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Psicologia & Sociedade, Volume: 26, Número: 3, Publicado: 2014
  • Editorial

    Mayorga, Claudia; Rasera, Emerson; Kind, Luciana; Torres, Marco Antônio
  • Notas para uma teoria da mudança social em Herbert Marcuse Artigos

    Borges, Abel Silva

    Resumo em Português:

    As análises e reflexões apresentadas neste ensaio têm por base as questões e propostas lançadas por Marcuse em relação ao mundo desenvolvido e à formação do indivíduo. É possível se delinear um projeto de investigação que deve dar base às teorias da mudança social, mantendo unidas Filosofia, Teoria social e Política radical. Neste ensaio apresento reflexões para a refundamentação da teoria marxista, tais como as desenvolvidas por Marcuse no texto "Acerca do conceito de negação da dialética", escrito em 1966. O autor ainda nos remete a uma reflexão sobre o capitalismo maduro, sua fase imperialista. Exibo, também, uma breve exposição das ideias do autor a respeito da importância da esfera estética para uma teoria da mudança social. É grande a valorização dada por ele à dimensão estética, estando a formação do homem contemporâneo calcada na técnica, na estética e na política, o que abre novas possibilidades para se pensar projetos de mudança social.

    Resumo em Espanhol:

    Los análisis y reflexiones presentados en este ensayo tienen como base las cuestiones y propuestas lanzadas por Marcuse con relación al mundo desarrollado y a la formación del individuo. Puede delinearse un proyecto de investigación que debe dar base a las teorías del cambio social, manteniendo unidas la Filosofía, la Teoría social y la Política radical. En este ensayo presento reflexiones para la refundamentación de la teoría marxista, tales como las desarrolladas por Marcuse en el texto "Sobre el concepto de negación de la dialéctica", escrito en 1966. El autor nos remite aún a una reflexión sobre el capitalismo maduro, su fase imperialista. Exhibo, también, una breve exposición de las ideas del autor con respecto a la importancia de la esfera estética para una teoría del cambio social. Marcuse valoriza mucho la dimensión estética, estando la formación del hombre contemporáneo fundamentada en la técnica, en la estética y en la política, lo que abre nuevas posibilidades para pensar en proyectos de cambio social.

    Resumo em Inglês:

    The analyses and reflections presented in this essay are based on questions and proposals presented by Marcuse in concerning the developed world and the education of the individual. It is possible to identify a research project that should form the base of theories for social change, combining philosophy, social theory and radical policy. In this essay I present reflections about a new foundation for Marxist theory, such as those presented in the text: "About the Concept of Denial of the Dialectic," written in 1966. Marcuse also reflects here on mature capitalism in its imperialistic phase. I also briefly present the author's idea about the importance of the aesthetic sphere for a theory of social change. Marcuse gives great weight to the aesthetic dimension, with education of the contemporary individual based on technique, aesthetics and politics which opens new possibilities for considering projects of social change.
  • A sombra marxiana em Freud, ou o descompasso constitutivo de um encontro Artigos

    Hilário, Leomir Cardoso

    Resumo em Português:

    Este artigo busca pôr à prova os argumentos freudianos a respeito de Marx através do encontro direto dos argumentos daquele com a obra deste. A partir de então, levanta-se a hipótese de que Freud sempre lida com a sombra marxiana, isto é, com o resultado da projeção das interpretações que terceiros possuem de Marx, em particular o marxismo soviético e as interpretações de Adler e Reich. Neste sentido, a atualidade do encontro entre Marx e Freud para o século XXI tem como pressuposto o ato da crítica radical em dois tempos: tanto no que se refere à deslegitimação do marxismo soviético como representante de Marx, quanto na recusa da apropriação politicamente problemática que Freud faz de Marx.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo poner a prueba los argumentos freudianos sobre Marx a través del encuentro directo de los argumentos utilizados por Freud en su obra. Levanta la hipótesis de que Freud se ocupa siempre con la sombra de Marx, es decir, con la proyección de interpretaciones de otros acerca Marx, en particular, el marxismo soviético y las interpretaciones de Adler y Reich. En este sentido, la reunión de hoy entre Marx y Freud para el siglo XXI supone el acto de crítica radical en dos etapas: tanto en lo relativo a la deslegitimación del marxismo soviético como representante de Marx, como el rechazo de la políticamente problemática apropiación de Freud.

    Resumo em Inglês:

    This article pursues to test the Freudian's arguments about Marx through direct encounter with the arguments of Freud and Marx's work. Since then, raises the hypothesis that Freud always deals with the Marxian's shadow, in other words, with the result of the projection of interpretations made by a third one about Marx, especially Soviet Marxism and the interpretations of Adler and Reich. Therefore, the current meeting between Marx and Freud for the XXI century presupposes the act of radical critique in two stages: both as regards the legitimation of the Soviet Marxism as representative of Marx, as the rejection to Freud's politically problematic appropriation about Marx.
  • Teatro do oprimido: um teatro das emergências sociais e do conhecimento coletivo Artigos

    Campos, Fernanda Nogueira; Panúncio-Pinto, Maria Paula; Saeki, Toyoko

    Resumo em Português:

    Este ensaio introduz proposta de intervenção em Psicologia Social que integra os conhecimentos e a prática do Teatro do Oprimido à Sociologia das Ausências e das Emergências, sendo resultado de pesquisa social em que o primeiro foi o construtor de dados, enquanto o segundo tomado como referencial para análise. A articulação teórico-metodológica dessas perspectivas revelou-se ferramenta potente de democratização do conhecimento, contribuindo para as ciências pós-paradigmáticas em efetuar movimento contrário à globalização hegemônica, e revalorizando saberes e experiências consideradas marginais. Para a articulação, apresentamos o Teatro do Oprimido como espaço dialógico, analisando-o à luz da Psicologia Social mediada pela perspectiva da Sociologia das Ausências e das Emergências, buscando desenvolver uma ferramenta de pesquisa e intervenção que conjugue essas abordagens num Teatro das Emergências. Finalizamos discutindo as potencialidades de tal articulação para a pesquisa e intervenção do psicólogo social.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo se propone una intervención en Psicología Social que integra el conocimiento y práctica de Teatro del Oprimido a la Sociología de las Ausencias y Emergencias, siendo el resultado de la investigación social en que el primero fue el constructor de los datos, mientras que el segundo se toma como referencia para análisis. Una articulación teórica y metodológica de estas perspectivas demostró ser una herramienta para la democratización del conocimiento, contribuyendo para las ciencias post-paradigmáticas en movimiento contrario a la globalización hegemónica, revalorizando conocimientos y experiencias consideradas marginales. La articulación presenta tal Teatro como un espacio dialógico, analizándolo con la Psicología Social y con la concepción de la Sociología de las Ausencias y Emergencias, desarrollando una herramienta de investigación y intervención que combine estos enfoques con el Teatro de Emergencias. Terminamos discutiendo el potencial de la articulación para la investigación y la intervención del psicólogo social.

    Resumo em Inglês:

    This essay introduces a proposal for intervention in Social Psychology. It integrates the knowledge and practice of Theatre of the Oppressed to the Sociology of Absences and Emergencies. It is a result of social research in which the first was the builder of dispositives while the other taken as a reference for analysis. The articulation of these theoretical and methodological perspectives proved potent tool of democratization of knowledge and contributing to the post-paradigmatic science in making anti-hegemonic-globalization movement revaluing knowledge and experiences considered marginal. For the articulation we present the Theatre of the Oppressed as a dialogic space analyzing it in the light of social psychology mediated by the prospect of Sociology of Emergencies seeking to develop a tool for research and intervention : a Theatre Emergencies. We conclude by discussing the potential of this joint to the research and intervention of the social psychologist.
  • Acampamento e assentamento: participação, experiência e vivência em dois momentos da luta pela terra Artigos

