Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia & Sociedade, Volume: 26, Número: spe2, Publicado: 2014
  • A psicologia sócio-histórica: um referencial de análise e superação da desigualdade social Editorial

    Sawaia, Bader Burihan; Maheirie, Kátia
  • Transformação social: um objeto pertinente à psicologia social? Artigos

    Sawaia, Bader Burihan

    Resumo em Português:

    "SIM" é a resposta à pergunta título defendida da perspectiva da psicologia sócio-histórica, que recupera as raízes espinosanas de Marx, Vigotski, Lukács. Considerando que uma teoria pode se transformar em força prática a favor da vida, entende-se que a negação dialética do neoliberalismo extrapola a negação do trabalho alienado: ela é a negação da essência do trabalhador como incapaz de criar, de desejar e de agir coletivamente. Destaca a inoperância das lutas exclusivamente contra alienações particulares ou decorrentes do capital, defendendo que devem se dirigir também à potência de ação, para evitar a reação. Define o trabalho do psicólogo social como atividade revolucionária prático-crítica, orientando-se pela dupla espinosista comum-multitudo e propõe a dialética singular/particular/universal como o seu espaço ontológico.

    Resumo em Espanhol:

    "SÍ" es la respuesta a la pregunta título, defendida desde la perspectiva de la psicología socio-histórico, que recupera las raíces espinosanas de Marx, Vygotsky, Lukács. Mientras que la teoría puede transformarse en una fuerza a favor de la vida práctica, se entiende que la negación dialéctica del neoliberalismo extrapola la negación del trabajo alienado: es la negación de la negación de la actividad creadora del trabajador y de su deseo de actuar colectivamente. Pone de relieve la ineficacia de las luchas exclusivamente contra disposiciones alienantes particulares y aquellas derivadas solamente de lo capital, argumentando que debe ir también a la potencia de acción, para evitar la reacción. Establece el trabajo del psicólogo social como la actividad revolucionaria práctica crítica, guiada por el dúo espinosista común-multitudo y propone la dialéctica singular/particular/universal como su espacio ontológico.

    Resumo em Inglês:

    "Yes" is the answer to the title from a specific theoretical framework: the socio-historical psychology, which retrieves the spinozist roots of Marx, Vygotsky and Lukács. It draws from the concerns they share with Spinoza that a theory can become a practical force; not against something, but for life. It is believed that dialectical negation of neoliberalism is more than the denial of the alienated work: it is the negation of the creative activity of the worker and his power of wishing and acting in common. The article highlights the ineffectiveness of the struggle only against private alienations and those arising solely from capital, arguing that they also must turn to the power of action, to avoid reaction. It reflects on the work of the social psychologist as revolutionary practical-critical activity guided by Spinoza's common-multitude, proposing the dialectic of singular / particular / universal as the ontological space of this activity.
  • Processo de produção psicossocial de conceitos: infância, juventude e cultura Artigos

    Oliveira, Adélia Augusta Souto de; Trancoso, Alcimar Enéas Rocha

    Resumo em Português:

    Os conceitos são produções humanas, determinados pela condição social, histórica e cultural, e parte ativa das relações ético-políticas estabelecidas, inclusive, dentro do fazer científico. Refletem-se sobre a relação entre produção dos conceitos de infância e juventude e três aspectos fundamentais: o ambiente cultural diverso, complexo e potencializado na sua capacidade desestabilizadora pelos fluxos migratórios, a necessidade de uma ciência psicológica e sociológica epistemologicamente capaz de produzir conceitos dinâmicos que captem o objeto na sua realidade cultural, e a pesquisa como prática ativa de compreensão e produção de conceitos. É mister compreender a dialética entre completude e incompletude na criança e no jovem, além de desenvolver estratégias comunicacionais para melhor compreender as culturas infanto-juvenis e produzir leituras do tempo presente a partir de um fazer científico aberto.

