tendo em conta que esta é uma abordagem relativamente recente e que existem poucos exemplos da sua implementação, pareceu oportuno fazer um levantamento e referência a alguns casos concretos implementados em Escolas de Ensino Superior nos E.U. A. Termina-se com uma breve análise da realidade escolar portuguesa e com algumas sugestões para a formação das e dos profissionais de psicologia, com base nos casos apresentados e na fundamentação teórica mais relevante.

    Resumo em Inglês:

    This article first examines the concept of social justice, its origin and how it is defined today, as well as some counseling psychology techniques that could lead to its promotion. Then, it focuses on the assumptions that guide vocational practice, allowing social justice to take place in the field of vocational psychology. Given that this is a relatively recent approach and examples of its implementation are scarce, it seemed appropriate to explore some specific cases in Schools of Higher Education in the U.S.A. This article ends with a brief analysis of the current Portuguese school system and with some suggestions for the training of professionals in the area of psychology based on the cases presented and the most relevant theoretical approaches.
  • Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário

    Gomes, A. Rui; Montenegro, Nuno; Peixoto, Ana Maria Baptista da Costa; Peixoto, Ana Rita Baptista da Costa

    Resumo em Português:

    Este trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, "burnout", saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de "burnout" (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do "burnout" (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e "t-test" para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura.

    Resumo em Inglês:

    This work was done with 689 Portuguese high school teachers. We evaluated the stress, burnout, physical health and professional fulfilment. The results revealed very significant levels of occupational stress (percentages near 40%), a different frequency of burnout in the three appraised dimensions (10% in emotional exhaustion, 3% in reduced personal accomplishment and 1% in depersonalization), various physical health problems and values of professional dissatisfaction close to 20%. Multiple regression analysis pointed different predictors' variables for the three dimensions of burnout (more than 60% of explained variance for emotional exhaustion, 16% for personal accomplishment and 13% for depersonalization). The discriminant analysis and "t-test" for independent samples allowed us to verify more occupational problems (in different variables) in the following groups: women, older teachers, professionals with more precarious contracts, teachers working more hours per week and teachers with more students in the classroom. Limitations and implications of the present study are discussed.
  • Avaliação como construção social: investigação apreciativa

    Souza, Laura Vilela e; McNamee, Sheila; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem por objetivo delinear uma visão da avaliação como um processo, no qual aspectos positivos e generativos do contexto interativo podem ser explorados. Introduz-se a Investigação Apreciativa como uma abordagem válida e útil para a avaliação em diversos contextos. Ancorado no discurso construcionista social, a Investigação Apreciativa é apresentada como uma alternativa de avaliação promotora de mudanças em diversos cenários. A Investigação Apreciativa, como uma estratégia de avaliação, tem sido utilizada em variados contextos e culturas, mas ainda é pouco conhecida em nosso país como uma metodologia de avaliação e pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    In this article we propose a view of evaluation as a process where positive and generative aspects of the interactive context are explored. Drawing on a social constructionist discourse, Appreciative Inquiry is presented as an alternative form of evaluation that promotes change. The use of Appreciative Inquiry as a strategy of evaluation has been used in different contexts and cultures, yet is not widely known in Brazil, as a research and evaluation methodology. This article attempts to introduce Appreciative Inquiry as a valid and useful approach of evaluation in different contexts.
  • Política e sexualidade: notas sobre o combate ao preconceito contra os homossexuais Resenha

    Oltramari, Leandro Castro
  • Entrevista

    Lock, Margaret
  • Privatização, especialização e individualização: um outro mundo (acadêmico) é possível? Convite Ao Debate

    Castro, Lucia Rabello de

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute a conjuntura de políticas científicas para a pós-graduação no contexto brasileiro, tendo em vista os modos de subjetivação que engendram para os pesquisadores/docentes nas universidades. Privatização, especialização e individualização parecem constituir três dimensões prevalentes dessas políticas, estabelecendo identificações e ações coletivas propensas a uma aceitação ao que está posto e a uma atitude de "reconciliação" com o sistema de desenvolvimento científico do país. A análise evoca a figura do intelectual, tal como visto por Russell Jacoby e Edward Said, como o contraponto necessário ao trabalho acadêmico atualmente engolfado pelas políticas de boa gestão. Dois aspectos são trazidos para a análise, ao final, como ilustração do argumento: a relação da pós-graduação com a graduação e a internacionalização da pós-graduação.

    Resumo em Inglês:

    The present work discusses the framework of scientific policies for graduate education in the Brazilian context in view of the modes of subjectivization engendered for university researchers/lecturers. Privatization, specialization and individualization seem to constitute three main dimensions of these policies establishing collective identifications and actions conducive to an acceptance of the status quo, and to an attitude of 'reconciliation' with the system of scientific development in the country. The paper evokes the place of the intellectual, as seen by Russell Jacoby and Edward Said, as a necessary counterpoint to the academic task which has become engulfed today by policies of good management. Two issues are brought forward to illustrate the argument: the relation of graduate with undergraduate courses and the internationalization of graduate education.
  • A biomedicina transformará a sociedade? O impacto político, econômico, social e pessoal dos avanços médicos no século XXI Tradução

    Rose, Nikolas; Martins, Emerson Rodrigo Pinheiro
  • Notícias ABRAPSO

Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com