    Figueiredo, Gislayne Cristina; Pinto, José Marcelino de Rezende

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, objetivamos discutir a participação de indivíduos assentados em um movimento de luta pela reforma agrária (o MST), em dois momentos diferentes: o acampamento e o assentamento. A partir dos subsídios dados pela psicologia social de Adorno, e analisando um caso concreto, podemos refletir que a participação no MST representa uma possibilidade de que os indivíduos tenham, na época do acampamento, uma experiência (Erfahrung), que se coloquem de maneira reflexiva frente ao mundo administrado, tendo uma possibilidade de desenvolvimento do pensamento não tutelado e criando um conteúdo coletivo e um significado partilhado para suas ações. Por outro lado, com a entrada da lógica da mercadoria e do princípio do equivalente no assentamento, a vivência (Erlebnis) tende a tomar o lugar da experiência, e os indivíduos tendem a voltar a se adaptar ao mundo administrado, o que causa uma série de rompimentos e desencontros.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo, nos proponemos analizar y discutir la participación de individuos asentados en un movimiento de lucha por la reforma agraria (el MST- Movimiento de los Sin Tierra), en dos momentos diferentes: el campamiento y el asentamiento. A partir de las subvenciones otorgadas por la psicología social de Adorno y el análisis de un caso concreto, podemos reflexionar que la participación en MST es la posibilidad de que las personas tengan, en el momento del campamento, una experiencia (Erfahrung), que se coloquen de manera reflexiva frente al mundo administrado, con una posibilidad de desarrollo de pensamiento no tutelados y la creación de un contenido colectivo y un sentido compartido de sus actos. Por otro lado, con el adviento de la lógica de la mercancía y del principio del equivalente no asentamiento, la vivencia (Erlebnis) tiende a tomar el lugar de la experiencia y los individuos tienden a volver a adaptarse al mundo administrado, lo que causa una serie de interrupciones y fallos.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to discuss the participation of settled individuals in a movement struggling for land reform (MST- Movement of the Landless) at two different moments: occupancy and settlement. Starting from the social psychology of Adorno, and analising a particular case, we may reflect that the participation in the MST represented a possibility, that the individuals had at the time of the occupancy - an experience (Erfahrung). They placed themselves in a reflective manner regarding the administered world, they had the possibility of developing their own train of thought, e.i. without being tutored. On the other hand, with the logics of merchandise and the principle of equivalence in the settlement, an actual experience (Erlebnis) tends to overtake the experience, and the individuals tend to once again adapt themselves to the known administered world. This fact causes a series of break off relations and disagreements or conflicts.
  • Participação cívica e política: jovens imigrantes brasileiros/as em Portugal Artigos

    Fernandes-Jesus, Maria; Cicognagni, Elvira; Menezes, Isabel

    Resumo em Português:

    Neste artigo analisamos visões, experiências e níveis de participação cívica e política de jovens imigrantes brasileiros/as em Portugal. Num primeiro momento, apresenta-se as visões dos/as jovens (5 grupos de discussão, N=29) sobre a participação, direitos políticos e principais fontes de influência. De seguida, com base nos resultados dos questionários (N=357) examina-se formas e níveis de participação cívica e política. Para além disso, analisa-se os níveis de interesse e atenção política e as perceções de eficácia da participação. Os resultados, discutidos à luz de uma perspetiva abrangente, integram os dados qualitativos com os indicadores quantitativos. Conclui-se que a participação de jovens brasileiros/as em Portugal é um fenômeno complexo, que inclui dimensões do interesse político, e que varia de acordo com um conjunto de fatores (idade, o gênero e o capital cultural).

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se analizan las visiones, experiencias y niveles de la participación cívica y política de la juventud inmigrante brasileña en Portugal. Inicialmente, se presentan los puntos de vista de jovens (cinco grupos de discusión, N = 29) sobre la participación, los derechos políticos y las principales fuentes de influencia. Luego, basándose en los resultados de los cuestionarios (N = 357) son reportados formas y niveles de participación cívica y política. Además, se analizan los niveles de atención política y interés, y las percepciones de eficacia de la psrticipación. Los resultados, que se analizan a la luz de una visión abrangente, integram los datos cualitativos con los indicadores cuantitativos. Llegamos a la conclusión de que la participación de los jóvenes brasileños en Portugal es un fenómeno complejo, que incluye dimensiones de interés político, y varía de acuerdo a una serie de factores (edad, sexo y el capital cultural).

    Resumo em Inglês:

    In this paper we analyse views, levels and experiences of participation of young people of Brazilian origin living in Portugal. Using data collected through focus groups discussions (N=29) we present youth views and meanings about participation, knowledge about their political rights and main sources of influence. Additionally, using results from the survey (N= 357) we report types and levels of civic and political participation. In addition, we explore levels of political interest, political attentiveness and perceived effectiveness of participation. The results are discussed through a broad conception of civic and political participation and contrasting the results from the focus groups and the survey. Based on the results, we conclude that participation of young Brazilian is a complex issue that includes cognitive dimensions and varies according age, gender and cultural capital.
  • Perspectiva de adolescentes sobre seus direitos e deveres Artigos

    Alves, Cássia Ferrazza; Siqueira, Aline Cardoso

    Resumo em Português:

    O Estatuto da Criança e do Adolescente considera as crianças e os adolescentes como detentores de direitos e em desenvolvimento peculiar e, por isso, é importante que haja reconhecimento dos jovens sobre sua condição. O objetivo deste estudo quanti-qualitativo foi conhecer a percepção de adolescentes dos contextos urbano e rural acerca dos seus direitos e deveres. Participaram 47 adolescentes dos contextos urbano e rural, entre 12 e 15 anos de idade. Foi utilizado um questionário sobre conhecimento em direitos e grupos focais. A maioria dos participantes afirmou que crianças e adolescentes têm direitos e deveres, contudo, apenas alguns souberam citá-los. Constataram-se semelhanças e diferenças entre os grupos. As semelhanças entre os grupos condizem com concepções difundidas na sociedade e as diferenças, às particularidades de cada contexto. Estratégias de intervenção que promovam maior reconhecimento dos direitos e deveres junto às crianças, aos adolescentes e à sociedade são sugeridas.

    Resumo em Espanhol:

    El Estatuto del Niño y del Adolescente considera niños y adolescentes como poseedores de derechos y en desarrollo peculiar y es importante que haya un reconocimiento de los jóvenes acerca de su condición. El propósito del estudio cuantitativo y cualitativo fue comprender la percepción de los adolescentes de los contextos urbano y rural sobre los derechos y deberes. 47 adolescentes de los contextos urbano y rural participaron del estudio, entre 12 y 15 años de edad. Fue utilizado un cuestionario sobre el conocimiento de los derechos y grupos focales. La mayoría de los participantes dijeron que los niños y adolescentes tienen derechos y deberes, pero, algunos sabían citarlos. Se observó similitudes y diferencias entre los grupos. Las similitudes entre los grupos son coherentes con las concepciones generalizadas en la sociedad y las diferencias, a las particularidades de cada contexto. Se sugieren estrategias de intervención que promuevan un mayor reconocimiento de los derechos y deberes entre los niños, los adolescentes y la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    The Statute of the Child and Adolescent considers children and adolescents as holders of rights and in peculiar development situation and, therefore, it is adolescents' acknowledgment of their condition. The aim of this quantitative and qualitative study was to know the perception of young people from urban and rural contexts about rights and duties. 47 adolescents, age 12 to 15, from urban and rural contexts participated in this study. A survey about right's knowledge and focal groups was used for gathering data. Most of participants said that children and adolescents have rights and duties, however, a few participants knew mention them. Similarities and differences among the groups were found. The similarity is related to conceptions found in society and the difference is related to particularities of each context. Intervention's strategies with foment more recognition of rights and duties were suggested to young as well as society.
  • Evasão nas unidades de acolhimento: discutindo seus significados Artigos

    Lemos, Adriana Guerra Abreu; Moraes, Mayara Muniz Bastos; Alves, Daniel Gonçalves; Halpern, Elizabeth Espindola; Leite, Ligia Costa

    Resumo em Português:

    Este artigo discute os significados da evasão de adolescentes de duas unidades de acolhimento, tanto para estes quanto para os profissionais. Para isso, explicitam-se os pontos de vista de ambos, a fim de compreender como vivenciam e lidam com tal processo. Para a discussão do tema, foram analisadas 30 entrevistas com adolescentes e 47 com profissionais, utilizando a abordagem qualitativa, além de observações de campo. A coleta das entrevistas foi baseada na história oral e a análise, na teoria da comunicação. Pôde-se concluir que a falta de capacitação e supervisão dos profissionais afeta o processo de acolhimento dos jovens e também causa sofrimento psíquico aos cuidadores. Por fim, observou-se a necessidade de desenvolver um trabalho consistente e integrado com as equipes em torno dos verdadeiros objetivos das unidades de acolhimento, dando a elas suporte psicossocial.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo discute el significado de la evasión de los adolescentes, de dos unidades de acogida, tanto para estos como para los profesionales. Para eso, se expondrán la opinión de ambos para comprender mejor su experiencia y la manera que maneján este proceso. Para una discusión sobre el tema, se analizaron 30 entrevistas con adolescentes y 47 com profesionales, con enfoque cualitativo, y observaciones de campo. La colecta de entrevistas se basa en la historia oral y el análisis, en la teoría de la comunicación. Se concluyó que la falta de formación y supervisión de los profesionales afecta el proceso de acogida de los jóvenes y también causa malestar psicológico a los cuidadores. Se percibió la necesidad de desarrollar um trabajo, coherente y integrado con los equipos en torno de las verdaderas intenciones de las unidades de acogida, con el apoyo psicosocial.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the meanings ofteenagers'evasion according to both the latter and professionals from two shelter units. In order to do this, the points of view of both of them carefully expressed, to comprehend how they live and deal with this process. In order to discuss the theme 30 interviews with teenagers and 47 with professionals were analyzed using the qualitative approach as well as field research. The interviews were performed based on the oral history, and the analysis was based on the theory of communication. It was possible to conclude that the professional lack of training and supervision affects the process of caretaking the youngsters and it also causes psychic suffering to the caretakers. Lastly, it was observed the need to develop a consistent and integrated work with the teams around the true objectives of the shelter units through a psychosocial support.
  • Processo de reflexividade em um contexto de privação de liberdade de mulheres adolescentes

    Gallego, Laura López

    Resumo em Português:

    Através deste artigo, refletimos sobre alguns eventos, resultados e itinerários do trabalho de campo para tese de doutorado realizado no Sistema Penal Juvenil Uruguaio (SPJU), mais especificamente no contexto institucional de mulheres adolescentes que cumprem uma decisão judicial em regime de confinamento. Discutimos as peculiaridades teóricas e metodológicas de um projeto de pesquisa, em que a relação pesquisadora-adolescentes de pesquisa é o centro do debate. Analisamos um caso, "Lucrecia" para ilustrar a discussão sobre a escrita e a reflexividade, bem como a perspectiva de gênero sob o SPJU. Finalmente, nos questionamos sobre o processo de reflexividade na pesquisa qualitativa e sua relevância relacionada às possibilidades de análise do vínculo pesquisador/a - participantes na pesquisa realizada em contexto de confinamento.

    Resumo em Espanhol:

    A través del presente artículo, reflexionamos acerca de algunos acontecimientos, hallazgos e itinerarios del trabajo de campo de tesis doctoral que realizamos en el Sistema Penal Juvenil Uruguayo (SPJU), más específicamente en el escenario institucional de las adolescentes mujeres que cumplen una medida judicial en régimen de encierro. Discutimos acerca de las singularidades teórico-metodológicas de un proyecto de investigación, donde la relación de la investigadora-adolescentes es centro del debate. Analizamos un caso, "Lucrecia", para ilustrar la discusión en torno a la escritura y la reflexividad, así como la perspectiva de género en el marco del SPJU. Finalmente, nos preguntamos por el proceso de reflexividad en la investigación cualitativa y su relevancia vinculada a las posibilidades de análisis del vínculo investigador/a-participantes en investigaciones realizadas en contexto de encierro.

    Resumo em Inglês:

    Through this article, we reflect on certain events, results and itineraries of the fieldwork of Phd thesis produced in the Juvenile Justice System of Uruguay, more specifically in the institutional setting of teenage women serving a confinement sentence. We discussed the theoretical and methodological peculiarities of a research project, where the relationship between the researcher-teenager is focused. We analyze a case, "Lucrecia" to illustrate the discussion of writing and reflexivity, as well as the gender perspective under the SPJU. Finally, we asked for the process of reflexivity in qualitative research and its relevance related to the potential for the analysis of the linkage between researcher/participants in research conducted in context of confinement.
  • Medidas socioeducativas em São Paulo: os serviços e os técnicos Artigos

    Morais, Aline Cristina de; Malfitano, Ana Paula Serrata

    Resumo em Português:

    Objetivou-se conhecer o cenário das medidas socioeducativas em meio aberto do Estado de São Paulo. Tais serviços e seus técnicos acompanham os adolescentes em conflito com a lei. Foram contatadas as Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social e a Coordenadoria de Ação Social, responsáveis pela supervisão das medidas socioeducativas em meio aberto, para mapear e contatar tais serviços. Das 129 instituições cadastradas, 96% de seus coordenadores responderam a um questionário sobre a caracterização dos serviços e sua equipe técnica. Verificou-se que a execução dessas medidas se dá pelos Centros de Referência Especializados em Assistência Social, do Sistema Único de Assistência Social, e que há uma predominância dos técnicos psicólogos e assistentes sociais nas equipes, entre outros pontos.

    Resumo em Espanhol:

    Esta propuesta pretende conocer el panorama de las medidas socioeducativas en medio abierto del Estado de São Paulo. Estos servicios y sus técnicos acompañan a los adolescentes en conflicto con la ley. Fueron contratadas Directivas Regionales de Bienestar Social y Desarrollo y la Coordinación de Acción Social, responsables por la supervisión de las medidas socioeducativas en medio abierto, para mapear y contactar tales servicios. De las 129 instituciones registradas, 96% de sus coordinadores respondieron un cuestionario acerca de la caracterización de los servicios y de su personal técnico. Se verificó que la ejecución de estas medidas es realizada por los Centros de Referencia Especializados en Asistencia Social, del Sistema Único de Asistencia Social, y que hay un predominio de los psicólogos técnicos y los asistentes sociales en los equipos, entre otros puntos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed on knowing the scenario of socio educational measures in open environment in São Paulo State. Adolescents in conflict with the law are assisted by these services and their technicians. Thus, Regional Directorates of Social Support and Development and Coordination of Social Action were contacted, as they are responsible for overseeing socio educational measures in open environment, in order to map and contact them. Of 129 registered institutions, 96% of the coordinators answered a questionnaire about services and technical characterization. It was verified that services execution is done by Centers of Specialized Reference on Social Support, from Unified System of Social Support, and that there is a predominance of psychologists and social workers within the teams, among other results.
  • Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambiental Artigos

    Martins, Rudnei Joaquim; Gonçalves, Teresinha Maria

    Resumo em Português:

    Para configurar se um espaço foi apropriado, podem-se observar elementos que confirmam o processo de apropriação: a identificação, o sentimento de pertença, a personificação, a cultivação e o sentimento de defesa. O objeto desta pesquisa foi a apropriação do espaço na pré-escola NEI "Meu Primeiro Passo", e o objetivo foi compreender como tal apropriação ocorre através da análise semiótica de desenhos realizados pelas crianças. O parquinho aparece como o primeiro ambiente preferido, a quadra esportiva como o segundo, e a sala de aula como o terceiro. Independente de sua ordem, todos os desenhos confirmam a apropriação dos espaços do Núcleo de Educação Infantil, contudo esta apropriação é singular e diferente para cada criança. Como conclusão, observou-se que a criança facilmente se apropria do espaço onde está, em maior ou menor intensidade, dependendo da liberdade que tem nele.

    Resumo em Espanhol:

    Para saber si un espacio fue apropiado, pueden observarse elementos que confirmen el proceso de apropiación: la identidad, el sentimiento de pertenencia, la personificación y el sentimiento de defensa. El objeto de esta investigación, fue la apropiación del espacio en el preescolar y el objetivo fue comprender como esa apropiación ocurre a través del análisis semiótico de dibujos hechos por los niños. El parque se presenta como el primer entorno preferido, cancha de deportes como el segundo, y el salón de clases como lo tercero. Sin importar el orden, todos los diseños confirman la apropiación de los espacios del Núcleo de Educación Infantil, pero cada apropiación es singular y diferente para cada niño. Como conclusión, se observó que los niños fácilmente se apropiaban del espacio donde están, en mayor o menor medida, dependiendo de la libertad que tenga en estos espacios.