    Resumo em Espanhol:

    Los conceptos son producciones humanas, determinados por la condición social, histórica y cultural. Son parte activa de las relaciones ético-políticas establecidas, incluso, en el hacer científico. Se reflexiona sobre la relación entre producción de los conceptos de niñez y juventud en tres aspectos fundamentales: el ambiente cultural diverso, complejo e potenciado en su capacidad desestabilizadora por los flujos de migración; la necesidad de una ciencia psicológica e sociológica capaces de producir conceptos dinámicos que capturen el objeto en su realidad cultural; e la investigación como práctica activa de entendimiento y producción de conceptos. Es importante comprender la dialéctica entre lo completo y lo no completo presente en el niño/niña y el joven, además de desarrollar estrategias comunicacionales para mejor comprender las culturas infantiles y juveniles y aun producir lecturas del tiempo presente a partir de un hacer científico abierto.

    Resumo em Inglês:

    The concepts are human productions, determined under social, historical and cultural condition. They are an active part of the ethical-political relations established even within the scientific work. This paper reflects on the relationship between production of the concepts of childhood and youth and three fundamental aspects. The diverse cultural environment, complex and enhanced in its destabilizing ability of migratory flows. The need for an epistemologically psychological and sociological science capable of producing dynamic concepts that capture the object in its cultural reality. Research as active practice of understanding and production concepts. Is necessary understand the dialectic between completeness and incompleteness in children and youth. Develop communication strategies to better understand children and youth cultures. Produce readings from an open scientific work.
  • Os impasses entre acolhimento institucional e o direito à convivência familiar Artigos

    Moreira, Maria Ignez Costa

    Resumo em Português:

    Este artigo trata do direito à convivência familiar das crianças e adolescentes e discute, à luz da Psicologia Sócio-Histórica, o processo de afirmação das novas concepções de criança, de adolescente e família, na sociedade brasileira, bem como o processo de judicialização das relações familiares. Destaca, entre as medidas protetivas, a de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, expondo as contradições e paradoxos dessa medida quanto à garantia do direito à convivência familiar.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata del derecho a la convivencia familiar de los niños y adolescentes y discute, a la luz de la Psicología Socio-Histórica, el proceso de afirmación de las nuevas concepciones de niño, adolescente y familia en la sociedad brasileña, así como el proceso de judicialización de las relaciones familiares. Destaca, entre las medidas de protección, el acogimiento institucional de los niños y adolescentes, mostrando las contradicciones y paradojas de esa medida en lo que se refiere a garantizar el derecho a la convivencia familiar.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses the right children and adolescents have to live as members of their families. Moreover, in the light of Socio-historical Psychology, it discusses the affirmation process regarding new child, adolescent and family concepts in the Brazilian society, as well as the judicialization process involved in family relations. Among protective measures, this paper brings the institutionalization of children and adolescents to the foreground, exposing the contradictions and paradoxes of such measure in regard to family life assurance.
  • O inconsciente sócio-histórico: aproximações de um conceito Artigos

    Santos, Lívia Gomes dos; Leão, Inara Barbosa

    Resumo em Português:

    Um dos eixos centrais da Psicologia Sócio-histórica é o conceito de consciência. Entretanto, o psiquismo não pode ser igualado à consciência. Partindo dos pressupostos de Vigotsky, bem como de colaboradores e estudiosos de sua obra, analisamos como o inconsciente aparece dentro dessa vertente teórica e encontramos uma construção fundamentalmente diferente daquela usualmente presente na Psicologia. Percebemos o Inconsciente como uma construção cultural, resultado da organização da sociedade e, simultaneamente, social e individual. Ele só pode ser tomado como em constante relação com a consciência e caracteriza-se pela ausência de sentido e significado. É potencialmente consciente, o que se dá por meio da catarse; e assim como a consciência ele se manifesta nas ações dos indivíduos, caracterizando um comportamento desorientado, fragmentado, desconexo e de alguma forma limitante.