    Resumo em Inglês:

    To configure the appropriation of space, five elements that support this appropriation can be observed. These elements are identification, a sense of belonging, the embodiment, the cultivation and the feeling of defense. The object of this study was the appropriation of the space in a preschool, aiming at the understanding of the process of appropriation through the semiotic analysis of drawings made by the students. As a result, the playground was the space that came first as favorite, the second preference was the sports court, and the classroom was the space that emerged as third in preference. Independently of their order, all drawings confirm the appropriation of the spaces of the preschool, however the appropriation is singular for each children. In conclusion, we observed that the child easily appropriates the space.
  • Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena Artigos

    Delmondez, Polianne; Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto

    Resumo em Português:

    Neste texto se analisa a educação escolar indígena, mediante as concepções de identidade e de diferença, para traçar uma compreensão sobre como as políticas multiculturais de educação vêm sendo concebidas e praticadas historicamente no Brasil. Trata-se de uma pesquisa realizada segundo a metodologia qualitativa, sendo utilizados como procedimentos a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. A análise discursivo-interpretativa do documento Plano Nacional de Educação (2000, 2010) e da entrevista semiestruturada feita com a vice-coordenadora de educação indígena da SECADI evidenciou que, historicamente, a escola afirmou a exclusão social dos povos indígenas e, hoje, visa prepará-los para relações de negociação cultural, de constituição de novas posições identitárias e de valorização de sua diferença. A investigação efetuada contribuiu com o estudo das políticas multiculturais de educação brasileiras visando ao desenvolvimento da Psicologia Social, numa perspectiva crítica.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto analiza la educación escolar indígena, por medio de las concepciones de identidad y diferencia, para trazar una comprensión sobre como las políticas multiculturales de educación han sido concebidas y practicadas históricamente en Brasil hasta los días actuales. Se trata de una investigación realizada según la metodología cualitativa, en la cual son utilizadas la investigación estructural y la entrevista semi-estructurada. La análisis discursivo-interpretativa del Plan Nacional de Educación (2000, 2010) y de la entrevista semi-estructurada hecha con la vicecoordinadora de educación indígena de la SECADI ha evidenciado que, históricamente, la escuela afirmó la exclusión social de los pueblos indígenas y, hoy, tiene por objetivo prepararlos a las relaciones de negociación cultural, de constitución de nuevas posiciones identitárias y de valoración de su diferencia. La investigación efectuada a contribuido con el estudio de las políticas multiculturales de educación brasileñas, visando el desarrollo de la Psicología Social, en una perspectiva crítica.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we analyze the indigenous education through the concepts of identity and difference, to outline an understanding of how multicultural policies of education has been conceived and practiced historically in Brazil. This is according to a survey conducted by a qualitative methodology being used a document research and semi-structured interview. The discursive interpretative analysis of the document National Education Plan (2000, 2010) and the semi-structured interview with the vice-coordinator of SECADI showed that, historically, the school said the social exclusion of indigenous peoples, and today aims to prepare them for cultural negotiation relationships, formation of new identity positions and valuing their differences. The research contributed to the study of Brazilian multicultural policies for Social Psychology development.
  • O REUNI na opinião dos gestores de uma universidade pública Artigos

    Araújo, Cristiane Belo de; Santos, Larissa Medeiros Marinho dos

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve o objetivo de investigar a opinião de gestores, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), acerca dos impactos produzidos na cidade de São João e em suas vidas pela adesão da instituição ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Adotou-se como referencial a psicologia ambiental, que pretende investigar a inter-relação do homem com o seu contexto físico e social. O método utilizado foi o qualitativo, com a condução de entrevistas semiestruturadas com quatro gestores da UFSJ. Os participantes descreveram as mudanças ocorridas na Universidade, na cidade e nas demandas do seu trabalho. O processo de expansão se apresentou de forma particular e relacionada à realidade da UFSJ e da cidade. Nesse sentido, observa-se a necessidade de conhecer melhor o fenômeno da expansão ampliando a pesquisa e abordando outros grupos da cidade e da Universidade.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue investigar la opinión de la gerencia, de la Universidad Federal de São João del-Rei (UFSJ), sobre los impactos producidos en la ciudad de San Juan y en sus vidas que se produjeron desde la entidad suscribe el Programa de Reestructuración y Expansión las Universidades federales (REUNI). Fue adoptado como una referencia a la psicología ambiental, que tiene como objetivo investigar la interrelación entre el hombre y el contexto físico y social. El método de investigación fue cualitativa, con la realización de entrevistas semi estructuradas con cuatro gerentes. Los participantes describieron los cambios en la Universidad, la ciudad y las exigencias de su trabajo. El proceso de expansión se presenta y se relaciona con la realidad particular de UFSJ y forma de la ciudad. En este sentido, existe una necesidad de comprender mejor el fenómeno de la expansión de la ampliación de la investigación y hacer frente a otros grupos de la ciudad y la Universidad.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to investigate the opinion of managers, of the Federal University of São João del-Rei (UFSJ), about the impacts produced by adhesion of the institution to the Support Program Restructuring and Expansion of Federal Universities Plans (REUNI), in the life of them in university terms and in the city. The theoretical framework is that of environmental psychology that aims to investigate the inter-relationship between man and his physical and social context. The qualitative method was used to conduct semi-structured interviews with four managers from the University. Participants described their opinion about the changes in the University, the city and the demands of their work. The expansion process was presented in particular ways and related to the reality of UFSJ and city. Finally, there is the need to better understand the phenomenon of expansion extending the research and addressing other groups in the city and the university.
  • A profissão de advogado conforme apresentada em jornais paraibanos Artigos

    Silva, Sandra Souza da; Borges, Livia de Oliveira; Barbosa, Silvânia da Cruz

    Resumo em Português:

    A pesquisa teve o objetivo de identificar a imagem da profissão de advogado disseminada por um jornal da Paraíba. Seus fundamentos focalizam os conceitos de grupo funcional e identidade coletiva. Desenvolvemos pesquisa documental com análise de conteúdo categórica para tratar o material selecionado: 382 reportagens dos anos de 2001 e 2003. Identificamos duas amplas categorias: (a) ações político-associativas e (b) exercício profissional. Os resultados empíricos nos permitiram identificar aspectos centrais na construção da identidade profissional, como: a influência do exercício profissional e do órgão de representação na sociedade; a atribuição de importância ao poder; e a capacitação entre as preocupações dos profissionais. Em síntese, encontramos uma identidade coletiva refletindo as tradições históricas no país.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tuvo como objetivo identificar la imagen de la profesión de abogado difundida por un periódico de Paraíba. Sus fundamentos se centran en los conceptos de grupo funcional y de identidad colectiva. Se ha llevado a cabo una investigación documental mediante el análisis de contenido categorial para tratar el material seleccionado: 382 ocurrencias correspondientes a los años 2001 y 2003. Se ha identificado dos grandes categorías: (a) acciones políticas y asociativas y (b) práctica profesional. Los resultados empíricos nos permitieron identificar los aspectos llave en la construcción de la identidad profesional, como: la influencia de la práctica profesional y del órgano de su representación en la sociedad; la atribución de la importancia al poder y la capacitación entre las preocupaciones de los profesionales. En resumen, se ha encontrado una identidad colectiva que refleja las tradiciones históricas del país.

    Resumo em Inglês:

    The research aimed to identify the image of lawyer profession as disseminated in a newspaper in Paraíba. It grounded in concepts of functional group, and collective identity. We developed documental research with categorical content analysis to treat the selected material: 382 reports of the years 2001 and 2003. We identified two wide categories: (a) associative and political actions, and (b) professional exercise. The empirical results allowed us to identify core aspects concerning the professional identity formation, such as: the influence of profession exercise and the representative entity in the society; the attribution of importance to power, and professional's preoccupations. In sum, we found a collective identity reflecting the historical traditions in the country.
  • Burnout: o impacto da satisfação no trabalho em profissionais de enfermagem Artigos

    Sá, Adriana Müller Saleme de; Martins-Silva, Priscilla de Oliveira; Funchal, Bruno

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é analisar a relação entre fatores de satisfação no trabalho (satisfação com as relações hierárquicas; satisfação com o ambiente físico do trabalho; satisfação com o trabalho e oportunidade de crescimento) e dimensões da Síndrome de Burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização profissional) em profissionais de enfermagem de um hospital público. Utilizou-se a abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 52 enfermeiros. Os instrumentos aplicados foram: questionário sociodemografico, Maslach Burnout Inventory, Questionário de Satisfação no Trabalho S20/23. Para a análise utilizou-se a regressão linear múltipla dos Mínimos Quadrados Ordinários. Os resultados apresentaram que o fator satisfação com o ambiente reduz a exaustão emocional; o aumento com a satisfação com o trabalho e oportunidade de crescimento reduz as dimensões exaustão emocional e despersonalização; e também aumenta a realização profissional.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es analizar la relación entre los factores de satisfacción en el trabajo (satisfacción con las relaciones jerárquicas, la satisfacción con el ambiente físico de trabajo, la satisfacción laboral y la oportunidad de crecimiento) y las dimensiones del Síndrome de Burnout (agotamiento emocional, despersonalización y logro profesional) en profesionales de enfermería de un hospital público. Se utilizó un enfoque cuantitativo. La muestra fue compuesta por 52 enfermeras. Los instrumentos utilizados fueron: cuestionario sociodemográfico, Maslach Burnout Inventory, el Cuestionario de Satisfacción S20/23. Para el análisis se utilizó la regresión múltiple de mínimos cuadrados ordinarios. Los resultados presentaron que lo factor de satisfacción con el entorno reduce el cansancio emocional; aumenta la satisfacción laboral y la oportunidad de crecimiento reducen el cansancio emocional y despersonalización y también aumenta el logro profesional.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze the relationship between job satisfaction factors (hierarchy relations satisfaction, physical ambience satisfaction and work and growth opportunity satisfaction) and dimensions of Burnout Syndrome (emotional exhaustion, depersonalization, and professional accomplishment) for nurses in a public hospital. In this paper we use a quantitative approach, applying the Maslach Burnout Survey and Job Satisfaction Survey S20/23, together with social-demographic information on a sample of 52 nurses. Using the Ordinary Least Squares multiple linear regression as the empirical method, we found that physical ambience satisfaction reduces emotional exhaustion, and an increase in work and growth opportunity satisfaction reduces the emotional exhaustion and also increases professional accomplishment.
  • Gestão e subjetividade no SUS: o enfrentamento de impasses em tempos neoliberais Artigos

    Ferreira Neto, João Leite; Araújo, José Newton Garcia de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é analisar processos de gestão e subjetividade no SUS, com base no reconhecimento da existência de dois modelos distintos. O primeiro é o preconizado pela Reforma Sanitária; o segundo, de corte neoliberal, é assumido pelo setor privado, mas afeta o contexto da saúde pública, dificultando seus avanços. O neoliberalismo é discutido como estratégia de governo dos homens, possuindo uma política de subjetivação individualista. São analisadas as propostas do movimento sanitário de gestão democrática e subjetividade solidária e seus impasses. Conclui-se que as saídas não se darão exclusivamente a partir de arranjos macropolíticos e devem incluir a construção efetiva de modos de gestão e de subjetividade que permitam aos indivíduos e aos coletivos reinventarem-se de forma crítica e solidária.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se abordan los temas de gestión y subjetividad en el SUS. Se discuten los puntos muertos del proyecto de la reforma sanitaria que fue implementado en la década de 1990 dentro de un fuerte contexto neoliberal. Se ha trabajado en la revisión de la literatura y en los documentos gubernamentales. El neoliberalismo se discute como una estrategia de gobierno de los hombres, que trae en su interior una política de subjetivación individualista. Se abordan las propuestas del movimiento sanitario de gestión democrática y subjetividad solidaria. Se analizan los puntos muertos vividos en el SUS como resultado de esa doble influencia y se concluye que las salidas no se van a obtener exclusivamente a partir de acuerdos macropolíticos, puesto que implican la construcción efectiva de modos de gestión y de subjetividad que permitan que los individuos y los colectivos se reinventen de forma crítica y solidaria.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze processes of management and subjectivity in the Brazilian health system (SUS), based on the assumption that there are two distinct models. The first is that recommended by Health Reform, the second, of neoliberal design, is assumed by the private sector, but it affects the public health context, hindering progress in that scenario. Neoliberalism is discussed as a men government strategy, which has a policy of individualistic subjectivation. The propositions of the health movement of democratic government and solidary subjectivity are analyzed. We conclude that the solutions will not be performed exclusively from macropolitical arrangements, because they must involve the construction of effective management and subjectivity methods that allows individuals and collectives to reinvent themselves in a critical and supportive way.
  • Produção de subjetividade em blogs e microblogs Artigos

    Santos, Francisco Coelho dos; Cypriano, Cristina Petersen

    Resumo em Português:

    Blogs e microblogs estão entre as redes colaborativas da Web 2.0. Embora aparentados, possuem especificidades. Ambos promovem a abertura, a imersão, a participação e a criação de laços entre os integrantes das redes que constituem. O mais bem-sucedido dos microblogs, o Twitter, é exemplar das características diferenciais dessas ferramentas, tais como a brevidade das mensagens, a mobilidade, a captação em tempo real, a modificação na natureza da mediação. Isso implica em variações nas formas de expressão de si e nos modos como os indivíduos se relacionam com a realidade por meio de uma ou de outra ferramenta. Os usuários tanto podem tematizar suas experiências pela publicação breve e instantânea em microblogs, como podem fazê-lo de forma mais refletida nos blogs. Essas possibilidades de uso permitem identificar as maneiras pelas quais tais redes sociais proporcionam a objetivação de subjetividades.

    Resumo em Espanhol:

    Blogs y microblogs son algunas de las redes construidas de forma colaborativa en la Web 2.0. A pesar de sus semejanzas, existen diferencias relevantes. Los dos promueven la abertura, la inmersión, la participación y la creación de lazos entre los integrantes de las redes que las componen. Uno de los microblogs más exitosos es Twitter y constituye un ejemplo de la especificidad de este tipo de herramientas. Entre sus características más imortantes pueden mencionarse la brevedad de los mensajes, la movilidad y captación en tiempo real y la modificación de la naturaleza de la mediación. Como consecuencia de su configuración, se generan variaciones en las formas de expresión de si y en las formas como los individuos se relacionan con la realidad por medio de una o de otra herramienta. Los usuarios pueden al mismo tiempo tematizar sus experiencias por la publicación breve e instantánea en microblogs, y también realizarlo por medio de los blogs. Estas posibilidades de utilización permiten identificar las formas a través de las cuales las redes sociales proporcionan la objetivación de las subjetividades.

    Resumo em Inglês:

    Blogs and microblogs are among the collaborative networks of Web 2.0. Although related, they have specificities. Both promote openness, immersion, participation and creation of links between networks' members who constitute it. The most successful of microblogs, Twitter, is exemplary of the differential characteristics of these tools, such as brevity of the messages, mobility, real-time capture, change in the nature of the mediation. It results in variations in the way of expressing yourself and in the way individuals relate to reality, through one tool or another. The users can thematize their experiences through short and instantaneous publications in microblogs or do it in more reflected way as well. These possibilities of use enable identifying manners in which such social networks provide the objectification of subjectivity.
  • A percepção profissional e comunitária sobre a reinserção social dos usuários de drogas Artigos

    Paiva, Fernando Santana de; Ferreira, Maira Leon; Martins, Maria Zilda Fernandes; Barros, Selma Luísa César de Farias; Ronzani, Telmo Mota

    Resumo em Português:

    O processo de reinserção social de usuários de substâncias psicoativas tem se configurado como uma das principais estratégias da Política Nacional sobre Drogas. Haja vista que o uso de substâncias emerge como um dos principais problemas de saúde pública na atualidade, o presente artigo teve como objetivo compreender as percepções dos atores sociais inseridos nas políticas da saúde, assistência social e lideranças comunitárias acerca do processo de reinserção social dos usuários de drogas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, onde foram realizadas doze entrevistas semiestruturadas com diferentes informantes-chave, inseridos em um território com elevados indicadores de uso de drogas. Os resultados apontam para os desafios no processo de inserção efetiva dos usuários de drogas em razão da existência de uma rede assistencial multissetorial, um profundo processo de estigmatização social, a naturalização do uso de drogas, a responsabilização da família, além da sobrecarga de trabalho nas políticas públicas.