    Resumo em Espanhol:

    Uno de los conceptos centrales en la Psicología Sociohistorica es la concepción de consciencia. Entretanto, el psíquico no puede ser igualado a este concepto. Partimos de los presupuestos de Vigotski, así como de colaboradores y estudiosos de su obra, para hacer la análisis de lo inconsciente en esta corriente teórica y encontramos una construcción fundamentalmente diferente de aquella usualmente presente en la psicología. Percibimos el inconsciente como una construcción cultural, resultado de la organización de la sociedad y, simultáneamente, social e individual. Él solo puede ser comprehendido como en constante relación con la consciencia y se caracteriza por la ausencia de sentido y significado. Es potencialmente consciente, cuya conversión ocurre por medio de la catarse; y así como la consciencia se manifiesta en las acciones de los individuos caracterizando un comportamiento desorientado, fragmentado y de alguna forma limitante.

    Resumo em Inglês:

    The concept of consciousness is central in Socio-historical psychology. However, the psyche can not be equated with consciousness. Based on the assumptions of Vygotsky, as well as employees and students of his work, we analyze how the unconscious appears within this theoretical model and find a building fundamentally different from that usually present in psychology. We realize the unconscious as a cultural construct, the result of organization of society and that is both social and individual. It can only be taken as constant in relation to consciousness and is characterized by the absence of meaning and significance. It is potentially conscious, which is through the catharsis, and awareness as well as it is manifested in the actions of individuals, characterizing behavior disoriented, fragmented, disjointed and somewhat limiting.
  • A significação das emoções no processo de organização dramática do psiquismo e de constituição social do sujeito Artigos

    Magiolino, Lavínia Lopes Salomão

    Resumo em Português:

    Neste artigo, nos debruçamos sobre a significação das emoções no processo de "organização dramática do psiquismo" e constituição social do sujeito numa perspectiva histórico-cultural. Partindo de algumas elaborações teórico-metodológicas de autores dessa perspectiva (em especial, de contribuições de Vigotski sobre emoção, significação, arte e drama), dedicamo-nos a um exercício analítico do material empírico coletado em pesquisa, cujo lócus de investigação é uma companhia de teatro. O processo de significação das emoções é deflagrado e analisado frente a uma situação vivenciada por atrizes da companhia, videogravada. Procurando dar visibilidade analítica aos aspectos envolvidos no processo de significação das emoções, discutimos mais especificamente: a) As emoções significadas na experiência vivida; b) A catarse na experiência vivida: as emoções em suas (im)possibilidades de transformação. Compreendemos como a emoção humana, para além de manifestações corporais e fisiológicas, consiste num processo subjetivo, sígnico e dialético, impregnado de conteúdo ou sentido ideológico e vivencial.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, miramos la importancia de las emociones en el proceso de «organización dramática de la psique» y la constitución social del sujeto en una perspectiva histórico-cultural. Basándose, en particular, en las contribuciones de Vigotsky sobre la emoción, significado, arte y drama, se analizó el material empírico recogido en la investigación, cuyo foco es una compañia de teatro. El proceso de significación de las emociones se dispara y se analiza ante una situación vivida por las actrices de la compañía, grabado en video. Buscando dar visibilidad a los aspectos que participan en el proceso de significación de las emociones, discutimos: a) Emociones significadas en la experiencia vivida; b) Catarsis en la experiencia vivida: las emociones en sus (im)posibilidades de transformación. Entendemos cómo la emoción humana, más allá de las manifestaciones físicas y fisiológicas, es un proceso subjetivo, sígnico y dialéctico, impregnado de contenido o sentido ideológico y experiencial.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we discuss the question of the signification of emotions in the process of "dramatic organization of the psyche" and the social constitution of the subject in a historical-cultural perspective. Taking in particular the contributions of Vygotsky about emotion, signification, art and drama, we do an analytical exercise of the empirical material collected about the emotions in the actor's work. The process of emotion's signification is triggered and analyzed in a situation experienced by three actresses of a theater company, registered in video recording. Looking to give visibility to the aspects of the process we discuss: a) The significated emotions in the living experience; b) The Catharsis in the living experience: emotions in their (im)possibilities of transformation. We understand how human emotion, in addition to physical and physiological manifestations, is a subjective and signal process, impregnated with content or sense ideological and experiential.
  • Sofrimento ético-político: uma análise do estado da arte Artigos