    Resumo em Espanhol:

    El consumo de drogas és uno de los principales problemas de salud pública en la actualidad. Como un paso clave en el tratamiento al usuário de drogas, la reinserción social se ha configurado como una de las principales estrategias de la Política Nacional sobre Drogas. Por esta razón el objetivo de este artículo és conocer las percepciones de los actores sociales insertados en las políticas de salud, asistencia social y líderes comunitarios sobre el proceso de reinserción social de los usuarios de drogas en la comunidad. Fue realizada una investigación de naturaleza cualitativa, habiendo sido llevado a cabo 12 entrevistas semi-estructuradas con actores sociales ubicados en un territorio con alta prevalencia de consumo de drogas. Los resultados apuntan los desafíos en el proceso de inserción de los usuarios de drogas debido a la existencia de una red de atención multisectorial, un profundo proceso de estigmatización social, la naturalización del consumo de drogas, la rendición de cuentas de la família y la sobrecarga de trabajo en las políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    The process of social reinsertion of users of psychoactive substances has been marked as one of the main strategies of National Drug Policy in Brazil. Considering that substance use is emerging as a main public health problems in the present, this paper aims to understand the perceptions of social actors embedded in the policies of health, social care and community leaders about the process of social reinsertion of drug users. This is a qualitative research, where were made twelve semi-structured interviews with different key informants, entered into a territory with high indicators of drug use. The results point to the challenges in the process of effective integration of drug users because the existence of a multisectoral care network, a profound process of social stigmatization, naturalization of drug use, accountability family, beyond the workload in public policy.
  • A devastação ecológica em cinzas do norte de Milton Hatoum Artigos

    Reigota, Marcos

    Resumo em Português:

    Este artigo procura relacionar Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, com o pensamento ecologista de Félix Guattari e Ana Godoy. Cinzas do Norte é uma narrativa sobre dois amigos de Manaus, cuja amizade se inicia em 1964, numa escola pública, e que segue até o final da ditadura civil-militar. Procuramos situar a obra de Milton Hatoum em relação à ecocrítica, em textos de autoria de Félix Guattari e Ana Godoy, e observar como a obra de Milton Hatoum colabora com a proposta de educação ambiental como produtora de sentidos. Afirmamos que a literatura, e particularmente Cinzas do Norte, contribui para a ampliação do repertório das práticas sociais e pedagógicas ecologistas no cotidiano. Trata-se de artigo resultante de pesquisa apoiada pelo CNPq sobre a obra de Milton Hatoum e suas relações com a educação ambiental pós-moderna e com os estudos culturais (ecocrítica).

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se busca relacionar Cenizas del Norte, de Milton Hatoum, con el pensamiento ecologico de Félix Guattari y Ana Godoy. "Cinzas do Norte" es una historia sobre dos amigos de Manaus, cuya amistad comienza en 1964, en una escuela pública, y que continuará hasta el final de la dictadura cívico-militar. Buscamos situar la obra de Milton Hatoum en respecto a la ecocrítica, en textos escritos por Félix Guattari y Ana Godoy, y observar cómo el trabajo de Milton Hatoum colabora con la propuesta de educación ambiental como productora de significados. Afirmamos que la literatura, y en particular "Cinzas do Norte", nos ayuda a ampliar el repertorio de las prácticas sociales y pedagógicas ecologistas en la vida cotidiana. Este artículo resulta de investigación apoyada por el CNPq sobre la obra de Milton Hatoum y sus relaciones con la educación ambiental posmoderna y con los estudios culturales (ecocrítica).

    Resumo em Inglês:

    This article is aimed at investigating the connections of Milton Hatoum's Cinzas do Norte ("Ashes of the Amazon") with ecological trends. The ecological basis are Félix Guattari and Ana Godoy. Cinzas do Norte is a narrative about two friends from Manaus whose friendship begins at a public school in 1964 and lasts until the end of Brazilian civil- military dictatorship. I tried to situate the work of Milton Hatoum in the field of Ecocritics, then relate it to texts by Félix Guattari and Ana Godoy and observe how Hatoum's work contributes with the Environmental Education as a producer of meanings. I claim that literature, particularly Cinzas do Norte , is one way of amplifying repertoires of ecological social and pedagogical practices in every day life. This article is resulted of a research with grants of CNPq about the relationship of Milton Hatoum's texts and postmodern Environmental Education and Cultural Studies.
  • A construção cultural de significados sobre adoção: um processo semiótico Artigos

    Valério, Tatiana Alves de Melo; Lyra, Maria C. D. P.

    Resumo em Português:

    Buscamos compreender o processo de construção de significados sobre adoção abordando um membro da família extensa de um caso de adoção satisfatória, utilizando os fundamentos teórico-metodológicos da Psicologia Cultural Semiótica de orientação idiográfica. Destacamos a dinâmica entre os significados que existem na cultura coletiva, em transformação, e a construção pessoal de significados. A construção dos significados da adoção, mesmo numa família cuja adoção é aceita por todos, é caracterizada pela existência de uma tensão constante e pela ambivalência entre a cultura coletiva - carregada de mitos e preconceitos partilhados num sistema de mensagens redundantes, mas também refletindo um processo atual no qual a adoção se apresenta como louvável e desejável - e a construção progressiva de uma cultura pessoal. Algumas sugestões sobre direções úteis para o trabalho de orientação a pretendentes à adoção e aos grupos de apoio a mesma são sugeridas.

    Resumo em Espanhol:

    Buscamos comprender el proceso de construcción de significados sobre la adopción abordando un miembro de la familia extensa de un caso de adopción satisfactoria, utilizando los fundamentos teórico-metodológicos de la Psicología Cultural Semiótica de orientación ideográfica. Destacamos la dinámica entre los significados que existen en la cultura colectiva, en transformación, y la construcción personal de significados. La construcción de los significados de adopción, aunque en una familia cuya adopción es aceptada por todos, es caracterizada por la existencia de una tensión constante y por una ambivalencia entre cultura colectiva - cargada de mitos e prejuicios compartidos en un sistema de mensajes redundantes, pero también, reflexionando un proceso actual en el que la adopción se presenta como laudable y deseable - y la construcción progresiva de una cultura personal. Algunas sugerencias sobre direcciones útiles al trabajo de orientación a los que pretenden adoptar y a los grupos que apoyan esa acción también aparecen.

    Resumo em Inglês:

    We searched to understand the process of meaning making about adoption, addressing a member of the extended family of a satisfactory case of adoption, using the theoretical and methodological foundations of Semiotics Cultural Psychology from idiographic orientation. We highlighted the dynamic between the meanings that exist in the collective culture, in transformation, and the personal meaning making. The construction of the meanings of adoption, even in a family whose adoption is accepted by all, is characterized by the existence of a constant tension and by the ambivalence between the collective culture - full of myths and prejudices shared in a system of redundant messages, but also reflecting a current process in which the adoption is presented as commendable and desirable - and the gradual construction of a personal culture. Some suggestions on useful directions for the work of guidance to prospective parents and adoption support groups are suggested.
  • Homens vítimas na intimidade: análise metodológica dos estudos de prevalência Artigos

    Machado, Andreia; Matos, Marlene

    Resumo em Português:

    A violência contra os homens na intimidade é um tema controverso e negligenciado. No entanto, são já vários os estudos que avançam que os homens podem ser vítimas na intimidade. Este artigo contempla uma análise metodológica dos estudos de prevalência acerca da violência contra os homens em relações heterossexuais. A violência contra o sexo masculino perpetrada pelo sexo feminino varia de 0.6% a 100%, dependendo do tipo de violência que abrange, do período temporal de referência, bem como do método e da amostra. Os estudos revelam que os homens são, em sua grande maioria, vítimas de violência moderada, sobretudo psicológica. Porém, as insuficiências metodológicas e o conhecimento diminuto em domínios específicos da vitimação íntima contra os homens restringem as conclusões que podem ser extraídas. Importa que as investigações futuras adotem uma abordagem mais inclusiva de ambos os sexos.

    Resumo em Espanhol:

    La violencia contra los hombres en la intimidad es un tema polémico y omiso. Sin embargo, ya hay varios estudios que avanzan que los hombres pueden ser víctimas en la intimidad. Este artículo incluye un análisis metodológico de los estudios de prevalencia sobre la violencia contra los hombres en relaciones heterosexuales. La violencia perpetrada contra los hombres por las mujeres varía de 0.6% a 100%, dependiendo del tipo de violencia abarcada y del período de tiempo, así como del método y de la muestra. Los estudios revelan que los hombres son en su mayoría víctimas de violencia moderada, sobre todo psicológica. No obstante, las deficiencias metodológicas y el poco conocimiento en áreas específicas de la victimización íntima contra los hombres limitan las conclusiones que pueden extraerse. Es importante que la investigación futura adopte un enfoque más inclusivo para ambos los sexos.

    Resumo em Inglês:

    Intimate partner violence against men is controversial and somewhat neglected. However, there are now several studies that show that men are victims in intimacy. This article includes a methodological analysis of studies on the prevalence of violence against men in heterosexual intimate relationships. The prevalence of violence against men perpetrated by women ranges from 0.6% to 100%, depending on the type of violence, the time period of reference, as well as the method and sample used. Studies show that men are mostly victims of moderate violence, mainly psychological. However, methodological shortcomings and insufficient knowledge in specific areas of victimization against men restrict the conclusions that can be drawn. Is critical that the investigations in this area adopt a more inclusive approach and, specifically, methodologies that address both sexes.
  • Preconceito contra homossexuais no contexto do futebol Artigos

    Pereira, Annelyse Santos Lira Soares; Alfaia, André João Belacorça; Souza, Luana Elayne Cunha; Lima, Tiago Jessé Souza

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa a relação entre as crenças sobre a natureza da homossexualidade e a homofobia no futebol. Participaram 184 jogadores de futebol, a maioria do sexo masculino (74%), com idade média de 24,5 anos. Os participantes responderam as escalas de crenças sobre a homossexualidade, preconceito e expressão emocional. Os resultados demonstram que os participantes do sexo feminino apresentam-se com menos atitudes preconceituosas do que os do sexo masculino e os mais novos exprimem maior homofobia do que os participantes mais velhos. Relativamente às crenças, os esportistas com maior adesão às crenças de natureza ético-moral da homossexualidade exprimem mais atitudes homofóbicas. Já os esportistas com maior adesão à crença sobre a natureza da homossexualidade baseada em justificativas culturais são aqueles com atitudes menos homofóbicas. Os resultados são discutidos à luz do papel desempenhado pelas crenças sobre a natureza da homossexualidade enquanto princípios organizadores do preconceito homofóbico.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio examina la relación entre las creencias sobre la naturaleza de la homosexualidad y la homofobia en el fútbol. Participaron 184 jugadores de fútbol, la mayoría hombres (74%) con una edad media de 24,5 años, que completaron escalas de creencias sobre la homosexualidad, el prejuicio y la expresión emocional. Los resultados muestran que las mujeres presentan menos actitudes prejuiciosas que los hombres y los más jovenes presentan más homofobia que los de mayor edad. Los atletas con mayor adherencia a las creencias éticas y morales de la naturaleza de la homosexualidad expresaron actitudes más homofóbicas. Ya los atletas con mayor adhesión a la creencia sobre la naturaleza de la homosexualidad basada en justificaciones culturales son los que tienen menos actitudes homofóbicas. Los resultados se discuten a la luz del papel de las creencias acerca de la naturaleza de la homosexualidad como principios organizativos de los prejuicios homofóbicos.

    Resumo em Inglês:

    This study examines the relationship between beliefs about the nature of homosexuality and homophobia in the soccer context. Participated 184 Portuguese soccer players, most of them were male (74%) with a mean age of 24.5 years. Participants responded to scales of beliefs about homosexuality, prejudice and emotional expression. The results show that female participants expressed less prejudiced attitudes than male ones, and that younger expressed greater homophobia than older participants. Regarding beliefs, participants who more adhered to ethical-moral beliefs about the nature of homosexuality expressed more homophobic attitudes, while participants who more strongly endorsed belief on the cultural nature of homosexuality expressed less homophobic attitudes. The results are discussed in light of the role played by the beliefs about the nature of homosexuality as organising principles of homophobic prejudice.
  • Olhares sobre o corpo na atualidade: tatuagem, visibilidade e experiência tátil Artigos

    Rodriguez, Luciana da Silva; Carreteiro, Teresa Cristina Othenio Cordeiro

    Resumo em Português:

    Este artigo, com base na psicossociologia, problematiza processos de subjetivação sobre o corpo na atualidade, tomando o uso da tatuagem como analisador. O incremento das demandas para essa prática chama atenção, visto que a tatuagem remete à permanência e as subjetivações atuais prezam a efemeridade. A imagem e o tempo imediato são também valorizados, bem como a visibilidade. Estes colocam a tatuagem em sintonia com os movimentos de culto ao corpo, exacerbados atualmente. São movimentos distintos que apontam para divergências e convergências do mesmo fenômeno, e que tornam as problemáticas do corpo e tatuagens paradigmáticas na atualidade. De forma a encaminhar essas discussões, são utilizados trechos de entrevistas com adultos tatuados, realizadas durante o trabalho de campo em que se pôde notar a grande importância da visibilidade e experiência tátil no processo de escolha e feitura de tatuagens.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo, basado en la Psicosociología, analiza los procesos de subjetividad en el cuerpo hoy en día, teniendo el uso del tatuaje como un analizador. El aumento de la demanda de esta práctica llama la atención, ya que el tatuaje se refiere a la permanencia, cuando las subjetivaciones actuales aprecian el efémero. La imagen y el tiempo inmediato también se valoran, así como la visibilidad. El tatuaje está en sintonía con los movimientos de culto al cuerpo, exacerbados en la actualidad. Son movimientos distintos que revelan divergencias y convergencias de un mismo fenómeno, y que hacen las cuestiones del cuerpo y de los tatuajes paradigmáticos en la actualidad. Para avanzar este debate, nos utilizamos de entrevistas con adultos tatuados, hechas en trabajo de campo, donde se puede tener en cuenta la importancia de la visibilidad y la experiencia táctil en el proceso de selección y elaboración de los tatuajes.

    Resumo em Inglês:

    This study is based on the Psychosociology and analyzes subjectivity's processes about the body in our days, taking the use of tattooing as a analyzer. The increased demands of this practice is interesting, because the tattoo refers to the permanence, and the current value today appreciate is the ephemerality. On the other hand, the image and the immediate time are also valued, as well as the visibility. In this way, the tattoo fits well with the movements of body's worship that is so exacerbated today. These are distinct movements that reveal divergences and convergences of the same phenomenon, and make the themes "body" and "tattoos" paradigmatic in our days. To conduct these discussions, some interviews with tattooed adults are used. They pointed the importance of visibility and tactile experience in the process of choosing and making the tattoo.
  • Produções imaginativas sobre dificuldades sexuais: um estudo psicanalítico Artigos

    Corbett, Elisa; Ambrosio, Fabiana Follador e; Gallo-Belluzzo, Sueli Regina; Aiello Vaisberg, Tânia Maria José

    Resumo em Português:

    Objetivamos investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre dificuldades sexuais, tendo em vista que queixas relativas à esfera sexual da vida humana são comuns na prática psicológica. Realizamos entrevistas coletivas com três grupos de alunos, usando o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema como recurso facilitador. Obtivemos, assim, 47 produções. Tais comunicações foram interpretativamente consideradas, de acordo com o método psicanalítico, permitindo a produção de quatro campos de sentido afetivo-emocional: "Falha mecânica", "Até que a morte nos separe", "Quem sou eu?" e "Rejeição". O quadro geral revela um imaginário conservador, a partir do qual podem emergir condutas preconceituosas e excludentes e que persiste apesar de inegáveis conquistas de movimentos sociais que focalizam as questões de gênero.