    Bertini, Fatima Maria Araujo

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o uso do conceito do sofrimento ético-político, criado por Sawaia, a partir das reflexões fomentadas em seu núcleo de pesquisa. Neste estudo, optou-se pela análise do uso do conceito em artigos publicados entre 2000 a 2011, usando a base de dados SciELO e Capes, e posteriormente o Google Acadêmico, os quais foram incluídos ou excluídos da análise, de acordo com os critérios do período pesquisado e do uso do conceito pelo autor em sua análise. A publicação inicial do conceito data do ano de 1999 e justifica-se o período pesquisado pela abrangência, que alcançou tanto na Psicologia Social como em outras áreas do conhecimento. O resultado da pesquisa evidencia que o sofrimento ético-político já constitui um conceito-chave nas Ciências Humanas, para a compreensão da dimensão psicossocial do processo de exclusão/inclusão em contextos sócio-históricos de desigualdade social.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo examina el uso del concepto de sufrimiento ético-político, creado por Sawaia, de las reflexiones impulsadas en su central de investigación. En este estudio, se optó por analizar el uso del concepto en los artículos publicados desde 2000 hasta 2011, el uso de la SciELO Capes y los datos, y luego Google Scholar, los cuales no son incluidos o excluidos del análisis, de acuerdo con los criterios del período de investigación y el uso del concepto por el autor en su análisis. El concepto inicial de la fecha de publicación de 1999 y justificó el período relevado por la amplitud, que alcanzó tanto en la psicología social y en otros campos del conocimiento. El resultado de la investigación muestra que el sufrimiento ético-político ya es un concepto clave en las Humanidades, para la comprensión de la dimensión psicosocial de la exclusión / inclusión en contextos socio-históricos del proceso de la desigualdad social.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the use of the concept of ethical-political suffering, created by Prof. Dr. Bader Sawaia, from the reflections fostered in its core research. In this study, we chose to analyze the use of the concept in articles published from 2000 to 2011, using the SciELO database and Capes, and later Google Scholar, which were included or excluded from the analysis according to the criteria of the period researched and the use of the concept by the author in his analysis. The concept of the initial publication date of 1999 and is justified by the scope of the survey period who achieved so much in social psychology and in other fields of knowledge. The research result shows that the ethical-political suffering is already a key concept in the Humanities for understanding the psychosocial dimension of the process of exclusion / inclusion in socio-historical contexts of social inequality.
  • Novas possibilidades metodológicas: a quebra dos paradigmas qualitativo e quantitativo em psicologia Artigos

    Kahhale, Edna Maria Peters; Esper, Elisa Maria Barbosa

    Resumo em Português:

    O presente relato propõe uma metodologia materialista dialética de análise de dados que rompe com os paradigmas qualitativos e quantitativos, numa perspectiva transdisciplinar e complexa, tomando como categorias analíticas historicidade, identidade, narcisismo, efemeridade e transitoriedade. Relata-se o caso "O Climatério na Contemporaneidade", que utilizou discursos e escalas padronizadas. Nos resultados, construiu-se uma articulação entre os vários tipos de dados, a partir de uma análise estatística fatorial e de cluster para revelar tanto as semelhanças, quanto as diferenças entre as mulheres pesquisadas, além da formação de grupos qualitativos, de forma não arbitrária ou tendenciosa, baseada nas impressões dos pesquisadores. Demonstra-se criatividade metodológica que contempla a complexidade do objeto, ao construir um caminho metodológico original, baseado no pensamento dialético, que abarca tanto a diversidade quanto a totalidade do fenômeno, demonstrando que qualidade e quantidade, objetividade e subjetividade são duas faces de uma mesma moeda.