    Resumo em Espanhol:

    Tuvimos como objetivo investigar psicoanalíticamente el imaginario colectivo de estudiantes de Psicología en relación a las dificultades sexuales, teniendo en cuenta que las quejas relativas al campo sexual de la vida humana son comunes en la práctica psicológica. Realizamos entrevistas colectivas con tres grupos de alumnos, utilizando el procedimiento de dibujos-cuentos con tema como recurso facilitador. Obtuvimos de esa manera 47 producciones. Los dibujos-cuentos fueron interpretativamente considerados de acuerdo al método psicoanalítico, permitiéndonos la producción de cuatros campos de sentido afectivo-emocional: "Falla mecánica", "Hasta que la muerte nos separe", "Quién soy yo?" y "Rechazo". El cuadro general revela un imaginario colectivo conservador, a partir de lo cual pueden emerger conductas prejuiciosas y excluyentes, que persiste a pesar de las innegables conquistas de los movimientos sociales que se focalizan en cuestiones de género.

    Resumo em Inglês:

    Our purpose was to investigate in the light of psychoanalysis the collective imaginary of Psychology students on sexual hardships, given that complaints relating to the realm of human sexuality are commonplace in the psychological practice. We held collective interviews with three groups of students, using the Drawing-Story with Theme Procedure as a facilitating resource. We gathered, in this method, 47 drawings. Such communication was considered interpretively, according to the psychoanalytical method, and allowing the creation of four affective-emotional fields: "Mechanical failure", "Until death do us part", "Who am I?" and "Rejection". The bigger picture reveals a conservative imaginary, from which prejudicial and excluding behavior can emerge, and which persists despite undeniable victories from social movements focusing on gender issues.
  • Oficinas de história de vida: uma construção metodológica no enlace entre psicanálise e saúde coletiva Artigos

    Conte, Marta; Silveira, Marília; Torossian, Sandra Djambolakdjian; Minayo, Maria Cecília de Souza

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar a História de Vida como metodologia modificada para utilização em grupo. Tal ferramenta foi usada na pesquisa A construção identitária na adolescência em contextos violentos na perspectiva da Clínica em Saúde Mental, financiada pelo Edital 033/2008 do CNPq e desenvolvida em 2009 e 2010. Analisamos as potencialidades da História de Vida, proposta como dispositivo grupal, possibilitador de narrativas coletivas e ficcionais, compartilhadas e testemunhadas pelo grupo. O campo teórico do presente trabalho aproxima a Psicanálise da Saúde Coletiva. Visa, também, à construção de ferramentas clínicas e de alternativas singulares e coletivas de expressão psicossocial possíveis de serem utilizadas para além do campo da pesquisa, na clínica, na assistência social, na interface da saúde-justiça- direitos humanos voltadas aos adolescentes atendidos em serviços públicos.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se presenta una versión adaptada del método de historia de vida, modificado para el trabajo grupal en talleres. Esta herramienta se utilizó en la investigación "La construcción de la identidad en la adolescencia en contextos violentos desde la perspectiva de la Clínica de Salud Mental", financiado por el CNPq - llamada 033/2008 y fue desarrollada entre 2009 y 2010. Fue analizado el potencial de la historia de vida como dispositivo grupal que permite las construcciones narrativas colectivas y de ficción, y que sean compartidas por el grupo. Nuestro campo teórico acerca Psicoanálisis y Salud Pública. También tiene como objetivo la construcción de herramientas clínicas y alternativas singulares para la expresión psicosocial. Esta construcción se puede utilizar más allá del campo de la investigación, la asistencia clínica, social, interfaz orientado a la salud-justicia- derechos humanos de los adolescentes asistidos en servicios públicos.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an adapted version of the life-story method, modified for workshops. This tool was used at the research "The identity construction in adolescence at violent contexts from the perspective of Clinical Mental Health", funded by CNPq - Call 033/2008 developed between 2009 and 2010. We analyzed the life-history potential as device group, that allow collective and fictional narratives, shared and witnessed by the group. Our theoretical field approaches Psychoanalysis and Public Health. It also aims to build clinical tools and singular alternative for psychosocial expression. This construction can be used beyond the field of research, clinical, social assistance, health-oriented interface justice- human rights to adolescents from public services.
  • Sequestro extorsivo econômico: significados construídos por um casal sobreviviente

    Chalé, Hugo Alberto Yam; Ruiz, Patricia Trujano

    Resumo em Português:

    São os significados que fazemos do que experimentamos, e não as experiências em si, que definem o seu impacto. O objetivo desta pesquisa foi explorar e analisar, a partir do construcionismo social, os sentidos construídos por um casal sobre a sua experiência de sequestro, bem como pensamentos e sentimentos derivados dela. O método utilizado foi o de Estudo de caso e como técnica, a coleta de dados através de entrevista semi-estruturada. Embora em ambas narrativas a religião estivesse presente, a mulher significou o sequestro como um teste de força e oportunidade, e o homem como um castigo e uma advertência; o medo foi um dos sentimentos presentes em ambos desde sua captura. Depois da libertação, seus sentimentos e pensamentos estiveram relacionados com os significados construídos. Nela foram encontrados o desejo de superar-se e melhorar a sua vida, e nele sentimentos de culpa.

    Resumo em Espanhol:

    Son los significados que elaboramos de las experiencias que vivimos, y no las experiencias mismas, los que definen sus repercusiones. El objetivo de esta investigación fue explorar y analizar desde el construccionismo social, los significados construidos por una pareja sobre su vivencia de secuestro extorsivo económico, así como los pensamientos y sentimientos derivados de ellos. Se empleó como método el estudio de casos, y como técnica de recolección de datos la entrevista semiestructurada. Aunque en ambas narrativas estuvo presente la religión, la mujer significó al secuestro como una prueba de fortaleza y una oportunidad, y el varón como un castigo y una llamada de atención; el temor fue uno de los sentimientos presentes en ambos desde su captura. Después de la liberación sus sentimientos y pensamientos estuvieron relacionados con los significados construidos, en ella se encontraron deseos de superarse y mejorar su vida, y en el varón sentimientos de culpa.

    Resumo em Inglês:

    The meanings that we elaborate with the experiences that we live, and not the experiences themselves, are those that define the aftermath. The objective of this investigation was to explore and analize from social constructionism, the meanings constructed by a couple on their experience of economic kidnapping, such as thoughts and feelings derived from them. Case study was the method implemented on this process, and as a data collection technique, the semi structured interview. Although in both narratives religion was present, for the woman the kidnapping signified a test of strength and opportunity, and for the man as a punishment and a warning; for both fear was one of the feelings present since their capture. After the releasing, their feelings and thoughts were related to the meanings constructed, in the woman a desire of improvement and a better life were found, and in the man feelings of guilt.
  • Formação humana e competências: o debate nas diretrizes curriculares de psicologia Artigos

    Lima, Vinicius Cesca de; Souza, Régis de Toledo

    Resumo em Português:

    O artigo analisa as perspectivas de formação humana e de desenvolvimento de competências identificadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia. A partir da crítica aos processos modernos de formação humana, realizada pela Teoria Crítica da Sociedade, analisamos sua institucionalização em práticas escolares, incluindo a pedagogia por competências, e mais especificamente na educação universitária. Por fim, discutimos essas questões na formação de psicólogos. Confrontando as propostas de formação para a emancipação e de formação para o desenvolvimento de competências, apontamos, a partir da matriz pautada nas Diretrizes Curriculares, que a formação em psicologia representa um processo contraditório que evidencia um projeto em disputa.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza las perspectivas de formación humana y de desarrollo de competencias identificadas en las Directrices Curriculares Nacionales para el Pregrado en Psicología. Desde la crítica de los procesos modernos de formación humana, realizada por la Teoría Crítica de la Sociedad, analizamos su institucionalización en las prácticas escolares, incluyendo la pedagogía por competencias, y más específicamente en la enseñanza universitaria. Finalmente, estos temas son discutidos en la formación de psicólogos. Confrontando las propuestas de formación para la emancipación y de formación para el desarrollo de competencias, señalamos, desde la matriz presente en las Directrices Curriculares, que la formación de psicólogos es un proceso contradictorio que expresa un proyecto en disputa.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the perspectives of human formation and competencies development as identified in Brazilian National Curriculum Guidelines for Undergraduate Courses in Psychology. From the critique of modern processes of human formation, as discussed by Critical Social Theory, the analysis focused on its institutionalization in school practices, included the competencies pedagogy, and specifically in universitary education. Then, these issues are discussed in psychologists' formation. Comparing the proposes of emancipatory formation and formation oriented to developing competencies, it is pointed out, debating on Curriculum Guidelines, that psychologists' formation represents a contradictory process that reveals a project in dispute.
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