    Resumo em Espanhol:

    Se propone un método materialista dialéctico de análisis de datos que rompe con los paradigmas cualitativos y cuantitativos, en una perspectiva transdisciplinaria y compleja, teniendo como categorías analíticas historicidad, identidad, narcisismo, efimeridad y transitoriedad. Presentamos el caso "El climaterio en la contemporaneidad", que utiliza discursos y escalas estandarizadas. En los resultados, hemos construido un vínculo entre los distintos tipos de datos, a partir de un análisis factorial y cluster para revelar similitudes y diferencias entre las mujeres encuestadas, además, la formación de grupos cualitativos, de forma no arbitraria o sesgada, basada en las impresiones de los investigadores. Se muestra creatividad metodológica, que incluye la complejidad del objeto, para construir un enfoque metodológico único, basado en el pensamiento dialéctico, que tanto abraza la diversidad como el fenómeno en su totalidad, lo que demuestra que la calidad y la cantidad, la objetividad y la subjetividad son dos caras de la misma moneda.

    Resumo em Inglês:

    This report proposes a dialectic method of data analysis that breaks with the qualitative and quantitative paradigms in a complexity and transdisciplinary perspective taking as analytic categories historicity, gender relations, identity, narcissism, ephemerality and transitority. To illustrate this construction it is reported the case, "The Climacteric in Contemporary," which used standardized scales and speeches. In the analysis we constructed a linkage between the various types of results from a factor analysis and cluster to reveal both similarities and differences between the women surveyed, besides the formation of groups qualitative without being arbitrary or biased based the impressions of researchers. It is shown that creativity involves the methodological complexity of the object studied by building a unique methodological approach, based on dialectical thinking, which includes both the diversity as the totality of the phenomenon, showing that the quantity and quality and objectivity and subjectivity are two sides of a same phenomenon.
  • Subjetivação, criação e produção audiovisual: uma experiência em torno de um espetáculo musical Artigos

    Maheirie, Katia; Strappazzon, André Luiz; Müller, Flora Lorena Branco; Mayorca, Daniela Sevegnani; Barreto, Fábio Ramos

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda o processo de produção de um material audiovisual, criado por um grupo de crianças que participaram de oficinas de produção de vídeo, tomando como base sua experiência em dois projetos de pesquisa-intervenção, dos quais elas participaram anteriormente. O vídeo foi construído por seis crianças na dependência de uma universidade pública. Diante da obra objetivada, as imagens, entrevistas, experiência das oficinas anteriores e a construção do vídeo possibilitaram às participantes a possibilidade de voltar um olhar exotópico para o processo e sua experiência. Olhares próprios mediados pelo pesquisador e pelas colegas contribuíram para resignificarem práticas e consolidar aprendizados resultantes do processo de criação. Por meio da construção do vídeo, elas puderam resignificar, tanto a experiência, quanto a si como sujeitos capazes de produzir o novo, ultrapassando suas reflexões e afetos na direção de algo inédito e potencializador de suas existências.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo aborda el proceso de producción de un material audiovisual, creado por un grupo de niños que participaron en los talleres de producción de video, basado en su experiencia en dos proyectos de investigación, de la que participaron antes. El video fue construido por seis hijos la responsabilidad de una universidad pública. Dado el trabajo objetivado, imágenes, entrevistas, experiencias de los talleres anteriores y la construcción de vídeo permitieron a los participantes la posibilidad de devolver una mirada exotopica en el proceso y la experiencia. Miradas propias mediadas por el investigador y sus colegas contribuyeron a resignificarem prácticas y consolidar el aprendizaje que resulta en el proceso de creación. A través de la construcción de la de vídeo, podrían replantear tanto la experiencia, por su parte como sujetos capaces de producir el nuevo, superando sus pensamientos y afectos hacia la mejora de su existencia.

    Resumo em Inglês:

    This paper approaches the process of producing an audiovisual material created by a group of children who participated in workshops on video production, based on their experience in two research-intervention projects, which they previously participated. The video was built by six children in the facilities of a public university. Before the work objectified, pictures, interviews, experience from previous workshops and the construction of the video gave the participants the possibility of an exotopic view of the process and their experience. Their own views mediated by the researcher and the colleagues contributed to give meaning to practices and consolidate learning from the process of creation. By constructing the video, they were able to reframe both the experience and the subject itself as being able to produce the new, surpassing their thoughts and affections toward something unprecedented and potentializing their existence.
  • Jovens trabalhadoras e o sofrimento ético-político Artigos

    Dias, Maria Dionísia do Amaral

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a vivência de trabalhadores jovens, numa perspectiva da psicologia sócio-histórica, com base em estudo de caso com trabalhadoras, de 17 a 24 anos, de indústrias de confecção de uma cidade do interior paulista. Discute como a política de afetividade no trabalho opera no bloqueio à liberdade e ao pleno desenvolvimento, distanciando jovens trabalhadores de seus próprios afetos, da sua singularidade, configurando um sofrimento ético-político que afeta a saúde, concebida como potência de ação, o que caracteriza o trabalho como uma forma de inclusão perversa. Num contexto em que se busca garantir a inserção dos jovens no mercado de trabalho, o artigo discute outra face da questão, a realidade de jovens que trabalham, relacionando essa experiência às questões de saúde e formação para seu futuro, considerando-se a importância dessa fase do desenvolvimento humano.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo examina las experiencias de los trabajadores jóvenes desde la perspectiva de la psicología socio-histórico, basado en un estudio de caso con trabajadores, 17 a 24 años, de industrias de una ciudad en el estado de São Paulo. Discute cómo la política del afecto en el trabajo opera en el bloqueo de la libertad y el pleno desarrollo, lo que distancia los trabajadores jóvenes de su singularidad, que se ofrece como un sufrimiento ético-político que afecta a la salud, su poder de la acción, que caracteriza trabajar como una forma perversa de inclusión. En un contexto en el que se busca garantizar la inclusión de los jóvenes en el mercado laboral, se aborda otro lado de la cuestión, la realidad de los jóvenes que trabajan, relacionando esta experiencia a las cuestiones de salud y educación para su futuro, teniendo en cuenta la importancia de este etapa del desarrollo humano.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes the experience of young female workers, in the Social-historical Psychology perspective, based on a case study with workers, 17-24 years, of industries on city in the state of São Paulo, Brasil. Discusses how the politics of affectivity at work operates a blockage to liberty and to full development, conforming an ethical-political suffering which affects health, conceived as potency to action, thus characterizing work as a form of perverse inclusion. In a context in which the employment of young workers is considered as a social problem, the present research discusses another side of the question: the reality of young people who are already inserted in the labor market, associating their experience to issues such as health and formation to future, taking into account the importance of this stage of human development.
  • Atuação dos psicólogos nos CRAS do interior do RN Artigos

    Oliveira, Isabel Fernandes de; Oliveira, Nívia Lúcia de Andrade; Nascimento, Marília Noronha Costa do; Araújo, Rafaella Lopes; Coelho-Lima, Fellipe; Amorim, Keyla Mafalda de Oliveira

    Resumo em Português:

    Analisa-se a atuação do psicólogo em Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) localizados em municípios do interior do estado do Rio Grande do Norte (RN). Quinze psicólogos de CRAS distribuídos nas microrregiões do RN foram entrevistados, a partir de um roteiro semiestruturado sobre perfil sociodemográfico, formação profissional, serviços ofertados nos CRAS e atividades desenvolvidas pelos psicólogos. Identificou-se que esses profissionais realizam um conjunto de atividades, que tanto atende aos ditames oficiais no escopo da política de Assistência Social, quanto, concomitantemente, se serve do modelo historicamente hegemônico de formação e atuação do psicólogo. Considera-se que o trabalho na política de Assistência Social colocou os psicólogos diante de uma classe trabalhadora ainda mais pauperizada, com demandas diversas daquelas tradicionalmente consideradas pela Psicologia. Discutem-se as possibilidades e os limites da atuação profissional no âmbito dessa política pública, bem como os entraves estruturais da própria política no modo de produção capitalista.

    Resumo em Espanhol:

    Se analiza la actuación del psicólogo en los Centros de Referencia de la Asistencia Social (CRAS) ubicados en pueblos del estado de Rio Grande do Norte (RN). Quince psicólogos repartidos en microrregiones fueron entrevistados utilizandose un guión semiestructurado sobre perfil sociodemográfico, formación profesional, servicios ofertados en los CRAS y actividades desarrolladas por los psicólogos. Se identificó que esos profesionales atienden a los dictámenes oficiales en el objetivo de la política de Asistencia Social y, concomitamente, se sirven del modelo históricamente hegemónico de formación y actuación del psicólogo. Considerase que el trabajo en la política de Asistencia Social puso los psicólogos ante una clase obrera aún más pobre, con demandas diversas de aquellas tradicionalmente consideradas por la Psicología. Se discuten las posibilidades y los límites de la actuación profesional en el ámbito de esa política pública, así como las trabas estructurales de la propia política en el modo de producción capitalista.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the psychologist's performance in Social Assistance Reference Centers (CRAS) in towns in Rio Grande do Norte state (RN). Fifteen CRAS' Psychologists were interviewed in the different microregions of the state, concerning socio-demographic profiles, professional training, services offered at CRAS and activities performed by these professionals. We identified that these professionals both perform a set of activities that match the official doctrines at the scope of Social Assistance, and, at the same time, make use of the historically hegemonic model in psychologist's training and performance. Also, the work at Social Assistance policies has made the psychologists face a working class even more impoverished, whose demands are unlike those usually met by the Psychology. The paper concludes discussing the potentials and boundaries of the psychologist's performance within that public policy and the structural hindrances of the policy itself into the capitalist mode of production.
  • Participação social e a potência do agente comunitário de saúde Artigos

    Silva, Carlos Roberto Castro e; Mendes, Rosilda; Moraes, Ramiz Candeloro Pedroso de; Anhas, Danilo de Miranda; Rosa, Karina Rodrigues Matavelli

    Resumo em Português:

    O Agente comunitário de saúde (ACS) ocupa um lugar de mediação importante entre comunidade e Estratégia de Saúde da Família (ESF). Todavia, em uma perspectiva crítica, consideramos que a atuação desse profissional, especialmente em territórios de alto grau de vulnerabilidade, evidencia a complexidade e contradições que devem ser discutidas em uma perspectiva ético-política. O objetivo deste artigo foi discutir aspectos da organização e convivência comunitárias que contribuem para a construção de processos de participação social do ACS. Estudo de caráter qualitativo, realizado em uma unidade de saúde da família no município de Cubatão, teve a pesquisa participante como balizadora dos procedimentos empregados, destacando a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que o forte sentimento de comunidade e a proximidade com as forças políticas da comunidade contribuem com o processo de participação social, ao contrário da predominância do assistencialismo e do medo desencadeado por situações de violência.

    Resumo em Espanhol:

    El Agente Comunitario de Salud (ACS) ocupa un lugar importante de mediación entre la comunidad y la Estrategia de Salud de la Familia (ESF). Desde una perspectiva crítica, se considera que la actuación de este profesional, especialmente en las zonas de alta vulnerabilidad, demuestra la complejidad y contradicciones que se debe discutir en una perspectiva ético-política. El objetivo de este artículo es discutir los aspectos de la organización y convivencia que contribuyen a la construcción de los procesos de participación social del ACS. Estudio cualitativo en una unidad de salud de la familia en Cubatao, tenía la investigación participativa como balizadora de los procedimientos empleados, destacando la observación participante y entrevistas semi-estructuradas. Los resultados indican que el fuerte sentido de comunidad y la proximidad a las fuerzas políticas locales contribuyen al proceso de participación social, en contraposición al predominio del asistencialismo y del miedo provocado por situaciones de violencia.

    Resumo em Inglês:

    The Community Health Agent (CHA) occupies an important mediation place between community and family health strategy (FHS). Although, in a critical view, we consider that the working of this professional, mainly in high social vulnerability locals, evidences the complexity and contradictions which must be discussed in an ethical-political perspective. The objective of this paper was to analyze and discuss aspects of the community organization and acquaintanceship that contributes for the construction of the CHA's social participation processes. It was a qualitative research, made in a health family unit in Cubatao, which had the participative research as a beacon for the procedures used, emphasizing the participative observation and semi-structured interviews. The results indicates that the intense sense of community and the proximity to community political forces contribute for the social participation process, otherwise the predominance of assistencialism and fear triggered by violence situations.
  • Vygotski: a consciência como relação Tradução

    Clot, Yves

    Resumo em Português:

    O ensaio apresenta uma discussão de textos de Vygotski traduzidos para o francês no livro Conscience, inconscient, émotions. O primeiro, "A consciência como um problema da psicologia do comportamento", publicado em 1925, é uma conferência, proferida em 1924, no Instituto de Psicologia de Moscou. O segundo, "A psique, a consciência e o inconsciente" foi publicado em 1930. Ambos figuram no primeiro tomo da edição russa, em seis volumes, das obras de Vygotski. O terceiro, "As emoções e seu desenvolvimento na infância", é uma das conferências sobre psicologia feitas no Instituto Pedagógico Superior de Leningrado, em 1932, que figura no segundo tomo das referidas obras. Escritos entre 1924 e 1932, os textos acompanham oito anos de uma década prodigiosa da produção de Vygotski e são debatidos à luz de publicações recentes, sobretudo, na Psicanálise. Nesse debate, a consciência aparece como um trabalho de conexão, sempre sujeito à desconexão.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta una discusión de los textos de Vygotski traducidos al francés en el libro Conciencia, inconsciente, emociones. El primero, "La conciencia como un problema de la psicología del comportamiento", publicado en 1925, es una conferencia proferida en 1924, en el Instituto de Psicología de Moscú. El segundo, "La psique, la conciencia y el inconsciente", fue publicado en 1930. Ambos aparecen en el primer tomo de la edición rusa, en seis volúmenes de las obras de Vygotsky. La tercera, "Las emociones y su desarrollo en la infancia", es una de las conferencias sobre psicología realizadas en el Instituto Superior Pedagógico de Leningrado en 1932, que figura en el segundo tomo de la obra. Escrito entre 1924 y 1932, los textos acompañan ocho años de una década prodigiosa de producción de Vygotsky y se discuten a la luz de las recientes publicaciones, especialmente en el psicoanálisis. En este debate, la conciencia se presenta como un trabajo de conexión, siempre sujeto a la desconexión.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents a discussion of Vygotsky's works recently translated into French at the book Conscience, inconscient, émotions. The first, "Consciousness as a problem of behavioral psychology", published in 1925, is a lecture, at Institute of Psychology in Moscow in 1924. The second, "The psyche, consciousness and the unconscious" was published in 1930. Both appear in the first volume of the Russian edition, in six volumes, works of Vygotsky. The third, "The emotions and their development in childhood", is one of the lectures on psychology Higher Pedagogical Institute in Leningrad in 1932, which appears in the second volume of the works. Written between 1924 and 1932, trough with eight years of a decade of prodigious production of Vygotsky, the texts are discussed in the light of recent publications, especially in the field of psychoanalysis. In this context debate, consciousness appears as a work of connection always subject to disconnection.
  • Reflexões sobre a ideia do comun(ismo) Resenha

    Zozzoli, Cécile Diniz; Carvalho, Luiz do Nascimento; Coelho, Maria Helena de Mendonça; Sawaia, Bader Burihan
Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com